.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Coroinha de Nossa Senhora

 


A “Coroinha da Santíssima Virgem” é uma das orações indicadas aos consagrados à Virgem Maria, segundo o método do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort.
Numa forma mais elaborada, que inclui a possibilidade de a oração ser feita em grupo com um dirigente, a Coroinha de Nossa Senhora pode ser rezada da seguinte forma:
 
D. Concedei-me que Vos louve, Virgem Sagrada,
R. Dai-me valor contra os vossos inimigos.
Credo (creio)
 
I – COROA DE EXCELÊNCIA
Pai Nosso
Ave Maria
Sois Bem-aventurada, Virgem Maria, que levastes em vosso seio o Senhor, Criador do mundo; destes à luz a Quem Vos formou, e Sois Virgem perpétua.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Ó Santa e imaculada virgindade, não sei com que louvores Vos possa exaltar; pois quem os céus não puderam conter, Vós O levastes em vosso seio.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Sois toda formosa, Virgem Maria, e não há mancha original em vós.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Possuís, ó Virgem Maria, tantos privilégios, quantas são as estrelas no céu.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Glória ao Pai
 
II – COROA DE PODER
Pai Nosso
Ave Maria
Glória a Vós, imperatriz do céu, conduzi-nos convosco aos gozos do paraíso.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Glória a Vós, tesoureira das graças do Senhor, dai-nos parte no vosso tesouro.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Glória a Vós, medianeira entre Deus e os homens, tornai-nos propício o Todo-poderoso.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Glória a Vós, que esmagais as heresias e o demônio: sede nossa guia piedosa.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Glória ao Pai
 
III – COROA DE BONDADE
Pai Nosso
Ave Maria
Glória a Vós, refúgio dos pecadores; intercedei por nós junto do Senhor.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Glória a Vós, Mãe dos órfãos; fazei que nos seja propício o Pai Todo-Poderoso.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Glória a Vós, alegria dos justos; conduzi-nos convosco às alegrias do céu.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Ave Maria
Glória a Vós, nossa auxiliadora mui prestimosa na vida e na morte; conduzi-nos convosco para o reino do céu.
D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.
Glória ao Pai
 
Oremos:
Ave, Maria, Filha de Deus Pai;
Ave, Maria, Mãe de Deus Filho;
Ave, Maria, Esposa do Espírito Santo;
Ave, Maria, templo da Santíssima Trindade;
Ave, Maria, Senhora minha, meu bem, meu amor,
Rainha do meu coração,
Mãe, vida, doçura e esperança minha mui querida, meu coração e minha alma.
Sou todo vosso, e tudo o que possuo é vosso, ó Virgem sobre todos bendita.
Esteja, pois, a mim a vossa alma para engrandecer o Senhor;
esteja em mim vosso espírito para rejubilar em Deus.
Colocai-Vos, ó Virgem fiel, como selo sobre o meu coração, para que, em Vós e por Vós, seja eu achado fiel a Deus.
Concedei, ó Mãe de misericórdia, que me encontre no número daqueles que amais, ensinais, guiais, sustentais e protegeis como filhos.
Fazei que, por vosso amor, despreze todas as consolações da terra e aspire só as celestes; até que, para glória do Pai, Jesus Cristo, Vosso Filho, seja formado em mim, pelo Espírito Santo, vosso Esposo fidelíssimo, e por Vós, sua Esposa mui fiel.
 
Sub tuum praesidium (Sob a Vossa Proteção)
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.
 
Fonte: www.pt.aleteia.org (com informações do blog Todo de Maria)

Visitação de Nossa Senhora

 


39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”. 46 E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, 47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.
(Lucas 1,39-48)
 
Encontro de duas promessas
O encontro de Maria e Isabel é a união de dois anúncios: daquele que viria para preparar os caminhos do Senhor e do próprio Salvador, o Cristo. Era o próprio Jesus, ainda no ventre de sua mãe que encontrava o seu precursor, o profeta João Batista, também no seio de sua mãe; que, ao reconhecê-lo, logo que ouviu a saudação de Maria, “estremeceu”, exultou de alegria, como aconteceu com Davi, que dançou diante da arca pela presença do Senhor (cf. 2Sm 6,12-16).
 
A fé que opera obras de amor
A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada Aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que ama a Deus, se não ama o outro. A visitação de Maria à Sua prima nos convoca para essa caridade ativa, para a fé que opera por esse amor de que o outro tanto precisa.
 
Oração
“Virgem Maria, hoje quero pedir a Senhora, minha Mãe, que me dê um coração sensível à dor e ao sofrimento dos meus irmãos, que a Senhora me ensine a sair do meu próprio comodismo e ir em direção aos que necessitam ser encontrados pelo amor e pela misericórdia de Cristo. Peço ainda, Mãe, que a Senhora me dê a graça de ser uma ardente missionária, qualquer que seja o meu campo de missão, que eu saiba levar a Palavra de Deus e que, acima de tudo, eu me esforce para cumprir as promessas de Deus na minha vida. Amém!”
Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!
 
Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Unges minha cabeça com óleo

 


Sempre me perguntei o que significava este versículo do Salmo 23. “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. ² Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. ³ Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome” Salmos 23,1-3.
Pensei que "Ele unge minha cabeça com óleo" era uma linguagem figurada que significava que Deus mantinha o salmista saudável. Nunca conheci este paralelo.
 
"Unges minha cabeça com óleo" Muitas vezes as ovelhas ficam com a cabeça presa em arbustos e morrem tentando se desembaraçar. E há moscas horríveis que gostam de atormentar as ovelhas colocando ovos em suas narinas que depois se tornam vermes e levam as ovelhas a bater suas cabeças contra as rochas, às vezes até a morte. Seus ouvidos e olhos também são suscetíveis ao tormento dos insetos. Então o pastor unge toda a cabeça da ovelha com óleo. E assim a ovelha consegue ter paz. Esse óleo forma uma barreira de proteção contra o mal que tenta destruí-las.
 
Você tem momentos de tormento mental? Pensamentos preocupantes invadem sua mente vezes sem conta? Você bate com a cabeça na parede tentando pará-los? Você já pediu a Deus que ungisse sua cabeça com óleo? Ele tem um suprimento infinito.
Seu óleo protege e torna possível que você consiga fixar seu coração, mente e olhos Nele... hoje e sempre!
Há paz no vale! Que nosso Pai unja nossas cabeças com óleo hoje e sempre para que nossas vidas transbordem do seu espírito. Amém!
PS: Quando pronunciamos "Amém " estamos afirmando: "Ele está aqui entre nós" ou Ele se faz presente".
 
Heloisa Ignacio

Corpus Christi

 


Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56).

A Eucaristia é a realização da promessa de Jesus que disse: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos” (Mt 28).
 
Jesus, Pão do céu e médico celeste que cura e liberta todos aqueles que o buscam. Só ele é capaz de preencher os nossos vazios existenciais e plenificar nossa vida. Façamos parte do seu discipulado! A vida cristã consiste em viver em Jesus Cristo, com Jesus Cristo e por Jesus Cristo neste mundo, ou seja, fazer da vida uma Eucaristia para os irmãos, como Fez o Senhor Jesus. Que o Senhor Jesus, visibilizado pelo dom celestial da Eucaristia, abençoe nossas famílias.
 
Fonte: CNBB

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Prece de Cáritas

 


Deus nosso Pai, que sois todo poder e bondade. Dai força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
DEUS! Dai ao viajor a estrela-guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
PAI! Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
SENHOR! Que a Vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste. Piedade, Senhor, para aquele que não Vos conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte a Paz, a Esperança e a Fé.
DEUS! Um reflexo, uma centelha do Vosso amor, pode abrasar a Terra! Deixai-nos beber na fonte da Vossa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. Um só coração um só pensamento subirão até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos de braços abertos, oh, Poder! Oh, Bondade! Oh, Perfeição! E queremos de alguma forma merecer a Vossa misericórdia.
DEUS! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós! Dai-nos a caridade pura! Dai-nos a Fé e a Razão! Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde deve refletir a Vossa Imagem.

Salmo 150,1-2

 


Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento. Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita.
Sl 150,1-2
 
Chegamos hoje ao final da novena. Agradecemos a Deus por todas as bênçãos alcançadas nesses 150 dias de oração e exercício de fortalecimento do espírito. Que o Senhor nos encontre cada vez mais fortalecidos na fé.

Murmuração: e se você conseguisse parar de reclamar?

 


Você é um reclamão profissional? Esse mau hábito certamente cansa a você mesmo e àqueles que estão ao seu redor! E se você pudesse se livrar dele em 21 dias?
 
Uma pulseira para o manter motivado
A conselheira familiar Christine Lewicki compartilha os segredos de um método simples que ela mesma testou a eficácia: pare de reclamar em 21 dias. Mãe de três filhos, ela admite ter se lançado nesse desafio ... “[quando] percebi que o que estava me minando eram todos aqueles momentos em que eu mais murmurava e reclamava”. “Reclamar é culpar o outro por nos colocar em uma situação frustrante”, explica a especialista. “Parar de reclamar é decidir não desempenhar mais o papel de vítima e, portanto, assumir o controle da vida”.
 
Mas por que vinte e um dias? para se livrar de um hábito e substituí-lo por outro.
Para se motivar, Christine Lewicki sugere usar uma pulseira que deve permanecer pendurada no mesmo pulso durante todo o período de cura ou desintoxicação. À menor murmuração, a pulseira muda de braço e você precisa começar a contar os dias do zero novamente.
 
Vamos lá para um lifting comportamental!
Para começar, faça uma lista das suas reclamações habituais. Depois, pergunte a si mesmo se não tende a exagerar os fatos só para ser ouvido ou para chamar a atenção. “Não aguento mais”, “Sempre sou eu quem cuida de tudo”.
Então dê uma olhada na sua famosa lista. Você perceberá que algumas das razões pelas quais você está reclamando podem ser simplesmente removidas. Só é preciso um pouco de vontade e organização. Evite perder o controle.
 
E se você escolhesse a felicidade?
Christine Lewiciki também observa que tendemos a acreditar que tudo seria melhor se nosso ambiente mudasse. Que a vida seria melhor sem todas as obrigações diárias. No entanto, “nossa felicidade depende de nós e não das circunstâncias externas. Ela vem da maneira como encaramos as pequenas coisas a cada dia”, diz a especialista.
Essa é a história do copo meio vazio ou meio cheio: escolher um ao invés do outro é uma questão de vontade.
Santa Teresa de Lisieux explicou isso de forma magnífica: “A única felicidade na Terra é de se aplicar em sempre achar deliciosa a parte que Jesus nos dá”. Escolha voluntariamente a felicidade.
 
Celebre, agradeça, renda graças ao invés de reclamar
Sabemos bem que a nossa natureza abomina o vazio, o vácuo. “Portanto, é importante substituir suas palavras vácuo”. “Portanto, é importante substituir suas palavras negativas por palavras de comemoração”, conclui a conselheira. Celebrar, agradecer, dar graças por tudo que temos e pela sorte de ter.
 
Élisabeth Caillemer - Edifa [Texto adaptado]

terça-feira, 28 de maio de 2024

Oração do Silêncio

 


Senhor, como fogo que abranda, como mar que aquieta, quero deixar extinguir em mim, pouco a pouco todo o rumor. Desejo o silêncio do teu sacrário, onde Tu, Senhor, Te revelas, e nos falas, e nos santificas: silêncio à minha volta, silêncio na minha alma, silêncio! Olhos fechados para o que me cerca, olhos abertos para a realidade divina que mora em mim. Senhor, que vives na minha alma, que és o meu doce hóspede, o companheiro, o amigo de todas as horas, faz que eu esteja sempre atento à tua presença em mim; que eu, sinta que nunca estou só, que eu saiba que todas as minhas ações são feitas na tua presença. Contigo, em Ti e por Ti; e assim, cheio de Ti, Senhor, eu vá por toda a parte a semear nas almas a tua vida divina. Assim seja.


Salmo 149,3-4

 


Em coros louvem o seu nome, cantem-lhe salmos com o tambor e a cítara, porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória.

Sl 149,3-4


Ladainha de Nossa Senhora: o significado de 13 invocações “curiosas”

 


Vaso Honorífico... Torre de Marfim... Casa de Ouro... Por que nos referimos assim a Maria?
 
