.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Como se reza a via-sacra?


 

Seguir Jesus enquanto ele caminha para a morte é perturbador; essa não é uma oração confortável. Mas ao nos lembrarmos da Via Sacra, caminharmos com Jesus e tomarmos nossas próprias cruzes, como Jesus nos chama a fazer, somos tirados de nosso egoísmo. Ficamos mais dispostos a ser pacientes, amar e nos sacrificar. Nós nos tornamos mais parecidos com as pessoas que Deus nos criou para ser quando nos lembramos do sacrifício de Cristo.
 
ORAÇÃO INICIAL
Senhor, concede-me a graça de compartilhar contigo o caminho da cruz, penetrar teus pensamentos e sentimentos: o que pensavas, o que sentias enquanto carregavas a cruz pela humanidade, por mim? Ajuda-me a compreender um pouco mais do que esta via dolorosa significou para ti. Com a minha pequenez, eu me atrevo a caminhar contigo nestas estações, deixando-me impressionar pela contemplação do teu mistério, buscando teu olhar de dor, de agonia, de morte, de paz.
 
Jaculatórias antes e depois de cada estação
ANTES de cada estação:
Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo”.
DEPOIS cada estação:
Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição”.
 
1ª ESTAÇÃO: Jesus é julgado, acusado falsamente, caluniado, abandonado pelos seus amigos e injustamente condenado à morte.
Oração: Guardaste silêncio. Ó Jesus silencioso, ensina-me a calar e a guardar silêncio, inclusive no sofrimento!
 
2ª ESTAÇÃO: Jesus carrega a cruz. Com grande amor a abraça. Nela, expiará nossos pecados. Ele pensa em nós e caminha rumo ao calvário.
Oração: Jesus, ensina-me a compreender tuas palavras: “Se alguém quiser me seguir, tome sua cruz e siga-me”.
 
3ª ESTAÇÃO: Jesus não aguenta mais, suas forças diminuem e Ele cai pela primeira vez.
Oração: Jesus, dá-me forças para levantar-me das minhas quedas. Anima meus desânimos.
 
4ª ESTAÇÃO: Jesus encontra sua Mãe. A dor de ver sua Mãe sofrendo lhe abre mais feridas no coração. No entanto, ao mesmo tempo, ver o olhar amoroso de Maria o consola.
Oração: Maria, que vencendo todo respeito humano foste capaz de consolar teu Filho no caminho do calvário, ajuda-me a experimentar teu olhar nas minhas dificuldades e aflições.
 
5ª ESTAÇÃO: O cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz.
Oração: Jesus, assim como Simão te ajudou a carregar a cruz, ajuda-me nas minhas fraquezas e dificuldades.
 
6ª ESTAÇÃO: O rosto desfigurado de Jesus comove o coração de uma mulher e, com um lenço, ela o enxuga cuidadosamente.
Oração: Jesus, grava tua imagem em meu coração, e que eu sempre me lembre dela.
 
7ª ESTAÇÃO: Jesus, sob o peso da cruz, cai pela segunda vez.
Oração: Jesus, que não te cansem minhas constantes quedas!
 
8ª ESTAÇÃO: O Senhor aceita a vã compaixão das filhas de Jerusalém.
Oração: Jesus, ajuda-me a aprender que carregar tua cruz é muito mais que todas as honras da terra.
 
9ª ESTAÇÃO: Jesus cai pela terceira vez.
Oração: Jesus, que eu não perca a esperança quando experimentar a tua cruz na minha vida.
 
10ª ESTAÇÃO: O Senhor é despojado das suas vestimentas.
Oração: Jesus, despojado de tudo, por amor a mim, ajuda-me a desprender-me, por amor a ti, de todas as criaturas, para que Tu sejas meu único tesouro.
 
11ª ESTAÇÃO: Jesus é crucificado.
Oração: Jesus, que carregaste a cruz sem reclamar, concede-me jamais queixar-me por coisas inúteis, nem de ninguém, nem interiormente.
 
12ª ESTAÇÃO: O Senhor morre na cruz.
Oração: Jesus, ajuda-me a aceitar de todo coração o tipo de morte que pensaste para mim, a aceitá-la com todas as suas angústias, penas e dores. Concede-me nesse momento unir-me à tua morte e oferecer a minha como consumação do meu caminho rumo a ti, aqui na terra.
 
13ª ESTAÇÃO: O corpo de Jesus é tirado da cruz e recebido por Maria.
Oração: Jesus, que eu possa estar nos braços de Maria nos momentos mais difíceis da minha vida, e experimentar a proteção amorosa da tua santa Mãe.
 
14ª ESTAÇÃO: Jesus é depositado no sepulcro.
Oração: Maria, minha Mãe, assim como João te fez companhia como um filho após a morte de Jesus, que eu possa sempre estar contigo, com os mesmos sentimentos do discípulo amado de Jesus.
 
ORAÇÃO FINAL
Senhor, que a meditação das tuas dores e sofrimentos destrua minha soberba, suavize meu coração e o prepare para receber teu inesgotável amor e perdão. Que, consciente das minhas quedas e defeitos, em meio às minhas penas e trabalhos, eu te busque sempre e que, contemplando teu coração aberto e ferido por amor a mim, eu possa mergulhar nele como uma gota de água, e me perca para sempre na imensidão da tua misericórdia. Amém.
 
Fontes: portal Aleteia, Arquidiocese de Brasília e sites diversos

O pastor do peito aberto


 

1ª sexta-feira do mês
 
O pastor do peito aberto
Viver é sempre um desafio. Viver de maneira humana e cristã exige muita garra e decisão. Muitos buscamos o Mistério. Não nos contentamos em viver por viver. Vamos tentando, a duras penas, seguir Cristo Jesus, vivo, ressuscitado, próximo a nós, nosso amigo, nosso mestre, nosso esposo. Juntamo-nos, porém, por querer ou quase sem querer, ao cortejo dos seres indiferentes aos apelos de nosso interior na busca da Beleza, da Vida em plenitude e passamos a ser pessoas superficiais e rotineiras. De repente, tomamos distância da luz. O Pastor das ovelhas anda buscando os que perdem o caminho da casa do Amor. Deseja que busquem seu olhar e entrem pela porta de seu Coração.
 
Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Oração com fé e obras


 

Bendito Deus, renova em nós a fé! Nossos ouvidos sejam de discípulos na mais pura e plena atenção à tua Palavra. Faze que nosso ser, como atento sentinela, contemple a tua santa glória. Torna-nos teus anunciadores, como audazes pregoeiros, e que nossa resposta seja um autêntico serviço aos irmãos. Prepara os corações como casas bem firmadas para que sejam tua morada. Ajuda-nos a ser luz no caminho dos outros, conduzindo-os para o bem. Desperta em nós, a exemplo do samaritano, uma maior sensibilidade às dores dos outros e uma caridade que vá ao encontro daqueles que mais precisam.
Que a oração, a solidariedade e penitência neste tempo nos encaminhem sempre mais para gestos de carinho fraterno. Assim seja.
 
Frei Fábio Melo Vasconcelos, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Jejum


 

“Fazer jejum de não dizer nada que faça mal ao outro. De que serve a você não comer carne, se devora seu irmão.”

São João Crisóstomo

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Prece da noite


 

“E em silêncio eu rezo, e peço:
Livrai-me de toda mágoa que me impede de sorrir, todas as más intenções que me impedem de seguir. Dos maus pensamentos que tiram a paz, das más palavras que levam ao caos. Dos maus corações. Das más sensações. Tudo o que aqui dentro fizer mal.
E que assim eu me faça, livre da falta de fé. Da falta de sonhos. Da falta de paz.
Livrai-me de tudo que me prende. De tudo o que ofende a minha liberdade de ser. E de sentir...”
 
Caio Fernando Abreu

Decálogo do bom ânimo


 

1 - Dificuldades?
Não perca tempo, lamuriando.
Trabalhe.
 
2 - Críticas?
Nunca aborrecer-se com elas.
Aproveite-as no que mostrem de útil.
 
3 - Incompreensões?
Não busque torná-las maiores, através de exigências e queixas.
Facilite o caminho.
 
4 - Intrigas?
Não lhes estenda a sombra.
Faça alguma luz com o óleo da caridade.
 
5 - Perseguições?
Jamais revidá-las.
Perdoe esquecendo.
 
6 - Calúnias?
Nunca enfurecer-se contra as arremetidas do mal.
Sirva sempre.
 
7 - Tristezas?
Afaste-se de qualquer disposição ao desânimo.
Ore abraçando os próprios deveres.
 
8 - Desilusões?
Por que debitar aos outros a conta de nossos erros?
Caminhe para frente, dando ao mundo e à vida o melhor ao seu alcance.
 
9 - Doenças?
Evite a irritação e a inconformidade.
Raciocine nos benefícios que os sofrimentos do corpo passageiro trazem à alma eterna.
 
10 - Fracassos?
Não acredite em derrotas.
Lembre-se de que, pela bênção de Deus, você está agora em seu melhor tempo – o tempo de hoje, no qual você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos.
 
(do livro CoragemAndré Luiz)

Um novo dia


 

Que essa esperança que brota com o nome de “um novo dia” permaneça em seu coração até o entardecer. Que essa paz e alegria que você deseja, sejam os primeiros da lista na hora de agradecer!

Rita Maidana

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Oração da noite


 

Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono, como uma criança que dorme feliz em teus braços. Em teu nome, Senhor, descansarei tranquilo. Assim seja!

Nossa Senhora do Desterro


 

Oração a Nossa Senhora do Desterro
 
De Belém ao Egito, com o Menino recém-nascido escondido e apertado ao peito, por terras desérticas e desconhecidas, triste e silenciosa, seguindo os passos firmes de José... eis a Mãe do Filho de Deus a caminho do desterro.
Nossa Senhora do Desterro, olhai para nós, vossos filhos, apreensivos e inseguros, neste vale de lágrimas, a caminho da Pátria definitiva.
Depois deste desterro, ó Mãe carinhosa, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Nossa Senhora do Desterro, acompanhai-nos na travessia do deserto da vida, até alcançarmos o oásis eterno, o céu.
Amém.

Ajude!


 

“Se você sentiu no coração a vontade de ajudar alguém, ajude! Deus pode estar respondendo a oração dessa pessoa através de você.”

terça-feira, 1 de abril de 2025

Sinceridade e a transparência


 

(Lc 6,39-45)
 
Somos convidados a buscar a sinceridade e a transparência. Primeiramente, diante de nós mesmos, conhecendo nossos próprios dons e fragilidades. Olhar para si mesmo, antes de olhar para o irmão. E se dispor a uma mudança interior, a conversão do coração. Neste caminho do autoconhecimento e da conversão, onde é necessária a sinceridade e a transparência, cada um é convidado a deixar-se iluminar pela verdadeira Luz, que é Jesus, e assim a “dar à luz a si mesmo”, conhecendo a sua própria verdade, em todas as dimensões, assumindo o que realmente se é, para então, com humildade e simplicidade, ajudar o irmão. Ser uma árvore boa para gerar frutos bons. Tudo isto só será possível se estivermos unidos a Jesus.
 
Irmã Jailda Rocha Caetité, CFA [texto adaptado]
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Prece da manhã


 

Neste dia, eu te louvo e te exalto, com gratidão pelo Teu cuidado com a minha vida e com a minha família.
Senhor, obrigado porque tens suprido todas as nossas necessidades. Graças te dou por me sustentar tanto física como espiritualmente. Contigo não tenho falta de nada, pois Tu és o meu Bom Pastor! Cuidas de tudo em minha vida e na minha casa, nos mínimos detalhes.
Obrigado pela comida que posso comer, pelo teto sobre minha cabeça e pelas roupas que me mantêm aquecido, pela água, até mesmo pelo ar que eu respiro. Te agradeço, Pai. Tudo vem de Ti, Senhor!
 
Fonte: Bíblia Sagrada Online

Deus está do seu lado


Deus está do seu lado, não importa a sua situação, confie no Senhor porque seu poder sobrenatural pode mudar tudo em um instante, creia e você verá o milagre feito em sua vida, continue e não deixe que as pequenas coisas o impeçam ao longo do caminho. 

A oração de ABRIL


 

Eterno, justo e admirável Deus, que sempre nos possibilitas, por pura graça, participarmos dos mistérios de teu Filho, concede-nos sempre o privilégio de estarmos em união contigo, onde quer que estejamos. Olha com carinho para teus filhos e filhas que mais necessitam da tua misericórdia. Que na experiência de nossa semana maior possamos adentrar e vivenciar, juntamente com o Cristo, o grandioso mistério da paixão, morte e ressurreição. E, assim, a nossa Páscoa anual seja realmente uma ação em nossas vidas e na vida de nossos irmãos. Ajuda-nos, ó Pai, a fazer do lava-pés um sinal de amor, serviço e misericórdia. Desse modo, chegaremos a tal perfeição, palmilhando os passos do teu amado e dulcíssimo Filho. Amém.
 
Frei Felipe Carretta, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus