.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Jorraram sangue e água

 


34mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.35O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais. (Jo 19,34-35)
 
Do lado de Cristo pendente da Cruz e aberto pela lança do soldado jorraram sangue e água (cf. Jo 19,34s). O evangelista S. João dá grande importância a este fato aparentemente secundário: “Aquele que viu, dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. E Ele (Jesus) sabe que João diz a verdade, para que vós creiais”.
Por que tanta ênfase em tal pormenor?  Por causa do significado simbólico que têm esses dois elementos, simbolismo explanado pelos antigos escritores cristãos, fazendo eco genuíno ao pensamento do evangelista; este escreveu uma obra que se compraz em fazer do visível o sinal do Invisível ou do Transcendental.
A água significa o Batismo, apresentado por Jesus a Nicodemos como sendo um renascer da água e do Espírito (cf. Jo 3,5). A água, vivificada pelo Espírito e feita sacramento, é o canal pelo qual passa a vida do Filho de Deus para aqueles que são feitos filhos adotivos ou filhos no filho.
O sangue que jorra do lado de Cristo, significa a Eucaristia, o sacramento central ou o ponto alto da comunhão dos homens com Deus.
Estes dois sacramentos constroem a Igreja; enxertando os fiéis em Cristo, perfazem o Corpo Místico ou a Igreja. Pode-se então dizer que esta nasce do lado de Cristo pendente da Cruz, [...]
 
cleofas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário