.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

segunda-feira, 31 de março de 2025

Terço da Divina Providência


 

“Deus provê, Deus proverá
Seu AMOR triunfará”
 
NO INÍCIO:
Oração do Credo
 
NAS CONTAS GRANDES:
Deus provê, Deus proverá,
Sua misericórdia não faltará!
 
NAS CONTAS PEQUENAS:
Mãe da Divina Providência:
Providenciai!
 
ORAÇÃO FINAL:
Vinde, Maria, chegou o momento.
Valei-nos agora e em todo tormento.
Mãe da Providência, prestai-nos auxílio
no sofrimento da terra e no exílio.
Mostrai que sois Mãe de Amor e de Bondade,
agora que é grande a necessidade.
Amém.

Amanhecer...


 

“Levanta a cortina dos teus olhos,
contempla a maravilha
do amanhecer.
A vida é uma criança,
esperta, bonita, inteligente
passa correndo,
é preciso ver.
Acredita,
enquanto há tempo:
não existe dor sem alento
nem tristeza tão longe da alegria.
Quando a luz de cada dia
acende a vida,
iluminando o amanhecer,
não vacila,
toma posse
da imensa alegria de viver.”
 
Ivone Boechat

Deus confia em ti


 

“Se o Senhor não confiasse em ti, não te emprestaria o filho que educas [...] Recorda que Deus, igualmente, confia em ti.”

Chico Xavier

domingo, 30 de março de 2025

Por que Deus não nos salva?


 

Um homem estava à procura de um grande sábio. Muitos diziam que se tratava de um sábio que podia explicar qualquer tema espiritual, sempre de uma forma que as pessoas compreendessem. O homem seguiu as instruções do mapa e chegou na casa do sábio.
O sábio estava sentado, tranquilo, em estado de meditação. O homem saudou o mestre e perguntou:
– Mestre, vim até aqui para beber um pouco dos seus ensinamentos. No entanto, uma questão essencial que gostaria de lhe fazer e que ninguém nunca conseguiu explicar é a seguinte: por que Deus permite que tantas pessoas morram todos os dias, dos mais diferentes motivos, fome, doenças, acidentes etc.? Por que Deus não salva estas pessoas? E a segunda pergunta é: por que Deus não salvou Jesus da morte na cruz, se Jesus era um homem tão bom e amoroso?
O sábio apenas respondeu:
– Deus salvou Jesus, assim como salva as pessoas todos os dias.
– Salvou o Senhor? – perguntou o homem – Mas então como Jesus morreu na cruz?
O sábio olhou para o homem e perguntou:
– Você quer que Deus salve a vestimenta?
O homem não compreendeu e pediu que o sábio explicasse melhor. O mestre disse:
– Imagine a seguinte situação: sua casa começou a pegar fogo. O fogo vai se alastrando rapidamente por todas as partes da casa e seu filho está no quarto. O que você faz? Você salva o seu filho ou salva a roupa ou as roupas do seu filho?
– Eu salvo meu filho, é lógico. As roupas não têm nenhum valor diante do valor da vida do meu filho.
O sábio respondeu:
– O mesmo faz Deus, o Senhor de todo o universo, a inteligência infinita. Deus dá mais valor à vida dos seus filhos do que as vestimentas ou as roupagens que eles usam ao longo das encarnações. Nosso corpo material é mera vestimenta temporária; é um envoltório descartável, perecível, o pó da terra que volta ao pó da terra. Por que Deus haveria de salvar o corpo ao invés de dar maior atenção em salvar o espírito? O espírito é o verdadeiro filho de Deus... e não o corpo material ou a personalidade humana. Por isso, no incêndio que é esse mundo material, onde tudo se desgasta, tudo perece e tudo se destrói, Deus salva o espírito dos seus filhos, ofertando-lhes experiências muito valiosas para sua paz eterna e felicidade eterna, que são muito mais importantes do que os estados efêmeros, ilusórios e vazios da matéria. A experiência do espírito e seu aprendizado fica gravada nele para sempre e é para ele fonte de eterna felicidade. Já o corpo material é como a roupa do corpo... se rasga, amassa, se destrói, se desgasta e se perde arrastado pela força do tempo. Este tem muito pouca importância diante da paz infinita do espírito. Por isso, Deus não salva a roupa do filho; O Ser divino salva o próprio filho: o espírito.
 
Hugo Lapa

A casa da acolhida!


 

REZANDO NA QUARESMA
A casa da acolhida!
 
Ó Deus, fonte de toda a bondade e misericórdia! Teus braços sempre se abrem para acolher teus filhos e filhas dispersos pelos duros caminhos da vida. Muitas vezes, os cansaços e tumultos deste mundo têm nos afastado de ti. Acabamos nos esquecendo de que é junto a ti que encontramos o descanso e a tranquilidade que tanto almejamos. Queremos poder viver na festa do teu Reino e, por isso, voltamo-nos, inteiramente, para os teus braços de amor. Perdoa as vezes em que gastamos nossa herança com coisas supérfluas e ajuda-nos a sermos fiéis e gratos por todas as graças que nos concedes. Tudo isso te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém!
 
Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Gentileza


 

“O espírito de gentileza pode salvar o mundo. O que nos falta é isso: espírito de gentileza. Boas maneiras de homem para homem, de povo para povo.”

Érico Veríssimo

sábado, 29 de março de 2025

Oração ao Anjo de Getsêmani


 

Oração ao Anjo de Getsêmani – enviado pelo Pai para confortar Nosso Senhor no Horto das Oliveiras
 
“Eu vos saúdo, Santo Anjo que fortaleceste a Jesus Cristo no Monte das Oliveiras, e consolaste meu Senhor em sua agonia antes da morte. Convosco louvo a Santíssima Trindade, que vos escolheu diante de todos os outros Anjos para consolar e fortalecer Aquele que é o Consolo e a Força dos aflitos.
Vendo os pecados do mundo, especialmente os meus, Ele caiu com dor no solo.
Pela honra que a vós foi concedida nesse momento, por vossa disponibilidade, humildade e amor com que ajudaste a santa Humanidade de meu Salvador Jesus, pedi para mim uma contrição perfeita de todos os meus pecados.
Consolai-me na tribulação que me oprime agora e em todas as outras que virão sobre mim, especialmente na agonia final! Amém.”
 
SIM, Gabriel. Oraciones a Los Santos Angeles
Fonte: site O Fiel Católico

Oração a Nossa Senhora da Esperança


 

SENHORA DA ESPERANÇA, tua alegria era fazer a vontade do pai. Tua vida era estar atenta às necessidades dos outros. Intercede por nós! Quando nossa fé vacila. Quando somos tentados a desesperar.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando fechamos o coração. Quando consentimos à injustiça.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando parece ser difícil seguir teu filho. Quando nos cansamos de fazer o bem.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando o não se antecipa ao nosso sim. Leva-nos a JESUS CRISTO, nossa esperança. Amém.

 

Prof. Felipe Aquino

Em teu benefício


 

“Não sejas vigias de ninguém, nem te tornes fiscal da conduta de outrem, quando tens muito a fazer em benefício próprio.”

Joanna de Ângelis

sexta-feira, 28 de março de 2025

Espiritualidade dos olhos abertos


 

O Cardeal Walter Kasper, no ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (8/12/2015-20/11/2016), afirmava que a espiritualidade não está distante da realidade, ela está no cotidiano da vida. Quem acredita não precisa mais se afastar ou fugir do mundo. A espiritualidade é a força vital que me guia com os olhos abertos pelas diferentes situações da vida. Olhos abertos de Deus que percebe no ser humano potencialidade positiva de transformação. Olhos abertos do ser humano para contemplar a beleza do mundo e da criação. Assim, a espiritualidade dos olhos abertos me faz ser lúcido, justo, equilibrado, saborear o melhor da vida, realizando-me e aos outros.
 
Frei Gilberto da Silva, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

No coração de Deus


 

“No coração de Deus não há inimigos, Deus tem filhos. Nós erguemos muros, construímos barreiras e classificamos as pessoas. Deus tem filhos. O Nosso Pai não espera pelo momento em que formos bons para amar o mundo; não espera pelo momento em que formos menos injustos, ou mesmo perfeitos, para nos amar; ama-nos porque escolheu amar-nos, ama-nos porque nos deu o estatuto de filhos.”

Papa Francisco

Filhos


 

“Não é nosso trabalho endurecer nossos filhos para enfrentar um mundo cruel. É nosso trabalho criar filhos que tornem o mundo um pouco menos cruel.”

L. R. Knost

quinta-feira, 27 de março de 2025

JUBILEU 2025 EM MÚSICA-2


 

Seguimos nossa estrada como “Peregrinos de Esperança”.
“Espere, minha mãe, estou voltando! Que falta faz pra mim um beijo seu. O orvalho das manhãs cobrindo as flores, um raio de luar que era tão meu!” (Fogão de lenha – C. Cola, M. Duboc e Xororó).
Partir é bom, mas também é bom voltar. Geográfica ou existencialmente, precisamos de referências que nos ofereçam uma espécie de “porto seguro” em nossa peregrinação.
Maria, peregrina de esperança por excelência, oferece-nos seu colo de mãe nesta jornada que é a vida. Retornar a seus braços amorosos é sempre ocasião de recuperar as forças necessárias para seguir em frente.
Nossa Senhora da Boa Viagem, rogai por nós!
 
Frei Gustavo W. Medella, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 

Quando o estresse bater forte


 

Quando o estresse bater forte, reze esta oração
(Peça para que Deus o livre da angústia provocada pelas metas irreais, pela competitividade opressora e sobrecarga de trabalho)
 
Da irritação: livrai-me, Senhor!
Das palavras grosseiras: livrai-me, Senhor!
Da impaciência com o próximo: livrai-me, Senhor!
Da raiva sem motivos: livrai-me, Senhor!
 
Da pressa sem necessidade: libertai-me, Senhor!
Da sobrecarga de preocupações: libertai-me, Senhor!
Do mau humor: livrai-me, Senhor!
Das palavras grosseiras: livrai-me, Senhor!
Da impaciência com o próximo: livrai-me, Senhor!
 
Da pressa sem necessidade: libertai-me, Senhor!
Da sobrecarga de preocupações: libertai-me, Senhor!
Das frustrações: libertai-me, Senhor!
Da competitividade que oprime: libertai-me, Senhor!
 
Da falta de tempo para mim mesmo: curai-me, Senhor!
Da ansiedade constante: curai-me, Senhor!
Da baixa autoestima: curai-me, senhor!
Da preocupação exagerada: curai-me, Senhor!
 
Das metas irreais: purificai-me, Senhor!
Dos pensamentos negativos: purificai-me, Senhor!
Do mau humor: purificai-me, Senhor!
Da angústia: purificai-me e libertai-me, Senhor!
Da competitividade que oprime: purificai-me e libertai-me, Senhor!
 
Por Padre Flávio Sobreiro, via Canção Nova

Oração de Proteção


 

A Luz de Deus me rodeia.
O Amor de Deus me envolve.
O Poder de Deus me protege.
A Presença de Deus cuida de mim.
A Mente de Deus me guia.
A Vida de Deus flui através de mim.
As Leis de Deus me dirigem.
O Poder de Deus habita dentro de mim.
A Alegria de Deus me eleva.
A Força de Deus me renova.
A Beleza de Deus me inspira.
Onde quer que eu esteja, Deus está!
Amém.

Silêncio


 

“Fique em silêncio quando puder, pois quando estamos sozinhos Deus fala livremente com nossa alma, e a alma fica mais disposta a ouvir a voz de Deus.”

São Pe. Pio de Pietrelcina

quarta-feira, 26 de março de 2025

Aos Anjos Guardiões e aos Espíritos Protetores


 

"Meu Deus, permite que os bons Espíritos que me cercam venham em meu auxílio, quando me achar em sofrimento, e que me sustentem se desfalecer. Faze, Senhor, que eles me incutam fé, esperança e caridade; que sejam para mim um amparo, uma inspiração e um testemunho da tua misericórdia. Faze, enfim, que neles encontre eu a força que me falta nas provas da vida e, para resistir às inspirações do mal, a fé que salva e o amor que consola."
 
(Evangelho Segundo o Espiritismo-Cap. 28/item 13)

Olhos do coração


 

Olhar com os olhos do coração significa estar disposto a esquecer, perdoar, compartilhar, se entregar...
Para carregar o coração nos olhos é necessário fazer aquele trabalho interior diário que nos ajude a sair de nós mesmos, que nos impulsione para o outro sabendo que as suas respostas refletem os nossos atos.
Para ver com o coração precisamos clarear o nosso olhar com a água que dá vida e que não se detém nas aparências nem na falsidade do vazio.
Quando olhamos com o coração, nossos olhos castanhos, negros, azuis... transformam-se em um belo arco-íris que irradia luz a quem se sente olhado por nós.
 
De: Reflejos de Luz

Servir a Deus


 

“As grandes ocasiões de servir a Deus são raras. As pequenas aparecem sempre.”

São Francisco de Sales

terça-feira, 25 de março de 2025

Como fazer a bondade brotar em nosso coração?


 

Somos chamados a ser benevolentes com outras pessoas e a tratá-las com respeito. Mas embora essas sejam virtudes básicas, antes que possamos realizá-las consistentemente, precisamos cultivá-las em nosso coração.
São Paulo da Cruz comenta sobre isso em uma carta apresentada pela Liturgia das Horas.
 
“Seja constante em praticar todas as virtudes e, especialmente, imitar a paciência de nosso querido Jesus, pois este é o ápice do puro amor. Viva de tal forma que todos saibam que você carrega externa e internamente a imagem de Cristo crucificado, o modelo de toda benevolência e misericórdia. Pois se uma pessoa está unida interiormente ao Filho do Deus vivo, ela também carrega sua semelhança externamente por sua prática contínua de bondade heroica e, especialmente, através de uma paciência reforçada pela coragem, que não reclama secretamente nem em público. Moldem-se em Jesus e não esperem nada além de que todos se convertam completamente à Sua vontade.”
 
Ser benevolente com os outros não é fácil, e nossa frágil natureza humana inevitavelmente falhará se confiarmos apenas em nossa própria força. Em vez disso, devemos ser alimentados pela força de nosso Senhor e deixá-lo trabalhar através de nós.
 
Philip Kosloski – [excertos] artigo publicado no site Aleteia, em 20/10/21.

Novena em Honra à Santa Gravidez de Nossa Senhora


 

“Ao conceber e dar à luz o filho, a mulher se encontra por um dom sincero de si mesma. O dom da disponibilidade interior para aceitar e dar ao mundo o filho...”
Papa João Paulo II (Mulieris Dignitatem, 18)
 
Esta oração pode ser feita de 3 formas:
- diariamente de 25 de março a 25 de dezembro;
- todo dia 25 de cada mês, de 25 de março a 25 de dezembro;
- ou, durante 9 dias seguidos.
Portanto; em qualquer momento, você pode começar esta novena, pedindo a graça que você tanto precisa.
Que Deus abençoe todas as mulheres grávidas e, agracie aquelas em busca de engravidar!
 
“Ó Maria, virgem Imaculada, Porta do Céu e causa da Nossa Alegria,
respondendo com generosidade ao Anúncio do Arcanjo São Gabriel, Vós pudestes dar curso ao plano de Deus para nossa salvação. Vós fostes, pela Providência Santíssima desde toda a eternidade, constituída morada digna do Filho de Deus Encarnado. Pelo vosso “sim” e fidelidade ao Pai celeste, o Espírito Santo teceu em vosso ventre Jesus, Nosso Senhor e Salvador.
Eis que desejando que o Filho de Deus que quis nascer em Vós, nasça também em meu coração e conceda-me o perdão de meus pecados, prostro-me aos vossos pés e vos imploro, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis alcançar-me, do vosso Filho, a graça que tanto necessito ...... (colocar a graça).
Ouvi minha súplica, ó Virgem Santíssima, Vós que, perante o trono da Graça, sois a “Onipotência Suplicante”, enquanto vou meditando, com reverência e filial afeto, todos os momentos de dor e de alegria, de desolação e de providência, que vos acompanharam em vossa bendita e singular Gestação, na qual trouxestes em vosso ventre por nove meses o Filho do Deus Altíssimo. Amém.”
 
Rezam-se 24 Ave-Marias, saudando a Santíssima Virgem – por todas aquelas horas que trouxe em seu seio o Filho de Deus – dizendo após cada uma, a jaculatória:
“Bendita seja a Santa Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus.”

Anunciação do Senhor (solenidade)


 

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.” (cf. Lc 1,31)
 
“Salve Santa Maria, serva humilde do Senhor, mãe gloriosa de Cristo! Salve, Virgem fiel! Ensina-nos a ser dóceis ao Espírito. Ensina-nos a viver em atitude de escuta da Palavra, atentos às suas inspirações e às suas manifestações na vida dos irmãos, nos acontecimentos da história, no gemido e no júbilo da criação. Virgem da escuta, virgem orante, acolhe as súplicas dos teus servos. Ajuda-nos a abandonar-nos ao Senhor, a unir-nos ao Ecce venio (Eis que venho) de Jesus e ao teu Ecce ancilla (Eis a serva do Senhor). Ajuda-nos a compreender que já não podemos ter outra vontade que não a do Pai, outra regra que o seu beneplácito. Que, em cada instante, procuremos a vontade de Deus e nos conformemos a ela.”
Amém.
...........
Repita frequentemente e viva hoje a palavra:
“Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 2, 38).
 
Fonte: Portal Dehonianos

Palavras agradáveis


 

“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.”

Pr 16,24

segunda-feira, 24 de março de 2025

A oração de quem não pede nada


 

Uma semana de gratidão: já tentou fazer este poderoso exercício?
 
Não podemos ser cristãos que só pedem, pedem e pedem, mas não dão nada. Viver com gratidão pode mudar completamente nosso olhar diante da vida.
Não sejamos consumistas religiosos.
Busquemos Deus especialmente para dar-lhe graças, para louvá-lo, para dar-lhe glória, para reconhecer sua grandeza, para mostrar nossa pequenez, para colocar-nos ao seu serviço e oferecer-nos para que Ele faça conosco o que quiser.
Que tal viver uma semana só de gratidão, buscando, ao longo do dia, motivos para agradecer a Deus, nos detalhes da vida cotidiana? Este é um exercício simples, mas poderoso, capaz de transformar sua maneira de encarar a vida, acredite!
 
Senhor,
Obrigado pela água que bebo,
pela comida que como,
pelo ar que respiro.
Obrigado por eu poder ver,
sentir, tocar, falar,
andar e pensar.
Obrigado por me permitir trabalhar,
por poder ajudar,
pelo céu, terra e mar.
Obrigado pelo que me deste ontem,
pelo que me dás hoje
e pelo que me darás amanhã.
Obrigado por meu estado de saúde,
pelos talentos e qualidades
que me deste.
Obrigado pela minha família,
pelos meus amigos,
pelos que me querem bem
e por aqueles a quem posso ajudar.
Obrigado pelo teu amor infinito,
pelo teu perdão sem limites
por teres dado tua vida por mim.
Eu te amo e me entrego
totalmente em tuas mãos.
Faze de mim o que queiras.
Amém.
 
Fonte: Aleteia, via Portal Divina Misericórdia

Oferecer a Deus as nossas limitações


 

A consciência de minhas limitações pode ser o estímulo para superá-las. Quando ofereço generosamente a Deus as minhas limitações, Ele as transforma com a sua graça e o seu poder, de maneira que me sinto escolhido e dou testemunho que, através da minha fraqueza, Ele confunde os, fortes desse mundo (cf. 1Cor 1,27). É verdadeiro o que muitos pregadores afirmam: “Deus não escolhe os capazes, Ele capacita os escolhidos”. Frase inspirada nas palavras do Apóstolo Paulo, quando diz que a nossa capacidade vem de Deus e que é o Espírito que dá a vida (cf. 2Cor 3,5-6). Quero oferecer a Deus as minhas limitações, para que Ele me faça capaz, destemido e forte no amor.
 
Apolonio Carvalho Nascimento
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus - Seleção de Zacarias Martins Gurupi/TO

Nossas imperfeições


 

“Não nos devemos perturbar à vista de nossas imperfeições, porque a luta contra elas não pode nem deve acabar antes de nossa morte. A nossa perfeição consiste em combatê-las.”

São Francisco de Sales

domingo, 23 de março de 2025

Prece da noite


 

Gratidão pelas bênçãos diárias
 
Pai amado, muito obrigado pelo dia que me deste, por ter me acompanhado neste dia e guiado meus passos.
Obrigado porque hoje pude sentir o seu abraço e a sua paz mesmo em meio aos desafios que enfrentei neste dia. Obrigado porque nunca me abandonas. Tu és o meu auxílio fiel, meu socorro presente e meu Pai amoroso que cuida de mim.
Obrigado pela natureza maravilhosa que nos deste e nos cerca com sustento, beleza e abrigo.
O Senhor é o Deus bom e bondoso que cuida de cada detalhe, por isso hoje te agradeço por cada uma de suas bênçãos.
 