A estrutura da ladainha de Nossa Senhora
As invocações iniciais não se dirigem a Nossa Senhora, mas a Nosso Senhor Jesus Cristo e à Santíssima Trindade: “Senhor, tende piedade de nós! Jesus Cristo, ouvi-nos!”... Por quê? Porque tudo em Nossa Senhora nos conduz ao seu Filho divino e, por meio dele, à Santíssima Trindade, que é o nosso fim supremo. A Santíssima Virgem Maria é o melhor caminho para chegarmos a Deus.
Após essa introdução da ladainha, seguem-se três invocações nas quais pronunciamos o nome da Virgem, Santa Maria, e lembramos dois dos seus principais privilégios: ser Mãe de Deus e Virgem das virgens.
Em seguida, há vários grupos de invocações a Nossa Senhora:
  • 13 invocações para honrarmos a maternidade de Nossa Senhora;
  • 6 invocações para honrarmos a sua virgindade;
  • 13 invocações que são figuras simbólicas;
  • 4 invocações da sua misericórdia;
  • e, finalmente, 12 invocações de Maria como Rainha.
 
As 13 figuras simbólicas
Em geral, é no grupo das 13 invocações com figuras simbólicas que surgem as maiores dificuldades de compreensão por parte dos fiéis. A nossa civilização tem se fechado para o simbolismo, de modo que aquilo que até poderia ser evidente em outras épocas é hoje obscurecido pelo espírito prático da vida contemporânea, que não favorece a meditação nem a contemplação das maravilhas da criação.
Eis o significado dessas 13 invocações simbólicas:
 
Espelho de Justiça — Justiça, aqui, entende-se no sentido mais amplo de santidade. Nossa Senhora é chamada assim porque é um espelho da perfeição cristã. Toda perfeição pode ser admirada nela, do mesmo modo como podemos admirar uma luz refletida na água.
Sede da Sabedoria — Nosso Senhor Jesus Cristo é a Sabedoria, pois, sendo Deus, tudo sabe e tudo conhece. E se Nossa Senhora o levou dentro de si durante nove meses, ela foi, por isso mesmo, a sede da Sabedoria – e continua a sê-lo, pois nela, infalivelmente, encontramos Nosso Senhor.
Causa de Nossa Alegria — A verdadeira alegria vai muito além do riso, até porque rir muito nem sempre significa felicidade. A maior alegria que um homem pode ter é a de salvar-se e estar com Deus por toda a eternidade. Ora, antes da vinda de Nosso Senhor, o Céu estava fechado para nós. Foi o sacrifício do Calvário que nos reconciliou com o Criador e nos proporcionou a verdadeira e eterna felicidade. E como foi por meio de Nossa Senhora que o Redentor da humanidade veio à Terra, Maria Santíssima é, desta forma, causa da nossa maior alegria.
Vaso Espiritual — Nada tem mais valor do que a verdadeira fé. Na Paixão e Morte de Nosso Senhor, quando até os Apóstolos duvidaram e fugiram, foi Nossa Senhora quem recolheu e guardou, como num vaso sagrado, o tesouro da fé inabalável.
Vaso Honorífico — Em nossa época, a honra quase não é considerada: pelo contrário, muitas vezes a falta de caráter e de vergonha é que é louvada, como nas manifestações ditas culturais em que se enaltecem desvios de comportamento como a “malandragem” – e depois se queixam dos resultados óbvios de violência, corrupção e colapso da cidadania... No entanto, a honra é um valor em si mesmo. Nossa Senhora guardou cuidadosamente em sua alma todas a graças recebidas, mantendo a honra apesar da decadência do gênero humano. Se não tivesse existido Nossa Senhora, ficaria faltando na criação quem representasse a perfeição da criatura, fiel até o extremo heroísmo.
Vaso Insigne de Devoção — Devoto quer dizer dedicado a Deus. A criatura que mais se dedicou e viveu em função de Deus foi Nossa Senhora, tendo-o realizado de forma tal que melhor é impossível.
Rosa Mística — A rosa é considerada tradicionalmente a rainha das flores, a que possui de forma mais definida e esplêndida tudo quanto caracteriza uma flor. Igualmente, no campo da vida espiritual e mística, Nossa Senhora possui da forma mais primorosa tudo aquilo que representa a perfeição.
Torre de Davi — Lemos na Sagrada Escritura que o rei Davi tomou a fortaleza de Jerusalém dos jebuseus e edificou a cidade em torno dela. Naturalmente, o rei Davi fortificou a cidade para torná-la inexpugnável, dotando-a de forte guarnição. A Igreja Católica é a nova Jerusalém e nela temos uma torre ou fortaleza que nenhum inimigo pode destruir: Nossa Senhora. Ela constitui o ponto de maior resistência e melhor defesa. Por isso, nesta invocação honramos Nossa Senhora reconhecendo que nunca houve, nem haverá, quem melhor proteja os fiéis e defenda a honra de Deus do que ela.
Torre de Marfim — O marfim é um material de raras caraterísticas naturais: ele é ao mesmo tempo muito forte e muito claro, o que gera um aparente contraste entre suavidade e força. Igualmente, Nossa Senhora é muito forte espiritualmente, a maior inimiga dos inimigos de Deus, e, ao mesmo tempo, é de uma pureza e suavidade alvíssima. Ela contraria as ideias falsas de que as coisas de Deus devam ser adocicadas e piegas e de que a força verdadeira deva ser bruta.
Casa de Ouro — O ouro é considerado o mais nobre dos metais. Se tivéssemos que receber o próprio Deus, procuraríamos fazê-lo numa casa que não fosse superável: daí a comparação com uma casa de ouro. Ora, a Santíssima Virgem é essa casa insuperável, a “casa de ouro” que acolheu Nosso Senhor quando Ele veio ao mundo.
Arca da Aliança — No Antigo Testamento, ficavam guardadas na Arca da Aliança as tábuas da Lei dadas por Deus a Moisés, bem como um punhado do maná milagrosamente recebido no deserto. Por isso, ela lembrava as promessas e a proteção de Deus. Nossa Senhora é, no Novo Testamento, a Arca da Aliança que protege o povo eleito da Igreja e recorda as infinitas misericórdias de Deus.
Porta do Céu — Nossa Senhora é invocada deste modo porque foi por meio dela que Jesus veio à Terra e é por Ela que nos vêm todas as graças voltadas a nos levar ao Céu, a nossa morada eterna. Assim, Ela favorece a nossa entrada no Céu.
Estrela da Manhã — Pouco antes de nascer o sol, quando a escuridão é maior e vai começar a clarear, aparece no horizonte uma estrela de maior luminosidade. Depois, quando as outras estrelas desaparecem na claridade nascente, ela ainda permanece. Assim foi Nossa Senhora, pois o seu nascimento significava que logo nasceria o Sol de Justiça, Nosso Senhor Jesus Cristo. E quando a Fé se perdia até entre o povo eleito, Ela continuava a acreditar e esperar. Ela é o modelo da perseverança na provação e o anúncio da Luz que virá.
 
Estas são, resumidamente, algumas explicações das mais “curiosas” invocações marianas que compõem a Ladainha Lauretana. Compreendê-las certamente nos ajudará a rezar com maior fervor tão meritória oração.
_________
Adaptado de texto de André Damino em “Na escola de Maria”, Ed. Paulinas, 4ª edição, São Paulo, 1962.
Fonte: Portal Aleteia

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Oração do Papa Francisco ao Espírito Santo

 


Durante a homilia da Solenidade de Pentecostes celebrada na Basílica de São Pedro em 21 de maio de 2020, o Papa Francisco propôs uma oração especial ao Espírito Santo, para que ele reacenda “em nós a lembrança do dom recebido”.
 
“Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer o bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém.”
 
Fonte: Portal Aleteia

Salmo 148,13

 


Louvem todos o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso. Sua majestade transcende a terra e o céu.

Sl 148,13


Oração para a bênção do local de trabalho

 


Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisas e santificador de todas as criaturas:
Suplicamos a tua bênção e proteção sobre este local de trabalho.
Que a graça de teu Espírito Santo habite dentro destas paredes, para que não haja contenda nem desunião.
Afasta deste lugar toda inveja!
Que teus anjos de luz acampem ao redor deste estabelecimento, e somente a paz e a prosperidade habitem este local.
Concede aos que aqui trabalham um coração justo e generoso, para que o dom da partilha aconteça e as tuas bênçãos sejam abundantes.
Dá saúde aos que retiram deste lugar o sustento da família, para que saibam sempre cantar louvores a ti.
Por Cristo Jesus. Amém!

domingo, 26 de maio de 2024

Oração da mulher vitoriosa

 


Que esta seja a sua oração diária!
 
Senhor Jesus Cristo, que sempre estás comigo, hoje, prostro-me a teus pés e rendo-me ao Teu imenso amor.
Sei que não estou sozinha neste vale de lágrimas, pois comigo estás e sempre guias meus passos.
Apesar das minhas feridas, que ainda sangram em minha alma, eu confio em Tua infinita misericórdia, que derrama o bálsamo do amor em minha alma tão machucada e cansada.
Sim, Senhor, contigo sou vitoriosa, e vou superar, a cada dia, as dificuldades, pois eu confio que contigo posso realizar os sonhos que sonhaste, um dia, para mim.
Ao Teu lado, Senhor, vou atravessar desertos e tempestades, vales tenebrosos que parecem intransponíveis.
Conduze-me, meu Amado Senhor, às planícies da paz, onde irei colher as mais belas flores da vitória.
Amém!”
 
Por Pe. Flávio Sobreiro, via Canção Nova

Salmo 147,1-2

 


Louva, ó Jerusalém, ao Senhor; louva o teu Deus, ó Sião, porque ele reforçou os ferrolhos de tuas portas, e abençoou teus filhos em teu seio.

Sl 147,1-2


Solenidade da Santíssima Trindade

 


“Uma solenidade para contemplar e louvar o mistério do Deus de Jesus Cristo, que é um na comunhão de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Para celebrar com sempre novo espanto Deus-Amor, que nos oferece sua vida de graça e nos pede para espalhá-lo no mundo. (...). Portanto, a Solenidade da Santíssima Trindade nos faz contemplar o mistério de Deus que incessantemente cria, redime e santifica, sempre com amor e por amor e a toda criatura que o acolhe, dá a oportunidade de refletir um raio de sua beleza, bondade e verdade.” (Papa Francisco, na hora do Angelus de 2018)
Fonte: CNBB
 
“Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente.”
Fonte: Arquidiocese de Maringá

sábado, 25 de maio de 2024

Deus da Aliança

 


Deus da Aliança, tu nunca me faltas com o teu amor. Carregado das minhas falhas e infidelidades, venho, uma vez mais, reconciliar-me contigo. Vem em auxílio da minha fraqueza e ajuda-me a corresponder ao teu amor indefectível, com o arrependimento e a boa vontade para retribuir amor com amor e gratidão. Amém.


Salmo 146,5

 


Grande é o Senhor nosso e poderosa a sua força; sua sabedoria não tem limites.

Sl 146,5


Precisa ter mais paciência?

 


Talvez a paciência seja uma das virtudes que a humanidade mais precisa hoje em dia
Se você deseja crescer em paciência, a melhor coisa a fazer é pedir ajuda a Deus. Ele lhe dará muitas oportunidades de ser paciente e, quando o fizer, você deve estar pronto. Reze:
 
“Ó Redentor Misericordioso e Deus de infinita paciência! Fico surpreso com vossa paciência incansável, sempre esperando que voltemos a Vós. Ajudai-me a vos imitar e concedei-me um aumento de paciência em todas as adversidades desta vida. Ofereço-vos todos os meus sofrimentos exteriores e interiores por essa intenção. Fortalecei minha fraqueza, confirmai esta minha resolução de esperar pacientemente por todas as coisas. Coloco tudo isso dentro do vosso coração paciente. Amém.”
 
Philip Kosloski
Fonte: Portal Aleteia

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Oração contra a raiva e suas feridas em nosso coração

 


A oração que compartilhamos a seguir é uma adaptação da prece proposta pelo Pe. Reginaldo Manzotti pela libertação das mágoas e do rancor.
 
“Senhor Jesus, Tu sabes curar os corações feridos e atribulados.
Eu te peço que cures as feridas que atormentam o meu coração. Peço, de modo especial, que Tu me cures de toda a raiva que inflama o meu coração.
Eu permito, Senhor, que Tu entres na minha vida, na minha alma, e limpes dela toda a raiva que eu guardo no meu coração, seja momentânea, seja duradoura.
Senhor Jesus, Tu conheces os meus problemas, angústias, limitações: eu coloco todos eles nas Tuas Santas Chagas.
Eu te peço, pelas Tuas Cinco Chagas, das quais jorra toda a Misericórdia: cura todas as feridas que estão no meu coração, grandes e pequenas, especialmente as feridas causadas pela minha raiva, pela minha fúria, pela minha ira.
Cura as feridas das lembranças que me causam raiva. Cura a minha incompreensão que se transforma em raiva. Cura a minha impaciência, o meu destempero, o meu descontrole!
Concede-me a graça de respirar fundo, de segurar as minhas explosões, de esfriar a cabeça e aprender a esperar com autocontrole, até que a exasperação se acalme e eu possa refletir com serenidade, com equilíbrio, com ponderação, em vez de me deixar arrastar pelos rompantes de cólera que só trazem dor para mim e para o próximo!
Senhor, pelas Tuas Santas Chagas, dá-me forças para me segurar, para me colocar no lugar do outro, para compreender e perdoar todas as pessoas cujos atos, palavras e omissões me tiram do sério, me irritam, me exasperam!
Cura as feridas da raiva no meu coração e dá-me o bálsamo da Tua mansidão, paciência, empatia, compreensão, caridade, Amor!
Eu Te ofereço o meu coração. Aceita-o, Senhor! Purifica-o e dá-me os sentimentos do Teu Divino Coração.
Ajuda-me a ser humilde e afetuoso.
Liberta-me, Jesus, por Tuas Santas Chagas, de toda raiva.
Liberta-me, Jesus, por Tuas Santas Chagas, de toda raiva.
Liberta-me, Jesus, por Tuas Santas Chagas, de toda raiva.
Jesus, manso e humilde de coração, faze o meu coração semelhante ao Teu.
Amém.”
 
Fonte: Portal Aleteia

Salmo 145,5-6



Feliz aquele que tem por protetor o Deus de Jacó, que põe sua esperança no Senhor, seu Deus. É esse o Deus que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm; que é eternamente fiel à sua palavra.

Sl 145,5-6 

Nossa Senhora Auxiliadora

 


Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos, nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada.
Amém.
 
Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Prece para a noite

 


Visita nossa casa, oh Senhor, ilumina-a com a Tua luz e livra-a de toda fonte do mal. Envia os teus Santos Anjos para habitarem conosco para que possamos descansar em tua paz. Que a Tua bênção esteja sempre sobre nós por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.


Salmo 144,18

 


O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade.

Sl 144,18


Bênção simples da casa

 


Uma das ações mais importantes a se fazer ao se mudar é fazer uma oração de bênção da casa ou do apartamento. Mas, mesmo que você não tenha se mudado recentemente, você pode renovar essa bênção. É uma bela maneira de convidar a presença de Deus para sua casa e pedir-lhe que derrame muitas graças sobre você.
 
Bênção de uma nova casa
“Abençoa, ó Senhor, Deus todo-poderoso, este lar, para que seja abrigo de saúde, de pureza, de conquistas, de humildade, bondade, obediência aos mandamentos e ação de graças a Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Que Suas bênçãos permaneçam para sempre nesta casa/apartamento e naqueles que aqui vivem. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
 
Fonte: Portal Aleteia

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Oração em honra de Santa Rita

 


Ó Deus, que Vos dignastes comunicar a Santa Rita tanta graça, que Vos imitou no amor aos seus inimigos, trazendo no seu coração e na sua fronte os sinais da Vossa caridade e Paixão, nós Vos rogamos nos concedais, por sua intercessão e méritos, amar os nossos inimigos e contemplar continuamente, com o espinho da compunção, as dores da Vossa paixão.
Vós que viveis e reinais pelos séculos. Amém.

Dia do Abraço

 

Um abraço tem tantas camadas...
de afeto
sentimento
acolhimento
proteção.
Que estejamos sempre aptos à reciprocidade de um abraço sincero.
 
Feliz Dia do Abraço!


“Tudo que a gente sofre, num abraço se dissolve.”
Jota Quest
#DiaDoAbraço

Salmo 143,3-4

 


Que é o homem, Senhor, para cuidardes dele, que é o filho do homem para que vos ocupeis dele? O homem é semelhante ao sopro da brisa, seus dias são como a sombra que passa.

Sl 143,3-4


Santa Rita de Cássia

 


Oração a Santa Rita por uma causa impossível
 
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração. (Faça seu pedido)
Alcançai a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia.
Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.