Hoje vamos
começar a refletir sobre outro sacramento, a Crisma que, juntamente com o
Batismo e a Eucaristia, faz parte dos “sacramentos da iniciação cristã”.
Na Igreja primitiva os catequizandos
recebiam os sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia na noite do
Sábado Santo, após longa preparação através do catecumenato.
O sacramento
da Crisma tem
apresentado, nestes últimos anos, muitos desafios.
Vejamos:
• Sacramento pouco valorizado como
compromisso dentro da comunidade cristã.
• Adequação de uma idade mais
apropriada para entender e assumir este sacramento.
• Tempo e formas de preparação,
entendendo a catequese como processo.
• Catequistas com uma preparação mais
adequada.
• Comunidades pouco entusiastas e
motivadas para cativar e acolher os que querem continuar uma caminhada de fé.
• Catequese crismal desligada dos
problemas e aspirações dos crismandos.
• Vivência e testemunho das famílias
que pouco empolga ou motiva seus filhos.
• Educação da fé vista como
obrigatoriedade, tradição, ou ainda responsabilidade apenas do/a catequista.
• A realidade presente em nossa
sociedade, que valoriza o momentâneo, o passageiro, o que traz algum benefício,
e não o que leva a assumir algum compromisso permanente.
• Desengavetar as pastorais para fazer
um planejamento em conjunto e realizar um trabalho em parcerias (catequese,
liturgia, juventude, missão, vocacional, familiar...).
DINÂMICA:
A) Distribuir aos participantes as frases
abaixo, que refletem desafios relacionados com o sacramento da crisma. Trazer
as frases já escritas em papéis.
B) Enumerar de um a dez as fichas onde
estão as frases.
C) Os números iguais se encontram e
discutem o desafio recebido e também poderão apresentar algo de bonito que já
está acontecendo na preparação de catequizandos, na paróquia ou comunidade.
D) Partilhar com o grande grupo as
reflexões feitas.
1 - Pouco
preparo dos catequistas.
2 -
Desinteresse da família.
3 -
Contra-valores apresentados pela sociedade.
4 - Metodologia
pouco adequada.
5 - Falta de
estímulo da comunidade.
6 -
Descompromisso dos cristãos batizados.
7 -
Catequese que não parte das motivações, interesses, problemas dos
catequizandos.
8 -
Sacramentos vistos como tradição, ou ato social.
9 - Fé
vivida de forma superficial, sem convicção e seguimento a Jesus Cristo.
10 - Poucas
formas de engajamento na comunidade, durante e após o sacramento da crisma.
ESCLARECIMENTOS
Este sacramento aparece com dois
nomes: Confirmação e Crisma.
Por muito tempo se entendeu que este
sacramento vinha confirmar o Espírito Santo, já recebido no Batismo, ou ainda
era um assumir de modo mais consciente o que se tinha recebido como criança.
A presença e a ação do Espírito Santo
se faz em todos os sacramentos, mas por excelência encontra-se no sacramento da
Crisma ou Confirmação.
“Considerar o dom do Espírito Santo a
partir de um só de seus aspectos (militância, força, testemunho, alegria) é
sempre empobrecer a sua compreensão global. O que teologicamente está em foco é
o Dom que é o Espírito na sua totalidade como o expressa adequadamente a forma
sacramental. “... N .... recebe, por este sinal, o Dom do Espírito Santo”. (Pastoral
dos sacramentos da iniciação cristã, pág. 25).
A palavra Crisma, no feminino, é o sacramento, ao passo que o crisma é o
óleo santo. Quando usamos A Crisma
queremos realçar o símbolo da unção com o óleo, portanto ao sermos crismados,
somos ungidos pelo Espírito de Deus, para uma missão.
A palavra Confirmação significa que todo cristão, fortalecido pelo Espírito,
é capacitado a assumir sua vocação e missão de batizado, para que persevere até
o fim no testemunho de Jesus Cristo.
Não podemos
pensar tudo isto como
algo estático. Os sacramentos são dinâmicos em nossa vida. A cada momento da
nossa vida somos convidados, sob a ação do Espírito a confirmar nosso
compromisso de cristãos.
Portanto, ambos os nomes têm sua razão
de ser.
Os
documentos da Igreja,
sobretudo o Catecismo da Igreja Católica, usa o termo CONFIRMAÇÃO. E diz: A confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o
sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na
filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a
nossa vinculação com a Igreja... (CIC
1316).
Isto significa que a fé, na vida do
cristão, é um processo. Alimentada, tem a capacidade de se desenvolver e
amadurecer.
A fé é como
uma planta que necessita
de constante cuidados para crescer e ser capaz de dar frutos. O sacramento da
crisma possibilita maior aperfeiçoamento e enriquecimento através do Dom do
Espírito.
Portanto, não cabe dizer que algo
faltou no Batismo e que a crisma vem completar algo, mas existe, sim, uma
íntima conexão entre um e outro.
O Espírito
Santo nos dá a força
especial para tornar a nossa fé mais madura e portanto sermos verdadeiras
testemunhas de Cristo, seja em qualquer lugar onde estivermos.
Com o
Espírito Santo seremos
cristãos 24 horas, isto é, no comprometimento com a paz, a justiça, a
solidariedade. Ele é força, alegria, esperança, amizade, comunhão, e ele atua
através das pessoas (inclusive daquela que não tem fé), dos sinais dos tempos,
das situações políticas e dos desafios históricos.
TENTE
RESPONDER
a) O que
leva tantos cristãos e cristãs a professar e testemunhar sua fé, mesmo em meio
a tantas dificuldades? Pense: nos missionários, nos mártires, santos, santas,
homens e mulheres que no seu cotidiano vivem verdadeiramente o seguimento de
Jesus Cristo. Que força é esta? De onde vem tanta resistência? Como resistem?
Por quê resistem?
b) Enumere
pessoas que para você vivem o que assumiram no dia da Crisma. Por que? Como?
Onde?
c) Quem será
presença do Espírito em meio à guerra do Afeganistão, nos massacres em Israel,
na fome da África, na violência das favelas do Rio de Janeiro, dos sem terra em
Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso...?
Ir. Marlene
Bertoldi
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