Fonte: Bíblia Sagrada Online www.bibliaon.com

3º DOMINGO DA QUARESMA


3º DOMINGO DA QUARESMA
(Lc 13,1-9)

Estamos em plena Quaresma e o chamado à conversão é sempre a tônica desse período. No texto do evangelho que nos é proposto para hoje o convite é explícito e evidente: “arrependei-vos"! Mudar de vida é algo que Jesus sempre nos cobra, pois somente com uma mudança de vida se pode chegar ao Reino dos Céus. A metáfora da figueira pode ser usada para colocar medo naqueles que não mudam de vida, mas pode ser lida pelo viés do grande amor de Deus por nós. A misericórdia de Deus sempre nos proporciona oportunidades de mudança: “Senhor, deixa-a ainda este ano para que cave ao redor e coloque adubo”. Logo mais, na Semana Santa, veremos que fomos “adubados” pelo próprio sangue do Senhor. Arrepender e produzir frutos bons, esse é o mandato do evangelho.

Frei Wagner José da Rosa, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Mais um ano...


 

REZANDO NA QUARESMA
Mais um ano...
 
Senhor nosso Deus, nós estamos em mais um tempo quaresmal, ocasião de reflexão e conversão em nossas vidas. Mais um ano em que tantos projetos e planos ainda estão por ser sonhados! Tantas coisas que exigem serenidade de nossa parte... Assim como teu Filho teve paciência e misericórdia da figueira que não deu fruto, pedimos-te, ó Pai, ajuda-nos a não desistirmos dos nossos sonhos. Pedimos-te que sejamos confortados com a tua esperança para seguirmos na transformação da nossa vida em árvore que seja plena dos frutos que Tu reservas para nós. Isto te pedimos, por Cristo, Nosso Senhor. Amém!
 
Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Franqueza rude


 

“Se você acredita que franqueza rude pode ajudar alguém, observe o que ocorre com a planta que você atire água fervente. Abençoemos se quisermos ser abençoados.”

Chico Xavier

sábado, 22 de março de 2025

Maria, nossa maior intercessora


 

O primeiro milagre de Jesus foi realizado depois de um pedido de Sua mãe. Foi numa festa de casamento e o olhar atento de Maria percebeu que o vinho estava no fim (Jo 2, 1-12).
A princípio Jesus respondeu que sua hora ainda não havia chegado, mesmo assim ela disse aos que estavam servindo: “Fazei o que Ele vos disser”.
Assim como aconteceu naquela festa de casamento, Maria está sempre atenta às nossas necessidades.
E ela quer que nossa vida seja transformada. E para isso devemos agir segundo os ensinamentos de Jesus. Para a realização do milagre, aqueles que estavam servindo encheram seis talhas com cerca de 100 litros cada. Depois levaram a água transformada em vinho para o chefe dos serventes experimentar. Ou seja, não houve milagre sem ação.
 
A transformação na prática
E em nossa vida, aquele milagre, aquela transformação que tanto precisamos, só vai se tornar real quando nos colocarmos a serviço, fazendo o que Jesus nos disse.
E quais foram os ensinamentos que Ele nos deixou? Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Precisamos da oração, da ação dentro daquilo que Jesus nos ensinou, e da fé para testemunhar a intercessão de Maria e o milagre em nossas vidas.
Ela, que é nossa mãe, quer sempre o melhor para nós.
 
Mário Scandiuzzi – artigo publicado no site Aleteia, em 19/06/22.

Dia Mundial da Água


 

Antes do começo do mundo e que existissem habitantes na Terra, o Livro do Gênesis diz que “o espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. Havia um “vento tempestuoso” ou “sopro de Deus”. Fecundo encontro entre Deus e a “face das águas”. O jeito humano como as comunidades escreveram o Gênesis revela o quanto respeitavam a força de vida que emergiu deste encontro. A sacralidade da água, fonte de vida, está presente em narrativas míticas e religiosas de outras culturas e povos. Mas, hoje, o degelo dos polos, a acidificação dos oceanos, a poluição ou sedimentação dos rios está chegando a um ponto no qual pode não haver recuperação. Mais do que nunca é tempo de amar e lutar pelas águas da Terra, que, desde o começo dos tempos, sentem o hálito benfazejo de Deus!
 
Moema Miranda
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus
 
* O tema do Dia Mundial da Água de 2025, estabelecido pela ONU, é “Preservação das Geleiras”.

Nossa Senhora


 

“Se você alguma vez se sentir angustiado durante o dia, invoque Nossa Senhora, apenas diga esta oração simples: ‘Maria, Mãe de Jesus, por favor, seja uma mãe para mim agora’. Devo admitir – esta oração nunca me falhou.”

Santa Teresa de Calcutá

sexta-feira, 21 de março de 2025

O que é a caridade?


 

“Caridade é agir diante da necessidade do outro; é o amor em ação.
Todas as vezes que nos sentimos infelizes, podemos refletir a respeito de nossas ações e sempre vamos chegar à conclusão de que olhamos mais para nós do que para o outro.
Amparar o próximo é aproximar-se do bem, pois quando somos úteis ao outro vamos percebendo que algo em nosso coração se transforma – e essa transformação chama-se amor.
Todos nós necessitamos de ajuda, mas somos muitas vezes orgulhosos demais para pedi-la. E, quando o socorro nos chega de onde menos esperamos, ficamos atônitos, sem entender como fomos ajudados. Isso é Deus atuando em nossas vidas. E é Ele a resposta de tantas perguntas que ainda somos incapazes de responder.
Ajudar o próximo é transformar-se, porque quando nos colocamos à disposição do outro, sempre somos nós os mais ajudados.”
 
Mons. André Sampaio
 
Fonte: portal Aleteia e Facebook

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial


 

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Angela Davis
 
O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, tem intuito de reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para todas as raças. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul em 1966.
Em meio ao apartheid, 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a instituição da Lei do Passe, que previa a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais aonde eles poderiam ir. Tropas do exército local atiraram contra os manifestantes e 186 pessoas ficaram feridas e 69 pessoas morreram.
 
Segundo a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, discriminação racial define-se por:
“toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública”.
 
Todos os dias devemos lutar contra a discriminação racial, e esta data é importante para relembrarmos as fases perversas do racismo e por que buscamos a sua erradicação. O preconceito resulta em problemas que vão além da cor de pele, dificultando o acesso dessas pessoas à saúde, ao mercado de trabalho e a condições dignas de vida. A discriminação racial perpetua desigualdades e precisamos intensificar nossos esforços para construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
 
No Brasil, a luta contra a discriminação racial se intensificou após a Constituição Federal de 1988, quando foi incluído o crime de racismo como inafiançável e imprescritível. Outro avanço é o advento da Lei 11.645, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. Contudo, o racismo ainda exige mais políticas de inclusão, além do cumprimento efetivo da legislação para coibir tais práticas e proteger a sociedade como um todo. Uma das principais formas de luta contra a discriminação racial é a educação.
Por fim, segue a reflexão sobre como nos tornarmos aliados na luta contra a discriminação racial, através de trecho do artigo de Denise Carreira, publicado na Revista Conectas em novembro de 2018, edição 28:
 
“Por fim, vale dizer que a transformação almejada exige, sobretudo, uma disposição para que as pessoas brancas se coloquem ativamente como aprendizes nessa reconstrução das relações raciais, enfrentando o desconforto, o medo, o desconhecimento; reeducando olhares e escutas; refletindo e avaliando suas ações em diálogo com pessoas negras e indígenas; desconstruindo a produção de privilégios, das discriminações e das violências no cotidiano e nas instituições e se abrindo para descobrir tudo aquilo que perdemos aos longo de séculos e atualmente – como seres humanos – ao negar o reconhecimento da dignidade, dos conhecimentos, da história, das culturas e dos valores civilizatórios dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas.”
 
Fontes: ONU, Grupo Mulheres do Brasil, Fiocruz

Nosso coração


Senhor, que estejamos sempre firmes no propósito de fazer de nosso coração um campo limpo, livre e seguro, onde vosso Espírito de Amor possa pousar e permanecer. Amém. 

quinta-feira, 20 de março de 2025

A lição dos sabiás


 

Zé Vicente vivia encabulado com este e com outros pensamentos: “Se eu morrer, o que será da minha esposa e dos meus filhos? Quem vai cuidar deles?”
Saiu cedinho para a roça, sempre enrolado em seus pensamentos. De súbito, escuta no alto de uma árvore um forte chilrear de filhotes de passarinho. Quase no mesmo galho estavam dois ninhos, com filhotinhos de sabiá.
Já ia tocando para a frente, com sua enxada ao ombro, quando avista um gavião apoderando-se de um passarinho.
Era justamente o sabiá que vinha trazendo alimento para os filhotes. Revoltado, tentou atingir o gavião com pedradas, mas o sabiá foi carregado embora.
Ao voltar para o trabalho no dia seguinte, Zé Vicente foi direto na direção daquela árvore a fim de visitar os filhotes órfãos. Estava certo de encontrar mortos de fome os filhotinhos da mãe sequestrada. Mas encontrou-os chilreando cheios de vida.
“Como teria sido possível isto?” E ali para descobrir o segredo, dentro em pouco viu chegar a mãe do ninho vizinho, que repartiu o que trouxera, com os filhotes de ambos os ninhos.
“Senhor meu Pai”, exclamou Zé Vicente, tirando o chapéu e ajoelhando-se ali mesmo no chão duro, “eu me esquecera que existe uma Providência divina. Pensava que somente eu poderia manter a minha família. Agora vejo que és tu, meu Pai, o único e infalível sustento dos meus filhos”.
 
(Do livro: Histórias para Meditar – Prof. Felipe Aquino)

Oração do Outono


 

Antes que todas as coisas existissem, Tu já existias, teu Santo Espírito tudo habitava. Por tua vontade deste Vida a todas as coisas, deste Vida a mim também. Fomos gerados no seio da tua existência, gerados em teu amor. Ó, Trindade Eterna, recria-nos, restaura-nos a vida! Vede como são estranhos os nossos dias. Feridos pelo pecado, opaca é a nossa existência e “sem graça” é o nosso viver. Para nossa sorte, tua graça nunca está ausente, teu amor nunca nos abandona. Ó, Trindade Santa, Beleza Eterna, preenche-nos com teu Espírito! Dá-nos a alegria de voltar a florescer, de voltar a frutificar. Dá-nos a graça de gerar frutos de paz e de justiça, e de em teu amor viver e de tua vontade realizar. Amém.
 
Pe. Marcos Ramalho
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Pão e paz


 

Que na sua mesa não falte o pão e que a Paz de Cristo seja abundante em seu lar.

Deus abençoe o seu dia!

quarta-feira, 19 de março de 2025

Oração para pedir paciência e perseverança


 

São José é visto como um modelo de paciência e perseverança.
Aqui está uma breve oração a São José com este propósito, pedindo-lhe que interceda por nós e nos guarde no caminho da santidade.
 
“Amado São José, pai adotivo de nosso divino Redentor e esposo de nossa santa Mãe Maria, viveste com eles, labutaste por eles durante todos os anos de tua vida e morreste nos braços deles. Pelo amor que tu tens por eles e pelo amor que eles têm por ti, ora por nós e nos protege. Obtém para nós, patrono de uma morte feliz, a graça de viver e morrer no amor e na graça de Deus, a fim de que possamos passar a nossa eternidade contigo, com Jesus e Maria, ó caro São José. Amém.”
 
Fonte: www.pt.aleteia.org

São José


 

Terço e prece pela intercessão de São José
Por intercessão de São José, eu Te suplico, Senhor meu Deus: faz-me atento à tua voz no íntimo do meu coração e obediente à tua vontade. Concede-me a graça de, em silêncio agradecido, seguir os exemplos daquele que, em família com Jesus e Maria, é, para todas as famílias humanas, modelo de confiança na Providência divina. Amém.
...........
 
Terço de São José
Oração de Creio
Pai-Nosso
Ave-Maria
Glória ao Pai
Oferecimento do terço
 
Contemplação do 1º Mistério
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
São José, valei-me! (10 vezes)
 
Contemplação do 2º Mistério
Meu glorioso São José...
São José, valei-me! (10 vezes)
 
Contemplação do 3º Mistério
Meu glorioso São José...
São José, valei-me! (10 vezes)
 
Contemplação do 4º Mistério
Meu glorioso São José...
São José, valei-me! (10 vezes)
 
Contemplação do 5º Mistério
Meu glorioso São José...
São José, valei-me! (10vezes)
 
Glória ao Pai