.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 30 de novembro de 2025

Oração do Advento


Vem, Senhor Jesus! Como outrora, vem conduzir tua gente pelos caminhos da justiça, do perdão e da paz. Mas a verdade, Senhor, é que Tu sempre vens. Tu estás sempre em nosso meio! Dá-nos, pois, Jesus, dá-nos sensibilidade e generosidade para acolher-te – Tu que te faz presente em nossas vidas de tantas maneiras, especialmente através dos teus pequeninos. Dá-nos sabedoria para entender que o julgamento já está a acontecer, na medida em que acolhemos ou deixamos de acolher os que estão junto a nós, ao nosso redor. Ó, Cordeiro de Deus! Reforça em nós a vontade e a inteligência para superarmos todo o mal. E por teu amor, conduze-nos cada vez mais para junto de ti, Tu que és a fonte de Vida Plena. Amém.

Pe. Marcos Ramalho – Limeira/SP - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 

Santo André, Apóstolo


 

Apóstolo da coragem e da alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X por volta do ano 60, a qual recebeu do santo este elogio: “Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!”.
 
Oração:
“Em forma de X foste testemunha de nosso Senhor e Salvador, que nós também possamos dar testemunho ao nosso modo de todo o coração. Perpetuai a fé cristã nos lugares mais remotos e divergentes, aumentai a fé naqueles que estão enfraquecidos e renovai os costumes cristãos. Amém.”
Santo André Apóstolo, rogai por nós!

1º Domingo do Advento


(Mt 24,37-44)
Neste domingo o Evangelho de Mateus nos chama à vigilância e à esperança em meio à incerteza da vida. Neste mundo em constante mudança e imprevisibilidade, somos desafiados a encontrar significado e a nutrir uma fé firme no Senhor. Jesus nos lembra dos dias de Noé, quando as pessoas viviam despreocupadas, até que o dilúvio as surpreendeu. Ele compara essa situação com a vinda do Filho do Homem, alertando-nos para estarmos preparados e vigilantes, pois não sabemos o dia nem a hora em que Ele retornará. O Advento é um tempo de esperança em que devemos confiar na fidelidade de Deus e em sua promessa de que o Reino se realizará. Que o Advento seja um tempo de renovação espiritual, enquanto esperamos com alegria o nascimento do Salvador.
 
Frei Jeâ Paulo Andrade, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 


Oração: A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

(Rezar 1 Pai-Nosso... 3 Ave-Marias... Glória ao Pai...)


Paz


 

“Conservai a paz entre vós.”

1Ts 5,13

sábado, 29 de novembro de 2025

Nossa Senhora


 

Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar
Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos, me ajude a passar
 
Se ficaram mágoas em mim
Mãe, tira do meu coração
E àqueles que eu fiz sofrer peço perdão
Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim, minha mãe, junto a Jesus
 
Nossa Senhora, me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Nossa Senhora, me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim
 
Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma o meu coração
Grande é a procissão a pedir
A misericórdia, o perdão
A cura do corpo e pra alma a salvação
 
Pobres pecadores, oh mãe
Tão necessitados de vós
Santa Mãe de Deus, tem piedade de nós
De joelhos aos vossos pés
Estendei a nós vossas mãos
Rogai por todos nós vossos filhos meus irmãos
 
Nossa Senhora, me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Nossa Senhora, me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim
 
Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Encontre a Paz


 

Encontre paz na mão que um amigo lhe estende, na mão que o acolhe e aquece, na mão que o protege, na mão que o cura,
na mão que aperta a sua, na mão que às vezes treme,
na mão que o saúda, na mão que o alimenta,
na mão que compõe canções, na mão que o agradece,
na mão que o acaricia e abraça, na mão que brinda ao amor...
Essas são as mãos que te ajudam a encontrar a paz.
Valorize e proteja essas mãos para que elas te acompanhem em sua jornada.
Não lhes dê as costas, e o caminho será mais fácil.
 
E. Choya
Fonte: Reflejos de Luz
https://reflejosdeluz11.blogspot.com

Amparo divino


 

“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.”

Sl 37,25

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Nunca se esqueça


 

Nunca se esqueça de que sua vida é maior que seus medos...
Que sua força é maior que suas dúvidas.
Mesmo que sua mente esteja confusa, seu coração sempre saberá a resposta.
Com o tempo, o que é difícil hoje...
será um tesouro amanhã.
Lute pelo que realmente preenche sua alma
e tenha a virtude de saber esperar.
Porque tudo o que está destinado a ser... será...
 
