.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Elementos da oração do Pai Nosso


 

Elementos da oração do Pai Nosso

(Mateus 6, 9-13)

 

1. RELACIONAMENTO: Pai Nosso

2. RECONHECIMENTO: que estais nos céus

3. ADORAÇÃO: Santificado seja o vosso nome

4. ANTECIPAÇÃO: Venha a nós o vosso reino

5. CONSAGRAÇÃO: Seja feita a vossa vontade

6. UNIVERSALIDADE: assim na terra

7. CONFORMIDADE: como no céu

8. SÚPLICA: Dá-nos

9. DEFINIÇÃO: este dia / cada dia

10. NECESSIDADE: o pão nosso

11. PENITÊNCIA: Perdoai-nos

12. OBRIGAÇÃO: as nossas ofensas

13. PERDÃO: assim como nós perdoamos

14. AMOR E MISERICÓRDIA: os que nos ofendem

15. ORIENTAÇÃO: E conduz-nos

16. PROTEÇÃO: para não cair em tentação

17. SALVAÇÃO: e livra-nos

18. JUSTIÇA: de todo o mal.

19. FÉ: Pois teu é o reino

20. HUMILDADE: e o poder

21. REVERÊNCIA: e a glória

22. INTEMPORALIDADE: para sempre.

23. AFIRMAÇÃO: Amém.

Programa Espiritual – 27º DIA – SEXTA-FEIRA


 

Há uma profunda tendência para se alcançar o que se imagina e o que se conserva gravado no espírito, mas é preciso que o nosso objetivo seja justo. Por isso, afaste do pensamento as ideias ruins. Nunca aceite que o pior poderá acontecer. Espere sempre o melhor e o CRIADOR ESPIRITUAL do pensamento, DEUS, há de lhe dar o melhor. Agora, imagine o seu desejo realizado e reze: “Sendo DEUS a fonte de todas as provisões, já me foi dado TUDO que é necessário para mim, que sou FILHO DE DEUS.”

São João Bosco


 

“Pai e mestre da juventude, fostes um modelo e espelho do Bom Pastor, sinal do amor paterno de Deus para conosco. Cuidai e preenchei o coração dos órfãos, das carências familiares afetivas e efetivas, sede nosso pai e protetor. Rogai para que outros também o imitem na mesma paternidade e bondade. Amém.”

São João Bosco, rogai por nós!

Só por hoje


 

“Só por hoje use seu coração, mude a rota dos ventos contrários, use sua força. Só por hoje use seu poder do bem, promova boas ações, divulgue boas notícias, incentive, apoie, abençoe, bendiga. Use seu poder para o bem e mude o dia de alguém.”

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Oração para consagrar seus filhos a São José


 

 

Ó, glorioso São José! Foi para ti que Deus confiou os cuidados de Seu único Filho, gerado entre os muitos perigos deste mundo. Nós te pedimos para tomar sob tua proteção especial os filhos que Deus nos deu. Através do santo Batismo, eles se tornaram filhos de Deus e membros da Sua santa Igreja. Nós os consagramos a ti hoje! Que, por meio desta consagração, eles possam se tornar também teus filhos adotivos. Guarda-os, guia seus passos na vida, forma seus corações segundo os corações de Jesus e Maria.
São José, que sentiu a tribulação e a preocupação dos pais quando o menino Jesus estava perdido, protege nossos queridos filhos para o tempo e a eternidade. Que tu sejas o pai e o conselheiro deles. Deixa-os, como Jesus, crescer em idade, bem como em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Preserva-os da corrupção do mundo, e dá-nos um dia a graça de nos unirmos no Céu para sempre. Amém
 
Via Portal Aleteia

Programa Espiritual – 26º DIA – QUINTA-FEIRA


 

A pessoa que confia em Deus e em si, que é positiva e cultiva o otimismo, que se entrega a uma tarefa com a certeza de que será coroada de êxito, magnetiza a sua condição. Atrai para si a força criadora do Universo. Então diga com FÉ: “Eu sou FILHO DE DEUS, feito à sua imagem e semelhança. Logo, eu tenho poder e domínio sobre todas as coisas. Por isto, só me acontecem coisas boas!”

Comunhão


 

Antes da Comunhão - Reze este ato de fé na presença real de Cristo:

“Meu bom Jesus, eu acredito com uma fé firme e viva que neste Sacramento estão Teu corpo e sangue, tua alma e divindade.
Eu acredito que nesta Hóstia consagrada vou receber esse mesmo corpo que nasceu da mais pura Virgem Maria em Belém, que sofreu tantas dores e tormentos por amor a mim na Via Sacra e no Calvário e que ressuscitou gloriosamente ao terceiro dia dentre os mortos.
Acredito que receberei o próprio Deus.
Eu Te adoro, ó meu Deus, meu Criador, meu Salvador, meu Redentor e meu Juiz, verdadeiramente presente na Sagrada Eucaristia.
Hóstia Divina, Eu Te adoro, assim como os anjos que enchem o santuário e pairam sobre o tabernáculo da mesma forma como pairavam sobre a manjedoura de Belém na Noite Santa.
Eu Te adoro, meu Deus, com a Santíssima Virgem, e em união com todos os santos.
Senhor e Mestre do universo, que fixaste Tua morada entre os homens, eu Te adoro com profunda gratidão.
Ó meu Jesus, abençoa este templo em que resides, mas ainda mais o coração que Te ofereço como uma morada viva e lugar de descanso.
Digna-te sempre a habitá-lo por Tua graça e Teu amor, e que meus pecados nunca Te impeçam disso!
Senhor, eu tenho uma crença firme, mas fortalece a minha fé, e anima-a para que possa produzir em minha alma os sentimentos mais profundos de adoração e amor.
Bom Senhor, aumenta minha fé para que eu possa Te amar mais e ser mais generoso em meus sacrifícios por amor a Ti e pelo amor ao próximo.
Amém.”


Depois de receber a Comunhão - faça esta oração à Virgem Maria:

“Ó santíssima, ó benigna, ó nobre e gloriosa Virgem Maria, que foi digna de levar em teu sagrado ventre o Criador, e em teu seio virginal alimentou Aquele verdadeiro, real e santíssimo Corpo e Sangue.
Eu, um pecador indigno, ouso pedir-te: intercede junto a Ele por mim, um pecador. Que tudo o que, por ignorância ou negligência, por acidente ou irreverência, deixei de fazer, ou fiz mal, neste sacrifício indescritivelmente santo, possa ser perdoado através de tuas orações ao nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina.
Amém.”

Fonte: Portal Aleteia

Sabedoria e inteligência


 

“O temor ao Senhor, eis a sabedoria; fugir do mal, eis a inteligência.”

Jó 28, 28

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Oração pedindo a proteção do Senhor


 

Amabilíssimo Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus, que do seio do eterno Pai Onipotente fostes mandado ao mundo para absolver pecados, remir aflitos, soltar encarcerados, congregar vagabundos, conduzir para sua pátria os peregrinos, compadecei-vos dos verdadeiramente arrependidos; consolai os oprimidos e atribulados; dignai-vos absolver e livrar a mim, criatura vossa, da aflição e tribulação em que me vejo, porque vós recebestes de Deus Pai Todo-Poderoso o gênero humano para o comprardes e, feito homem, prodigiosamente nos comprastes o paraíso com o Vosso preciso sangue, estabelecendo uma inteira paz entre os anjos e os homens.
 
Assim, pois, dignai-vos, Senhor, introduzir e confirmar uma perfeita concórdia entre mim e os meus inimigos e fazer que sobre mim resplandeça vossa paz, graça e misericórdia, mitigando e extinguindo todo o ódio e furor que contra mim tiveram os meus adversários, como praticastes com Esaú, tirando-lhe toda a aversão que tinha contra seu irmão Jacó.
 
Estendei, Senhor Jesus Cristo, sobre mim, criatura Vossa, o Vosso braço e a Vossa graça, e dignai-vos livrar-me de todos os que me têm ódio, como livrastes Abraão das mãos dos caldeus; seu filho Isaac da consumação do sacrifício; José, da tirania de seus irmãos; Noé do dilúvio universal; Ló, do incêndio de Sodoma; Moisés e Abraão, vosso servos, e o povo de Israel, do poder do Faraó e da escravidão do Egito; Davi, das mãos de Saul e do gigante Golias; Suzana, do crime e testemunho falso; Judite, do soberbo e impuro Holofernes; Daniel da cova dos leões; os três rapazes, Sidrac, Misac e Abdênago, da fornalha ardente; Jonas, do ventre da baleia; a filha da Cananéia, da vexação do demônio; Adão, da pena do inferno; Pedro, das ondas do mar; e Paulo, das prisões do cárcere.
 
Oh, pois, amabilíssimo Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, atendei também a mim, criatura vossa, e vinde com presteza em meu socorro, pela Vossa encarnação, pelo vosso nascimento, pela fome, sede, frio e calor, pelos trabalhos e aflições; pelas salivas e bofetadas; pelos açoites e coroa de espinhos; pelos cravos, fel e vinagre; pela cruel morte que por mim padecestes; pela lança que transpassou o vosso peito; pelas sete palavras que na cruz dissestes, em primeiro lugar a Deus Pai onipotente: “Perdoai-lhes, Senhor, pois não sabem o que fazem”. Depois ao bom ladrão que estava convosco crucificado: “Digo-te, na verdade, que hoje estarás comigo no paraíso.” Depois ao mesmo Pai: “Eli, Eli, lammá sabactáni”, que vem a dizer “Deus meu, Deus meu, por que me desamparastes?” Depois à vossa Mãe: “Mulher, eis aí o teu filho”. Depois ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe”, mostrando que cuidáveis dos vossos amigos. Depois dissestes: “Tenho sede”, porque desejáveis a nossa salvação e das almas santas que estavam no limbo. Dissestes depois ao vosso Pai: “Nas vossas mãos encomendo o meu Espírito”. E por último exclamastes, dizendo: “Está consumado”, porque estavam concluídos todos os vossos trabalhos e dores.
 
Rogo-vos, pois, por todas estas coisas, e pela vossa descida ao limbo, pela vossa ressurreição gloriosa, pelas frequentes consolações que destes aos vossos discípulos, pela vossa admirável ascensão, pela vinda do Espírito Santo, pelo tremendo dia do juízo, como também por todos os benefícios que tenho recebido da vossa bondade.
 
Vós me criastes do nada, me remistes, me concedestes a vossa santa fé, me fortalecestes contra as tentações do demônio e me prometestes a vida eterna.
 
Por tudo isso, meu Redentor, meu Senhor Jesus Cristo, humildemente vos peço que agora e sempre me defendais do maligno adversário e de todo o perigo para que, depois da presente vida, mereça gozar na bem-aventurança a vossa divina presença.
 
Sim, meu Deus e meu Senhor, compadecei-vos de mim, miserável criatura, em todos os dias da minha vida. Ó Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, compadecei-vos de mim, criatura vossa e mandai para meu socorro vosso Santo Miguel Arcanjo, que me guarde e me defenda de todos os meus inimigos carnais e espirituais, visíveis e invisíveis.
 
E vós, Miguel, Santo arcanjo de Cristo, defendei-me na última batalha, para que não pereça no tremendo juízo. Arcanjo de Cristo, São Miguel, rogo-vos pela graça que merecestes e por Nosso Senhor Jesus Cristo, que me livreis de todo o mal e do último perigo na última hora da morte. São Miguel, São Gabriel, São Rafael e todos os outros anjos e arcanjos de Deus, socorrei esta miserável criatura. Rogo-vos humildemente que me presteis o vosso auxílio, para que nenhum inimigo me possa causar dano, tanto no caminho, como em casa, assim na água como no fogo, ou velando ou dormindo, ou falando ou calando, tanto na vida como na morte.
 
Eis aqui a cruz † do Senhor; fugi potências inimigas. Venceu o Leão da tribo de Judá, descendente de Davi. Aleluia!
 
Salvador do mundo salvai-me. Salvador do mundo ajudai-me. Vós que pelo Vosso Sangue e pela Vossa cruz me remistes, salvai-me e defendei-me hoje e em todo o tempo!
 
AGIOS O THEOS † AGIOS ISCHIROS † AGIOS ATHANATOS † ELEISON IMAS. Deus santo † Deus forte †, Deus imortal †, tende misericórdia de nós! Cruz de Cristo †, salvai-me! Cruz de Cristo †, protegei-me! Cruz de Cristo †, defendei-me! Em nome do Pai †, do Filho † e do Espírito Santo †.
Amém!
 
Santo Agostinho
(Fonte: Orações de todos os tempos da Igreja, Editora Cléofas)

Programa Espiritual – 25º DIA – QUARTA-FEIRA


 

Aprenda hoje a magia da crença, alimentando no espírito somente pensamentos positivos. Modifique seus hábitos mentais para crer, ao invés de descrer. Aprenda a esperar e a não duvidar. Procedendo assim, trará a graça que deseja para o reino das possibilidades. Mentalize: “DEUS não precisa de tempo e nunca se atrasa. Com ELE, todas as coisas são possíveis!”

Bênção irlandesa


 

Que o caminho seja brando a teus pés, o vento sopre leve em teus ombros.
Que o sol brilhe cálido sobre tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja, que Deus te guarde nas palmas das Suas mãos!
Amém.

Deus


 

“Procure ver Deus em todas as coisas sem exceção, e disponha-se a fazer a vontade d’Ele com alegria. Faça tudo para Deus, unindo-se com Ele por palavras e obras.”

São Francisco de Sales

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Boa noite


 

“Boa noite. Bom sono e sonhos, fiquem em paz!
Que os sensíveis sejam também os protegidos.
Que sejam protegidos todos o que veem muito além das aparências.
Todos os que ouvem bem pra lá de qualquer palavra.
Todos os que bordam maciez no tecido áspero do cotidiano.”
 
