.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sábado, 6 de dezembro de 2025

Assim como você, Maria


 

EU QUERO SER COMO VOCÊ, MARIA!
Feliz, para que sejam mais felizes os que comigo convivem.
Prudente, para que minhas palavras não causem feridas.
Orante, para ouvir a voz do Senhor.
Simples, para não ser enganado pela fachada da sociedade.
Corajoso, para não me deixar intimidar pelas dificuldades.
Com as mãos abertas, para dar o que os outros precisam.
Afável, tratar os outros com respeito e carinho.
Limpo, para não julgar pelas aparências.
Com esperança, para escapar do pessimismo.
Ouvinte, para me guiar através da Palavra de Deus.
Eu te ofereço, Maria, minha FRAQUEZA.
Que Tu a transformes em algo agradável a Deus.
 
Fonte: blog/site Reflejos de Luz

Coloque amor


 

“Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.”


Santa Madre Teresa de Calcutá

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

A oração do Padre Pio para ter confiança em Deus


 

Muitos de nós precisamos de aumentar a nossa confiança e Deus e podemos beneficiar da oração de confiança do Padre Pio.
É uma pequena e bela oração que pode aprofundar a nossa relação com Deus.
 
“Ó Senhor, nós Vos pedimos a confiança ilimitada na Vossa misericórdia divina e a coragem de aceitar as cruzes e os sofrimentos que trazem imensa bondade às nossas almas e à da Vossa Igreja.
Ajuda-nos a amar-Vos com um coração puro e contrito, e a humilhar-nos sob a Vossa cruz, enquanto escalamos a montanha da santidade, carregando a nossa cruz que conduz à glória celestial.
Que possamos receber-Vos com grande fé e amor na Sagrada Comunhão, e permitir-Vos agir em nós, como Vós desejais, para a Vossa maior glória.
Ó Jesus, coração mais adorável e fonte eterna do Amor Divino, que a nossa oração seja acolhida perante a Divina Majestade do Vosso Pai Celestial. Amém.”
 
Fonte: site Aleteia

A esposa surda


 

A esposa surda
 
– Qual o problema de sua esposa? Disse o médico.
– Surdez. Não ouve quase nada.
– Então o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, faça um teste para facilitar o diagnóstico. Sem ela olhar, o senhor, a certa distância fala em tom normal, até que perceba a que distância ela consegue ouvi-lo.
E quando vier – diz o médico – dirá a que distância o senhor estava quando ela o ouviu. Está certo?
– Certo, combinado então.
À noite, quando a mulher preparava o jantar, o marido decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher. E pensou: “Estou a 15 metros de distância. Vai ser agora”.
– Maria, o que temos para jantar? – não ouviu nada. Então aproximou-se a 10 metros.
– Maria, o que temos para jantar? – nada ainda. Então, aproximou-se mais 5 metros.
– Maria, o que temos para jantar? – Silêncio ainda.
Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar:
– Maria! O que temos para jantar?
– Frango, meu bem... É a quarta vez que te respondo!
 
Como percebem, muitas vezes achamos que o problema ocorre com os outros, quando na realidade o problema é nosso, só nosso... Achamos que Deus não ouve nossas orações, mas quando nos aproximamos Dele, percebemos que o erro sempre esteve em nós por não ouvirmos o que Ele diz. Achegue-se no coração de Deus, creia: seu pedido, seu clamor, Deus ouvirá!

Caridade


 “Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.”


Santo Agostinho

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Oração da noite para se proteger do mal


 

Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, São José e todos os santos roguem por nós a Nosso Senhor para que possamos ser preservados esta noite do pecado e do mal.
Ó meu bom anjo, a quem Deus designou para ser meu guardião, cuida de mim durante esta noite.
Que Nosso Senhor nos abençoe e nos preserve de todo mal e nos conduza à vida eterna.
Que as almas dos fiéis que partiram descansem em paz pela misericórdia de Deus.
Amém.
 
Fonte: site Aleteia

Sussurro de Deus


 

Conta-se que um amigo levou um índio para passear no centro de São Paulo. Seus olhos não conseguiam acreditar na altura dos edifícios e ele mal conseguia acompanhar o ritmo frenético das pessoas indo e vindo. Espantava-se com o barulho ensurdecedor das sirenes, dos automóveis, as pessoas falando em voz alta. De repente o índio falou:
- Ouço um grilo...
O amigo espantado retrucou:
- Impossível ouvir um inseto tão pequeno nessa confusão!
O índio insistiu que ouvia o cantar de um grilo. Tomando o seu cicerone pela mão, levou-o até um canteiro de plantas. Afastando as folhas, apontou para o pequeno inseto.
- Como? – perguntou o amigo, ainda sem crer.
O índio pediu-lhe algumas moedas, e então as jogou na calçada. Quando elas caíram e se ouviu o tilintar do metal, muita gente se voltou.
- Escutei o grilo porque o meu ouvido está acostumado com este tipo de barulho. As pessoas aqui ouvem o dinheiro caindo no chão porque foram condicionadas a reagirem a esse tipo de estímulo. Depois arrematou:
- A gente ouve o que está acostumado ou treinado a ouvir.
 
Vivemos em um mundo materialista. A vida nos impõe que sejamos muitas vezes duros. Acabamos nos tornando céticos. A voz de Deus não é ouvida senão por aqueles que têm o ouvido sensível. Muitas vezes a correria da vida e as agitações da nossa alma inquieta não nos permitem perceber o Divino. Treinamos os nossos sentidos para reagir apenas aos impulsos da sobrevivência, mas há realidades que só se percebem com o espírito. Aqueles que aquietam o coração e se deixam tocar pelo Eterno, escutam o sussurro de DEUS.
 
Marcos Tramontim Serafim – Araranguá/SC

Uso do tempo


 

“Devemos usar o tempo com sabedoria e sempre perceber que o tempo é sempre oportuno para fazer o correto.”

Nelson Mandela

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Orar pela vítima e pelo agressor


 

Não é comum, mas Jesus orou por quem o crucificava, pelo ladrão crucificado ao seu lado , e certamente perdoou o ladrão que o ofendia enquanto morria com ele.
A misericórdia de Deus não tem limites. A nossa é muito curta, quando ela existe! E há corações sem nenhuma piedade ou misericórdia! São corações predadores batendo no peito de feras feridas! Não nasceram assim!
Aprendi com diretores espirituais e faço isto sempre que posso.
Ao ver na TV, na internet e nos jornais que alguém morreu assassinado por bandidos, ou rejeitado em algum hospital, eu completo a notícia. Oro pela vítima e pelo assassino e pelo hospital inteiro!
Pela vítima inocente, para que seja acolhida no imenso colo de quem a criou, e pelo assassino para que se converta, porque esta fera humana brincou de Deus e corre o risco de ser punida para sempre!
Não sei como é o Céu e não tenho ideia do que seja o Inferno, mas, se Jesus falou de ambos, e eu creio em Jesus, então o que posso fazer é orar pela vítima e pelo assassino.
Creio na misericórdia, mas também creio na justiça de Deus. E não tenho a pretensão de dizer a Deus o que Ele deve fazer nestes casos.
É por isto que oro e traço um sinal da cruz na direção da tela ou do jornal. É meu jeito de não ficar indiferente a tantos crimes que todos os dias cobrem de luto o nosso povo e os povos do mundo!
Tenho orado pelo povo russo e pelos ucranianos!
E tomo o lado das vítimas que mais uma vez perderam tudo: nos anos 1930 no genocídio do Holodomor e agora!
Nossa Senhora em Fátima em 1917 sabia das coisas! A revolução bolchevique estava apenas começando... E sabemos o aconteceu desde então!...
 
Padre Zezinho, scj
https://www.facebook.com/padrezezinhoscj/posts/559750932178021

8 atos de misericórdia para fazer todos os dias


 

Existem maneiras de ser misericordioso, pequenas maneiras, mas muito significativas. Tente experimentar estes 8 simples atos em seu cotidiano.
 
1. Perdoe-se
Por que o primeiro item na lista de misericórdia é para nós mesmos? É por que estamos mais propensos a perdoar os outros se nos perdoarmos – e mais propensos a nos perdoar se buscarmos o perdão de Deus quando precisamos dele.
Santa Teresa de Calcutá disse “nós esquecemos de que pertencemos uns aos outros”. Hoje, quando o mundo está na extrema necessidade de compaixão, misericórdia e esperança, podemos começar com nós mesmos, pedindo perdão a Deus. Então, podemos compartilhar essa misericórdia com a nossa família, nossos vizinhos e com o mundo.
 
2. Perdoe alguém
Praticar o perdão significa que este ato de misericórdia não será fácil. Se alguém estiver te irritando, pode ser quase reconfortante segurar a raiva e o ressentimento. Perdoar alguém é uma escolha ativa, que requer muita força de espírito.
Perdoar também pode ser um ato da vontade. Fazer a escolha de perdoar, mesmo quando você ainda está irritado, mostra a vontade de colocar-se de lado por amor ao outro. Temos de acreditar no rosto da misericórdia do Pai, e o rosto do Seu amor deve ser quase idêntico.
 
3. Ligue para alguém
É rápido digitar, mas os textos não possuem o que seus amigos e membros da família que estão longe muitas vezes precisam: a sua voz, a sua presença e toda a sua atenção. Tirar um tempo do seu dia é um pequeno sacrifício, mas fazer um sacrifício é um ato de misericórdia compassivo. Então, ligue para alguém – sua avó, um velho amigo, ou seu vizinho. Você interromper sua rotina habitual para incluí-los em seu dia vai expressar o que a misericórdia sempre faz: o seu amor.
 
4. Acolha alguém que tem dúvidas sobre a fé
Pessoas da fé católica muitas vezes encontram pessoas que têm dúvidas sobre o que a Igreja ensina.
Pesquisar meticulosamente o que nós mesmos somos incapazes de responder, a fim de explicar e tranquilizar, ou para encontrar e recomendar os melhores recursos. Aconselhar o cético é uma obra de misericórdia espiritual, e as obras de misericórdia espirituais ajudam a remover e amenizar a dor espiritual muito real na vida das pessoas.
 
5. Converse com outras pessoas
Como é fácil passar por pessoas que não conhecemos quando estamos em público. Mas podemos praticar a misericórdia simplesmente falando com eles. Diga oi para alguém que está sozinho depois da missa. Criar um mundo onde as pessoas são misericordiosas começa com a gente, com uma pessoa que nos mostra a misericórdia. Este pequeno esforço pode mudar o mundo.
 
6. Diga “eu te amo” quando você estiver chateado(a)
Podemos pensar em várias frases que são fáceis de dizer quando estamos chateados com alguém que amamos. “Eu te amo” não é um delas. Diga assim mesmo. O conflito é inevitável nas relações. Mas o próprio compromisso é misericordioso. Assim, nada expressa melhor o seu compromisso com o seu amado(a) do que a lembrança de que você o(a) ama – seja o pai, a criança, o marido, a esposa.
 
7. Seja gentil e seja exemplo para alguém
Seja gentil em cada palavra que você fala. Isso pode afetar aqueles que nos rodeiam de inúmeras maneiras. Eu vou sempre acreditar que a liderança servidora é a maneira que Deus nos chama para guiar aqueles que nos rodeiam. Suas ações de bondade e serviço podem ensiná-los a fazer o mesmo. Nós aprendemos observando os outros. Mostre bondade e misericórdia e veja o seu mundo mudar.
 
8. Faça algo “insignificante”
Às vezes a misericórdia está é naquilo que não nos preocupamos em fazer – coisas como fazer contato visual com o caixa, reconhecer um estranho, segurar a porta para a pessoa que vem atrás de nós. E por que não nos preocupamos em fazer estas coisas? Porque pensamos que elas não significam nada.
Assim, concentre-se em pequenas coisas que talvez não pareçam ter significado. Já se esforçou em simplesmente reconhecer a presença de alguém com um sorriso, especialmente quando é alguém que não nos faz sentir vontade de sorrir? Isso é misericórdia.
 
Artigo “8 atos de misericórdia para fazer todos os dias”, publicado no site Aleteia, em 24/24/22.

A delicadeza


 

“A delicadeza é um dos componentes do afeto verdadeiro: saber esperar o lugar, a hora, a limitação do outro. Observar enquanto se constrói a ponte entre ele e sua própria possibilidade de chegar.”

Lya Luft

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Oração antes de dormir


 

Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.
 
Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.
 
Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.
 
Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.
...
Oração final
Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa. Amém.
...
Antífona final de Nossa Senhora
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se,
Virgem pura,
nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave,
o anjo te saudando com seu Ave!
 
Fonte: site Aleteia

Oração da manhã


 

Oração da manhã
Pedindo ao Pai
Diante da cegueira, a fé de Bartimeu
Diante dos cinco sentidos samaritanos, a água da fonte viva
Diante da figueira seca, a possibilidade de dar frutos em condições desfavoráveis
Diante dos julgamentos, a letra escrita na terra árida de sentimentos
Diante da cruz diária, as bem-aventuranças
Diante do livre-arbítrio, a possibilidade de retorno à Casa Paterna.
Diante dos pés cansados, o bálsamo das lágrimas redentoras
E diante do ego, o autoconhecimento.
 
Lélio Costa e Silva

Quando reza o coração


 

“Vocês pensam que Deus não fala porque não se ouve a Sua voz? Quando é o coração que reza, Ele responde.”

Santa Teresa de Ávila

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Oração da noite


 

Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da noite.
Para recuperar a paz interior e descansar com o coração unido a Deus
 
Meu Pai,
agora que as vozes silenciaram
e os clamores se apagaram,
aqui ao pé da cama
minha alma se eleva a Ti, para dizer:
Creio em Ti, espero em Ti,
e amo-te com todas as minhas forças,
glória a Ti, Senhor!
 
Deposito nas tuas mãos a fadiga e a luta,
as alegrias e desencantos
deste dia que ficou para trás.
Se os nervos me traíram,
se os impulsos egoístas me dominaram,
se dei lugar ao rancor ou à tristeza,
perdão, Senhor!
Tem piedade de mim.
 
Se fui infiel,
se pronunciei palavras em vão,
se me deixei levar pela impaciência,
se fui um espinho para alguém,
perdão, Senhor!
 
Nesta noite
não quero entregar-me ao sono
sem sentir na minha alma
a segurança da tua misericórdia,
a tua doce misericórdia
inteiramente gratuita.
 
Senhor! Eu te agradeço, meu Pai,
porque foste a sombra fresca
que me cobriu durante todo este dia.
Eu te agradeço porque,
invisível, carinhoso e envolvente,
cuidaste de mim como uma mãe,
em todas essas horas.
 
Senhor! Ao redor de mim
tudo já é silêncio e calma.
Envia o anjo da paz a esta casa.
Relaxa meus nervos,
sossega o meu espírito,
solta as minhas tensões,
inunda meu ser de silêncio e de serenidade.
 
Vela por mim, Pai querido,
enquanto eu me entrego confiante ao sono,
como uma criança
que dorme feliz em teus braços.
Em teu Nome, Senhor, descansarei tranquilo.
Amém.
 
Frei Ignacio Larrañaga, manual de oração “Encontro
Fonte: site Aleteia

A Oração do Advento


 

Ó Deus da vida e do amor, estamos entrando no Advento e queremos caminhar neste período com o teu Filho que vem, criança, como um de nós. Senhor Deus, no Advento o coração da humanidade se alegra, porque sabemos que a chegada do Emanuel entre nós foi por amor. O “Deus conosco” se encontrou com as realidades limítrofes da vida: com pescadores, trabalhadores, crianças, jovens, adultos, idosos, prostitutas e doutores da lei, doentes, mortos, e lhes restituiu a dignidade de filhos. Neste Advento, reafirmamos nosso desejo de construir uma manjedoura ao Menino Deus em nossas vidas, para continuarmos a tua e a nossa missão. Queremos ser seguidores do Príncipe da Paz, vivendo o seu mandato de transformar este mundo por amor. “Vem, Senhor Jesus, Maranata”!

Frei Gilberto da Silva, OFM Petrópolis/RJ - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Qualidade de vida


 

“A qualidade de tua vida nunca excederá a qualidade de teus pensamentos. Muda teus pensamentos e mudarás tua vida.”

James Allen

A Oração de DEZEMBRO


 

Deus e Pai, nós te rendemos graças pelas maravilhas operadas em nossas vidas neste ano que encerramos. Queremos ser gratos a ti por todos os benefícios que nos concedeste neste ciclo anual. Que Maria Imaculada nos ajude na constância de nossos ideais. Que as celebrações do Natal de teu Filho possam ser momento para fazer da nossa vida e de nossos lares a manjedoura perfeita para Ele repousar. Aprendamos da Sagrada Família de Nazaré a acolher o novo que Tu nos propões para nossa caminhada. Possamos ser sensíveis à tua divina voz nos mais simples e pobres, a desapegarmos do passado e de nossas falsas seguranças a fim de estarmos inteiramente disponíveis à novidade que o Menino de Belém nos oferece no ciclo que iremos reiniciar. Amém.

Frei Felipe Carretta, OFM - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus