.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

São Miguel Arcanjo



São Miguel Arcanjo, cujo nome significa "quem como Deus", é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Ele é citado na Bíblia Sagrada tanto no antigo quanto no novo testamento:
Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: "Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno".
No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: "Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo".
A milenar Tradição dos santos, a partir das várias passagens bíblicas, fala desta batalha quando da queda dos anjos. Lúcifer, cego pelo orgulho, desafia Deus achando-se mais forte que o mesmo. E consegue convencer um terço dos anjos do céu. É então que se levanta São Miguel, um dos anjos de Deus, e se põe em batalha na defesa de Deus, o mais humilde, o mais simples, é dele que viria o grito “quem como Deus”. E houve a grande batalha que derruba lúcifer e seus anjos do céu. São Miguel é tido então, como chefe dos exércitos de Deus.
Na carta de São Judas, lê-se: "O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: "Que o Senhor o condene". Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.
A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

[Fonte: web]

Nenhum comentário:

Postar um comentário