Ana Jácomo

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo


 

O dia 28 de janeiro foi declarado como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo em respeito aos servidores do Ministério do Trabalho que foram mortos durante uma operação de enfrentamento a este ilícito, há exatos 21 anos.
Ao celebrarmos o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, prestamos homenagem não apenas às vítimas que sofreram sob condições desumanas, mas também aos agentes que dedicam suas vidas a combater essa forma repugnante de exploração. É um dia para reafirmar nosso comprometimento com a promoção da justiça social, do respeito à dignidade humana e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Que a data sirva como um chamado à ação coletiva, inspirando a sociedade, o governo, as organizações não governamentais e todos os cidadãos a se unirem na erradicação do trabalho escravo moderno. Somente com esforços conjuntos e uma consciência coletiva podemos criar um futuro em que cada indivíduo desfrute plenamente de direitos e viva livre de qualquer forma de exploração.
 
Denúncias envolvendo trabalho escravo devem ser levadas ao conhecimento da fiscalização via Disque 100, Sistema Ipê do Governo Federal, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública da União.

Programa Espiritual – 24º DIA – TERÇA-FEIRA


 

Não alimente pensamentos negativos em nenhum momento. Somente os pensamentos positivos é que dão resultados positivos. CRISTO foi o maior mestre do pensamento positivo que o mundo já viu. Leia os Evangelhos e veja quantas vezes ELE usou essa poderosa força. Você também pode fazer o mesmo! ELE nos ensinou a usá-la quando disse: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis.” (Mt 21, 22) “Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado.” (Mc 11, 24). Afirme com FÉ muitas vezes hoje: “DEUS está comigo! DEUS está me ouvindo! ELE está providenciando a resposta certa para o pedido que lhe fiz.”

São Tomás de Aquino


 

Oração de Santo Tomás de Aquino
Que eu chegue a Ti, Senhor, por um caminho seguro e reto (...) Que eu não deseje agradar nem receie desagradar senão a Ti.
Tudo o que passa torne-se desprezível a meus olhos por tua causa, Senhor, e tudo o que te diz respeito me seja caro, mas Tu, meu Deus, mais do que o resto.
Qualquer alegria sem Ti me seja fastidiosa, e nada eu deseje fora de Ti.
Qualquer trabalho, Senhor, feito por Ti me seja agradável e insuportável aquele de que estiveres ausente.
Concede-me a graça de erguer continuamente o coração a Ti e que, quando eu caia, me arrependa.
Torna-me, Senhor meu Deus, obediente, pobre e casto; paciente, sem reclamação; humilde, sem fingimento; alegre, sem dissipação; triste, sem abatimento; reservado, sem rigidez; ativo, sem leviandade; animado pelo temor, sem desânimo; sincero, sem duplicidade; fazendo o bem sem presunção; corrigindo o próximo sem altivez; edificando-o com palavras e exemplos, sem falsidade.
Dá-me, Senhor Deus, um coração vigilante que nenhum pensamento curioso arraste para longe de Ti; um coração nobre que nenhuma afeição indigna debilite; um coração reto que nenhuma intenção equívoca desvie; um coração firme que nenhuma adversidade abale; um coração livre que nenhuma paixão subjugue.
Concede-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que te conheça, uma vontade que te busque, uma sabedoria que te encontre, uma vida que te agrade, uma perseverança que te espere com confiança e uma confiança que te possua, enfim. Amém.
 
Oração a Santo Tomás de Aquino
“Santo Doutor, tu foste um divisor na doutrina católica levando-a para um grau mais elevado de perfeição, suscitai novos intelectuais para o progresso do evangelho, novos teólogos, filósofos, cientistas e estudiosos que desejam se dedicar aos mistérios divinos. Amém.”
São Tomás de Aquino, rogai por nós!
 
Fonte: Canção Nova

Tua luz


 

“Ninguém acende uma lâmpada e a põe em lugar oculto ou debaixo da amassadeira, mas sobre um candeeiro, para alumiar os que entram. O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado; se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada.”

Lc 11,33-36

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Prece da noite


 

Pai, obrigado por ser meu abrigo quando as tempestades da vida tentam tirar a minha paz. Mesmo eu não tendo as respostas, eu escolho confiar em Ti. Minha esperança não está nos homens, mas no Senhor que me dá paz e força para prosseguir. Obrigado por estar comigo todos os dias da minha vida! Em nome de Jesus eu te peço a bênção de uma boa noite de sono que renove minhas energias. Na tua paz dormirei, pois só Tu me fazes repousar seguro. Amém.

Programa Espiritual – 23º DIA – SEGUNDA-FEIRA


 

O fator básico na física é a força; o fator básico na psicologia é o desejo realizável! A pessoa que pressupõe o êxito tende a possuí-lo. Em Jo 11, 41-42, JESUS agradece ao PAI, antes mesmo de ver seu desejo se materializar! Faça como ELE! Visualize seu desejo realizado e agradeça a DEUS: “Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre me ouves...” (Jo 11, 41-42)

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


 

Lembrar para não repetir
 
O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.
Ao relembrar o Holocausto, o mundo reconhece as ameaças à liberdade, à dignidade e à humanidade, inclusive no tempo atual.
Que o genocídio nunca seja esquecido, e nem se permita que outros o esqueçam, distorçam ou neguem. Jamais pode haver silêncio perante esse mal, para que se garanta a dignidade e os direitos de todos.

Para sempre


 

“Se temos esperança em Cristo só para esta vida, somos as pessoas mais infelizes.”

1Cor 15, 19

domingo, 26 de janeiro de 2025

Prece da noite


 

Oração para eliminar os pesadelos
 
“Poderoso Deus, antes de ir dormir eu te peço: concede-me bons sonhos, por favor! Repreende todos os pesadelos e sonhos ruins que possam vir. Pela tua bondade, ó, Pai, eu lanço aos pés da cruz toda a ansiedade do meu coração, os traumas da vida e as investidas do maligno. Que seja destruído tudo o que queria roubar a minha paz. Eu sei que o teu cuidado me alcança e me ampara nesta hora.
Fica comigo nesta noite e sempre, Eterno Deus. Ó, Senhor, criador do universo, Tu não dormes! Vela por mim, expulsando todo o mal da nossa casa e o medo do meu coração. Dá-me uma noite descansada e bons sonhos, em nome de Jesus! Amém.”

Programa Espiritual – 22º DIA – DOMINGO


 

Conceba DEUS como estando ao seu lado no trabalho, em casa, na rua, no automóvel, sempre perto, como um companheiro muito íntimo. Leve a sério as palavras da Bíblia: "Orai sem cessar." (I Tess 5, 17). Isto significa que devemos nos fechar num quarto e ficar 24 horas rezando sem parar? Significa, sim, que devemos estar sempre em atitude de ORAÇÃO! Andar com DEUS em todos em todos os momentos. Falando com ELE de maneira natural e espontânea, ele NOS compreenderá. “Confia ao SENHOR a tua sorte, espera nELE, e ELE agirá.” (Sl 36, 5)

São Timóteo e São Tito


 

São Tito e São Timóteo foram discípulos de São Paulo, presidiram as comunidades cristãs da ilha de Éfeso e de Creta, respectivamente. Do mesmo modo, a eles foram dirigidas três cartas atribuídas a são Paulo. A festa de ambos é celebrada hoje (26), dia seguinte à festa da conversão do apóstolo dos gentios.
 
O Papa Bento XVI, falando dos santos disse que eles: “ensinam-nos a servir o Evangelho com generosidade, sabendo, porém, que isso também comporta um serviço à própria Igreja”.
 
Oração a São Timóteo e São Tito
Ó Deus, que ornastes São Timóteo e São Tito com as virtudes dos apóstolos, concedei-nos, pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nossa pátria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Santos Timóteo e Tito, rogai por nós!
 
Fontes: Vatican News e Canção Nova

Cultiva a prece

 


Em dias turbulentos cultiva a prece, ergue a cabeça e espera os ânimos se acalmarem. O auxílio do Altíssimo jamais falta para aquele que tem fé e persevera na adversidade. Seja Luz!


sábado, 25 de janeiro de 2025

Sobre o amor


 

Não é árvore, mas frutifica; não é cálcio, mas fortalece.
Não é água, mas purifica; não é fogo, mas aqueсе.
Não é vela, mas ilumina; não é mapa, mas orienta.
Não é vírus, mas contamina; não é pão, mas alimenta.
 
Lídia Vasconcelos

Programa Espiritual – 21º DIA – SÁBADO


 

Faça uma lista mental dos valores positivos que você possui. Quando encaramos mentalmente estes valores e pensamos firmemente, realçando-os ao máximo, as nossas forças interiores começam a firmar-se e, com o auxílio de DEUS, tiram-nos da derrota para conduzir-nos à vitória. Mentalize: “Sou alegre, feliz, saudável. Sou FILHO DE DEUS. Por isto, entrego TUDO a ELE e meu coração está em PAZ. Com toda certeza, tudo correrá bem!”

 

OBS.: Fim da terceira semana. Você já venceu um terço deste programa. Agradeça a DEUS por isto. Releia as afirmativas passadas e renove os propósitos de não interromper esta atitude de reavivamento espiritual.

Conversão de São Paulo, apóstolo


 

Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”
Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?”
Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.”
At 9, 4-5
 
Paulo vivia a religião judaica, era conhecido como Saulo de Tarso, e ele antes da conversão perseguia os cristãos. Impedia que eles vivessem a fé publicamente. Ao se converter, Paulo muda de postura, de perseguidor, passa a ser seguidor de Cristo e de sua Igreja.
A conversão de Saulo se dá no caminho para Damasco. Ele teve a visão de uma luz muito forte que praticamente o cegou e ao mesmo tempo ouve a voz de Jesus que o indaga sobre as perseguições. Paulo permanece cego por três dias e se entrega às orações.
A mando de Jesus, Ananias vai ao encontro de Saulo, prepara o seu batismo, põe a mão em sua cabeça e Saulo recobra a visão. Impressionado com tudo o que aconteceu, ele é batizado, recebe o nome de Paulo e converte-se ao cristianismo. Paulo aceita Jesus Cristo em sua vida como Messias e Salvador. Isso ocorrerá com quem Paulo vai evangelizar daí para a frente.
 
Neste dia 25 de janeiro, celebramos a conversão do apóstolo Paulo. Que Paulo seja um exemplo de conversão para todos aqueles que se encontram afastados da Igreja ou aqueles que não reconhecem Jesus como nosso salvador e Filho de Deus. Que o Espírito Santo possa transformar a vida dessas pessoas e que todos possamos encontrar o caminho da salvação.
 
Oração
“Na conversão de Paulo, percebemos que perseguir a Igreja é perseguir o próprio Cristo, por isso, rogamos a conversão e mudança daqueles que hoje procuram fazer o mal para os cristãos. Que, nessa inimizade, surjam as maiores graças de transformação de vida. Amém.”
São Paulo, rogai por nós!
 
Fontes: www.bibliaon.com, CNBB e Canção Nova

Confie em Maria


 

“Quem confia em Maria jamais será iludido.”

São João Bosco

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Paz interior


 

Paz interior
Recite este versículo da Bíblia para manter sua paz interior
 
A Bíblia está cheia de versículos inspiradores, muitos deles girando em torno da paz interior. A ansiedade muitas vezes nos impede de manter essa paz, e normalmente não sabemos o que fazer.
Aquele que concede toda a paz é Deus e, portanto, é apropriado que nos voltemos a Ele em busca de consolo.
Aqui está um único versículo que devemos recitar com frequência, deixando sua verdade penetrar em nossa alma, assegurando-nos de que Deus pode nos dar a paz que desejamos.
 
“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!”
(João 14, 27)
 
Philip Kosloski – Portal Aleteia

Programa Espiritual – 20º DIA – SEXTA-FEIRA


 

As atitudes são mais importantes que os fatos. Qualquer fato que enfrentamos, por mais penoso que seja, mesmo que pareça irremediável, não será tão importante como nossas atitudes para com ele. Por outro lado, a ORAÇÃO e a FÉ podem modificar ou dominar inteiramente um fato. “Eu sei que DEUS, o CRIADOR de todas as coisas, MEU PAI, sempre me protege! O amor de DEUS sempre me envolve! Por isto, sou sempre saudável, feliz e meus propósitos realizam-se infalivelmente!”

São Francisco de Sales


 

“Não pensemos que, enquanto estivermos nesta vida, podemos viver sem imperfeições. Que sejamos superiores ou inferiores, todos temos de persuadir-nos desta verdade, para não nos surpreendermos com os nossos defeitos. O Senhor mandou-nos dizer todos os dias no Pai-Nosso: ‘Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido’. Não há exceção a este preceito, pois todos temos necessidades de cumpri-lo.”
São Francisco de Sales
 
“Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Francisco de Sales, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Cristo nosso Senhor, amém.”
São Francisco de Sales, rogai por nós.

Pense em Jesus


 

“Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele o ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo.”

São Francisco de Sales

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Oração ao Bom Jesus dos Aflitos


 

Ó meu Bom Jesus, Senhor dos Aflitos, vós dissestes: “Vinde a mim todos os aflitos, que vos aliviarei”. Aqui estou para conversar convosco... Infundi em meu coração profundo amor, para que amando, servindo e ajudando-vos na pessoa de meu semelhante possa viver o vosso Evangelho, praticando o bem e sendo útil e assim participar da vida do céu. Senhor Bom Jesus dos Aflitos, vós sois minha única esperança. Resolvei os meus problemas. Isto vos peço em união com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Programa Espiritual – 19º DIA – QUINTA-FEIRA


 

A capacidade de possuir e utilizar a FÉ e de conseguir a libertação da FORÇA ESPIRITUAL que ela proporciona é uma habilidade que, como qualquer outra, deve ser estudada e praticada a fim de se chegar à perfeição. Assim como você nunca duvida que tomando água matará a sede, acredite profundamente que o seu pensamento, a sua oração, a sua palavra tem força criadora, tem poder. E quando você está ligado ao PAI, em estado de oração, então sua oração será infalível! Mentalize: “SOU FILHO DE DEUS e estou fortemente protegido pelo AMOR DIVINO. Consigo vencer qualquer dificuldade! Obrigado, MEU PAI!

Senhor Bom Jesus dos Passos

 

Senhor Bom Jesus dos Passos, fonte inesgotável de ternura, bondade e amor, abençoa-nos e guarda-nos, mostra-nos a tua face amiga e tem misericórdia de nós; volve para nós o teu meigo olhar e dá-nos a paz; guia nossos passos por caminhos seguros e concede-nos a graça que fervorosamente Te pedimos... [faz-se uma pausa para pedir algum favor e prossegue-se].

Senhor Bom Jesus dos Passos, fica a nosso lado para nos defender; dentro de nós para nos conservar; diante de nós para nos conduzir; atrás de nós para nos guardar; acima de nós para nos abençoar.

Oferecemos-Te, Senhor, os passos deste e de todos os dias de nossa vida, com as alegrias e esperanças, as tristezas e decepções. Faze, porém, que nunca se apoderem de nós o desalento e o desânimo; e que, só por hoje, transformemos um pouco o mundo, fazendo de nós espelho de Tua bondade, para construir a justiça.

Abençoa-nos, Mestre da Bondade, a mim e à minha família. Concede aos nossos queridos que morreram, a vida junto a Ti, junto à Tua Santa Mãe, Maria Santíssima, e a toda a grande família dos filhos de Deus. Assim seja!


Seja gentil com você


 

Seja gentil com você! Conheça seu próprio valor. Enalteça sua existência. Ame suas características pessoais. Fale sua verdade. Experimente seu amor-próprio. Seja seu próprio fã. Valide sua jornada pessoal. Admire seu próprio reflexo. Curta sua própria companhia. Expanda sua energia. Permita-se abraçar tudo o que você se tornou!”

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Não consigo mais rezar, e agora?


 

Também no deserto é preciso aprender a prosseguir
 
Por que não quero mais rezar? O que devo fazer?
A verdade é que a resposta para esta pergunta, apesar de ser curta, acredito que ainda seja a resposta mais exata; e que apesar de ser curta é a única que aprendi e verifiquei que funciona em todos estes meus anos de caminhada!
Então, quando nossa vida de Oração se tornar cansativa, se tornar lenta, quando não tivermos mais vontade alguma de rezar; e nem mesmo sabemos de onde vêm todas estas coisas, a resposta é:
- Continue rezando...
Você pode estar se perguntando: “Mas o Danilo deve estar louco?!” Acabei de dizer que não tenho vontade, que não quero e nem sinto nada!! E o que ele me responde é:
- Continue rezando!!!
[...]
A Oração é um combate: por ela chegamos a Deus sempre, quer sintamos isso ou não, chegamos ao coração de Deus! E porque a Oração é um combate, não podemos parar de rezar, não podemos ser arrastados por um momento de mornidão, por um momento de desolação, de deserto...
Porque mesmo quando não sentimos nada e até não desejamos rezar, mas, tomamos a iniciativa e rezamos, ali Deus se manifesta, ali ganhamos de certa forma uma força para prosseguir, somos revestidos pela força que contém a Oração, que sempre será uma força de encontro com Deus...
Mas quando optamos em não rezar, o maior perigo que corremos é o perigo do pecado! Se nos deixamos envolver por esta onda de mornidão, por este deserto; é certo que se não reagirmos, o pecado irá tomando um espaço em nossas vidas, dentro dos nossos corações, em nossas decisões... E assim, ao invés de você ir, mesmo que aos poucos, voltando a rezar com mais gosto, você perderá cada vez mais o desejo pela Oração, perderá cada vez mais o desejo por corresponder de maneira diferente aos desafios do dia a dia; e é bem provável que conforme o pecado for ganhando força dentro de você, você esqueça até mesmo que é uma pessoa de Deus, e venha se esquecer do próprio Deus!
[...]
Por isso entenda uma coisa muito séria:
Não precisamos sentir nada para termos uma vida de Oração que nos mantenha em Deus! Não precisamos sentir nada na Oração, não precisamos ser tocados em nossas emoções, ficarmos alegres, sorridentes, sairmos satisfeitos e coisas do tipo... A Oração, você sinta ou não, tem a força de te levar ao Coração de Deus! A Oração por aquilo que ela é, ela te deixará no “prumo”, te deixará sob a sua proteção, graça e força!
Então, de uma vez por todas: Nunca pare de rezar, nunca desista da Oração... Seja insistente com você mesmo, seja o “DO CONTRA” com a ONDA que quer te deixar longe da Oração!
Tenho certeza de que se você fizer esta experiência, você colherá dos melhores frutos! E chegará sim o tempo que novamente o “gosto” pela Oração florirá, voltará o tempo em que você será motivado pelos bons sentimentos, chegará o tempo em que você saberá exatamente o que Deus quer de você, porque O ouviu por meio da Oração!
Mas enquanto este tempo não chegar, lute contra tudo o que quiser te afastar do seu momento de Oração, e reze!
... Deus abençoe sua luta!
 
Excertos do artigo “Não consigo mais rezar!”, de Danilo Gesualdo, blog Canção Nova, publicado em 19/06/2019.
https://blog.cancaonova.com/livresdetodomal/nao-consigo-mais-rezar/

Programa Espiritual – 18º DIA – QUARTA-FEIRA


 

O PODER DA ORAÇÃO é a manifestação da energia. Assim como existem técnicas científicas para a libertação da energia atômica, existem também processos científicos para a libertação da energia espiritual, através de mecanismos da ORAÇÃO. Esta afirmativa é uma delas. “O SENHOR é meu pastor, nada me faltará.” (Sl 22, 1)

Oração ao Coração de Jesus


 

Senhor, enche de esperança e doçura os meus lábios, o meu coração. Põe nos meus olhos a luz que acaricia e purifica; nas minhas mãos, o gesto que perdoa e constrói. Dá-me a coragem para a luta, a piedade para os insultos, a misericórdia para as ingratidões e as injustiças. Limpa da inveja e ambição mesquinha a minha alma. Dá-me forças, Senhor, para aceitar com serenidade o que não posso mudar. Dá-me coragem para mudar o que devo melhorar. E dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra. Amém.

Gratidão


 

“Gratidão é o vinho para a alma. Vá em frente, embriague-se!”

Rumi

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Espiritualidade


 

Há um ditado chinês de muita sabedoria que diz assim: “A vida não é o corpo, da mesma forma que a água não é o copo que a contém.”
Isso é muito verdadeiro. Todos os espiritualistas já sabem que não somos o corpo, mas que o corpo é o receptáculo do espírito, da alma, da essência. No entanto, por que a maioria das pessoas vive 99% do tempo voltadas ao bem-estar do corpo e aos prazeres do corpo? Isso seria semelhante à água se preocupar em manter o bem estar do copo que a contém com medo que um dia o copo quebre e que ela seja derramada no chão.
Mas o que ocorreria com a água que foi derramada no chão? A água derramada pela quebra do copo iria cair no chão... depois de um tempo ela iria secar. E secando a água passaria ao estado gasoso e começaria a flutuar pela atmosfera da Terra. O observador desavisado, sem conhecer a fase gasosa da existência da água, poderia supor apressadamente que a água morreu, que se esvaiu, que deixou de existir... No entanto, a água não deixou de existir, ela apenas evaporou e fez a transição do estado líquido para o estado gasoso. Mas mesmo com essa mudança de estado, a água continua sendo água: ela apenas se apresenta numa forma diferente.
Esse estado gasoso ascende ao céu e logo depois forma nuvens e essas nuvens se aglutinam e caem de volta a terra, em estado de chuva, regressando a água novamente do estado gasoso ao estado líquido. Será que a água perdeu algo em todo esse processo? Não... ela apenas mudou de estado em estado, de condição em condição... e essas transformações em nada afetaram a “essência água” que é a sua natureza real.
O mesmo ocorre com nossa alma... Por que tanta preocupação com o corpo material? A água por acaso se preocupa em conservar de todas as formas o copo em que está contida temporariamente? Ou ela não se preocupa com o copo, pois transita facilmente entre vários estados sem com isso perder a “essência água” que é sua realidade intrínseca?
Vamos refletir sobre isso... Precisamos parar de dar tanto valor ao copo passageiro... e começar a ver a “água do espírito” que somos eternamente.
 
Hugo Lapa

Programa Espiritual – 17º DIA – TERÇA-FEIRA


 

É importante lembrar que você está tratando com a maior força existente no Universo quando estiver fazendo sua oração: a força que criou o próprio Universo – DEUS. ELE é um SER de recursos ilimitados. ELE pode criar os caminhos para a realização de seus desejos. Afirme com FÉ: “ESPÍRITO INFINITO, abri o caminho para a realização do meu desejo, em nome de JESUS!

Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


 

No Brasil, o direito à liberdade de religião ou crença está previsto no artigo 5º, VI, da Constituição Federal, que determina que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. Além disso, constitui crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões prevendo pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa (Lei nº 7.716/1989).
A celebração dessa data é um convite às religiões do mundo todo para uma convivência pacífica e fraterna, um incentivo para uma reflexão sobre a situação das nossas tradições e crenças e o quanto podemos colaborar para um mundo melhor.
Segundo o secretário nacional de Proteção Global (SNPG), Sérgio Queiroz, “a liberdade religiosa e todas as consequências dela decorrentes não podem olvidar do respeito ao outro. Para que construamos uma nação livre e igualitária, a fraternidade não pode ser esquecida como pilar fundamental, o que inclui o combate a todo tipo de discriminação e intolerância.
 
Fonte: www.gov.br/mdh