.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Aborrecer-se


 

– Mestre, queria lhe perguntar algo. Como faço para não me aborrecer com as pessoas? Algumas falam demais, outras são maldosas e invejosas. Algumas são indiferentes. Não gosto das que são mentirosas e sofro com as que caluniam.

– Viva como as flores! advertiu o mestre.

– Mas como? Como é viver como as flores? perguntou a jovem.

– Repare nestas flores... – continuou o mestre, apontando os lírios que cresciam no jardim. – Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.

Não é sábio permitir que os erros e defeitos dos outros o impeçam de ser aquilo que Deus espera de você. Precisamos entender que os defeitos deles são deles, e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimentos.

Exercitar a virtude é rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores. Você não precisa focar os erros alheios, justificando assim sua insatisfação com a vida e as circunstâncias.

Tire a boa parte do adubo que chega até você! Seja uma flor cujo aroma é agradável aos que estão ao seu redor. Exale esse bom perfume! Não deixe que o seu foco esteja no adubo.


(D.a.)

Do sacrifício


 

Um dos símbolos sagrados do cristianismo é a figura do pelicano. A explicação é simples: na total ausência de comida, o pelicano abre o seu peito com o bico e oferece a própria carne aos seus filhotes.
Entretanto, muitas vezes somos incapazes de entender as bênçãos que recebemos como presentes de Deus. Muitas vezes não percebemos o que Ele faz para nos manter espiritualmente alimentados.
Uma velha história nos fala de um pelicano que – durante um inverno rigoroso – consegue sobreviver ao seu autossacrifício por alguns dias, oferecendo a sua própria carne aos filhos.
Quando, finalmente, morre de fraqueza, um dos filhotes comenta com o outro: “ainda bem. Eu já estava farto de comer todos os dias a mesma coisa”.
 
Paulo Coelho
------------------
 
É isto que somos às vezes, ingratos perante aqueles que são capazes dos maiores gestos de altruísmo em nome do amor. Por vezes estamos tão cegos, que não somos capazes de agradecer tudo o que de bom a vida nos dá. Neste momento é isto que tento fazer, ver tudo o que tenho de bom na minha vida, centrar todos os meus pensamentos naquilo que tenho e não naquilo que não tenho. Só assim consigo ir mais além.

Gratidão


 

“Um simples pensamento de gratidão elevado ao Céu é a mais perfeita oração.”

Gotthold Ephraim Lessing

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Ajudando


 

Você nem sempre terá o que deseja, mas, enquanto estiver ajudando aos outros, encontrará os recursos de que precise.
Não se marginalize. Trabalhe.
Não reclame. Desculpe.
Não se lastime. Avance.
Não complique. Simplifique.
Cada qual de nós, seja onde for, está sempre construindo a vida que deseja.
 
Francisco C. Xavier

Dicas do dia


 

Ame as pessoas que te fazem bem.
Ore por aquelas que te fazem mal.
Não deixe a opinião dos outros controlar a sua vida.
Aceite errar, faz parte do seu crescimento.
Confie no que Deus tem planejado para você!

Ao novo despertar


 

Ao raiar do dia, digamos “bom dia!” ao novo despertar que Deus nos proporciona. É uma nova chance de continuarmos firmes e confiantes rumo ao que queremos de melhor para nossa vida.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Provérbio polonês


 

“Um prato bem-decorado não alimenta.” Quanta sabedoria neste provérbio! Não nos podemos guiar pelas aparências, pela exterioridade. O prato pode ser bonito. Pode ser obra de arte, pode servir para ornamentar uma parede. Mas o prato artístico vazio não me dá comida. Se meu caso é fome, a pintura valiosa do prato não me ajuda em nada. Palavras bonitas não alimentam o pobre. Nem mesmo palavras piedosas. Se o faminto for escolher entre o prato decorado e uma conchada de feijão em prato de plástico, vai escolher o prato de plástico. E quanto mais feijão houver, mais feliz vai ficar. Se tenho de dar um presente a um colecionador de arte, darei um prato decorado. Se tenho de dar de comer a um pobre, devo lhe dar arroz e feijão.
 
Frei Clarêncio Neotti, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Acreditar e agir


 

Um viajante caminhava pelas margens de um grande lago de águas cristalinas e imaginava uma forma de chegar até o outro lado, onde era seu destino.
Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem de cabelos brancos quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. Era um barqueiro.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. O viajante olhou detidamente e percebeu o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, observou que eram mesmo duas palavras. Num dos remos estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.
Não podendo conter a curiosidade, perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos.
O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito ACREDITAR, e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo em que estava escrito AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando calmamente à outra margem.
Então o barqueiro disse ao viajante:
- Este barco pode ser chamado de autoconfiança. E a margem é a meta que desejamos atingir.
- Para que o barco da autoconfiança navegue seguro e alcance a meta pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo e com a mesma intensidade: agir e acreditar.
Não basta apenas acreditar, senão o barco ficará rodando em círculos, é preciso também agir para movimentá-lo na direção que nos levará a alcançar a nossa meta.
Agir e acreditar. Impulsionar os remos com força e com vontade, superando as ondas e os vendavais e não esquecer que, por vezes, é preciso remar contra a maré.
 
(Autor desconhecido)
 
E você? Está remando com firmeza para atingir a meta a que se propôs?
Se o barco da sua autoconfiança está parado no meio do caminho ou andando em círculos, é hora de tomar uma decisão e impulsioná-lo com força e com vontade.
Lembre-se que só você poderá acioná-lo utilizando-se dos dois remos: agir e acreditar.

O amor tudo supera


 

“O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós.”

Santa Dulce dos Pobres

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Terço do Louvor


 

No início:
- Credo
- Pai Nosso
- Ave-Maria
- Glória
 
No lugar do Pai-Nosso:
“Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie Vossos louvores.” (Salmo 50,17)
 
No lugar das Ave-Marias:
“Jesus, Te louvo e Te bendigo...”
(coloque aqui o motivo do seu louvor, em palavras ou pensamento, por exemplo:
Jesus, Te louvo e Te bendigo
... pela minha família;
... pelo meu emprego;
... pelos meus filhos etc.)
 
No final de cada dezena:
Rezar o Glória.
 
(Extraído do livro “No Poder do Louvor” de Italo J. Passanezi Fasanella)

A Oração da Alegria


 

Senhor!
Na calma deste momento, furtando-me do torvelinho da vida, eu me recolho em ti.
Olha, Senhor! Olha minha audácia: na singeleza da minha oração eu te dou minha alegria.
Como é bom ser alegre. Obrigado, Senhor. Foi teu dom. Como é agradável ter a alma em paz. Ela é tua também. Como é maravilhoso ter a alma branda... razão de ser de toda alegria!
Senhor! nos dias ensolarados e nas noites entreabertas, um sorriso sincero indique a alegria sempre em mim.
Saiba eu sorrir a ti, no meu irmão que passa preocupado, desanimado e oprimido... Sorria eu a ti, no meu próximo que em mim te procura... Sorria eu a ti, na criancinha inocente que de mim espera algo de ti, o Papai do Céu... Sorria eu a ti no próximo, e a ti em mim mesmo, para sempre fazer e ser feliz!...
Sorria eu, Senhor, para aprender com teu salmista, a servir o Senhor na alegria!
Sorria eu, ainda que não saiba sorrir, pois é verdade: mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir.
 
Pe. Bruzzi
Via “O Poder da Oração – rezar com o Espírito Santo”, Vol. 2, Ed. Santuário

Abençoada semana!


 

“Um pouco de calma. Um agrado na alma. E uma alegria por dia. Abençoada seja a semana que se inicia!”

Ro Fagundes

domingo, 6 de abril de 2025

5º Domingo da Quaresma


 

5º Domingo da Quaresma
Jo 8,1-11
 
Um grupo de falsos religiosos coloca Jesus à prova. Jesus não cria drama, não se escandaliza, muito menos condena a pobre mulher flagrada no pecado de adultério. Ela é o símbolo da pessoa sem defesa, pobre, sem amanhã. Pela misericórdia divina, ninguém deve ser reduzido ao erro que comete. A vida é sempre mais! Jesus tem uma palavra firme: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” Sutil e inteligente, cheia de sabedoria e misericórdia. Jesus mostra que, ninguém pode julgar e condenar ninguém. É muito fácil lançar pedras contra alguém. Difícil é olhar-se no espelho e ver-se como realmente se é. Jogar pedra no outro nos faz esquecer quem somos. Para esconder nosso pecado, “apedrejamos” os outros. Importante pôr-se no lugar do outro, mergulhar para dentro de si mesmo e ver as próprias fragilidades e hipocrisias.
 
Frei Germano Guesser, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Oração do Papa João Paulo II pelas famílias


 

Oh Deus, origem de toda Paternidade
Pai, Tu que és amor e vida
Faz que as famílias se convertam
em verdadeiros santuários da vida e do amor!

Te pedimos isso, por meio de teu Filho,
Jesus Cristo e do Espírito Santo,
fonte do Amor de Deus!
Faz que tua graça,
guie os pensamentos e as obras dos esposos,
para o bem das famílias.
Faz que os jovens encontrem
na família um forte apoio,
para seu crescimento na verdade e no amor.
Faz que o amor,
reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio,
se revele mais forte que qualquer dificuldade
e crise pelas quais passam nossas famílias.

Finalmente, te pedimos por intercessão
da Sagrada Família de Nazaré,
que a Igreja em todas as nações
possa cumprir com êxito sua missão
na família e por meio da família.

Tu, que és a Vida, a Verdade e o Amor,
na unidade do Filho e do Espírito Santo.
Amém!

 

Fonte: Canção Nova

Um novo caminho!


 

REZANDO NA QUARESMA
Um novo caminho!
 
Deus, nosso Pai! Em alguns momentos de nossa vida somos surpreendidos pelos julgamentos e por acusações. Momentos difíceis, nos quais pensamos em desistir de tudo. Uma mulher, certa vez esteve aos pés do teu Filho, pensando que tudo havia terminado. Mas tua misericórdia falou mais alto! Levantaste aquela mulher do apedrejamento e destes a ela o que nós tanto queremos: um novo caminho por trilhar! Muitas vezes, Senhor, nosso passado é uma fonte cheia de mágoas e tristezas. Levanta-nos das dores do que já passou e ajuda-nos a trilhar o caminho do futuro, lugar da Páscoa, lugar da vida nova! Tudo isto te pedimos em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!
 
Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Sua vida, seus pensamentos


 

“A sua vida será sempre o que você está mentalizando constantemente. Em razão disso, qualquer mudança real em seus caminhos, virá unicamente da mudança de seus pensamentos.”

André Luiz

sábado, 5 de abril de 2025

Oração à Virgem do Silêncio


 

A palavra deve nascer do silêncio e o silêncio da palavra (…) Para ver a Deus, é necessário o silêncio”, Santo Agostinho.
 
Ó Mãe do silêncio e da humildade!
Ó Maria, Mãe querida de Jesus e minha, ensinai-me vosso silêncio pleno de palavras de vida eterna.
Ensinai-me vosso silêncio cheio de unção para ouvir a Palavra do Pai, a Palavra do Amor.
E esta Palavra, encontrando em mim o silêncio, me encherá do divino silêncio, mais eloquente que todos os discursos, para falar em mim a Vida transbordante da Trindade.
Mãe, com este silêncio divino, neste silêncio virginal, ensinado por vós, ó Maria, eu saberei descer tão baixo, tão baixo, que só vosso amor misericordioso possa encontrar-me, e continuar em mim, vossa obra de misericórdia. Amém! Aleluia.
 
Serva de Deus Madre Tereza Margarida – “Nossa Mãe”

Dia dos Filhos


 

Oração para abençoar os filhos

Pai querido, venho a Ti com um coração cheio de amor e gratidão pelos meus filhos. Peço que derrames tuas bênçãos sobre eles. Que cresçam em sabedoria, saúde e amor. Protege-os de todo mal, guarda-os em teus braços amorosos. Que sejam pessoas íntegras, generosas e cheias de compaixão.
Abre portas de oportunidades em suas vidas e guia-os no caminho certo. Que sejam felizes e realizados em tudo o que fizerem. Que a tua presença esteja sempre com eles, trazendo paz, alegria e esperança.
Agradeço, Pai, por esses tesouros que Tu me confiaste. Em nome de Jesus, amém.
 
Fonte: Bíblia Sagrada Online

Maria Santíssima


 

Maria Santíssima

Concedei que, por meio do Vosso Imaculado e Materno Coração, sejamos curados de todas as doenças espirituais.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Como se reza a via-sacra?


 

Seguir Jesus enquanto ele caminha para a morte é perturbador; essa não é uma oração confortável. Mas ao nos lembrarmos da Via Sacra, caminharmos com Jesus e tomarmos nossas próprias cruzes, como Jesus nos chama a fazer, somos tirados de nosso egoísmo. Ficamos mais dispostos a ser pacientes, amar e nos sacrificar. Nós nos tornamos mais parecidos com as pessoas que Deus nos criou para ser quando nos lembramos do sacrifício de Cristo.
 
ORAÇÃO INICIAL
Senhor, concede-me a graça de compartilhar contigo o caminho da cruz, penetrar teus pensamentos e sentimentos: o que pensavas, o que sentias enquanto carregavas a cruz pela humanidade, por mim? Ajuda-me a compreender um pouco mais do que esta via dolorosa significou para ti. Com a minha pequenez, eu me atrevo a caminhar contigo nestas estações, deixando-me impressionar pela contemplação do teu mistério, buscando teu olhar de dor, de agonia, de morte, de paz.
 
Jaculatórias antes e depois de cada estação
ANTES de cada estação:
Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo”.
DEPOIS cada estação:
Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição”.
 
1ª ESTAÇÃO: Jesus é julgado, acusado falsamente, caluniado, abandonado pelos seus amigos e injustamente condenado à morte.
Oração: Guardaste silêncio. Ó Jesus silencioso, ensina-me a calar e a guardar silêncio, inclusive no sofrimento!
 
2ª ESTAÇÃO: Jesus carrega a cruz. Com grande amor a abraça. Nela, expiará nossos pecados. Ele pensa em nós e caminha rumo ao calvário.
Oração: Jesus, ensina-me a compreender tuas palavras: “Se alguém quiser me seguir, tome sua cruz e siga-me”.
 
3ª ESTAÇÃO: Jesus não aguenta mais, suas forças diminuem e Ele cai pela primeira vez.
Oração: Jesus, dá-me forças para levantar-me das minhas quedas. Anima meus desânimos.
 
4ª ESTAÇÃO: Jesus encontra sua Mãe. A dor de ver sua Mãe sofrendo lhe abre mais feridas no coração. No entanto, ao mesmo tempo, ver o olhar amoroso de Maria o consola.
Oração: Maria, que vencendo todo respeito humano foste capaz de consolar teu Filho no caminho do calvário, ajuda-me a experimentar teu olhar nas minhas dificuldades e aflições.
 
5ª ESTAÇÃO: O cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz.
Oração: Jesus, assim como Simão te ajudou a carregar a cruz, ajuda-me nas minhas fraquezas e dificuldades.
 
6ª ESTAÇÃO: O rosto desfigurado de Jesus comove o coração de uma mulher e, com um lenço, ela o enxuga cuidadosamente.
Oração: Jesus, grava tua imagem em meu coração, e que eu sempre me lembre dela.
 
7ª ESTAÇÃO: Jesus, sob o peso da cruz, cai pela segunda vez.
Oração: Jesus, que não te cansem minhas constantes quedas!
 
8ª ESTAÇÃO: O Senhor aceita a vã compaixão das filhas de Jerusalém.
Oração: Jesus, ajuda-me a aprender que carregar tua cruz é muito mais que todas as honras da terra.
 
9ª ESTAÇÃO: Jesus cai pela terceira vez.
Oração: Jesus, que eu não perca a esperança quando experimentar a tua cruz na minha vida.
 
10ª ESTAÇÃO: O Senhor é despojado das suas vestimentas.
Oração: Jesus, despojado de tudo, por amor a mim, ajuda-me a desprender-me, por amor a ti, de todas as criaturas, para que Tu sejas meu único tesouro.
 
11ª ESTAÇÃO: Jesus é crucificado.
Oração: Jesus, que carregaste a cruz sem reclamar, concede-me jamais queixar-me por coisas inúteis, nem de ninguém, nem interiormente.
 
12ª ESTAÇÃO: O Senhor morre na cruz.
Oração: Jesus, ajuda-me a aceitar de todo coração o tipo de morte que pensaste para mim, a aceitá-la com todas as suas angústias, penas e dores. Concede-me nesse momento unir-me à tua morte e oferecer a minha como consumação do meu caminho rumo a ti, aqui na terra.
 
13ª ESTAÇÃO: O corpo de Jesus é tirado da cruz e recebido por Maria.
Oração: Jesus, que eu possa estar nos braços de Maria nos momentos mais difíceis da minha vida, e experimentar a proteção amorosa da tua santa Mãe.
 
14ª ESTAÇÃO: Jesus é depositado no sepulcro.
Oração: Maria, minha Mãe, assim como João te fez companhia como um filho após a morte de Jesus, que eu possa sempre estar contigo, com os mesmos sentimentos do discípulo amado de Jesus.
 
ORAÇÃO FINAL
Senhor, que a meditação das tuas dores e sofrimentos destrua minha soberba, suavize meu coração e o prepare para receber teu inesgotável amor e perdão. Que, consciente das minhas quedas e defeitos, em meio às minhas penas e trabalhos, eu te busque sempre e que, contemplando teu coração aberto e ferido por amor a mim, eu possa mergulhar nele como uma gota de água, e me perca para sempre na imensidão da tua misericórdia. Amém.
 
Fontes: portal Aleteia, Arquidiocese de Brasília e sites diversos

O pastor do peito aberto


 

1ª sexta-feira do mês
 
O pastor do peito aberto
Viver é sempre um desafio. Viver de maneira humana e cristã exige muita garra e decisão. Muitos buscamos o Mistério. Não nos contentamos em viver por viver. Vamos tentando, a duras penas, seguir Cristo Jesus, vivo, ressuscitado, próximo a nós, nosso amigo, nosso mestre, nosso esposo. Juntamo-nos, porém, por querer ou quase sem querer, ao cortejo dos seres indiferentes aos apelos de nosso interior na busca da Beleza, da Vida em plenitude e passamos a ser pessoas superficiais e rotineiras. De repente, tomamos distância da luz. O Pastor das ovelhas anda buscando os que perdem o caminho da casa do Amor. Deseja que busquem seu olhar e entrem pela porta de seu Coração.
 
Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Oração com fé e obras


 

Bendito Deus, renova em nós a fé! Nossos ouvidos sejam de discípulos na mais pura e plena atenção à tua Palavra. Faze que nosso ser, como atento sentinela, contemple a tua santa glória. Torna-nos teus anunciadores, como audazes pregoeiros, e que nossa resposta seja um autêntico serviço aos irmãos. Prepara os corações como casas bem firmadas para que sejam tua morada. Ajuda-nos a ser luz no caminho dos outros, conduzindo-os para o bem. Desperta em nós, a exemplo do samaritano, uma maior sensibilidade às dores dos outros e uma caridade que vá ao encontro daqueles que mais precisam.
Que a oração, a solidariedade e penitência neste tempo nos encaminhem sempre mais para gestos de carinho fraterno. Assim seja.
 
Frei Fábio Melo Vasconcelos, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Jejum


 

“Fazer jejum de não dizer nada que faça mal ao outro. De que serve a você não comer carne, se devora seu irmão.”

São João Crisóstomo

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Prece da noite


 

“E em silêncio eu rezo, e peço:
Livrai-me de toda mágoa que me impede de sorrir, todas as más intenções que me impedem de seguir. Dos maus pensamentos que tiram a paz, das más palavras que levam ao caos. Dos maus corações. Das más sensações. Tudo o que aqui dentro fizer mal.
E que assim eu me faça, livre da falta de fé. Da falta de sonhos. Da falta de paz.
Livrai-me de tudo que me prende. De tudo o que ofende a minha liberdade de ser. E de sentir...”
 
Caio Fernando Abreu

Decálogo do bom ânimo


 

1 - Dificuldades?
Não perca tempo, lamuriando.
Trabalhe.
 
2 - Críticas?
Nunca aborrecer-se com elas.
Aproveite-as no que mostrem de útil.
 
3 - Incompreensões?
Não busque torná-las maiores, através de exigências e queixas.
Facilite o caminho.
 
4 - Intrigas?
Não lhes estenda a sombra.
Faça alguma luz com o óleo da caridade.
 
5 - Perseguições?
Jamais revidá-las.
Perdoe esquecendo.
 
6 - Calúnias?
Nunca enfurecer-se contra as arremetidas do mal.
Sirva sempre.
 
7 - Tristezas?
Afaste-se de qualquer disposição ao desânimo.
Ore abraçando os próprios deveres.
 
8 - Desilusões?
Por que debitar aos outros a conta de nossos erros?
Caminhe para frente, dando ao mundo e à vida o melhor ao seu alcance.
 
9 - Doenças?
Evite a irritação e a inconformidade.
Raciocine nos benefícios que os sofrimentos do corpo passageiro trazem à alma eterna.
 
10 - Fracassos?
Não acredite em derrotas.
Lembre-se de que, pela bênção de Deus, você está agora em seu melhor tempo – o tempo de hoje, no qual você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos.
 
(do livro CoragemAndré Luiz)

Um novo dia


 

Que essa esperança que brota com o nome de “um novo dia” permaneça em seu coração até o entardecer. Que essa paz e alegria que você deseja, sejam os primeiros da lista na hora de agradecer!

Rita Maidana

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Oração da noite


 

Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono, como uma criança que dorme feliz em teus braços. Em teu nome, Senhor, descansarei tranquilo. Assim seja!

Nossa Senhora do Desterro


 

Oração a Nossa Senhora do Desterro
 
De Belém ao Egito, com o Menino recém-nascido escondido e apertado ao peito, por terras desérticas e desconhecidas, triste e silenciosa, seguindo os passos firmes de José... eis a Mãe do Filho de Deus a caminho do desterro.
Nossa Senhora do Desterro, olhai para nós, vossos filhos, apreensivos e inseguros, neste vale de lágrimas, a caminho da Pátria definitiva.
Depois deste desterro, ó Mãe carinhosa, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Nossa Senhora do Desterro, acompanhai-nos na travessia do deserto da vida, até alcançarmos o oásis eterno, o céu.
Amém.

Ajude!


 

“Se você sentiu no coração a vontade de ajudar alguém, ajude! Deus pode estar respondendo a oração dessa pessoa através de você.”

terça-feira, 1 de abril de 2025

Sinceridade e a transparência


 

(Lc 6,39-45)
 
Somos convidados a buscar a sinceridade e a transparência. Primeiramente, diante de nós mesmos, conhecendo nossos próprios dons e fragilidades. Olhar para si mesmo, antes de olhar para o irmão. E se dispor a uma mudança interior, a conversão do coração. Neste caminho do autoconhecimento e da conversão, onde é necessária a sinceridade e a transparência, cada um é convidado a deixar-se iluminar pela verdadeira Luz, que é Jesus, e assim a “dar à luz a si mesmo”, conhecendo a sua própria verdade, em todas as dimensões, assumindo o que realmente se é, para então, com humildade e simplicidade, ajudar o irmão. Ser uma árvore boa para gerar frutos bons. Tudo isto só será possível se estivermos unidos a Jesus.
 
Irmã Jailda Rocha Caetité, CFA [texto adaptado]
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Prece da manhã


 

Neste dia, eu te louvo e te exalto, com gratidão pelo Teu cuidado com a minha vida e com a minha família.
Senhor, obrigado porque tens suprido todas as nossas necessidades. Graças te dou por me sustentar tanto física como espiritualmente. Contigo não tenho falta de nada, pois Tu és o meu Bom Pastor! Cuidas de tudo em minha vida e na minha casa, nos mínimos detalhes.
Obrigado pela comida que posso comer, pelo teto sobre minha cabeça e pelas roupas que me mantêm aquecido, pela água, até mesmo pelo ar que eu respiro. Te agradeço, Pai. Tudo vem de Ti, Senhor!
 
Fonte: Bíblia Sagrada Online

Deus está do seu lado


Deus está do seu lado, não importa a sua situação, confie no Senhor porque seu poder sobrenatural pode mudar tudo em um instante, creia e você verá o milagre feito em sua vida, continue e não deixe que as pequenas coisas o impeçam ao longo do caminho. 

A oração de ABRIL


 

Eterno, justo e admirável Deus, que sempre nos possibilitas, por pura graça, participarmos dos mistérios de teu Filho, concede-nos sempre o privilégio de estarmos em união contigo, onde quer que estejamos. Olha com carinho para teus filhos e filhas que mais necessitam da tua misericórdia. Que na experiência de nossa semana maior possamos adentrar e vivenciar, juntamente com o Cristo, o grandioso mistério da paixão, morte e ressurreição. E, assim, a nossa Páscoa anual seja realmente uma ação em nossas vidas e na vida de nossos irmãos. Ajuda-nos, ó Pai, a fazer do lava-pés um sinal de amor, serviço e misericórdia. Desse modo, chegaremos a tal perfeição, palmilhando os passos do teu amado e dulcíssimo Filho. Amém.
 
Frei Felipe Carretta, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

segunda-feira, 31 de março de 2025

Terço da Divina Providência


 

“Deus provê, Deus proverá
Seu AMOR triunfará”
 
NO INÍCIO:
Oração do Credo
 
NAS CONTAS GRANDES:
Deus provê, Deus proverá,
Sua misericórdia não faltará!
 
NAS CONTAS PEQUENAS:
Mãe da Divina Providência:
Providenciai!
 
ORAÇÃO FINAL:
Vinde, Maria, chegou o momento.
Valei-nos agora e em todo tormento.
Mãe da Providência, prestai-nos auxílio
no sofrimento da terra e no exílio.
Mostrai que sois Mãe de Amor e de Bondade,
agora que é grande a necessidade.
Amém.

Amanhecer...


 

“Levanta a cortina dos teus olhos,
contempla a maravilha
do amanhecer.
A vida é uma criança,
esperta, bonita, inteligente
passa correndo,
é preciso ver.
Acredita,
enquanto há tempo:
não existe dor sem alento
nem tristeza tão longe da alegria.
Quando a luz de cada dia
acende a vida,
iluminando o amanhecer,
não vacila,
toma posse
da imensa alegria de viver.”
 
Ivone Boechat

Deus confia em ti


 

“Se o Senhor não confiasse em ti, não te emprestaria o filho que educas [...] Recorda que Deus, igualmente, confia em ti.”

Chico Xavier

domingo, 30 de março de 2025

Por que Deus não nos salva?


 

Um homem estava à procura de um grande sábio. Muitos diziam que se tratava de um sábio que podia explicar qualquer tema espiritual, sempre de uma forma que as pessoas compreendessem. O homem seguiu as instruções do mapa e chegou na casa do sábio.
O sábio estava sentado, tranquilo, em estado de meditação. O homem saudou o mestre e perguntou:
– Mestre, vim até aqui para beber um pouco dos seus ensinamentos. No entanto, uma questão essencial que gostaria de lhe fazer e que ninguém nunca conseguiu explicar é a seguinte: por que Deus permite que tantas pessoas morram todos os dias, dos mais diferentes motivos, fome, doenças, acidentes etc.? Por que Deus não salva estas pessoas? E a segunda pergunta é: por que Deus não salvou Jesus da morte na cruz, se Jesus era um homem tão bom e amoroso?
O sábio apenas respondeu:
– Deus salvou Jesus, assim como salva as pessoas todos os dias.
– Salvou o Senhor? – perguntou o homem – Mas então como Jesus morreu na cruz?
O sábio olhou para o homem e perguntou:
– Você quer que Deus salve a vestimenta?
O homem não compreendeu e pediu que o sábio explicasse melhor. O mestre disse:
– Imagine a seguinte situação: sua casa começou a pegar fogo. O fogo vai se alastrando rapidamente por todas as partes da casa e seu filho está no quarto. O que você faz? Você salva o seu filho ou salva a roupa ou as roupas do seu filho?
– Eu salvo meu filho, é lógico. As roupas não têm nenhum valor diante do valor da vida do meu filho.
O sábio respondeu:
– O mesmo faz Deus, o Senhor de todo o universo, a inteligência infinita. Deus dá mais valor à vida dos seus filhos do que as vestimentas ou as roupagens que eles usam ao longo das encarnações. Nosso corpo material é mera vestimenta temporária; é um envoltório descartável, perecível, o pó da terra que volta ao pó da terra. Por que Deus haveria de salvar o corpo ao invés de dar maior atenção em salvar o espírito? O espírito é o verdadeiro filho de Deus... e não o corpo material ou a personalidade humana. Por isso, no incêndio que é esse mundo material, onde tudo se desgasta, tudo perece e tudo se destrói, Deus salva o espírito dos seus filhos, ofertando-lhes experiências muito valiosas para sua paz eterna e felicidade eterna, que são muito mais importantes do que os estados efêmeros, ilusórios e vazios da matéria. A experiência do espírito e seu aprendizado fica gravada nele para sempre e é para ele fonte de eterna felicidade. Já o corpo material é como a roupa do corpo... se rasga, amassa, se destrói, se desgasta e se perde arrastado pela força do tempo. Este tem muito pouca importância diante da paz infinita do espírito. Por isso, Deus não salva a roupa do filho; O Ser divino salva o próprio filho: o espírito.
 
Hugo Lapa

A casa da acolhida!


 

REZANDO NA QUARESMA
A casa da acolhida!
 
Ó Deus, fonte de toda a bondade e misericórdia! Teus braços sempre se abrem para acolher teus filhos e filhas dispersos pelos duros caminhos da vida. Muitas vezes, os cansaços e tumultos deste mundo têm nos afastado de ti. Acabamos nos esquecendo de que é junto a ti que encontramos o descanso e a tranquilidade que tanto almejamos. Queremos poder viver na festa do teu Reino e, por isso, voltamo-nos, inteiramente, para os teus braços de amor. Perdoa as vezes em que gastamos nossa herança com coisas supérfluas e ajuda-nos a sermos fiéis e gratos por todas as graças que nos concedes. Tudo isso te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém!
 
Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Gentileza


 

“O espírito de gentileza pode salvar o mundo. O que nos falta é isso: espírito de gentileza. Boas maneiras de homem para homem, de povo para povo.”

Érico Veríssimo

sábado, 29 de março de 2025

Oração ao Anjo de Getsêmani


 

Oração ao Anjo de Getsêmani – enviado pelo Pai para confortar Nosso Senhor no Horto das Oliveiras
 
“Eu vos saúdo, Santo Anjo que fortaleceste a Jesus Cristo no Monte das Oliveiras, e consolaste meu Senhor em sua agonia antes da morte. Convosco louvo a Santíssima Trindade, que vos escolheu diante de todos os outros Anjos para consolar e fortalecer Aquele que é o Consolo e a Força dos aflitos.
Vendo os pecados do mundo, especialmente os meus, Ele caiu com dor no solo.
Pela honra que a vós foi concedida nesse momento, por vossa disponibilidade, humildade e amor com que ajudaste a santa Humanidade de meu Salvador Jesus, pedi para mim uma contrição perfeita de todos os meus pecados.
Consolai-me na tribulação que me oprime agora e em todas as outras que virão sobre mim, especialmente na agonia final! Amém.”
 
SIM, Gabriel. Oraciones a Los Santos Angeles
Fonte: site O Fiel Católico

Oração a Nossa Senhora da Esperança


 

SENHORA DA ESPERANÇA, tua alegria era fazer a vontade do pai. Tua vida era estar atenta às necessidades dos outros. Intercede por nós! Quando nossa fé vacila. Quando somos tentados a desesperar.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando fechamos o coração. Quando consentimos à injustiça.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando parece ser difícil seguir teu filho. Quando nos cansamos de fazer o bem.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando o não se antecipa ao nosso sim. Leva-nos a JESUS CRISTO, nossa esperança. Amém.

 

Prof. Felipe Aquino

Em teu benefício


 

“Não sejas vigias de ninguém, nem te tornes fiscal da conduta de outrem, quando tens muito a fazer em benefício próprio.”

Joanna de Ângelis