.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Novena a Nossa Senhora das Graças - 1º dia

 


A Igreja celebra no dia 27 de novembro a festa de Nossa Senhora das Graças (ou da Medalha Milagrosa), ocasião em que a Santíssima Virgem apareceu a Santa Catarina Labouré, lhe pediu que a sua imagem fosse cunhada numa singela medalha representativa da sua proteção maternal e lhe explicou o significado de alguns dos símbolos dessa medalha, que viria a ser usada por milhões de devotos no mundo inteiro: “Estes raios simbolizam as graças que eu derramo sobre os que as pedem”.

A seguinte novena, publicada pelo portal Canção Nova, nos ajuda a nos prepararmos para essa festa mariana repleta de significado.

 

Novena a Nossa Senhora das Graças - Dia 1

Sinal da cruz: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

 

Ato de Contrição: Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me, também, de ter perdido o Céu e merecido o Inferno; e proponho-me firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.

 

MEDITAÇÃO DO DIA:

Primeira aparição – Contemplemos a Virgem Imaculada em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça, guiada por seu Anjo da Guarda, é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes como Santa Catarina se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delícias do Paraíso se nos privarmos dos gozos terrenos.

 

Súplica a Nossa Senhora: Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante essa oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.

Rezar três Ave-Marias.

Jaculatória: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

 

Oração final: Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, caridade, obediência, castidade, santa pureza de coração, de corpo e espírito; alcançai-me a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça) que peço com toda a confiança. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário