.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

O que fazer com sua mente quando suas preocupações não te deixam dormir



Você está exausto, seu corpo está morrendo de vontade de dormir, mas seu cérebro está mantendo você acordado, e não de uma forma divertida. Está passando e repassando uma sequência interminável de preocupações, medos e arrependimentos. Você sabe que só vai ficar mais nervoso no dia seguinte se não conseguir ter uma boa noite de sono, mas isso é apenas mais uma preocupação, e não está ajudando a acalmar sua mente.
Levantar-se para ler, ou pior, checar o seu telefone apenas sinaliza para o seu cérebro que é hora de se levantar. Mas aqui estão algumas coisas que você pode fazer na escuridão total que ajudarão.
Não ignore a preocupação, mas adie
Poucos problemas são realmente tão urgentes que você tem que pular da cama e fazer algo sobre eles. A menos que sua casa esteja realmente em chamas, dê a você mesmo esse adiamento para encontrar uma solução, apenas até a manhã seguinte. Isso é importante – você não está dizendo a si mesmo: “Não há nada para se preocupar, tudo está realmente bem!”. Isso fará com que seu cérebro se esforce mais para convencê-lo de que você deveria estar em pânico. Em vez disso, diga: “Se isso ainda parecer um problema de manhã, vou resolvê-lo”. Dessa forma, você não precisa fazer o impossível, nem se convencer, nem ignorar suas próprias preocupações (possivelmente legítimas). Você está apenas colocando o problema de lado, sem ignorá-lo. Claro que, nove vezes em dez, a preocupação não parece tão urgente na manhã seguinte.
Atravesse o alfabeto da gratidão
Comece agradecendo desde a letra “A”. Não precisa ser algo incrível. Por exemplo, agradeça os amigos que você tem, o amor de seu marido ou filhos. Percorra todas as letras do alfabeto, uma a uma, e não se apresse. Tome seu tempo se movendo de um pensamento feliz para o próximo. Eu raramente consigo passar por M ou N sem adormecer.
Variação: Percorra o alfabeto, mas ao invés de nomear pelo que você é grato, diga sobre o que você é bom. É ainda mais difícil, porque para preencher todas as 26 letras, você tem que realmente ser criativo. Lembre-se, você não está se gabando se isso permanecer na sua cabeça.
Recapitule seu dia
Este funciona especialmente bem quando você está pensando em algo que deu errado. Uma discussão, uma humilhação, algo que você se arrepende de ter feito que você continua repetindo em sua mente? Recapitule seu dia ao invés disso. Comece por: quando você acordou? O que você comeu no café da manhã? É mais difícil do que parece desenterrar memórias de apenas 12 horas antes, e geralmente força você a colocar as coisas em perspectiva. Você pode acabar se lembrando das coisas boas que aconteceram que seu cérebro encobriu enquanto se concentrava na memória ruim.
Seja um arquiteto
Construa algo complicado, algo que você faria com muitas pessoas em mente. Crie um parque, um museu ou a casa dos sonhos de sua família. Vá de um recurso para outro e, com amor, veja todos os detalhes da maneira correta. O que é impressionante sobre este jogo em particular é que você deve ter em mente as necessidades de muitas pessoas diferentes, para que isso possa ajudá-lo a não se concentrar tanto em suas próprias preocupações. Também dá muita atenção à sua mente, à medida que você adiciona detalhes. Se você se encontra deitado noite após noite, então pode continuar de onde parou. A continuidade torna o projeto ainda mais divertido.
(Fonte: pt.aleteia.org – Anna O’Neil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário