.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sábado, 8 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DESAPEGO




01 – SENHOR MEU DEUS, na busca de uma evolução espiritual cada vez maior, venho hoje, diante do SENHOR, propor a mim condições que fortaleçam o meu equilíbrio.
02 – Nos evangelhos, JESUS, por várias vezes, nos incentiva a nos desapegarmos de tudo o que possa servir de empecilho ao crescimento.
03 – Proponho-me a ser agora como um balonista, que, quando vê o balão perder altura, joga fora as coisas pesadas para o balão voltar a subir. Ou como um marinheiro, que, se sua embarcação ameaça afundar, se desfaz do que pode para aliviar o peso.
04 – Assim como nos ares e nas águas é necessário desfazer-se do que é estorvo, também eu, para me manter com equilíbrio e serenidade, deverei jogar fora lembranças amargas, raivas, ciúmes, desânimo e tudo o mais que ameace precipitar-me no abismo.
05 – Depende de mim não conservar ideias inúteis, pois para nada serve carregar pensamentos que não ajudam nem a mim nem aos outros. Pensamentos negativos só trazem sofrimento e perda de tempo. Sei que há, em cada um deles, um perigo, uma ameaça.
06 – Não saber pensar é como tomar a direção de um carro sem saber guiar, na estrada ou na via pública. É perigo constante para mim e para os outros. Portanto, pensarei melhor para viver melhor.
07 – Eu observo que as pessoas felizes são calmas e alegres, não usam de violência nem se irritam. Já as pessoas infelizes irritam-se por qualquer coisa, e algumas até se sentem aliviadas quando fazem as outras sofrerem.
08 – O desapego das emoções perturbadoras do passado fará com que eu esteja sempre em harmonia com a natureza bondosa, divina e pura, o que me privará de irritações.
09 – Desta maneira, alcançarei o equilíbrio, evitando, assim, comportamentos desiguais para situações semelhantes. Por mais desafiadora que seja uma situação, jamais extrapolarei a linha do equilíbrio, do pensar sereno, da paz interna. Em qualquer situação, mesmo nas mais agitadas, firmarei o pensamento e controlarei as emoções.
10 – Para manter-me em suave equilíbrio, usarei minha mente para o que constrói, o que me faz feliz e aos outros também. Usarei minhas emoções para o que realiza alegria e paz.
11 – O desapego traz equilíbrio à minha mente, saúde ao meu corpo e paz ao meu coração.
Paz e bem a todos!
(Orestes Debossan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário