.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Um nome, uma história

 


(dinâmica)
Quem me conhece? Sabe quem sou realmente? Meu nome é __________. Por quê? Eu poderia gastar horas e horas contando minha história, o porquê do meu nome, e tantas coisas mais, mas...
Cada um de nós tem um nome, uma história. Uma história que começa já no interior do útero. A luta pela vida.
Há nomes e histórias com final feliz... ou infeliz.


VIDAS QUE VÃO EMBORA
Stop! A vida parou
no clique BUM! de uma arma.
...
Vidas que dizem que vêm,
criam uma onda enlevada
de amor e sonho, porém,
antes de vir à luz, apagam os olhinhos,
desligam o coração que batia rapidinho
e mesmo assim ficam ali
agarrados ao seu ninho.
É como se ainda tivessem vida e força
e lutassem para eternizar a experiência divina
de habitar o colo materno,
pois que certeza teriam
da mesma delícia cá fora?

INDIVIDUAL
stop introspectivo”:
Você é capaz de dizer (que seja pra si mesmo) quem é você, seu nome, a história do seu nome, sua história construída até hoje? Sim, porque você tem um NOME e uma HISTÓRIA construída até aqui.
Pense agora numa outra pessoa que também passou pelas mesmas experiências que nós: JESUS. Ele também vivenciou a experiência indescritível de crescer no útero materno e ser envolvido numa bolsa de líquido amniótico.
Ah! Era uma deliciosa piscina, onde Ele, com certeza, movia-se sem parar, deu mais de quinhentas cambalhotas e chutou mais de mil vezes por dia sua mãe, Maria. Ele com certeza era muito travesso, mas Maria o achava lindo! E aposto que torcia, como qualquer mãe, para que nascesse perfeito, saudável, etc. etc. etc.

Mas... voltemos ao nome: JESUS! Reflita:
- Por que este nome foi escolhido (era incomum naquele tempo...)? Esqueça as lições de catequese e concentre-se no nome JESUS. Que força tem este nome? Que poder tem este nome? Que sentido, que significado tem este nome?
- Que história tem este nome? Imagine e reflita sobre esta história, desde o começo, no útero, até o final, na cruz. Vitória ou derrota? Milagre da vida? Milagre da Morte?
 
EM GRUPO(S): (5 pessoas)
- Contar a história do próprio nome.
- Compartilhar as reflexões sobre o nome Jesus, história desse nome, buscando responder as questões propostas no momento INDIVIDUAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário