.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Sim, quem é Jesus?


[...] Então, Jesus interroga diretamente os discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Na realidade, pouco antes, no fim da travessia noturna e tempestuosa do lago da Galileia, quando Jesus tinha ido ao encontro deles caminhando sobre as águas, os discípulos tinham confessado: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” (Mt 14, 33). Mas agora a resposta vem  Simão Pedro, o discípulo chamado por primeiro (Mt 4, 18-19).
A pergunta de Jesus não tinha como propósito obter como resposta uma fórmula doutrinal, muito menos dogmática, mas pedia aos discípulos para manifestar a sua relação com ele, o seu envolvimento com a sua vida, a confiança que punham no seu rabi. Sim, quem é Jesus? É uma pergunta que devemos nos fazer e refazer ao longo dos dias. Porque a nossa adesão a Jesus depende precisamente daquilo que vivemos no conhecimento ou no sobreconhecimento da sua pessoa.
“Quem é Jesus para mim?”, é a pergunta incessante do cristão, que busca não fazer de Jesus o produto dos seus desejos ou das suas projeções, mas acolher o conhecimento dele de Deus mesmo, contemplando o Evangelho e escutando o Espírito Santo. A nossa fé será sempre parcial e frágil, mas, se é “fé” que “nasce da escuta” (Rm 10, 17), é fé verdadeira, não ilusão nem ideologia.
[...]
Enzo Bianchi, monge italiano
Fonte: www.ihu.unisinos.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário