.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

DIA DA BÍBLIA


Bom seria que a comemoração do dia da Bíblia, acontecesse na mesma data para católicos e protestantes. Mas devido a fatores históricos, que nós não podemos mudar, temos duas datas: 30 de setembro para os católicos e segundo domingo de dezembro para os protestantes. Com um olhar positivo, devemos respeitar a caminhada das Igrejas quantos a estas datas. A história nos fornece uma explicação razoável.

Dia da Bíblia para os católicos (30 de setembro)
 “Os católicos celebram o dia da Bíblia em 30 de setembro, em coincidência com a memória de São Jerônimo, que foi o tradutor da Bíblia para o latim. Sua obra é conhecida com o nome de Vulgata.” Ele viveu no final do século IV, fez a tradução em uma das grutas anexas a do nascimento de Jesus em Belém, e esta tradução foi à Bíblia oficial da Igreja católica durante muitos séculos. No Brasil, além desse dia, os católicos dedicam, em modo especial, o mês de setembro de cada ano à leitura e estudo da Palavra de Deus. Para este ano somos convidados a ler e estudar o Evangelho de Marcos este será o livro de estudo do Mês da Bíblia 2012 a ser utilizado nas comunidades Já é do nosso conhecimento o tema do mês da Bíblia 2012: "Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos" e o lema é "Coragem! Levanta-te! Ele te chama" (Marcos 10,49).

Dia da Bíblia para os protestantes (segundo domingo de dezembro)
“No mundo protestante, invés, esse dia é celebrado no segundo domingo de dezembro. Essa tradição vem da Europa, do século XVI, quando se dava uma ênfase especial à Palavra de Deus no segundo domingo do Advento, tempo de preparação para o Natal.”
Os países europeus têm uma preparação incomum para o Natal. É uma das mais belas festas comemorada durante o ano. Tudo convida para se aproximar de Deus. Seja as celebrações nas Igrejas ou as feiras populares nas praças ao lado das Igrejas com os bazares de Natal. Esta tradição de preparação do natal em torno da palavra de Deus o verbo.

Fonte: http://www.abiblia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário