.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 31 de março de 2023

Jubileu de Nossa Senhora das Dores

 


O Jubileu de Nossa Senhora das Dores (comemorado na sexta-feira que antecede a Sexta-Feira da Paixão) é Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Contagem e uma oportunidade para relembrar as principais dores sofridas pela Mãe Maria.
 
ORAÇÃO – De joelhos, diante da Cruz, dirijamo-nos à Senhora das Dores, clamando:
“Ó Mãe de piedade e de misericórdia, que acompanhastes o vosso Filho, quando realizava a redenção do gênero humano no altar da Cruz, como nossa Corredentora, associada às Suas dores. Ó Mãe, conservai e aumentai em nós os frutos da Redenção e da Vossa compaixão. Amém!”.
(Oração escrita pelo Papa Pio XI)
 
Que Nossa Senhora, a Mãe das dores, seja um sinal em todas as situações difíceis de nossa vida e interceda por nós nos sofrimentos e nos inspire a fé e a coragem para que não desanimemos nas situações de “morte” e nos ajude a crescer e a encontrar a “Ressurreição”.

SALMO 90

 


SALMO 90

1Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, 2dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio. 3É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. 4Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção. 5Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, 6nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. 7Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. 8Porém verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, 9porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo. 10Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, 11porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. 12Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. 13Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão. 14Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome. 15Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória. 16Será favorecido de longos dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação.


quinta-feira, 30 de março de 2023

Pai, eu preciso de Ti

 


Pai, eu preciso de Ti! Eu te peço que sejas Luz em minha mente, Paz no meu coração e Sabedoria em minhas decisões. Preciso de Ti e só Tu és capaz de me proteger, me dar Paz e livrar-me dos males. Só Tu podes renovar minha esperança, Pai. Ajuda-me a caminhar na Fé, guia-me com teu Espírito Santo, acompanha-me e dá-me coragem para enfrentar as situações de angústia. Serei fiel a Ti, pois sei que Tu não falharás.
Abençoadas sejam nossas famílias, filhos e amigos. Que assim seja.

SEMANA SANTA: as celebrações que antecedem o Tríduo Pascal

 


Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. Neste dia relembramos a entrada de Jesus em Jerusalém. O Filho Unigênito de Deus é aclamado como Senhor e Rei. E mesmo sabendo o que viria pela frente, seguiu seu caminho. Muitas vezes sabemos que vamos enfrentar problemas e dificuldades. E devemos seguir nosso caminhos com fé e confiança em Deus.
 
Segunda-feira
Na segunda-feira, o Evangelho mostra Jesus reunido com Lázaro, Marta e Maria, anunciando que em breve não estaria mais entre eles. O salmo do dia nos diz: “O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?” (São 26, 1).
E este deve ser o nosso sentimento, de que Deus está sempre ao nosso lado, em todas as situações.
 
Terça-feira
O Evangelho da terça-feira nos traz a última ceia. Jesus diz que sua entrega é a glorificação de Deus. Ele ainda fala sobre a traição de Judas e a negação de Pedro. O Salmo mostra uma oração de confiança: “Sede-me uma rocha protetora, uma cidadela forte para me abrigar; e Vós me salvareis, porque sois meu rochedo e minha fortaleza” (Salmo 70, 3).
 
Quarta-feira
Na quarta-feira da Semana Santa a liturgia nos mostra um trecho do livro de Isaías: “Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei os olhos de bofetões e cusparadas. Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado” (Isaías 50, 6-7). E no evangelho, Jesus prepara a última ceia sabendo que um dos discípulos O entregaria aos sumos sacerdotes.
Mas Ele não recuou, pois sabia que iria cumprir o plano de Deus para dar a salvação a todos. Neste dia muitas paróquias realizam a procissão do encontro. As mulheres partem de uma igreja, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Os homens carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus coroado de espinhos, carregando a cruz. Em determinado ponto há o encontro das duas procissões. É uma celebração das dores e tristezas das pessoas que vivem com Cristo, aquele que supera todas as dores.
 
Quinta-feira Santa (manhã)
E na manhã da quinta-feira, a missa da unidade, quando são abençoados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Bispo e sacerdotes reafirmam o compromisso de servir a Cristo.
 
Que nestes dias possamos refletir ainda mais sobre a mensagem de Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo para nos dar a salvação.
Que possamos seguir seu exemplo com amor e confiança nas promessas do Pai.
 
Mário Scandiuzzi - pt.aleteia.org

SALMO 89

 


SALMO 89

1Prece de Moisés, homem de Deus. Senhor, fostes nosso refúgio de geração em geração. 2Antes que se formassem as montanhas, a terra e o universo, desde toda a eternidade vós sois Deus. 3Reduzis o homem à poeira, e dizeis: Filhos dos homens, retornai ao pó, 4porque mil anos, diante de vós, são como o dia de ontem que já passou, como uma só vigília da noite. 5Vós os arrebatais: eles são como um sonho da manhã, como a erva virente, 6que viceja e floresce de manhã, mas que à tarde é cortada e seca. 7Sim, somos consumidos pela vossa severidade, e acabrunhados pela vossa cólera. 8Colocastes diante de vós as nossas culpas, e nossos pecados ocultos à vista de vossos olhos. 9Ante a vossa ira, passaram todos os nossos dias. Nossos anos se dissiparam como um sopro. 10Setenta anos é o total de nossa vida, os mais fortes chegam aos oitenta. A maior parte deles, sofrimento e vaidade, porque o tempo passa depressa e desaparecemos. 11Quem avalia a força de vossa cólera, e mede a vossa ira com o temor que vos é devido? 12Ensinai-nos a bem contar os nossos dias, para alcançarmos o saber do coração. 13Voltai-vos, Senhor - quanto tempo tardareis? E sede propício a vossos servos. 14Cumulai-vos desde a manhã com as vossas misericórdias, para exultarmos alegres em toda a nossa vida. 15Consolai-nos tantos dias quantos nos afligistes, tantos anos quantos nós sofremos. 16Manifestai vossa obra aos vossos servidores, e a vossa glória aos seus filhos. 17Que o beneplácito do Senhor, nosso Deus, repouse sobre nós. Favorecei as obras de nossas mãos. Sim, fazei prosperar o trabalho de nossas mãos.


quarta-feira, 29 de março de 2023

Abençoe seus filhos

 


Oração para suplicar a graça de Deus para seus filhos

Que as três Pessoas da Santíssima Trindade e todos os santos o protejam de todo mal. E que o Senhor lhe dê a graça de fazer a vontade dele, para que possa ser servido e honrado por você, a fim de que, na próxima vida, juntos possamos vê-Lo, amá-Lo e louvá-Lo incessantemente. Amém.
 
https://pt.aleteia.org/2020/06/23/abencoe-seus-filhos-com-esta-oracao-de-um-santo-que-tambem-foi-pai

SALMO 88

 


SALMO 88

1Hino de Etã, ezraíta. 2Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor; minha boca publicará sua fidelidade de geração em geração. 3Com efeito, vós dissestes: A bondade é um edifício eterno. Vossa fidelidade firmastes no céu. 4Concluí, dizeis vós, uma aliança com o meu eleito; liguei-me por juramento a Davi, meu servo. 5Conservarei tua linhagem para sempre, manterei teu trono em todas as gerações. 6Senhor, os céus celebram as vossas maravilhosas obras, e na assembleia dos anjos a vossas fidelidade. 7Quem poderá, nas nuvens, igualar-se a Deus? Quem é semelhante ao Senhor entre os filhos de Deus? 8Terrível é Deus na assembleia dos santos, maior e mais tremendo que todos os que o cercam. 9Quem se compara a vós, Senhor, Deus dos exércitos? Sois forte, Senhor, e cheio de fidelidade. 10Dominais o orgulho do mar, amainais suas ondas revoltas. 11Calcastes Raab e o transportastes; com poderoso braço dispersastes vossos inimigos. 12Vossos são os céus e também a terra, vós que criastes o globo e tudo o que ele contém. 13O norte e o sul vós os fizestes; Tabor e Hermon em vosso nome exultam. 14Tendes o poder em vosso braço, a firmeza na mão, a autoridade em vossa destra. 15A justiça e o direito são o fundamento de vosso trono, a bondade e a fidelidade vos precedem. 16Feliz o povo que vos sabe louvar: caminha na luz de vossa face, Senhor. 17Vosso nome lhe é causa de contínua alegria, pela vossa justiça ele se glorifica, 18porque sois o esplendor de sua força, e é vosso favor que nos faz erguer a cabeça, 19pois no Senhor está o nosso escudo, e nosso rei no Santo de Israel. 20Outrora, em visão, falastes aos vossos santos e dissestes-lhes: Impus a coroa a um herói, escolhi meu eleito dentre o povo. 21Encontrei Davi, meu servidor, e o sagrei com a minha santa unção. 22Assistir-lhe-á sempre a minha mão, e meu braço o fortalecerá. 23Não o há de surpreender o inimigo, nem ousará oprimi-lo o malvado. 24Sob seus olhos esmagarei os seus contrários, serão feridos aqueles que o odeiam. 25Com ele ficarão minha fidelidade e bondade, pelo meu nome crescerá o seu poder. 26Estenderei a sua mão por sobre o mar, e a sua destra acima dos rios. 27Ele me invocará: Vós sois meu Pai, vós sois meu Deus e meu rochedo protetor. 28Por isso eu o constituirei meu primogênito, o mais excelso dentre todos os reis da terra. 29Assegurado lhe estará o favor eterno, e indissolúvel será meu pacto com ele. 30Dar-lhe-ei uma perpétua descendência, seu trono terá a duração dos céus. 31Se, porém, seus filhos abandonarem minha lei, se não observarem os meus preceitos, 32se violarem as minhas prescrições e não obedecerem às minhas ordens, 33eu punirei com vara a sua transgressão, e a sua falta castigarei com açoite. 34Mas não lhe retirarei o meu favor e não trairei minha promessa. 35não violarei minha aliança, não mudarei minha palavra dada. 36Jurei uma vez por todas pela minha santidade: a Davi não faltarei jamais. 37Sua posteridade permanecerá eternamente, e seu trono, como o sol, subsistirá diante de mim, 38como a lua que existirá sem fim, e o arco-íris, fiel testemunha nos céus. 39E, contudo, vós o repelistes e rejeitastes, gravemente vos irritastes contra aquele que vos é consagrado. 40Rompestes a aliança feita com o vosso servidor, lançastes por terra sua coroa, 41derrubastes todos os seus muros, arruinastes as suas fortalezas. 42Saquearam-no todos os transeuntes, e o escarneceram os seus vizinhos. 43A mão de seus inimigos exaltastes, de gozo enchestes todos os seus contrários. 44Embotastes o fio de sua espada, não o sustentastes na batalha. 45Fizestes terminar seu esplendor, por terra derrubastes o seu trono. 46Abreviastes a sua adolescência, e de ignomínia o cobristes. 47Até quando, Senhor? Até quando continuareis escondido? Até quando estará acesa a vossa cólera? 48Lembrai-vos como é curta a nossa vida, quão efêmeros os homens que criastes. 49Qual é o vivo que se livra da morte, ou pode subtrair a sua alma ao poder da morada dos mortos? 50Vossas bondades de outrora, ó Senhor, onde estão? E os juramentos que a Davi fizestes de fidelidade? 51Considerai, Senhor, a vergonha imposta aos vossos servidores. Levo em meu seio ultrajes das nações pagãs, 52insultos de vossos inimigos, Senhor, injúrias que lançam até nos passos daquele que vos é consagrado. 53Bendito seja o Senhor eternamente! Amém! Amém!

terça-feira, 28 de março de 2023

Oração a Maria contra o racismo

 


Maria, amiga e mãe de todos, através de teu Filho, Deus encontrou um caminho para se unir a todos os seres humanos, chamados a ser um só povo, irmãs e irmãos entre si. Pedimos tua ajuda ao recorrer ao Teu Filho, buscando o perdão pelas vezes nas quais falhamos em nos amar e nos respeitar. Pedimos a tua ajuda para obter de teu Filho a graça que precisamos para vencer o mal do racismo e construir uma sociedade justa. Pedimos a tua ajuda para seguir o teu Filho, para que o preconceito e a animosidade não infectem mais a nossa mente ou coração, mas sejam substituídos pelo amor que respeita a dignidade de cada pessoa. Mãe da Igreja, o espírito de teu Filho Jesus encoraja nossos corações: rogai por nós. Amém.
 
https://pt.aleteia.org/2020/06/12/oracao-a-maria-contra-o-racismo/

SALMO 87

 


SALMO 87

1Cântico. Salmo dos filhos de Coré. Ao mestre de canto. Em melodia triste. Poema de Hemã, ezraíta. 2Senhor, meu Deus, de dia clamo a vós, e de noite vos dirijo o meu lamento. 3Chegue até vós a minha prece, inclinai vossos ouvidos à minha súplica. 4Minha alma está saturada de males, e próxima da região dos mortos a minha vida. 5Já sou contado entre os que descem à tumba, tal qual um homem inválido e sem forças. 6Meu leito se encontra entre os cadáveres, como o dos mortos que jazem no sepulcro, dos quais vós já não vos lembrais, e não vos causam mais cuidados. 7Vós me lançastes em profunda fossa, nas trevas de um abismo. 8Sobre mim pesa a vossa indignação, vós me oprimis com o peso das vossas ondas. 9Afastastes de mim os meus amigos, objeto de horror me tornastes para eles; estou aprisionado sem poder sair, 10meus olhos se consomem de aflição. Todos os dias eu clamo para vós, Senhor; estendo para vós as minhas mãos. 11Será que fareis milagres pelos mortos? Ressurgirão eles para vos louvar? 12Acaso vossa bondade é exaltada no sepulcro, ou vossa fidelidade na região dos mortos? 13Serão nas trevas manifestadas as vossas maravilhas, e vossa bondade na terra do esquecimento? 14Eu, porém, Senhor, vos rogo, desde a aurora a vós se eleva a minha prece. 15Por que, Senhor, repelis a minha alma? Por que me ocultais a vossa face? 16Sou miserável e desde jovem agonizo, o peso de vossos castigos me abateu. 17Sobre mim tombaram vossas iras, vossos temores me aniquilaram. 18Circundam-me como vagas que se renovam sempre, e todas, juntas, me assaltam. 19Afastastes de mim amigo e companheiro; só as trevas me fazem companhia...


segunda-feira, 27 de março de 2023

O poder da oração

 


Saber que você nunca está sozinho – este é o poder da oração, em todos aqueles que lhe dão espaço na própria vida.

“A oração confere-nos nobreza: ela é capaz de assegurar a relação com Deus, que é o verdadeiro Companheiro de caminho do homem, no meio das numerosas provações da vida, boas ou más: mas sempre com a oração.”

Obrigado, Senhor.
Tenho medo, Senhor.
Ajudai-me, Senhor.
Perdoai-me, Senhor.
 

https://pt.aleteia.org/2020/06/24/o-poder-da-oracao-saber-que-voce-nunca-esta-sozinho-diz-papa

SALMO 86

 


SALMO 86

1Salmo dos filhos de Coré. Cântico. 2O Senhor ama a cidade que fundou nos montes santos; ele prefere as portas de Sião às tendas de Jacó. 3De ti se anuncia um glorioso destino, ó cidade de Deus. 4Ajuntarei Raab e Babilônia aos que me honram; eis a Filisteia e Tiro com a Etiópia, lá todos nasceram. 5Dir-se-á de Sião: Um por um, todos esses homens nela nasceram; foi o próprio Altíssimo quem a fundou. 6O Senhor inscreverá então no registro dos povos: Aquele também nasceu em Sião. 7E cantarão entre danças: Todas as minhas fontes se acham em ti.


domingo, 26 de março de 2023

Para descansar teus problemas em Deus

 


Estas citações bíblicas são apropriadas para consultar em momentos de tormenta em tua vida. O Senhor te chama e convida a encontrar calma Nele.
 
1 – Proteção e refúgio seguro
Seria bom que em todo momento tivesses presente o seguinte:
“O Senhor é bom, é um refúgio na tribulação; conhece os que nele confiam.” Naum 1, 7.
 
2 – Diante dos problemas, contrariedades e dificuldades
Os problemas sempre estarão presentes em nossas vidas, não podemos desanimar quando eles acontecem, o importante é não perder a paciência e seguir confiando em Deus.
“Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos.” II Coríntios 4, 8-9.
 
3 – A segurança da Salvação de Deus
O Deus da vida e do amor, não nos desampara nem nos deixa sozinhos. Ele age em todos os momentos. Aprende a dizer como o salmista:
“Em meio à adversidade vós me conservais a vida, estendeis a mão contra a cólera de meus inimigos; salva-me a vossa mão.” Salmos 137, 7.
 
4 – Alegria e confiança em Deus
Deus Todo Poderoso, conhece tudo de nós. Achas que Ele nos abandonará nas horas da provação? Alegra-te! Ele sempre está atento aos seus filhos!
“Vós sois meu asilo, das angústias me preservareis e me envolvereis na alegria de minha salvação.” Salmos 31, 7.
 
5 – Tudo se move por ordem de Deus
Se pões tua confiança em Deus, ele moverá as coisas e situações de tal maneira que sejas favorecido por sua graça.
“Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.” Romanos 8, 28.
 
6-  O auxilio Divino 
Com a ajuda de Deus podes contar sempre. Ele tem um grande caminho de salvação escondido nas circunstâncias complexas que você vive.
“Para os montes levanto os olhos: de onde me virá socorro? O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra.” Salmos 120, 1-2.
 
7 – Entrega tudo ao Senhor
Todo peso, preocupação ou problema que esteja perturbando tua alma, coloca debaixo do amparo do Deus que tudo pode.
“Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós.” I Pedro 5, 7.
 
8 – Hoje é o dia
Deus age agora nessa situação que lhe traz inquietação.
“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.”  Mateus 6, 34.
 
9 – Assim como recebes, deves dar
Todo esse amor com que Deus te inundou deve ser multiplicado com os demais, de maneira especial com os que sofrem, para que possam conhecer o quão bom é o Senhor.
“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia” II Coríntios 1, 3-4.
 
10 – A oração traz paz ao coração 
Suplica, roga, implora ao Bom Deus que te conceda paz em todas as circunstâncias da tua vida. Para Deus não há impossíveis.
“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. .E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.”  Filipenses 4, 6-7.
 
https://pt.aleteia.org/2020/06/25/10-passagens-biblicas-para-descansar-teus-problemas-em-deus


SALMO 85

 


SALMO 85

1Oração de Davi. Inclinai, Senhor, vossos ouvidos e atendei-me, porque sou pobre e miserável. 2Protegei minha alma, pois vos sou fiel; salvai o servidor que em vós confia. Vós sois meu Deus; 3tende compaixão de mim, Senhor, pois a vós eu clamo sem cessar. 4Consolai o coração de vosso servo, porque é para vós, Senhor, que eu elevo minha alma. 5Porquanto vós sois, Senhor, clemente e bom, cheio de misericórdia para quantos vos invocam. 6Escutai, Senhor, a minha oração; atendei à minha suplicante voz. 7Neste dia de angústia é para vós que eu clamo, porque vós me atendereis. 8Não há entre os deuses um que se vos compare, Senhor; não existe obra semelhante à vossa. 9Todas as nações que criastes virão adorar-vos, e glorificar o vosso nome, ó Senhor. 10Porque vós sois grande e operais maravilhas, só vós sois Deus. 11Ensinai-me vosso caminho, Senhor, para que eu ande na vossa verdade. Dirigi meu coração para que eu tema o vosso nome. 12De todo o coração eu vos louvarei, ó Senhor, meu Deus, e glorificarei o vosso nome eternamente. 13Porque vossa misericórdia foi grande para comigo, arrancastes minha alma das profundezas da região dos mortos. 14Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, uma turba de prepotentes odeia a minha vida, eles que nem vos têm presente ante os olhos. 15Mas vós, Senhor, sois um Deus bondoso e compassivo; lento para a ira, cheio de clemência e fidelidade. 16Olhai-me e tende piedade de mim, dai ao vosso servo a vossa força, salvai o filho de vossa escrava. 17Dai-me uma prova de vosso favor, a fim de que verifiquem meus inimigos, para sua confusão, que sois vós, Senhor, meu sustento e meu consolo.


sábado, 25 de março de 2023

Anunciação do Senhor

 


“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.” (cf. Lc 1,31)

A Liturgia da Solenidade da Anunciação do Senhor - celebramos o mistério da Encarnação do Verbo de Deus na Virgem Santíssima. O dia 25 de março é exatamente nove meses que antecedem a Solenidade do Natal de Jesus Cristo, por isto a importância da solenidade de hoje, em que a Anunciação e a Encarnação são celebradas e, claro, onde a Virgem Santíssima torna-se a Mãe de Deus. Além disto, a celebração traz o Sinal do Deus tão esperado para a Salvação da Humanidade, por isto as Leituras e o Evangelho enfatizam o Emanuel nascido da Virgem, a Anunciação do Anjo à Maria e Jesus Cristo como sinal de Libertação.
[...]
Que ao celebrar a Solenidade da Anunciação, lembremo-nos que é um momento propício de esperança e, também, de conversão, afinal vivemos o Tempo da Quaresma, tempo para rememorar o Sacrifício de Amor que iniciou na Solenidade de hoje. “Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia” (cf. Sl 39(40),11).
 
Dom Eurico dos Santos Veloso - Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
https://www.cnbb.org.br/solenidade-da-anunciacao-do-senhor

SALMO 84

 


SALMO 84

1Ao mestre de canto. Salmo dos filhos de Coré. 2Fostes propício, Senhor, à vossa terra; restabelecestes a sorte de Jacó. 3A iniquidade de vosso povo perdoastes, foram por vós cobertos seus pecados. 4Aplacastes toda a vossa cólera, refreastes o furor de vossa ira. 5Restaurai-nos, ó Deus, nosso salvador, ponde termo à indignação que tínheis contra nós. 6Acaso será eterna contra nós a vossa cólera? Estendereis vossa ira sobre todas as gerações? 7Não nos restituireis a vida, para que vosso povo se rejubile em vós? 8Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia, e dai-nos a vossa salvação. 9Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele. 10Sim, sua salvação está bem perto dos que o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra. 11A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos. 12A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu. 13Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios, e nossa terra produzirá seu fruto. 14A justiça caminhará diante dele, e a felicidade lhe seguirá os passos.


sexta-feira, 24 de março de 2023

Oração da noite para perdoar quem te magoou

 


“Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento.” (Efésios 4,26)
 
Ó Deus, eu te amo com todo o meu coração e toda a minha alma, e desejo te amar como os abençoados fazem no céu. Adoro todos os desígnios de tua divina Providência, resignando-me inteiramente à tua vontade.
Eu também amo meu próximo como a ti. Sinceramente, perdoo todos os que me machucaram e peço perdão aos que magoei.
Ó, meu bom anjo, a quem Deus, por sua divina misericórdia, designou para ser meu guardião, me ilumine e me proteja, me dirija e me governe nesta noite. Amém.
 
https://pt.aleteia.org/2022/05/01/oracao-da-noite-para-perdoar-quem-te-magoou

SALMO 83

 


SALMO 83

1Ao mestre de canto. Com a Gitiena. Salmo dos filhos de Coré. 2Como são amáveis as vossas moradas, Senhor dos exércitos! 3Minha alma desfalecida se consome suspirando pelos átrios do Senhor. Meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo. 4Até o pássaro encontra um abrigo, e a andorinha faz um ninho para pôr seus filhos. Ah, vossos altares, Senhor dos exércitos, meu rei e meu Deus! 5Felizes os que habitam em vossa casa, Senhor: aí eles vos louvam para sempre. 6Feliz o homem cujo socorro está em vós, e só pensa em vossa santa peregrinação. 7Quando atravessam o vale árido, eles o transformam em fontes, e a chuva do outono vem cobri-los de bênçãos. 8Seu vigor aumenta à medida que avançam, porque logo verão o Deus dos deuses em Sião. 9Senhor dos exércitos, escutai minha oração, prestai-me ouvidos, ó Deus de Jacó. 10Ó Deus, nosso escudo, olhai; vede a face daquele que vos é consagrado. 11Verdadeiramente, um dia em vossos átrios vale mais que milhares fora deles. Prefiro deter-me no limiar da casa de meu Deus a morar nas tendas dos pecadores. 12Porque o Senhor Deus é nosso sol e nosso escudo, o Senhor dá a graça e a glória. Ele não recusa os seus bens àqueles que caminham na inocência. 13Ó Senhor dos exércitos, feliz o homem que em vós confia.


quinta-feira, 23 de março de 2023

Diz São João no capítulo 5 de sua Primeira Carta:

 


Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade. São, assim, três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho. Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus. A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, ele nos atenderá.


SALMO 82

 


SALMO 82

1Cântico. Salmo de Asaf. 2Senhor, não fiqueis silencioso, não permaneçais surdo, nem insensível, ó Deus. 3Porque eis que se tumultuam vossos inimigos, levantam a cabeça aqueles que vos odeiam. 4Urdem tramas para o vosso povo, conspiram contra vossos protegidos. 5Vinde, dizem eles, exterminemo-lo dentre os povos, desapareça a própria lembrança do nome de Israel. 6Com efeito, eles conspiram de comum acordo e contra vós fazem coalizão: 7os nômades de Edom e os ismaelitas, Moab e os agarenos, 8Gebal, Amon e Amalec, a Filisteia com as gentes de Tiro. 9Também os assírios a eles se uniram, e aos filhos de Lot ofereceram a sua força. 10Tratai-os como Madiã e Sísara, e Jabin junto à torrente de Cison! 11Eles pereceram todos em Endor e serviram de adubo para a terra. 12Tratai seus chefes como Oreb e Zeb; como Zebeia e Sálmana, seus príncipes, 13que disseram: Tomemos posse das terras onde Deus reside. 14Ó meu Deus, fazei deles como folhas que o turbilhão revolve, como a palha carregada pelo vento, 15Como o fogo que devora a mata, como a labareda que incendeia os montes; 16Persegui-os com a vossa tempestade, apavorai-os com o vosso furacão. 17Cobri-lhes a face da ignomínia, para que, vencidos, busquem, Senhor, o vosso nome. 18Enchei-os de vergonha e de humilhação eternas, que eles pereçam confundidos. 19E que reconheçam que só vós, cujo nome é Senhor, sois o Altíssimo sobre toda a terra.


quarta-feira, 22 de março de 2023

Encontre um caminho de vida e oração

 


Esse caminho deve basear-se em palavras, atos de amor, delicadezas imprevistas, decisões interiores:

“Senhor, te seguiremos em qualquer lugar,

mas que a felicidade não abandone nossa alma;

conceda-nos um toque de alegria enquanto aguardamos o consolo do céu.

Envia-nos o teu Espírito Consolador”.


SALMO 81

 



SALMO 81

1Salmo de Asaf. Levanta-se Deus na assembleia divina, entre os deuses profere o seu julgamento. 2Até quando julgareis iniquamente, favorecendo a causa dos ímpios? 3Defendei o oprimido e o órfão, fazei justiça ao humilde e ao pobre, 4livrai o oprimido e o necessitado, tirai-o das garras dos ímpios. 5Eles não querem saber nem compreender, andam nas trevas, vacilam os fundamentos da terra. 6Eu disse: Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo. 7Contudo, morrereis como simples homens e, como qualquer príncipe, caireis. 8Levantai-vos, Senhor, para julgar a terra, porque são vossas todas as nações.


terça-feira, 21 de março de 2023

Oração a Nossa Senhora Aparecida

 


(pela cura dos males em tempos de fragilidade)
 
Ó minha Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, ore por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.
Mãe consoladora dos aflitos, conforte com sua presença aqueles que mais sofrem em nossos hospitais e em nossas casas. Interceda ao Pai e a seu Filho novamente o dom do Espírito Consolador para todos aqueles que neste momento estão necessitados.
Ó minha Senhora Aparecida, Mãe auxílio dos cristãos, muitos dos seus filhos estão envolvidos no esforço exaustivo para curar os doentes. Dê a eles força, paciência, bondade, saúde, paz.
Ó minha Senhora Aparecida, Mãe amável, continue a nos inspirar na doce arte de nos tornar amáveis em momentos de apreensão; inspirar palavras sábias que incentivem as pessoas na hora de solidão; inspirar sinais de preocupação para aqueles que estão muito aflitos; inspirar delicadeza e sorriso com gestos de simpatia para que ninguém se sinta estranho, abandonado ou desamparado.
Ó minha Senhora Aparecida, Mãe Virgem fiel, Vós sois a mãe que sempre nos incentivou a servir com perseverança, a rezar com constância, a viver da firmeza na fé. Que a nossa familiaridade com Jesus nos ajude a reconhecer Deus, que é Pai, a rejeitar as imagens de um Deus distante, indiferente e vingativo, a crer no Pai que nos ama e que nos dá o Seu Espírito para nos tornar filhos no Filho, porque temos a certeza que crendo é que temos vida, e vida eterna.
Ó minha Senhora Aparecida, Mãe refúgio dos pecadores e rainha da paz, abrace todos os seus filhos atribulados; que ninguém se sinta esquecido. Não permita, neste momento, que esqueçamos daqueles que sofrem perto ou longe nós, pelo absurdo da guerra, pela insuportável injustiça da miséria, pelo escândalo de doenças que podem ser facilmente curadas, pela escravidão da dependência que o vício induz e provoca tornando-o aparentemente invencível.
Ó minha Senhora Aparecida, Mãe causa da nossa alegria, prepare nossos corações para a alegria. Que a benção de Deus nos ajude a sermos protagonistas de uma história feliz, solidária, simples, trabalhadora e orgulhosa, porque nossa terra é uma terra onde é muito bom viver.
Ó minha Senhora Aparecida, rogai por nós que recorremos a vós. Porque confiamos agora e sempre aos vossos cuidados maternais.
Amém.
 
Por D. Eduardo Malaspina, da Arquidiocese de São Carlos

SALMO 80

 


SALMO 80

1Ao mestre de canto. Com a Gitiena. Salmo de Asaf. 2Exultai em Deus, nosso protetor, aclamai o Deus de Jacó. 3Tocai o saltério, vibrai os tímbales, tangei a melodiosa harpa e a lira. 4Ressoai a trombeta na lua nova, na lua cheia, dia de grande festa, 5porque é uma instituição para Israel, um preceito do Deus de Jacó; 6uma lei que foi imposta a José, quando ele entrou em luta com o Egito. Eis que ouviu uma língua desconhecida: 7Aliviei os seus ombros de fardos, já não carregam cestos as suas mãos, 8na tribulação gritaste para mim e te livrei; da nuvem que troveja eu respondi, junto às águas de Meribá eu te provei. 9Escuta, ó povo, a minha advertência: Possas tu me ouvir, ó Israel! 10Não haja em teu meio um deus estranho; nem adores jamais o deus de outro povo. 11Sou eu, o Senhor, teu Deus, eu que te retirei do Egito; basta abrires a boca e te satisfarei. 12No entanto, meu povo não ouviu a minha voz, Israel não me quis obedecer. 13Por isso, os abandonei à dureza de seus corações. Deixei-os que seguissem seus caprichos. 14Oh, se meu povo me tivesse ouvido, se Israel andasse em meus caminhos! 15Eu teria logo derrotado seus inimigos, e desceria minha mão contra seus adversários. 16Os inimigos do Senhor lhes renderiam homenagens, estaria assegurado, para sempre, o destino do meu povo. 17Eu o teria alimentado com a flor do trigo, e com o mel do rochedo o fartaria.


segunda-feira, 20 de março de 2023

Oração das Santas Chagas de Jesus

 


Uma prece eficaz pelos enfermos e pela libertação da depressão (pode ser rezada isoladamente ou como novena)
 
Eterno Pai, eu vos ofereço as Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas de nosso corpo e de nossa alma. (3x)
Senhor Jesus, coloco em vossas Santas Chagas todos os enfermos. Vós que pela vossa Palavra e pelo toque de vossas mãos curastes cegos, paralíticos, leprosos e tantos outros doentes.
Animados pela fé, nós também viemos suplicar por estes enfermos cujos nomes lembramos agora.
(Diga os nomes dos enfermos pelos quais está fazendo esta oração)
Pedimos, Senhor, que por vossas Santas Chagas, curai os corações angustiados e libertai-os da depressão.
Dai, Senhor, por vossas Santas Chagas, a perseverança na oração, apesar do desânimo próprio da doença.
Por vossas Santas Chagas, dai a graça da simplicidade para aceitar a ajuda dos profissionais, familiares e amigos.
Por vossas Santas Chagas, concedei a resistência na dor e a força diante das dificuldades do tratamento.
Senhor Jesus, que tomastes sobre Vós os nossos sofrimentos e suportastes as nossas dores, nós vos suplicamos pelos nossos irmãos doentes: fortalecei a sua paciência e reanimai a sua esperança, para que possam, com a vossa bênção, superar a enfermidade e alcançar, com a vossa ajuda, um completo restabelecimento.
Senhor, confiantes, nós colocamos também nossas próprias enfermidades nas vossas Santas Chagas Redentoras.
Dai-nos a graça de perceber a transitoriedade desta vida e entender que o pecado é a maior de todas as enfermidades.
Que tenhamos a compreensão de que no sofrimento humano se completa vossa Paixão Redentora.
Por vossas Santas Chagas, livrai-nos da depressão.
Por vossas Santas Chagas, curai as nossas chagas do corpo e da alma.
Amém.
 
Origem da Devoção às Santas Chagas de Jesus
É uma devoção muito antiga e tradicional da Igreja. Ela nasceu na Santa Cruz, no grande ato de amor, quando Jesus se entregou e sobre o madeiro levou nossos pecados. A devoção às Santas Chagas dolorosas e gloriosas contempla exatamente a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
 
Principal propósito
A Devoção das Santas Chagas de Jesus é principalmente de cura e libertação. Está na própria oração do Terço das Santas Chagas: “Eterno Pai, eu Vos ofereço as santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo; Para curar as de nossas almas”.
 
(via Pe. Reginaldo Manzotti)
 
https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/novena/das-santas-chagas-de-jesus-pelos-enfermos-e-libertacao-da-depressao/

SALMO 79

 


SALMO 79

1Ao mestre de canto. Conforme: A lei é como os lírios. Salmo de Asaf. 2Escutai, ó pastor de Israel, vós que levais José como um rebanho. 3Vós que assentais acima dos querubins, mostrai vosso esplendor em presença de Efraim, Benjamim e Manassés. Despertai vosso poder, e vinde salvar-nos. 4Restaurai-nos, ó Senhor; mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos. 5Ó Deus dos exércitos, até quando vos irritareis contra o vosso povo em oração? 6Vós o nutristes com o pão das lágrimas, e o fizestes sorver um copioso pranto. 7Vós nos tornastes uma presa disputada dos vizinhos: os inimigos zombam de nós. 8Restaurai-nos, ó Deus dos exércitos; mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos. 9Uma vinha do Egito vós arrancastes; expulsastes povos para a replantar. 10O solo vós lhes preparastes; ela lançou raízes nele e se espalhou na terra. 11As montanhas se cobriram com sua sombra, seus ramos ensombraram os cedros de Deus. 12Até o mar ela estendeu sua ramagem, e até o rio os seus rebentos. 13Por que derrubastes os seus muros, de sorte que os passantes a vindimem, 14e a devaste o javali do mato, e sirva de pasto aos animais do campo? 15Voltai, ó Deus dos exércitos; olhai do alto céu, vede e vinde visitar a vinha. 16Protegei este cepo por vós plantado, este rebento que vossa mão cuidou. 17Aqueles que a queimaram e cortaram pereçam em vossa presença ameaçadora. 18Estendei a mão sobre o homem que escolhestes, sobre o homem que haveis fortificado. 19E não mais de vós nos apartaremos; conservai-nos a vida e então vos louvaremos. 20Restaurai-nos, Senhor, ó Deus dos exércitos; mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos.


domingo, 19 de março de 2023

Oração do Papa Francisco a São José

 


“Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém”. 


SALMO 78

 


SALMO 78

1Salmo de Asaf. Senhor, povos infiéis invadiram a vossa herança, profanaram o vosso santo templo. De Jerusalém fizeram um montão de ruínas. 2Os corpos de vossos servos expuseram como pasto às aves, e os de vossos fiéis às feras da terra. 3Rios de sangue fizeram correr em torno de Jerusalém, e nem sequer havia quem os sepultasse. 4Tornamo-nos, para nossos vizinhos, objetos de desprezo, de escárnio e zombaria para os povos que nos cercam. 5Até quando, Senhor?... Será eterna vossa cólera? Será como um braseiro ardente o vosso zelo? 6Desferi, antes, vossa ira sobre as nações que não vos conhecem, e sobre os reinos que não invocam o vosso nome, 7pois Jacó foi por eles devorado e devastaram a sua habitação. 8De nossos antepassados esqueçais as culpas; vossa misericórdia venha logo ao nosso encontro, porque estamos reduzidos a extrema miséria. 9Ajudai-nos, ó Deus salvador, pela glória de vosso nome; livrai-nos e perdoai-nos os nossos pecados pelo amor de vosso nome. 10Por que hão de dizer as nações pagãs: Onde está o seu Deus? Mostrai-lhes, a esses pagãos, diante de nossos olhos, que pedireis conta do sangue de vossos fiéis, por eles derramado. 11Cheguem até vós os gemidos dos cativos: livrai, por vosso braço, os condenados à pena de morte. 12Sobre as cabeças dos nossos vizinhos recaiam, sete vezes, as injúrias com que vos ultrajaram, Senhor. 13Quanto a nós, vosso povo e ovelhas de vosso rebanho, glorificaremos a vós perpetuamente; de geração em geração cantaremos os vossos louvores.


sábado, 18 de março de 2023

Sob a proteção de São José

 


Oração para consagrar os filhos a São José e confiá-los aos seus cuidados amorosos
 
Ó, glorioso São José! Foi para ti que Deus confiou os cuidados de Seu único Filho, gerado entre os muitos perigos deste mundo. Nós te pedimos para tomar sob tua proteção especial os filhos que Deus nos deu. Através do santo Batismo, eles se tornaram filhos de Deus e membros da Sua santa Igreja. Nós os consagramos a ti hoje! Que, por meio desta consagração, eles possam se tornar também teus filhos adotivos. Guarda-os, guia seus passos na vida, forma seus corações segundo os corações de Jesus e Maria. São José, que sentiu a tribulação e a preocupação dos pais quando o menino Jesus estava perdido, protege nossos queridos filhos para o tempo e a eternidade. Que tu sejas o pai e o conselheiro deles. Deixa-os, como Jesus, crescer em idade, bem como em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Preserva-os da corrupção do mundo, e dá-nos um dia a graça de nos unirmos no Céu para sempre. Amém
 
https://pt.aleteia.org/2019/05/02/preocupadoa-com-seus-filhos-coloque-os-sob-a-protecao-de-sao-jose-com-esta-oracao/

SALMO 77

 


SALMO 77

1Hino de Asaf. Escuta, ó meu povo, minha doutrina; às palavras de minha boca presta atenção. 2Abrirei os lábios, pronunciarei sentenças, desvendarei os mistérios das origens. 3O que ouvimos e aprendemos, através de nossos pais, 4nada ocultaremos a seus filhos, narrando à geração futura os louvores do Senhor, seu poder e suas obras grandiosas. 5Ele promulgou uma lei para Jacó, instituiu a legislação de Israel, para que aquilo que confiara a nossos pais, eles o transmitissem a seus filhos, 6a fim de que a nova geração o conhecesse, e os filhos que lhes nascessem pudessem também contar aos seus. 7Aprenderiam, assim, a pôr em Deus sua esperança, a não esquecer as divinas obras, a observar as suas leis; 8e a não se tornar como seus pais, geração rebelde e contumaz, de coração desviado, de espírito infiel a Deus. 9Os filhos de Efraim, hábeis no arco, voltaram as costas no dia do combate. 10Não guardaram a divina aliança, recusaram observar a sua lei. 11Eles esqueceram suas obras, e as maravilhas operadas ante seus olhos. 12Em presença de seus pais, ainda em terras do Egito, ele fez grandes prodígios nas planícies de Tanis. 13O mar foi dividido para lhes dar passagem, represando as águas, verticais como um dique; 14De dia ele os conduziu por trás de uma nuvem, e à noite ao clarão de uma flama. 15Rochedos foram fendidos por ele no deserto, com torrentes de água os dessedentara. 16Da pedra fizera jorrar regatos, e manar água como rios. 17Entretanto, continuaram a pecar contra ele, e a se revoltar contra o Altíssimo no deserto. 18Provocaram o Senhor em seus corações, reclamando iguarias de suas preferências. 19E falaram contra Deus: Deus será capaz de nos servir uma mesa no deserto? 20Eis que feriu a rocha para fazer jorrar dela água em torrentes. Mas poderia ele nos dar pão e preparar carne para seu povo? 21O Senhor ouviu e se irritou: sua cólera se acendeu contra Jacó, e sua ira se desencadeou contra Israel, 22porque não tiveram fé em Deus, nem confiaram em seu auxílio. 23Contudo, ele ordenou às nuvens do alto, e abriu as portas do céu. 24Fez chover o maná para saciá-los, deu-lhes o trigo do céu. 25Pôde o homem comer o pão dos fortes, e lhes mandou víveres em abundância, 26depois fez soprar no céu o vento leste, e seu poder levantou o vento sul. 27Fez chover carnes, então, como poeira, numerosas aves como as areias do mar, 28As quais caíram em seus acampamentos, ao redor de suas tendas. 29Delas comeram até se fartarem, e satisfazerem os seus desejos. 30Mas apenas o apetite saciaram, estando-lhes na boca ainda o alimento, 31desencadeia-se contra eles a cólera divina, fazendo perecer a sua elite, e prostrando a juventude de Israel. 32Malgrado tudo isso, persistiram em pecar, não se deixaram persuadir por seus prodígios. 33Então, Deus pôs súbito termo a seus dias, e seus anos tiveram repentino fim. 34Quando os feria, eles o procuravam, e de novo se voltavam para Deus. 35E se lembravam que Deus era o seu rochedo, e que o Altíssimo lhes era o salvador. 36Mas suas palavras enganavam, e lhe mentiam com a sua língua. 37Seus corações não falavam com franqueza, não eram fiéis à sua aliança. 38Mas ele, por compaixão, perdoava-lhes a falta e não os exterminava. Muitas vezes reteve sua cólera, não se entregando a todo o seu furor. 39Sabendo que eles eram simples carne, um sopro só, que passa sem voltar. 40Quantas vezes no deserto o provocaram, e na solidão o afligiram! 41Recomeçaram a tentar a Deus, a exasperar o Santo de Israel. 42Esqueceram a obra de suas mãos, no dia em que os livrou do adversário, 43quando operou seus prodígios no Egito e maravilhas nas planícies de Tânis; 44quando converteu seus rios em sangue, a fim de impedi-los de beber de suas águas; 45quando enviou moscas para os devorar e rãs que os infestaram; 46quando entregou suas colheitas aos pulgões, e aos gafanhotos o fruto de seu trabalho; 47quando arrasou suas vinhas com o granizo, e suas figueiras com a geada; 48quando extinguiu seu gado com saraivadas, e seus rebanhos pelos raios; 49quando descarregou o ardor de sua cólera, indignação, furor, tribulação, um esquadrão de anjos da desgraça. 50Deu livre curso à sua cólera; longe de preservá-los da morte, ele entregou à peste os seres vivos. 51Matou os primogênitos no Egito, os primeiros partos nas habitações de Cam, 52enquanto retirou seu povo como ovelhas, e o fez atravessar o deserto como rebanho. 53Conduziu-o com firmeza sem nada ter que temer, enquanto aos inimigos os submergiu no mar. 54Ele os levou para uma terra santa, até os montes que sua destra conquistou. 55Ele expulsou nações diante deles, distribuiu-lhes as terras como herança, fez habitar em suas tendas as tribos de Israel. 56Mas ainda tentaram a Deus e provocaram o Altíssimo, e não observaram os seus preceitos. 57Transviaram-se e prevaricaram como seus pais, erraram o alvo, como um arco mal entesado. 58Provocaram-lhe a ira com seus lugares altos, e inflamaram-lhe o zelo com seus ídolos. 59À vista disso Deus se encolerizou e rejeitou Israel severamente. 60Abandonou o santuário de Silo, tabernáculo onde habitara entre os homens. 61Deixou conduzir cativa a arca de sua força, permitiu que a arca de sua glória caísse em mãos inimigas. 62Abandonou seu povo à espada, e se irritou contra a sua herança. 63O fogo devorou sua juventude, suas filhas não encontraram desponsório. 64Seus sacerdotes pereceram pelo gládio, e as viúvas não choraram mais seus mortos. 65Então, o Senhor despertou como de um sono, como se fosse um guerreiro dominado pelo vinho. 66E feriu pelas costas os inimigos, infligindo-lhes eterna ignomínia. 67Rejeitou o tabernáculo de José, e repeliu a tribo de Efraim. 68Mas escolheu a de Judá e o monte Sião, monte de predileção. 69Construiu seu santuário, qual um céu, estável como a terra, firmada para sempre. 70Escolhendo a Davi, seu servo, e o tomando dos apriscos das ovelhas. 71Chamou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para apascentar o rebanho de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. 72Davi foi para eles um pastor reto de coração, que os dirigiu com mão prudente.


sexta-feira, 17 de março de 2023

Oração para quando você se sentir perdido espiritualmente

 


“Deus de toda a bondade, iluminai minha mente e tocai meu coração, para que eu possa encontrar a verdade sobre Vós e, assim, entender meu propósito no mundo. Eu busco ansiosamente o caminho da vida, para que eu possa seguir-vos e vos encontrar. Que eu nunca me canse de procurar por vós e não fique satisfeito com meias-verdades. Ajudai-me a aprofundar e não seguir o que é popular, mas apenas o que é verdadeiro, bom e belo. Amém”.
 
https://pt.aleteia.org/2020/06/18/oracao-para-quando-voce-se-sentir-perdidoa-espiritualmente

SALMO 76

 


SALMO 76

1Ao mestre de canto, segundo Iditum. Salmo de Asaf. 2Minha voz se eleva para Deus e clamo. Elevo minha voz a Deus para que ele me atenda; 3No dia de angústia procuro o Senhor. De noite minhas mãos se levantam para ele sem descanso; e, contudo, minha alma recusa toda consolação. 4Faz-me gemer a lembrança de Deus; na minha meditação, sinto o espírito desfalecer. 5Vós me conservais os olhos abertos, estou perturbado, falta-me a palavra. 6Penso nos dias passados, 7lembro-me dos anos idos. De noite reflito no fundo do coração e, meditando, indaga meu espírito: 8Porventura Deus nos rejeitará para sempre? Não mais há de nos ser propício? 9Estancou-se sua misericórdia para o bom? Estará sua promessa desfeita para sempre? 10Deus se terá esquecido de ter piedade? Ou sua cólera anulou sua clemência? 11E concluo então: O que me faz sofrer é que a destra do Altíssimo não é mais a mesma... 12Das ações do Senhor eu me recordo, lembro-me de suas maravilhas de outrora. 13Reflito em todas vossas obras, e em vossos prodígios eu medito. 14Ó Deus, santo é o vosso proceder. Que deus há tão grande quanto o nosso Deus? 15Vós sois o Deus dos prodígios, vosso poder manifestastes entre os povos. 16Com o poder de vosso braço resgatastes vosso povo, os filhos de Jacó e de José. 17As águas vos viram, Senhor, as águas vos viram; elas tremeram e as vagas se puseram em movimento. 18Em torrentes de água as nuvens se tornaram, elas fizeram ouvir a sua voz, de todos os lados fuzilaram vossas flechas. 19Na procela ribombaram os vossos trovões, os relâmpagos iluminaram o globo; abalou-se com o choque e tremeu a terra toda. 20Vós vos abristes um caminho pelo mar, uma senda no meio das muitas águas, permanecendo invisíveis vossos passos. 21Como um rebanho conduzistes vosso povo, pelas mãos de Moisés e de Aarão.


quinta-feira, 16 de março de 2023

Acredite:

 


Não há vento que derrube quem está firmado na rocha.
Não há tempestade que afunde o barco em que Jesus está.
Não há mal que vingue em coração cheio de Deus.
Não há circunstâncias que atrapalhem os planos de Deus.
Se Deus está no controle, tudo muda e se transforma a nosso favor, pois Ele usa até as voltas que o mundo dá para nos abençoar.


SALMO 75

 


SALMO 75

1Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Salmo de Asaf. Cântico. 2Deus se fez conhecer em Judá, seu nome é grande em Israel. 3Em Jerusalém está seu tabernáculo, e em Sião a sua morada. 4Lá ele quebrou as fulminantes flechas do arco, os escudos, as espadas e todas as armas. 5O esplendor luminoso de vosso poder manifestou-se do alto das eternas montanhas. 6Foram despojados os guerreiros ousados, eles dormem tranquilos seu último sono. Os valentes sentiram fraquejar suas mãos. 7Só com a vossa ameaça, ó Deus de Jacó, ficaram inertes carros e cavalos. 8Terrível sois, quem vos poderá resistir, diante do furor de vossa cólera? 9Do alto do céu proclamastes a sentença; calou-se a terra de tanto pavor, 10quando Deus se levantou para pronunciar a sentença de libertação em favor dos oprimidos da terra. 11Pois o furor de Edom vos glorificará e os sobreviventes de Emat vos festejarão. 12Fazei votos ao Senhor vosso Deus e cumpri-os. Todos os que o cercam tragam oferendas ao Deus temível, 13a ele que abate o orgulho dos grandes e que é temido pelos reis da terra.