Fonte: Reflejos de Luz
https://reflejosdeluz11.blogspot.com

Como se sentir melhor instantaneamente


Com raiva? Cante.
Esgotado? Caminhe.
Pensando demais? Escreva.
Ansioso? Respire.
Estressado? Exercite-se.
Triste? Dance.
Preguiçoso? Banho frio.
Impaciente? Reflita sobre o processo.
Ore. 

Fazer o bem


 

“Para que o bem se faça, é preciso que o auxílio da prece se contraponha ao flagelo da crítica.”

André Luiz

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Por que carregar uma cruz no bolso?


 

Você pode não ter pensado nisso, mas pode ser o seu melhor remédio para o dia a dia
 
Viver implica inevitavelmente aceitar as alegrias e as dificuldades como parte essencial da existência. Durante toda uma vida há momentos de sofrimento leve. Outras vezes, a intensidade é moderada, porém administrável. E há circunstâncias em que é aguda e sufocante.
Você já parou alguma vez para pensar que ter uma cruz no bolso pode ser o seu melhor remédio? Segurá-la nas suas mãos em momentos difíceis do dia ou simplesmente lembrar que ela está no seu bolso, na sua bolsa ou carteira pode lembrá-lo de que não está sozinho. Alguém está consigo a cada passo do caminho.
Os jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude de 2011 ganharam um objeto que alguns deles ainda podem ter e utilizar diariamente. Foi-lhes dada uma cruz numa caixa semelhante à de um medicamento, acompanhada por um folheto explicativo. Vale a pena recordar para saber se cada um de nós pode prescrever este remédio divino para si próprio.
 
INDICAÇÕES: A Cruz espera-nos todos os dias. Vem em várias formas: cansaço, tentações, problemas, doenças, catástrofes, mortes, contratempos etc. O Crucificado diz-nos: “Se algum homem vier atrás de mim, que se negue a si mesmo, e tome a sua cruz diariamente, e me siga”.
 
PRECAUÇÕES: A Cruz não assegura uma vida confortável, mas assegura um coração apaixonado, à semelhança do Crucificado. Ser amigo da Cruz e viver apaixonado por Deus levar-vos-á a comportarem-se de uma forma diferente, com um estilo de vida que atrairá muita atenção em muitos ambientes. O Crucificado dar-vos-á força e alegria para irdes contra a corrente, espalhando efetivamente à sua volta o princípio ativo da Cruz: amor, felicidade.
 
DOSAGEM: Neste Medicamento não há risco de superdosagem. O coração anseia pelo amor verdadeiro.
 
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO: O Crucifixo pode ser usado de muitas maneiras diferentes, a qualquer hora do dia ou da noite. Tente usá-lo diariamente.
Pode levá-lo consigo, tal como muitas pessoas levam a fotografia dos seus entes queridos no seu diário, na sua carteira, no seu celular, no seu protetor de tela ou no seu carro.
Pode ser colocado em muitos lugares. A cruz sinaliza – como sinal de paz e amor – cidades, montanhas, encruzilhadas e edifícios. Há crucifixos em milhões de lares, ricos e pobres, nos cinco continentes.
Pode olhar para o Crucifixo e deixá-lo falar. “A Cruz é um livro vivo, do qual aprendemos definitivamente quem somos e como devemos agir”. Este livro está sempre aberto perante nós (S. João Paulo II).
 
EFEITOS COLATERAIS: Não há.
 
DATA DE VALIDADE: Este medicamento não tem data de validade. A Cruz de Cristo é o remédio definitivo. Nunca expira.
Manter o crucifixo ao alcance e à vista das crianças, jovens e idosos (todos encontrarão na Cruz de Cristo a verdadeira felicidade, para si próprios e para os outros).
 
E agora... não acha que é um bom momento para escolher uma pequena cruz e levá-la junto de si?
 
Artigo de Sofia Gonzalo, publicado no site Aleteia, em 26/05/22.

Oração a Nossa Senhora das Graças


 

Sim, ó Virgem Santa, não esqueçais as tristezas dessa terra; lançai um olhar de vontade aos que estão no sofrimento, aos que não cessam de provar o cálice das amarguras da vida. Tende piedade dos que se amam e que estão separados pela discórdia, pela doença, pelo cárcere, exílio ou morte. Tende piedade dos que choram, dos que suplicam, e dai a todos o conforto, a esperança e a paz! Atendei, pois, a minha humilde súplica e alcançai-me as graças que agora fervorosamente vos peço por intermédio de vossa santa Medalha Milagrosa! Amém.

À vossa proteção recorremos


 

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

O leão e os quatro touros


 

Quatro touros tinham feito um pacto de amizade; comiam sempre juntos e faziam companhia uns aos outros. Um leão costumava passar por ali na pilhagem e bem gostava de levar um para o pequeno-almoço, mas sabia que, se podia vencer qualquer um sozinho, não podia enfrentar os quatro. Vendo como estavam resolvidos a manter-se juntos, o leão resolveu tentar separá-los, espalhando boatos capazes de causarem inveja. O plano funcionou tão bem que, dali a pouco tempo, os touros começaram a desconfiar uns dos outros e acabaram por se zangar. Os quatro touros puseram fim à sua amizade e se separaram. Então, o leão conseguiu apanhar e matar todos os touros, um de cada vez.
Reflexão: A união faz a força e a divisão, a fraqueza. Não devemos dar ouvidos aos que nos querem separar.
 
Fábulas de Esopo
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Deus não fala, mas tudo fala de Deus


 

“Deus não fala, mas tudo fala de Deus.”
E Maria também nos diz algo sobre Deus. Apenas algo?
Não! Ela nos diz tanto!
Sua obediência, sua disponibilidade,
sua atitude de escuta nos lembram que Deus
está sempre à procura de pessoas que saibam dizer “sim”.
Coloquemos diante da Virgem, nesta primavera,
a flor da contemplação.
Que possamos aprender a descobrir em tudo ao nosso redor
a mão de Deus, sua voz, seu impulso criador.
Você topa?
 
Fonte: Reflejos de Luz
https://reflejosdeluz11.blogspot.com

Amor e caridade


 

“Amar o inimigo como inimigo é uma loucura, amá-lo como irmão é caridade.”

Santo Agostinho

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Confiar na providência de Deus


 

Que mais nada te impeça de te unires a Cristo. [...] Reza sem esperares, suplica de todo o coração, pede ardentemente, até que recebas. Não enfraqueças. Essas coisas ser-te-ão dadas se, com toda a tua fé, te obrigares a confiar a Deus a tua preocupação e substituíres a tua previdência pela providência de Deus. Quando Ele vir a tua vontade, quando Ele vir que, em total pureza de coração, confias mais nele que em ti próprio e te obrigas a esperar mais nele que nas tuas forças, então este poder que desconheces virá fazer em ti a sua morada. E sentirás em todos os teus sentidos o poder daquele que está seguramente contigo. Graças a este poder, muitos entram no fogo e não temem, caminham sobre as águas e não hesitam.

Isaac o Sírio - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres


Uma vida sem violência é um direito das mulheres
A data de 25 de novembro é marcada como o dia internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
A violência doméstica é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”, Lei Maria da Penha, artigo 5º. A violência doméstica afeta significativamente a vida das mulheres em todo o mundo. No Brasil, a cada 7.2 segundos uma mulher é vítima DE VIOLÊNCIA FÍSICA. (Fonte: Relógios da Violência, do Instituto Maria da Penha). [...]
A expressão máxima da violência contra a mulher é o óbito. As mortes de mulheres decorrentes de conflitos de gênero, ou seja, pelo fato de serem mulheres, são denominados feminicídios. Estes crimes são geralmente perpetrados por homens, principalmente parceiros ou ex-parceiros, e decorrem de situações de abusos no domicílio, ameaças ou intimidação, violência sexual, ou situações nas quais a mulher tem menos poder ou menos recursos do que o homem.
(Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social – MDS / Secretaria Nacional de Assistência Social—SNAS)
 
Saiba mais em:
https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/informe/25_de_novembro.pdf
 

Paz no lar


 

“Se não tivermos e não procurarmos a paz em nossa casa, não a encontraremos em casa alheia.”

Santa Tereza d’Ávila

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Oportunidades perdidas de viver

 


A cada nascer do sol, temos a oportunidade de vivenciar o que o dia nos reserva.
Acordamos com objetivos concretos a cumprir e a desenvolver.
Muitas vezes, ao cair da noite, percebemos que não fizemos nem metade do que queríamos.
Ao relembrarmos os momentos do nosso dia, enquanto tocamos o travesseiro novamente, percebemos as oportunidades que desperdiçamos de viver, de sermos felizes, de nos doarmos, de ouvir, de dizer a palavra certa na hora certa.
Essa é a vida... um ir e vir, um levantar e um deitar e... sempre... sempre... uma oportunidade de fazer as coisas melhor do que ontem, de crescer, de sorrir para aqueles que estão ao lado dos outros, de cuidar daqueles que mais precisam, de ajudar aqueles que nos pedem e de esquecer o que nos magoou.
Se vivermos a partir desse lugar, esses instantâneos de nossas vidas não passarão em vão; eles terão significado e propósito, e... descobriremos em cada uma dessas imagens as preciosas oportunidades que Deus nos oferece todos os dias para sermos nós mesmos e nos doarmos a partir de nossa liberdade interior.
 
Fonte: Reflejos de Luz
https://reflejosdeluz11.blogspot.com

O Pai Nosso de Santa Matilde


 

Um dia em que Santa Matilde havia acabado de comungar e oferecer a Deus a Hóstia Preciosíssima a fim de que Ela servisse para a libertação das Almas do Purgatório, com a remissão dos seus pecados e a reparação de suas negligências, ouviu o Senhor dizer-lhe: “Reze por elas um Pai Nosso em união com a intenção que Eu tive, ao tirá-lo do Meu Coração, a fim de ensiná-lo aos homens”. Ao mesmo tempo, a inspiração Divina desvendou a Santa Matilde as intenções do Pai Nosso Pelas Almas. E quando Santa Matilde acabou de rezar o Pai Nosso nessas intenções, ela viu uma grande multidão de Almas, rendendo graças a Deus pela sua libertação do Purgatório, numa alegria extrema. A cada vez que a Santa rezava essa oração, via uma legião de Almas subindo para o Céu. Socorramos as pobres Almas do Purgatório, que nada podem para si mesmas, a não ser sofrer, esperando pelos nossos sufrágios, rezar por nós e serem gratas.
 
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU
Peço-Vos humildemente: Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, que perdoeis às Almas do Purgatório, por não Vos terem amado nem prestado toda a honra que Vos é devida, a Vós, Seu Senhor e Pai, que por pura graça as adotastes como Vossas filhas. Pelo contrário, por causa dos pecados, fecharam os seus corações onde Vós queríeis habitar para sempre.
Em reparação destas faltas, ofereço-Vos o amor e a veneração que o Vosso Filho Encarnado Vos testemunhou ao longo da Sua Vida terrestre e ofereço-Vos todos os atos de penitência e de reparação que Ele cumpriu e pelos quais apagou e expiou os pecados dos homens.
 
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório, por não terem honrado dignamente o Vosso Santo Nome: elas pronunciaram-No muitas vezes distraidamente e tornaram-se indignas do nome de cristãos pela sua vida de pecado.
Em reparação das faltas que cometeram, ofereço-Vos toda a honra que o Vosso Filho Bem-Amado rendeu ao Vosso Nome, por palavras e atos ao longo de toda a Sua Vida terrestre.
 
VENHA A NÓS O VOSSO REINO
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório porque não procuraram nem desejaram o Vosso Reino, com intenso fervor e empenho, este Reino que é o único lugar onde reina o verdadeiro repouso e a paz eterna.
Em reparação pela indiferença em fazer o bem, ofereço-Vos o desejo do Vosso Divino Filho através do qual Ele quis ardentemente torná-las, a elas também, herdeiras do Seu Reino.
 
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório por não se terem sempre submetido com devoção à Vossa Vontade. Elas não procuraram cumprir a Vossa Vontade em todas as coisas e muitas vezes cederam a agiram fazendo unicamente a sua própria vontade.
Em reparação da sua desobediência, ofereço-Vos a perfeita conformidade do Coração cheio de Amor do Vosso Filho à Vossa Santa Vontade e a submissão total que Ele Vos testemunhou obedecendo-Vos até à Sua Morte na Cruz.
 
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório por não terem recebido sempre o Santo Sacramento da Eucaristia com intenso desejo. Receberam-No muitas vezes sem recolhimento , sem amor, ou indignamente ou mesmo negligenciando recebê-Lo.
Em reparação de todas estas faltas que cometeram, ofereço-Vos a plena santidade e o grande recolhimento de Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Divino Filho, bem como o ardente amor, através dos quais nos ofereceu este dom incomparável.
 
PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório todas as faltas de que se tornaram culpadas sucumbindo aos sete pecados capitais e também quando não quiseram amar, nem perdoar aos seus inimigos.
Em reparação de todos estes pecados, ofereço-Vos a Oração cheia de Amor que o Vosso Divino Filho Vos dirigiu em favor dos seus inimigos quando estava na Cruz.
 
E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório, porque muitas vezes não resistiram às tentações e paixões, mas seguiram o Inimigo de todo o bem e abandonaram-se às fraquezas da carne.
Em reparação de todos estes pecados em múltiplas formas, dos quais se reconhecem culpadas, ofereço-Vos a gloriosa Vitória que Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe ao mundo assim como a Sua Vida Santíssima, o Seu trabalho e penas, o Seu sofrimento e a Sua Morte crudelíssima.
 
MAS LIVRAI-NOS DO MAL
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, livrai-nos de todos os flagelos, pelos méritos do Vosso Filho Bem-Amado e conduzi-nos, bem como às Almas do Purgatório, ao Vosso Reino de Glória eterna, que se identifica Convosco.
 
Amém.
https://www.paroquias.org/oracoes/?o=143

Sinais de fraqueza


 

“Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se!”

Provérbio Persa

domingo, 23 de novembro de 2025

Dia dos Cristãos Leigos e Leigas


 

No último domingo do ano litúrgico, o da Solenidade de Cristo Rei, celebra-se no Brasil também o Dia dos Cristãos Leigos e Leigas. Esta data foi escolhida pelo Conselho Nacional de Leigos em 1991, com o objetivo principal de “refletir e aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão dos cristãos leigos e leigas, visando a articulação e organização do laicato”. Diante da realidade de uma igreja muito clericalista, a celebração deste dia visa destacar e fortalecer a identidade dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais”, como afirma o Documento de Aparecida, e sujeitos cristãos ativos para muito além das estruturas eclesiais.

Volney J. Berkenbrock - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

 

“Ó Deus de infinita bondade e misericórdia, nós rendemos graças porque neste mundo marcado pelo ódio e a morte, vosso Reino, ao qual fomos incorporados pelo Batismo, se desponta como luz para as nações. Dai-nos, pelo auxílio de vossa graça, a coragem de caminhar sem temor no seguimento de Jesus, nosso irmão e Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

(Fonte www.cnlb.org.br )



Cristo Rei


 

(Lc 23,35-43) Instituída em 1925 pelo Papa Pio XI, a Solenidade de Cristo Rei marca o fim do Ano Litúrgico e celebra a realeza de Jesus. O relato da crucificação nos lembra, a nós seguidores de Jesus, que seu Reino não é um reino de glória e de poder, mas de serviço, amor e entrega total para resgatar o ser humano do mal, do pecado e da morte. A cruz é o símbolo máximo do Amor crucificado de Deus. Adoramos e beijamos a cruz de Cristo por respeito e reverência, mas o que Jesus nos pede não é para beijar a cruz, mas, sim, para assumi-la e carregá-la. Nisso consiste seguir seus passos: aproximar-nos de tantos que vivem hoje crucificados, ser solidário com os indefesos, ter compaixão com os que sofrem. Ao beijar a cruz precisamos escutar o chamado de Jesus: “Se alguém quiser ser meu discípulo... carregue sua cruz e me siga”. Não há cristianismo sem cruz.

Frei Germano Guesser, OFM - Santo Amaro da Imperatriz/SC - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Glória a Deus!


 

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.”

II Pd 3,18

sábado, 22 de novembro de 2025

Honrar alguém


 

“Honrar alguém é seguir o seu exemplo; imitar os seus gestos, sua postura de vida. Falar em Maria é falar no seguimento autêntico, radical e livre de Jesus.
Estamos fazendo tudo o que Ele disse? Vivamos Maria.”
 
Wanderley Avelar

Santa Cecília, padroeira dos músicos e cantores


 

Santa Cecília é padroeira da música porque cantou com a vida uma canção de amor a Jesus.
 
“Ó querida santa, rogai pelos músicos, para que tenham composições santas, que se inspirem cada dia mais na vida e no testemunho da Igreja de Cristo; e, por meio disso, o nome do Senhor seja anunciado, querido e amado por todos os que rezam através das músicas. Amém.”
Santa Cecília, rogai por nós!

Oração e jejum


 

“Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos, porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna.”

Tb 12,8-9

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Nossa Senhora da Saúde


 

Nossa Senhora da Saúde, pedimos neste momento saúde aos enfermos. Sê o refúgio dos doentes e a consoladora dos aflitos. Ó mãe, Nossa Senhora da Saúde, clamamos a Tua intercessão pelos doentes. Junto a Teu Filho Jesus, intercede por aqueles que se encontram acamados, enfermos e desanimados em suas enfermidades físicas.
(Diga qual é a enfermidade física e o nome do enfermo)
Nossa senhora, mãe intercessora da saúde, intercede junto a Teu Filho também por aqueles que passam por enfermidades emocionais e espirituais. Jesus, que passaste pelo mundo fazendo o bem, liberta aqueles que sofrem com a enfermidade emocional, a angústia, o medo, o desespero, a depressão, a ansiedade e tantos transtornos psíquicos. Jesus, liberta-os destas enfermidades e cura as feridas que causam este mal.
Jesus, por intercessão de Nossa Senhora da Saúde, faze com que os doentes acamados e debilitados não desanimem. Que tenham sempre a confiança em Ti, Senhor Jesus. Dá sabedoria aos médicos e a todos os que servem aos enfermos: enfermeiros, cuidadores. Olha de modo especial pela pessoa enferma no corpo, mas também pela pessoa enferma na sua vida interior. Que tenha confiança e paciência, fé e coragem para vencer os momentos de desesperança e angústia. Amém.

Apresentação de Nossa Senhora no Templo


 

A Festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo recorda, segundo os Evangelhos apócrifos, o dia em que Maria, ainda criança, vai ao templo de Jerusalém para se consagrar a Deus. [...]
Neste dia de festa, o “dom” que Maria faz de si a Deus se entrelaça com seu compromisso de viver a vida, animada pela fé, na certeza de que o próprio Deus providenciará tudo (cf. Gn 22). Quando, para o homem, tudo parece impossível, tudo se torna possível para quem acredita em Deus. É preciso, com fé, confiar na intercessão de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. [...]
 
Minha oração
“Ó Maria, assim como foste consagrada a Deus, faze de nós homens e mulheres consagrados da mesma forma. Não queremos nos consagrar só a Deus, mas também a ti porque reconhecemos que tu és um caminho perfeito para Cristo Jesus. Amém.”
Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!
 
Fonte: Canção Nova

Misericórdia divina


“Não nos assustem as dificuldades, as faltas diárias e fraquezas, porque elas são o trono da misericórdia divina.”

São Paulo da Cruz 

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Prece pedindo a efusão do Espírito Santo


 

Vem, Espírito Santo,
e renova em mim a chama do teu amor.
Enche-me de fé, Senhor,
e revela com a tua luz
todos os meus pecados e traumas.
Liberta-me, Espírito Santo,
e faz de mim uma nova criatura.
Santifica o meu espírito e alma,
renovando também todo o meu ser,
emoções, mente, ouvidos,
olhos, lábios e atos.
Capacita-me a viver a Palavra
de Nosso Senhor Jesus Cristo
em toda a sua profundidade.
E agora, Santo Espírito,
dá-me os teus dons para que eu
possa melhor servir o reino de Deus,
amando, indistintamente, todos os meus irmãos.
Mas, acima de tudo,
derrama o dom do louvor,
para que, em tudo e por tudo,
eu glorifique o Senhor Nosso Deus.
Em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém.
 
Pe. Reginaldo Manzotti

Dia da Consciência Negra


 

Celebrada em diversos países em outras datas, no Brasil a comemoração tem lugar em 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares no Brasil colonial. 0 principal objetivo da data é o de promover a reflexão sobre a história, a cultura e as contribuições dos povos afrodescendentes para a sociedade, bem como destacar os desafios que eles enfrentam, incluindo a discriminação racial e a desigualdade social. A memória busca, portanto, fomentar a conscientização sobre a importância de combater o racismo estrutural e promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos, o respeito à diversidade e o combate ao preconceito racial em todas as suas formas.

Frei Daniel Tchikeva, OFM - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Consciência negra


“Nós não somos antibranco, somos contra a supremacia branca, temos condenado o racismo, não importa quem o professa.”

Nelson Mandela 

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Oração do abandono (Charles de Foucauld)


“Meu Pai,
Eu me abandono a Ti,
Faz de mim o que quiseres.
O que fizeres de mim,
Eu Te agradeço.
 
Estou pronto para tudo, aceito tudo.
Desde que a Tua vontade se faça em mim
E em tudo o que Tu criastes,
Nada mais quero, meu Deus.
 
Nas Tuas mãos entrego a minha vida.
Eu Te a dou, meu Deus,
Com todo o amor do meu coração,
Porque Te amo
E é para mim uma necessidade de amor dar-me,
Entregar-me nas Tuas mãos sem medida
Com uma confiança infinita
Porque Tu és...
Meu Pai!”
 
Charles de Foucauld 

A amizade


 

“A amizade... Nem mesmo a força do tempo irá destruir. Somos verdade... Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir [...] Valeu por você existir, amigo!” (A Amizade – Fundo de Quintal).
Peregrino de esperança não caminha sozinho. Sempre segue com os amigos e, é claro, na companhia de Deus, o “Amigo dos amigos”. Estamos juntos na mesma estrada, e é bom saber que todos temos com quem contar. Mesmo cheia de desafios e percalços, a vida vale muito a pena, pois é um caminho que percorremos sempre na direção de um horizonte repleto de esperança, até o dia de nosso encontro definitivo com Deus, nosso primeiro e maior Amigo.
 
Frei Gustavo W. Medella, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

O amor e a compaixão


“O amor e a compaixão são necessidades, não luxos. Sem eles a Humanidade não pode sobreviver.”

Tenzin Gyatso 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

O significado profundo da oração do Anjo da Guarda das crianças


 

Numa catequese recente em Roma, o padre italiano Fabio Rosini falou sobre a oração do Anjo de Deus para explicar o que são os Anjos da Guarda e qual é o seu papel.
 
SANTO ANJO DO SENHOR
A oração ao Anjo da Guarda é a oração das crianças, que se ensina às crianças, que é muito doce, muito simples, mas que diz coisas importantes. “Santo Anjo do Senhor”: “anjo” significa enviado, significa aquele que anuncia alguma coisa. Um anjo é alguém que anuncia algo em nome de Deus, alguém que precisa de me dizer algo; e eu preciso que me digam algo, preciso que alguém fale comigo. Uma das coisas mais importantes é este diálogo que temos dentro de nós: Quem é? Com quem estou a falar? Precisamos de falar com Deus, precisamos de um anjo para falar conosco, porque há outros anjos e a serpente também é um anjo, e ele fala.
 
MEU ZELOSO GUARDADOR
O nosso Anjo da Guarda é o nosso protetor porque – apesar do que muitas vezes pensamos – somos tesouros preciosos.
Portanto, é preciso que Deus vos fale através dos seus enviados, e por isso existe “um Anjo de Deus que é o meu guardião”: o vosso anjo da guarda. O que significa que eu tenho um guardião? Duas coisas com certeza: primeiro, que sou precioso, que devo ser protegido, que devo cuidar de mim mesmo e que devo ter este guardião para me ajudar. Isto é uma coisa muito importante! Temos uma tendência para nos banalizarmos, para esquecer o quanto somos preciosos e importantes. Eu sou um tesouro a ser protegido; vós sois um tesouro a ser guardado. A outra coisa é que eu enfrento perigos; há inimigos. Devo saber que posso perder a beleza da minha vida. Posso desvanecer-me, posso ficar confuso. Tenho de ser guardado.
 
SE A TI ME CONFIOU A PIEDADE DIVINA
Não consigo sobreviver sozinho. Preciso de alguém para me ajudar, alguém para me guardar.
Peço ao anjo de Deus que me proteja, e isto já significa que não consigo sobreviver sozinho, que preciso de ajuda. O que é uma característica-chave de uma criança? Ela é dependente de outra pessoa. Todos que passaram por grandes sofrimentos sabem não podemos enfrentar sozinhos... É por isso que rezamos.
 
SEMPRE ME REGE, ME GUARDA, ME GOVERNA...
REGE: quem nos rege é o nosso Aliado. A oração da Liturgia das Horas começa com: “Ó Deus, vem em meu auxílio; Ó Senhor, apressa-te em ajudar-me”. O que significa isto? Significa que estou a afogar-me. Num certo sentido, podemos dizer que a força da nossa oração vem da angústia; a angústia é a sensação da nossa insuficiência. Não posso fazer tudo sozinho. A nossa força não se mede apenas pelo nosso próprio vigor, mas pela força do nosso aliado.
O nosso Anjo da Guarda ensina-nos a viver na realidade, a aceitar as regras que mantêm a vida “regular” (“regular” deriva indiretamente de regula, “regra” em latim).
GUARDA: O nosso Anjo da Guarda é o inimigo dos nossos inimigos, não como nós que muitas vezes andamos de mãos dadas com o que mais nos destrói.
Muito frequentemente somos amigos dos nossos inimigos. Fazemos amigos nos nossos corações com coisas que não são boas para nós. Muito frequentemente quando Deus vos parece hostil é porque Ele é inimigo dos vossos inimigos; sois vós o amigo dos vossos inimigos.
GOVERNA: deixe-se governar pelo Senhor. Se há uma coisa que temos medo de perder, é a autonomia. Quando te deixas governar por Deus, a tua oração chega a Deus e tens intimidade com Deus e o teu anjo fala-te de Deus, do rosto de Deus. As crianças sabem certas coisas sobre Deus que esquecem quando crescem, e que são mais bonitas do que possas pensar...
 
... ME ILUMINA
As nossas mentes emaranhadas, os nossos corações confusos, precisam de clareza e luz. Não podemos fazer nada sem a luz do Senhor.
Ilumina: eu preciso de luz. O meu coração produz escuridão. Fico confuso, e tenho tantos pequenos e grandes medos que se entrelaçam com as pequenas e grandes mentiras do meu coração e se tornam a minha escuridão. Preciso de ser iluminado. Não posso fazer nada, nem sequer viver neste momento, sem que Deus me ilumine.
AMÉM.
 
Artigo de Silvia Lucchetti, publicado no site Aleteia, em 23/05/22

Crianças


 

“Repara como todos possuímos uma criança dentro de nós. Na verdade, as crianças gostam umas das outras, por isso sempre que conheceres alguém lembra-te das ‘crianças interiores’ que existem dentro dessa pessoa e de ti e tenta que, tanto a tua como a dele/a, se conheçam primeiro e dá-lhes um raminho de carinho e umas asinhas de ternura. Assim terás mais facilidade em fazer Amigos.”

Ana Ferreira Trindade – Lisboa/Portugal

Fazer o bem


Fazer o bem será sempre sinal da bondade que nos vem da Fonte, como dom de Deus. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Tijolos


 

O tijolo não escolhe onde ele quer ficar.
Na sala, na cozinha ou no banheiro.
Ele não tem a opção de escolha, e muitas vezes uns ficam em baixo na base, pra sustentar as colunas.
...
Às vezes Deus o coloca embaixo e você não entende que é pra sustentar muita gente que está em cima. Deus nos coloca onde Ele quer e, pode ter certeza, onde quer que estejamos, Deus vai nos usar.
Somos todos Tijolos na obra do nosso Deus. Se estamos em cima , no meio ou embaixo, não importa. O que importa é que estamos na obra, e na “obra” tijolo é tudo igual.

Prece para abençoar a semana


 

Senhor da Vida e do Tempo, começo esta semana em Tua presença, entregando-Te cada dia que está por vir, cada desafio que ainda não conheço e cada vitória que o Teu amor já preparou para mim.
Coloca Tua luz sobre meus passos, para que nenhum caminho de escuridão me desvie da Tua vontade.
Abençoa, Pai, as horas do meu trabalho, para que delas nasçam frutos de paz e prosperidade.
Abençoa as decisões que tomarei, para que sejam guiadas pela Tua sabedoria e não pelo medo.
Abençoa minhas mãos, para que só toquem o que constrói, e meus lábios, para que só pronunciem palavras de luz.
Nesta semana, liberta-me de todo peso que ainda me prende ao passado. Que eu não repita as dores que já compreendi, nem volte aos lugares de onde minha alma já foi liberta.
Lava meu coração de ressentimentos, e se houver em mim alguma raiz de amargura, arranca-a com Tua misericórdia.
Que a energia do perdão me alcance e, por onde eu passar, deixe rastros de bondade.
Senhor, afasta de mim o mal disfarçado em palavras doces, livra-me das intenções que se escondem por trás dos sorrisos falsos, e que nenhum olhar de inveja consiga penetrar o escudo da Tua proteção. Cobre-me com o Teu manto e coloca Teus anjos à frente dos meus caminhos.
Que a Tua presença esteja na mesa da minha casa, na saúde do meu corpo e na harmonia da minha família.
Abençoa os que amo, mesmo os que estão longe, e guarda-nos sob a mesma luz, pois Tua proteção não conhece distância.
Dá-me serenidade para aceitar o que não posso mudar, coragem para transformar o que ainda é possível e fé para continuar quando tudo parecer difícil.
Senhor, que esta semana seja fértil em boas notícias, rica em aprendizados e abundante em bênçãos.
Que a alegria não me falte, que a paz me acompanhe e que o Teu amor seja meu alimento diário.
Seja qual for o caminho, que eu caminhe contigo. E que o Teu nome seja glorificado em cada pequena vitória.
Gratidão, Senhor, por mais uma semana sob o Teu céu, porque sei: nada me faltará quando estou coberto pela Tua luz.
Amém! Que assim seja!