.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Achando o que está perdido



"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19,10).

O pai marcou uma pescaria com o filho. Já fazia tempo que os dois não saiam juntos, sozinhos. Para chegar ao rio deveriam atravessar um grande bosque, com muitas árvores e arbustos. O filho brincava e corria e o pai avisando: "Não se afaste... pode perder-se". Em determinado momento o pai não avistou mais o filho. Começou a gritar por seu nome sem ouvir a resposta. Muito apreensivo o pai ia para todos os lados na mata e não encontrava o filho. Depois de quase meia hora o pai ouviu a resposta do filho. Correu em direção ao som e o encontrou, chorando, perdido. O pai segurou em sua mão e disse: "Não o soltarei mais... você não mais se perderá."

Quem sabe nós somos aquele menino, correndo de um lado para outro, subindo aqui e ali, perdido. Caminhamos e não encontramos o caminho, gritamos e não ouvimos a voz de nossa segurança. Choramos aflitos e angustiados. Como é difícil seguir em frente sem a mão protetora do Pai.
O menino, além de chorar, tomou a decisão certa: parou onde estava. De que adiantaria continuar a caminhar sem saber aonde ir? Ele queria encontrar o pai e o pai queria encontrá-lo. Enfim... lá estava a voz amorosa do pai chamando por seu nome. Ele parou de chorar... começou a sorrir... foi achado e estava agora feliz.
Se você está perdido e não sabe mais para onde ir, pare. Se for preciso, chore. O Pai o chamará e você ouvirá a Sua voz. Ele dirá seu nome e, feliz, você poderá dizer com regozijo: "Estou aqui!" Ele segurará sua mão e não deixará mais que fique sozinho. Você poderá novamente cantar e brincar, correr e saltar, viver abundantemente.
Se você está chorando e perdido, ouça a voz de Deus. Ele está chamando... diga a Ele: "Aqui... segure minha mão".

(Pr. Paulo Roberto Barbosa)

Dia da Bíblia


Dia da Bíblia

Um cristão alegre


Um cristão alegre é uma testemunha do amor de Deus.
(Santa Teresa de Calcutá)

domingo, 29 de setembro de 2019

Orações aos Santos Arcanjos



SÃO MIGUEL ARCANJO
Seu nome significa: “Quem como Deus?” ou “Nada é como Deus”. São Miguel é citado três vezes na Bíblia. No livro de Daniel: “Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem irão para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno” (Dn 12, 13). No Livro do Apocalipse: “Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos tiveram de combater o dragão. O dragão e seus anjos combateram mas não puderam vencer e não houve mais lugar para eles no céu” (Ap 12, 7-8). Na carta de São Judas (Jud 9): “O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: “Que o Senhor te repreenda”. Por isso São Miguel é mostrado em combate com o dragão infernal. A Igreja Católica tem uma especial devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos.
Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, protegei-nos com o vosso escudo contra as maldades e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

SÃO GABRIEL ARCANJO
Seu nome significa: “Deus é meu protetor”. Este Arcanjo é mencionado várias vezes nas Sagradas Escrituras. Foi ele quem anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor (Dn 9, 21-27). Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a mais elevada missão que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por essa razão é muito venerado desde a antiguidade. Quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista, apresentou-se assim: “Eu sou Gabriel, assistente diante de Deus. Fui enviado para te falar e dar esta boa-nova” (Lc 1,19).
Oração a São Gabriel Arcanjo
Ó Deus, que entre a multidão dos Anjos escolhestes o Arcanjo Gabriel para anunciar o mistério de vossa Encarnação; concedei-nos benignamente que, celebrando sua festa na terra, possamos sentir os efeitos de sua proteção no céu. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

SÃO RAFAEL ARCANJO
O nome Rafael vem do hebraico e quer dizer: “Deus te cura” ou “Medicina de Deus”. É um dos três Arcanjos mencionados na Bíblia. No livro de Tobias (Tb 12, 15), encontramos: “Eu sou Rafael, um dos sete anjos que permanecem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença.”. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhar o filho deste numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa.
Oração a São Rafael Arcanjo
Ó Deus, que destes o Arcanjo Rafael como guia ao vosso servo Tobias em seu caminho, concedei-nos também que ele sempre nos guarde e nos preste o auxílio de sua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

(Retirado do livro: “Seleta de Orações”. Ed. Cultor de Livros)

Santos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael


Santos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael, rogai por nós!

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2019



(Papa Francisco)

Não se trata apenas de migrantes: trata-se também dos nossos medos
Não se trata apenas de migrantes: trata-se da caridade.
Não se trata apenas de migrantes: trata-se da nossa humanidade.
Não se trata apenas de migrantes: trata-se de não excluir ninguém
Não se trata apenas de migrantes: trata-se de colocar os últimos em primeiro lugar.
Não se trata apenas de migrantes: trata-se da pessoa toda e de todas as pessoas.
Não se trata apenas de migrantes: trata-se de construir a cidade de Deus e do homem.

Por conseguinte, não está em jogo apenas a causa dos migrantes; não é só deles que se trata, mas de todos nós, do presente e do futuro da família humana. Os migrantes, especialmente os mais vulneráveis, ajudam-nos a ler os "sinais dos tempos". Através deles, o Senhor chama-nos a uma conversão, a libertar-nos dos exclusivismos, da indiferença e da cultura do descarte.
Papa Francisco


Tu és a alegria do Senhor teu Deus


Tu és a alegria do Senhor teu Deus.
(Is 62,5)

sábado, 28 de setembro de 2019

Nele eu posso confiar



"É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador". (2 Samuel 22:3).

Um homem e sua irmã estavam visitando as Cataratas do Niágara. Eles estavam no barco cruzando a torrente bem abaixo das quedas, quando sua irmã ficou apavorada pelo balanço da corrente. O homem a pegou pelo braço, e voltando-se para o barqueiro perguntou: "Com que frequência você passa por aqui?" "Constantemente, Senhor, nos últimos doze anos." "Você já sofreu algum acidente?" "Nunca, Senhor" "Nunca virou com o barco? Nunca perdeu uma vida?" E o barqueiro respondeu: "Nenhuma dessas coisas, Senhor." Olhando para sua irmã, o homem disse: "Você ouviu o que o barqueiro disse, e a menos que você ache que pode tomar os remos e fazer melhor do que ele faz, sente-se e confie nele como eu estou fazendo."

Em muitas ocasiões nós nos deixamos levar pelo nervosismo e pela instabilidade emocional simplesmente porque não aprendemos a confiar naquele que está ao nosso lado pronto a dirigir cada um de nossos passos e conduzir-nos, em segurança, ao porto desejado de nossa alma. Ele conhece melhor do que nós cada detalhe da estrada a percorrer porque Ele é o próprio "Caminho" que nos conduz à vida abundante e eterna. Ele conhece todo nosso interior e o que vai pelo nosso coração e tem a receita para uma vida plena de felicidade. Afinal, Ele é a "Vida" e ninguém a conhece melhor do que Ele.
Quem já experimentou viver à sombra do Onipotente sabe que está abrigado dos males deste mundo e que os anjos do Senhor estão ao seu redor guardando sua vida.
Deixemos de lado toda intranquilidade e cantemos aquele antigo hino que dizia: "Eu só confio no Senhor, que não vai falhar. Eu só confio no Senhor, sigo a cantar. Se o mal me vem, tanto faz, nele confiarei. Pois a Jesus me entreguei, Ele é meu Rei."

(Pr. Paulo Roberto Barbosa)

Sê um exemplo para os fiéis...


Sê um exemplo para os fiéis...
(I Tm 4,12)

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

As montanhas da vida



"Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel" (Isaías 41,13-14).

Certo homem começou a subir uma montanha juntamente com sua filha pequena. Ele disse para ela ir na frente que ele seguiria logo atrás. A menina, com grande entusiasmo, quis mostrar que era capaz de subir sozinha e apresentou muita disposição em sua caminhada. Depois de um certo tempo, já cansada, ela começou a ter dificuldades. Em certo momento ela caiu, ferindo de leve os joelhos e logo depois teve o braço arranhado por alguns espinhos de um arbusto. Mais um pouco e ela caiu e não conseguiu mais se levantar. Começou a chorar e, virando-se para o pai, pediu que a ajudasse. o pai a tomou nos braços e levou-a até o cume da montanha. Desde o princípio, ele não esperava que ela subisse sozinha.

Da mesma maneira, Deus não deseja que subamos as montanhas da vida sozinhos. Ele não espera que atravessemos os desertos áridos com nossas próprias forças. Ele sabe que em determinados momentos, os caminhos não serão fáceis para nós. Em todas as situações Ele caminha junto a nós, pronto a nos estender a mão e nos conduzir com muito amor ao lugar que desejamos ir.
Precisamos compreender que somos fracos e falhos. Que necessitamos da ajuda do Senhor para realizar nossos sonhos e atingir nossos objetivos. Sozinhos, teremos muitas dificuldades e dificilmente alcançaremos nossos propósitos.
Você crê ser capaz de seguir os caminhos da vida sem a ajuda do Senhor?

(Pr. Paulo Roberto Barbosa)

Faltas


Quem dissimula suas faltas, não há de prosperar; quem as confessa e as detesta, obtém misericórdia.
(Pr 28,13)

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

CARTAS PARA DEUS



Cartas reais para Deus escritas por crianças (traduzidas de original em inglês)

1. Querido Deus, eu não pensava que laranja combinava com roxo até que eu vi o pôr-do-sol que Você fez terça-feira. Foi demais! (Eugene).
2. Querido Deus, você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi um acidente? (Norma).
3. Querido Deus, em vez de deixar as pessoas morrerem e ter que fazer outras novas, por que você não mantém aquelas que Você tem agora? (Jane).
4. Querido Deus, quem desenha as linhas em volta dos países? (Nancy).
5. Querido Deus, eu fui a um casamento e eles beijaram dentro da igreja. Tem algum problema com isso? (Neil).
6. Querido Deus, obrigado pelo meu irmãozinho, mas eu orei por um cachorrinho. (Joyce).
7. Querido Deus, choveu o tempo todo durante as nossas férias e como meu pai ficou zangado! Ele disse algumas coisas sobre você que as pessoas não deveriam dizer, mas eu espero que você não vá machucá-lo. (Seu amigo – mas eu não vou dizer quem eu sou).
8. Querido Deus, por favor, me mande um pônei. Eu nunca te pedi nada antes, Você pode checar. (Bruce).
9. Querido Deus, eu quero ser igualzinho ao meu pai quando eu crescer, mas não com tanto cabelo no meu corpo. (Sam).
10. Querido Deus, Eu penso em Você de vez em quando, mesmo quando não estou orando. (Elliott).
11. Querido Deus, eu aposto que é muito difícil para você amar a todas as pessoas no mundo. Na nossa família só tem quatro pessoas e eu nunca consigo… (Nan).
12. Querido Deus, de todas as pessoas que trabalharam para você, eu gosto mais de Noé e Davi. (Rob).
13. Querido Deus, meus irmãos me falaram sobre nascer de novo, mas soa muito estranho. Eles estão só brincando, não é? (Marsha).
14. Querido Deus, se Você olhar para mim na igreja domingo, eu vou te mostrar meus sapatos novos. (Mickey).
15. Querido Deus, nós lemos que Thomas Edison fez a luz. Mas na escola dominical nós aprendemos que foi Você. Eu acho mesmo que ele roubou sua ideia. Sinceramente. (Donna).
16. Querido Deus, eu não acho que alguém poderia ser um Deus melhor que Você. Bem, eu só quero que saiba que não estou dizendo isso porque Você já é Deus. (Charles).
17. Querido Deus, talvez Caim e Abel não matassem tanto um ao outro se eles tivessem seu próprio quarto. Isso funciona com meu irmão. (Eddie).

(Retirado do livro: “Histórias para Meditar”. Prof. Felipe Aquino (Org.). Ed. Cléofas)

Sem escândalos


Quem com palavras, conversas e ações der escândalos, não é um amigo, mas um assassino de almas.
(São João Bosco).

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Ignore a corda partida




Um jovem violonista fazia sua primeira apresentação solo no teatro. A plateia estava gostando muito e isso ficava evidente pelos muitos aplausos. De repente, uma das cordas do violão se partiu e por uma fração de segundo o jovem não sabia o que fazer. Deveria parar e fazer um intervalo para trocar a corda ou continuar assim mesmo, até o final daquela música? Ele concentrou seu olhar em um homem idoso, sentado na primeira fila. Era como se somente ele estivesse no teatro. O olhar do homem o convenceu a continuar.
Ao final da música, todos se levantaram e aplaudiram a perícia do violonista.
Após a apresentação, o jovem foi visitado por aquele homem idoso que o parabenizou pelo excelente trabalho. Era o professor do jovem e, por isso, sua avaliação valia muito. Recebeu um abraço e os parabéns do mestre. Sorrindo, o jovem disse: "Ainda bem que não parei. Sua presença e sua força me fizeram prosseguir e estou muito feliz por isso.

Quem sabe a corda de nossa fé está partida. Choramos, lamentamos um momento ruim, pensamos até em desistir. Mas, um único olhar para nosso Mestre e nos sentimos fortes novamente para seguir adiante, para tentar outra vez, para buscar a vitória, mesmo que esta pareça impossível de alcançar.
Não se deixe desanimar apenas por uma corda partida. Não se desespere apenas por um sonho que demora a se realizar. Não se angustie por um amor não correspondido. Não se deixe abater por uma tristeza que, com a ajuda do Mestre, logo se transformará em cânticos de alegria. A corda está partida? Ignore-a até que possa trocá-la. Como o jovem violonista de nossa história inicial, você chegará à conclusão: "Valeu a pena insistir”. E o abraço e parabéns do Mestre encherá seu coração de verdadeiro regozijo e felicidade.
(Pr. Paulo R. Barbosa)

Que tipo de amigo eu sou?


Que hoje possamos refletir: "Que tipo de amigo eu sou?", e pedir ao Senhor que nos dê a graça de viver santas amizades.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Nossa vida é uma batalha constante



Nossa vida é uma batalha constante. Nada é definitivo, nem o fracasso e nem o sucesso. É necessário que estejamos empenhados em vencer a batalha todos os dias. E isso somente será possível se confiarmos totalmente no Senhor Jesus e entregarmos a Ele todas as nossas necessidades de vitória.
(Pr. Paulo Roberto Barbosa)

...a alegria de nosso Senhor ressuscitado


Que a alegria de nosso Senhor ressuscitado esteja no teu trabalho quotidiano; que seja o caminho para o Pai, a luz que te guia, o teu Pão da Vida.
(Santa Teresa de Calcutá)

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Primavera


O tempo te sinaliza
que é preciso florescer.
Flores ser.
Que nos venham,
as flores e frutos,
sem demora.
(Sandra)

Oração pelos Filhos


Eu sou Mãe, meu querido Senhor...
Eu nada peço de Ti pra mim mesma...
Eu oro apenas por Tua bondade e proteção às necessidades de meus filhos.
Que suas vidas sejam longas e saudáveis. Que eles possam conquistar seus sonhos. Que eles possam sempre ser livres para escolher.
Que eles cumpram sua missão e que possam saber até o último dia de suas vidas que foram profundamente amados por mim.
Amém.

Qualquer amigo verdadeiro


Qualquer amigo verdadeiro quer para seu amigo:
1) que exista e viva;
2) todos os bens;
3) fazer-lhe o bem;
4) deleitar-se com sua convivência; e,
5) finalmente, compartilhar com ele suas alegrias e tristezas, vivendo com ele um só coração.
(Santo Tomás de Aquino)

domingo, 22 de setembro de 2019

O mundo precisa de alegria...



Para que anunciar tristeza se o mundo já está cheio de pessoas tristes? Para que distribuir incertezas se o homem já tem estoques de dúvidas? Para que proclamar incredulidade se o que mais vemos, em todos os lugares, são incrédulos sem esperança de conquistas? O mundo precisa de alegria, de confiança, de boas expectativas, de um encontro com a Verdade, Cristo, o Senhor e Salvador de nossas vidas.
(Pr. Paulo Roberto Barbosa)

Firmar-se na alegria


O povo diz sabiamente que quem canta seus males espanta. Quando você mergulha na tristeza, não consegue subir um degrau; mas se você se firma na alegria, consegue galgar montanhas.
(Prof. Felipe Aquino)

sábado, 21 de setembro de 2019

A vida não é um esporte para espectador



"A vida não é um esporte para espectador. Ninguém, por pretexto algum, pode se dar ao luxo de sentar-se em uma tribuna e assistir a toda a ação de longe. Nascer significa ser participante na arena da vida. A oposição é feroz e o prêmio vem apenas para aqueles que mostram disposição e energia."
(a.d.)

Aqueles que se entregam à prática da virtude


No mundo é necessário que aqueles que se entregam à prática da virtude se unam por uma santa amizade, para mutuamente se animarem e conservarem nesses santos exercícios.
(São Francisco de Sales)

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Tente sorrir



Por mais difícil que esteja sua situação, tente sorrir, você verá que será mais fácil passar por mais essa prova… Se não resolver seu problema, agradeça a Deus por eles e peça coragem para enfrentá-los com dignidade. Não estrague o seu dia. A sua irritação não solucionará problema algum… As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas… Assim como seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar… O seu mau humor não modifica a vida. A sua tristeza não iluminará os caminhos. O seu desânimo não edificará a ninguém. As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você (…)
(Prof. Felipe Aquino)

Não devemos permitir


Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
(Santa Teresa de Calcutá)

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Recomendações que reforçam o amor



Recomendações que reforçam o amor
1.       Em tudo o que pensar e fizer coloque coração. A fala sem coração soa fria e institucional. Palavras ditas com coração atingem o profundo das pessoas. Estabelece-se então uma sintonia fina com os interlocutores ou ouvintes que facilita a compreensão e a adesão.
2.       Procure junto com o raciocínio articulado colocar emoção. Não a force porque ela deve espontaneamente revelar a profunda convicção naquilo que crê e diz. Só assim toca o coração do outro e se faz convincente.
3.       A inteligência intelectual fria, com a pretensão de tudo compreender e resolver, gera uma percepção racionalista e reducionista da realidade. Mas também o excesso da razão cordial e sensível pode decair para o sentimentalismo adocicado e para proclamas populistas que afastam as pessoas. Importa sempre buscar a justa medida entre mente e coração mas articulando os dois polos a partir do coração.
4.       Quando tiver que falar a um auditório ou a um grupo, procure entrar em sintonia com a atmosfera aí criada. Ao falar, não fale só a partir da cabeça mas dê primazia ao coração. É ele que sente, vibra e faz vibrar. Só são eficazes as razões da inteligência intelectual quando elas vêm amalgamadas pela sensibilidade do coração.
5.       Crer não é pensar Deus. Crer é sentir Deus a partir do coração. Então nos damos conta de que sempre estamos na palma de sua mão e que uma Energia amorosa e poderosa nos ilumina e aquece e preside os caminhos da vida, da Terra e do inteiro universo.
(Leonardo Boff)

Fazei vossa a alegria de amar a Jesus


Fazei vossa a alegria de amar a Jesus na intimidade do próprio coração e em todas as pessoas e partilhai essa alegria com todos os que encontrardes pelo caminho.
(Santa Teresa de Calcutá)

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Dez direitos do coração



Atualmente se constata fecunda discussão filosófica sobre a necessidade do resgate da razão cordial, como limitação da excessiva racionalização da sociedade e como enriquecimento da razão instrumental-analítica, que deixada em livre curso, pode prejudicar a correta relação para com a natureza que é de pertença e de respeito a seus ciclos e ritmos. Elenquemos aqui alguns direitos da dimensão do coração.
1.       Proteja o coração que é o centro biológico do corpo humano. Com suas pulsações irriga com sangue todo o organismo fazendo que viva. Não o sobrecarregue com demasiados alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.
2.       Cuide do coração. Ele é o nosso centro psíquico. Dele sai, como advertiu Jesus, todas as coisas boas e ruins. Comporte-se de tal maneira que ele não precise se sobressaltar face aos riscos e perigos. Mantenha-o apaziguado com uma vida serena e saudável.
3.       Vele por seu coração. Ele representa a nossa dimensão do profundo. Nele se manifesta a consciência que sempre nos acompanha, aconselha, adverte e também nos acusa. No coração brilha a centelha sagrada que produz em nós entusiasmo. Esse entusiasmo filologicamante significa ter um “Deus interior” que nos aquece e ilumina. O sentimento profundo do coração nos convence de que o absurdo nunca terá a última palavra no livro da vida.
4.       Cultive a sensibilidade, própria do coração. Não permita que ela seja dominada pela razão funcional. Mas componha-se com ela. É pela sensibilidade que sentimos o pulsar do coração do outro. Por ela intuímos que também as montanhas, as florestas, os animais, o céu estrelado e o próprio Deus têm um coração pulsante. Por fim damo-nos conta de que há um só imenso coração que late em todo o universo.
5.       Ame seu coração. Ele é a sede do amor. É o amor que produz a alegria do encontro entre as pessoas que se querem e que permite a fusão de corpos e mentes numa só e misteriosa realidade. É o amor que produz os milagres da vida pela união amorosa dos sexos e ainda a doação desinteressada, o cuidado dos desvalidos, as relações sociais includentes, as artes, a música e o êxtase místico que faz a pessoa amada fundir-se no Amado.
6.       Tenha um coração compadecido que sabe sair de si e se colocar no lugar do outro para com ele sofrer e carregar a cruz da vida e também juntos celebrarem a alegria.
7.       Abra o coração para a carícia essencial. Ela é suave como uma pena que vem do infinito e nos dá a percepção, pelo toque, de sermos irmãos e irmãs e de pertencermos à mesma família humana habitando a mesma Casa Comum.
8.       Disponha o coração para o cuidado que faz o outro importante para você. Ele cura as feridas passadas e impede as futuras. Quem ama cuida e quem cuida ama.
9.       Amolde o coração para a ternura. Se quiser perpetuar o amor cerque-o de enternecimento e de gentileza.
10.   Purifique dia a dia o coração para que as sombras, o ressentimento e o espírito de vingança que também se aninham no coração, nunca se sobreponham à bem-querença, à finura e ao amor. Então ele pulsará no ritmo do universo e encontrará repouso no coração do Mistério, aquela Fonte originária de onde tudo procede e que nós chamamos simplesmente de Deus.
(Leonardo Boff)

Corações amigos


Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde a nossa dor.
(Santa Teresa de Lisieux)

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Você já parou para pensar em como Deus tem guiado sua vida?



O caminho de Deus pode não ser o mais fácil, ou o mais curto, mas com certeza, Ele nos leva pelos caminhos mais acertados. Como é desagradável em uma longa viagem errarmos o caminho! Incrível, como o lugar desejado nunca parece chegar.
A nossa vida na fé também é assim. Se não nos deixamos guiar por Deus, erramos o caminho, e nos atrasamos para alcançar o que tanto desejamos: a verdadeira felicidade.
É muito fácil rezar com o salmista o salmo 22:
“O Senhor é meu pastor, nada me faltará.
Em verdes prados ele me faz repousar.
Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.
Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.
Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça.
A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias”.
No entanto, parece que não é tão fácil assim de viver. Será que estamos deixando que Deus nos guie? Qual voz temos escutado? A voz do nosso egoísmo, a voz do mundo ou a voz do nosso pastor?
Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas” (Jo 10, 15). Para seguir o Pastor são necessárias duas coisas: Escutar sua voz e confiar, abandonar-se aos seus cuidados.
Para escutar a Deus é preciso intimidade com Ele. Será que temos buscado estar com o Senhor? Com que frequência? Como está a nossa vida de oração? Nossos ouvidos e coração estão atentos aos Seus chamados?
Para abandonar-se é preciso acreditar nisso: Deus nos conduz em nossa caminhada para Ele. É Ele mesmo quem realiza em nós a santificação; não temos poder para guiar a nossa santificação. Só Deus sabe o caminho que temos de trilhar para chegar nela; e Ele nos leva por esse caminho quando nos abandonamos confiantes em Suas mãos.
A nós cabe nos entregar dóceis em Suas mãos como o barro nas mãos do oleiro, como ovelhas nos braços do Pastor, como a criança que é levada pelo pai, segurando em sua mão; sem perguntar o que Ele está fazendo conosco. Isso é abandonar-se em Deus. Nós não sabemos o que precisamos, muito menos qual é o caminho melhor a seguir; só Ele sabe por que nos criou e teceu cada fibra de nosso ser no ventre materno, como diz o Salmo 138.
Padre Joseph Schrijvers, autor de um livro fabuloso intitulado “O Dom de si”, insiste nisso: “Viver cada instante o dom de si, é um ato de amor a Jesus a cada momento, acolhendo sem questionamento, o que o Artista divino está fazendo”. Precisamos aprender a nos abandonar nos braços do Pai a cada dia. É um exercício de fé.
Podemos comparar o abandonar-se em Deus com o que Michelangelo fazia com um bloco de pedra. Ele dizia aos seus alunos, ao ensiná-los a trabalhar com arte escultural: “Aí dentro tem um anjo, vamos colocá-lo para fora. Vamos tirar com o cinzel, carinhosamente, o que está sobrando”. E o mármore precisa ficar quietinho e aceitar todas as batidas do Artista. É a obra de Deus em nós. Só um coração que ama a Deus entende e aceita tudo isso.
Engraçado como até na gramática não costumamos usar “abandonar-se” como verbo reflexivo, ou seja, quando o sujeito pratica e recebe uma ação. Não é comum abandonar a si mesmo. No entanto, na caminhada na fé, a linguagem é diferente. A gramática de Deus é outra. Para fazermos a vontade de Deus, e não nos perdemos pelo caminho, é preciso abandonar a nós mesmos para confiar única e exclusivamente nas mãos de Deus que é Pai, é Pastor. Isso exige de nós atitudes de fé, confiança, humildade e perseverança, para que diante das muitas adversidades que enfrentamos na vida, não esmoreçamos; ao contrário, que possamos sentir a verdadeira paz de quem realmente acredita que Deus está cuidando de tudo. Pois um bom Pastor, jamais deixaria sua ovelha se perder.
(Prof. Felipe Aquino)