.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 13 de julho de 2016

O menino e a formiga


Conta uma lenda que o sábio rei dos judeus, Salomão, decidiu dar uma volta pelo seu reino. No caminho, encontrou um menino sentado no chão, com a cabeça entre os joelhos, e chorando muito. Querendo saber o motivo de tantas lágrimas, o sábio rei sentou-se ao lado do menino e perguntou:
- Por que você chora?
O menino respondeu:
- Choro, pois tenho que fazer uma longa caminhada até as montanhas para chegar ao meu irmão. Acontece que é muito longe e tenho medo do caminho!
O rei, ficou com pena dele, mas, sentindo que não podia fazer nada, deu-lhe uma sacola com pão e leite, para a sua jornada. E seguiu o seu caminho.
Mais adiante, encontrou um grupo de formigas trabalhando. Perante Sua Majestade, as formigas pararam e inclinaram a cabeça, numa saudação. O rei dirigiu-lhes a atenção, mas percebeu que uma das formiguinhas não tinha parado. Pelo contrário, continuou a trabalhar, carregando uma pedra às costas. Quando chegou na beira do rio, jogou a pedra dentro d’água e voltou para pegar outra.
Intrigado, o rei perguntou-lhe:
- Por que você carrega esta pedra e a joga no rio?
- Quero construir uma ponte, majestade! Sei que é difícil, mas um dia irei terminá-la.
O rei ficou incomodado. Então, uma velha formiga, que já estava subindo pela roupa do rei, dirigiu-se ao seu ouvido e disse-lhe:
- Majestade, aquela formiga quer fazer uma ponte de pedras para chegar até o outro lado do rio.
- Por quê?, perguntou o rei.
- Ela é uma formiga macho que se apaixonou por uma formiga fêmea. Acontece que esta formiga fêmea teve que se mudar para o outro lado do rio, com a sua família. No auge da dor e da despedida, ela disse ao amado: "Se ao menos houvesse uma ponte, para que um dia voltássemos a nos ver!". "Não se preocupe, construirei a ponte, todos os dias, nem que seja pelo resto da minha vida, respondeu a formiga macho." O senhor sabe que o amor é mais forte do que a morte, e não há obstáculos para ele.
O rei Salomão ficou edificado com o exemplo de perseverança da formiga, que, desde a sua chegada, já tinha carregado umas quatro ou cinco pedras, aumentando o tamanho de sua construção. E tomou o seu caminho de volta ao palácio.
No caminho, no mesmo lugar, reencontrou o menino, ainda sentado no chão, chorando e com o saco de pão e leite ao seu lado. Então, o rei sentou-se e começou a contar-lhe a história da formiga que construía pontes de pedras…
O que a gente deve fazer diante das dificuldades e dúvidas da vida? Ficamos sentados no chão, chorando, com medo da distância a ser percorrida, ou carregamos pedras, para construir pontes que nos ajudam a vencer?

Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário