.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 30 de março de 2025

Por que Deus não nos salva?


 

Um homem estava à procura de um grande sábio. Muitos diziam que se tratava de um sábio que podia explicar qualquer tema espiritual, sempre de uma forma que as pessoas compreendessem. O homem seguiu as instruções do mapa e chegou na casa do sábio.
O sábio estava sentado, tranquilo, em estado de meditação. O homem saudou o mestre e perguntou:
– Mestre, vim até aqui para beber um pouco dos seus ensinamentos. No entanto, uma questão essencial que gostaria de lhe fazer e que ninguém nunca conseguiu explicar é a seguinte: por que Deus permite que tantas pessoas morram todos os dias, dos mais diferentes motivos, fome, doenças, acidentes etc.? Por que Deus não salva estas pessoas? E a segunda pergunta é: por que Deus não salvou Jesus da morte na cruz, se Jesus era um homem tão bom e amoroso?
O sábio apenas respondeu:
– Deus salvou Jesus, assim como salva as pessoas todos os dias.
– Salvou o Senhor? – perguntou o homem – Mas então como Jesus morreu na cruz?
O sábio olhou para o homem e perguntou:
– Você quer que Deus salve a vestimenta?
O homem não compreendeu e pediu que o sábio explicasse melhor. O mestre disse:
– Imagine a seguinte situação: sua casa começou a pegar fogo. O fogo vai se alastrando rapidamente por todas as partes da casa e seu filho está no quarto. O que você faz? Você salva o seu filho ou salva a roupa ou as roupas do seu filho?
– Eu salvo meu filho, é lógico. As roupas não têm nenhum valor diante do valor da vida do meu filho.
O sábio respondeu:
– O mesmo faz Deus, o Senhor de todo o universo, a inteligência infinita. Deus dá mais valor à vida dos seus filhos do que as vestimentas ou as roupagens que eles usam ao longo das encarnações. Nosso corpo material é mera vestimenta temporária; é um envoltório descartável, perecível, o pó da terra que volta ao pó da terra. Por que Deus haveria de salvar o corpo ao invés de dar maior atenção em salvar o espírito? O espírito é o verdadeiro filho de Deus... e não o corpo material ou a personalidade humana. Por isso, no incêndio que é esse mundo material, onde tudo se desgasta, tudo perece e tudo se destrói, Deus salva o espírito dos seus filhos, ofertando-lhes experiências muito valiosas para sua paz eterna e felicidade eterna, que são muito mais importantes do que os estados efêmeros, ilusórios e vazios da matéria. A experiência do espírito e seu aprendizado fica gravada nele para sempre e é para ele fonte de eterna felicidade. Já o corpo material é como a roupa do corpo... se rasga, amassa, se destrói, se desgasta e se perde arrastado pela força do tempo. Este tem muito pouca importância diante da paz infinita do espírito. Por isso, Deus não salva a roupa do filho; O Ser divino salva o próprio filho: o espírito.
 
Hugo Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário