.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Deus é misericórdia


 

“Precisamos fortalecer a convicção de que somos uma única família humana.”
Papa Francisco
 
É assim que Deus age em nossas vidas: quanto mais amamos, mais próximos estaremos Dele.
Que possamos cuidar bem de nosso coração, prepará-lo para acolher Jesus e o amor que Ele nos dá diariamente.
Que possamos amar a Deus de tal modo que poderemos correr aos nossos irmãos e dizer, como Maria Madalena: “Eu vi o Senhor”.
Deus é misericórdia, e quando deixamos sua misericórdia tocar nossas vidas, somos verdadeiramente curados e recebemos a plenitude da vida.

Tua casa


 

Tua casa

 

Faz da tua casa uma festa!
Ouve música, canta, dança, compõe, toca um instrumento.

Faz da tua casa um templo!
Reza, ora, medita, silencia, acalma, pede, agradece.

Faz da tua casa uma escola!
Lê, escreve, pesquisa, desenha, pinta, borda, costura, estuda, aprende, ensina.
Fotografa e faz algum curso.

Faz da tua casa uma loja!
Limpa, arruma, organiza, decora, etiqueta, vende, doa.

Faz da tua casa um restaurante!
Cozinha, come, prova, cria receitas, cultiva temperos, planta uma horta.

Faz da tua casa um centro cultural!
Declama poesia, improvisa um monólogo, joga videogame, cartas, xadrez, dados, vê filmes, séries, novelas, desenhos, documentários. Ouve com atenção todas as notícias, as informações sérias que te acrescente como pessoa.
Filtra as notícias falsas.

Enfim, faz da tua casa um local criativo de amor.

 

Neneca Parreira

Nota: O poema costuma ser erroneamente atribuído a Cora Coralina.

Deus está sempre conosco


 

“Ainda que as águas tumultuem e estuem e venham abalar os montes, está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó.”

Salmo 45,4

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Praticando a Palavra


 

... Na oração do Pai Nosso, dizemos: perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E no Evangelho de Mateus, Jesus diz que “se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará” (Mateus 6, 14).
Na nossa vida, vamos crescendo na fé quando praticamos as Palavras de Jesus. E se pedimos a Deus a consolação em nossas aflições, a misericórdia em nossas falhas, é para que possamos também consolar aqueles que sofrem e passam por tribulações, é para que possamos ter misericórdia para aqueles que erram.
E quando não soubermos como agir, devemos lembrar sempre que Deus é amor, e o amor deve ser a resposta. Portanto, “sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6, 36).
 
Mário Scandiuzzi
(Excerto do artigo “Por que devemos multiplicar as bênçãos que recebemos de Deus”, de Mário Scandiuzzi, publicado em 22/04/22, no site Aleteia.)

5 antídotos para a inveja


 

Existem pensamentos e palavras comuns, quase banais, que expressam um sentimento de ciúme mais ou menos pronunciado. Catherine Aubin, uma dominicana de Montreal e autora do livro Mourir d'envie ou vivre d'amour? (Editora Artège) descreve a inveja como uma doença espiritual e sugere muitas formas de passar da “escravidão da inveja” à “alegria e liberdade da autorrealização”.
É urgente, segundo ela, reconhecer a devastação causada pela inveja (ódio a si próprio, tristeza, desejo de vingança...), fechar as portas do nosso coração à mentira, à comparação e ao orgulho e abrir outros, “luminosos e construtivos”, que são todos antídotos para o ciúme.
 
1 CONHECER-SE PARA SER ÚNICO(A)
Amar-se e saber que se é incondicionalmente amado por Deus são poderosos antídotos contra a inveja. Se aceitarmos a ideia de que cada pessoa é única, então não há motivo para invejar ninguém. “Cada pessoa nascida neste mundo representa algo novo, algo que não existia antes, algo original e único. É tarefa de cada pessoa apreciar que ele ou ela é único neste mundo no seu próprio caráter especial e que nunca houve ninguém como ele ou ela”, escreveu o filósofo Martin Buber.
O desafio é aceitar o nosso lugar, a nossa singularidade, e consequentemente discernir a nossa própria missão e fecundidade. “Tal como as impressões digitais dos nossos dedos são únicas no mundo, o que somos é insubstituível e indispensável para a humanidade.” Pois o que o Senhor nos pedirá na eternidade é isto: Por que razão foi Penélope e não Catherine?
 
2 ABENÇOAR
Abençoar, do latim benedicere, significa “falar bem de”. Não será outro antídoto para a inveja e o ciúme do que mudar a forma como olhamos para as pessoas e as coisas à nossa volta? Saber reconhecer e olhar para os dons de Deus? Para tal, é uma questão de abandonar o nosso olhar invejoso, e adquirir um olhar saudável, que veja o bem, o melhor, ou as potencialidades em cada ser, em cada coisa, em cada evento. “É uma questão de oferecer os nossos próprios olhos a Cristo para que Ele possa vir e olhar através de nós, em nós”, diz Catherine Aubin. Neste sentido, São João Clímaco convida-nos a glorificar o Criador à vista de uma bela mulher, por exemplo, em vez de cobiçar o seu corpo ou ter ciúmes da sua beleza.
“Olhar e abençoar ao mesmo tempo faz-nos entrar noutra perspectiva, e provoca uma dilatação do coração. Os olhos iluminam-se, tornam-se bons com a bondade do Senhor, e dão vida aos tristes e aos indefesos. Deus criou tudo para ser abençoado. Todos são, portanto, chamados a abençoar o que lhes é oferecido, em vez de tomarem as coisas como garantidas. Nesta perspectiva, a vida quotidiana torna-se uma fonte de admiração e gratidão.”
 
3 ADMIRAR
Admirar é também um bom antídoto para a inveja. Para Catherine Aubin, o ato de admirar requer uma decisão de “envolver-se no bem maior”. Significa ignorar uma situação que nos parece injusta para nos concentrarmos num bem mais além, em algo que está para além de nós. Por exemplo, em vez de ter inveja das competências de um colega, está a decidir admirá-las. Uma experiência que é uma fonte de grande liberdade. “Saber admirar liberta-nos do ego, do egoísmo, do egocentrismo. No ato de admiração, há uma espécie de apreensão do ser no seu coração. Admirar é deixar-se levar pela beleza.”
 
4 GRATIDÃO
A insatisfação eterna leva rapidamente à inveja e à cobiça. Quantas vezes nos encontramos “nunca felizes”: receber um presente mas não estar totalmente satisfeitos porque teríamos gostado de um presente maior, ou um diferente, ou um dado em circunstâncias diferentes? “A nossa cobiça concentra-se frequentemente em tudo”, diz Catherine Aubin. Querendo tudo, de imediato. “Um fascínio pela posse de tudo o que nos faz esquecer o que já lá está, o que nos é oferecido todos os dias.” Pelo contrário, mergulhar na gratidão é reconhecer os dons de Deus, “a generosidade e abundância oferecidas na vida quotidiana”. É uma experiência que nos abre à presença e ao amor de Deus pelas suas criaturas.
 
5 ABERTURA À CARIDADE
Amar como Deus ama é uma forma de remover todos os vestígios de ciúmes. “Só a caridade pode quebrar o mal e o desejo perverso que nos faz invejar e cobiçar.” Amar desta forma é deixar de perseguir sonhos egocêntricos, aprender a aceitar o outro como ele ou ela é, diferente mas complementar, e estar ao seu serviço. Com efeito, o verdadeiro amor, tal como definido por São Paulo no seu hino à caridade, “não inveja” (1 Cor 13).
Uma caridade que também se aplica aos nossos inimigos, àqueles que lançam uma sombra sobre nós. Quando a inveja surge, Catherine Aubin convida-nos a abençoar os nossos vizinhos, repetindo em cada oportunidade estas palavras: “Que o Senhor vos abençoe e vos guarde, que o Senhor vos revele o seu rosto e vos dê a sua paz”.
 
Artigo de Mathilde Robien, publicado em 21/04/2022 no site Aleteia.

Prece


 

“Senhor, não me permitas sonhar com realizações incompatíveis com os meus recursos; entretanto por acréscimo de bondade, fortalece-me para a execução das pequeninas tarefas ao meu alcance.”

Amém.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Terço da Misericórdia


 

Jesus ensinou a Santa Faustina o Terço da Misericórdia e pediu que ela o espalhasse pelo mundo; graças a Deus, essa devoção se espalhou: é uma fonte de graça e de misericórdia, especialmente para os moribundos.
Segundo o Diário de Santa Faustina, ela escreveu após uma visão em 13 de setembro de 1935:
“Eu vi um anjo, o executor da cólera de Deus […] a ponto de atingir a terra […] Eu comecei a implorar intensamente a Deus pelo mundo, com palavras que ouvia interiormente. À medida em que assim rezava, vi que o anjo ficava desamparado, e não mais podia executar a justa punição […]”.
 
Como rezar o terço da Divina Misericórdia?
No dia seguinte, uma voz interior lhe ensinou esta oração nas contas do rosário:
1 – Primeiro reze um ‘Pai Nosso’, uma ‘Ave Maria’, e o ‘Credo’.
2 – Então, nas contas maiores, diga as seguintes palavras:
“Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro”.
3 – Nas contas menores, diga as seguintes palavras:
“Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”.
4 – Conclua dizendo estas palavras três vezes:
“Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro”.
 
A promessa de Jesus
Mais tarde, Jesus disse à Irmã Faustina:
“Pela recitação desse Terço agrada-me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz”.
“Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade dos seus pecados, quando se desvenda diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas se lance com confiança nos braços da minha Misericórdia, como uma criança nos braços da mãe querida. Estas almas têm sobre meu Coração misericordioso um direito de precedência. Dize que nenhuma alma que tenha recorrido a minha Misericórdia se decepcionou nem experimentou vexame […]”.
“[…] Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso”.
 
Fonte: Portal Aleteia

No colo da mãe


 

“Nossa Senhora, tu que és consolo nas dores e amparo nas batalhas, escuta hoje o clamor de um coração cansado. Estende tuas mãos sobre a minha vida. Cobre meu lar com teu manto de paz.
Livra-me dos perigos, os que vejo e os que não consigo enxergar. Guarda a minha fé, protege a minha alma e não me deixes desanimar. Porque quem se acolhe em Ti jamais está só. E quando me faltar força é no teu colo que encontro abrigo, Mãe. Assim seja.”
 
Dalcides Biscalquin

O Reino de Deus


 

“O Reino de Deus é a paz do Espírito Santo. Reinará em você se o seu coração estiver em paz.”

São Vicente de Paulo

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Oração pelo relacionamento


 

Oração a São Judas para a cura do relacionamento
 
São Judas, temos problemas em nosso relacionamento.
Rogai a Deus Todo-poderoso para nos iluminar, a fim de que possamos enxergar um ao outro como realmente somos.
Ajudai-nos a crescer diariamente no autoconhecimento e no amor mútuo, desenvolvendo, ao mesmo tempo, o nosso potencial para amar e sermos amados.
Ajudai-nos, São Judas, a identificar e erradicar toda manifestação de egoísmo, vaidade e infantilidade, combatendo, assim, os inimigos ocultos do amor e da maturidade.
Mostrai-nos que, aprendendo a amar e sendo preenchidos pelo amor, podemos nos complementar e nutrir um ao outro enquanto compartilhamos nossas vidas.
Amém.

São Simão e São Judas Tadeu


 

São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos

“Vós que conhecestes de perto o Salvador do mundo e dele puderam participar da mesma família, rogai para que nós também encontremos a salvação que necessitamos e nela sejamos somados ao corpo místico de Cristo pelo batismo. Amém.”

São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!

Paz


 

“Esteja em paz, pois, e afaste todos os pensamentos de angústia.”

São Francisco de Sales

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Rezar


 

O pilar da oração é o coração de todos os pilares da sabedoria. Sábio é quem sabe rezar sem prender-se a fórmulas ou rubricas. Abre seu coração e entra em diálogo com Deus. Santa Teresinha do Menino Jesus diz que rezar é um impulso em direção aos céus. Rezamos com o corpo, com palavras e com nosso pensamento. Quando rezamos suavemente, meditamos. Quando rezamos silentes, ouvimos. A força da oração brota do coração e não exige muitas palavras. Exige muita compaixão e misericórdia. Santa Joana d'Arc dizia que a mais bela oração se resume em dizer o nome de Jesus! Assim reza o povo do interior: “Pai Nosso Pequenininho, nos levai em bom caminho”.

Prof.-Dr. Fernando Altemeyer Junior - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Dia Mundial de Oração pela Paz


 

Paz é um dom de Deus, “deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz” (Jo 14, 27); por isso, deve ser suplicada. É, também, fruto da ação humana, “felizes os construtores da paz” (Mt 5, 9).
 
“A Cruz de Cristo é um dos caminhos para a Paz. Nela podemos ver a resposta de Deus: ali a violência não respondeu com violência, a morte não respondeu com a morte. No silêncio da Cruz se cala o fragor das armas e fala a linguagem da Paz”. (Papa Francisco, ao falar da guerra na Síria)
 
Oração de São João Paulo II pela Paz
Ao Criador da natureza e do homem, da verdade e da beleza, suplico:
Escuta minha voz, Senhor, pois é a voz das vítimas de todas as guerras e de todas as violências entre os indivíduos e os povos...
Escuta minha voz, pois é a voz de todas as crianças que sofrem e que sofrerão enquanto os povos colocarão sua confiança nas armas e na guerra...
Escuta minha voz, quando eu te suplico de insuflar no coração de todos os humanos a sabedoria da paz, a força da justiça e a alegria da amizade...
Escuta minha voz quando eu te falo para as multidões que, em todos os países e em todos os tempos, não querem a guerra e estão prontas a percorrer o caminho da paz...
Escuta minha voz e dá-nos a força de sempre saber responder ao ódio pelo amor, à injustiça por um total engajamento pela justiça, à miséria pela partilha...
Escuta minha voz, ó Deus, e concede ao mundo tua paz eterna.

Acredita


 

“Quando te sentires angustiado, acredita que há saída, sem murmúrio. É hora de ires invocando e rezando, sem te enterrares em queixas.”

Santo Ambrósio

domingo, 26 de outubro de 2025

Observemo-nos


 

Observemo-nos
Aquele que diz permanecer nele, deve também andar como ele andou.” — João. (1 João 2,6)
 
Há quem afirme viver com a bondade de Jesus e não hesita em atirar-se contra os semelhantes, através da maledicência e da crueldade.
Há quem assevere compreender o otimismo do Divino Mestre e não vacila em concentrar-se nas sombras do pessimismo e do desespero.
Há quem proclame a fraternidade do Cristo, incentivando a separação e a discórdia.
Há quem exalte o trabalho incessante do Senhor na extensão do bem, acomodando-se na rede da preguiça e do comodismo.
Há quem louve a simplicidade do Eterno Amigo, complicando todos os problemas da estrada.
Há quem glorifique a paciência do Sublime Instrutor, agarrando-se ao pedregulho da agressividade e da intolerância.
Se nos confessamos aprendizes do Evangelho, observemos os nossos próprios passos.
Lembremo-nos de que o nome de Jesus está empenhado em nossas mãos.
Assim compreendendo, afeiçoemo-nos ao Modelo Divino.
Quando o apóstolo nos declara: - “aquele que diz permanecer nele, deve também andar como ele andou” -, deseja naturalmente dizer:
- “quem se afirma seguidor de Jesus, decerto deverá imitar-lhe a conduta, buscando viver na exemplificação em que o Mestre viveu”.
 
XAVIER, Francisco Cândido. Fonte Viva. Pelo Espírito Emmanuel. FEB. Cap. 167.

Oração de domingo


 

Senhor, neste domingo eu me coloco diante de Ti com o coração aberto. Que este dia seja descanso da alma, encontro contigo e renovação da esperança.
Vem, Espírito Santo, ordenar meus pensamentos, aquietar minhas inquietações e reacender em mim a chama da fé.
Jesus, que este domingo seja começo de uma nova semana em Tua paz, em Teu amor e em Tua vontade. Amém.

Se Deus é amor


 

“Se Deus é amor, o amor não pode ter limites, e limite algum poderá ser colocado em Deus.”

São Leão Magno

sábado, 25 de outubro de 2025

Prece a Maria


 

Oração de Proteção de Maria
Santa Mãe de Deus, estrela do dia, leva embora toda agonia.
Cobre-me com teu manto santo, e enxuga do peito todo pranto.
Se inimigo se levantar, que teu olhar venha me guardar.
Se o mal quiser me rondar, que teu nome venha o expulsar.
Ave Maria, cheia de luz, tua bênção é quem me conduz.
Em nome do Pai, com fé e amor, me entrego a ti, ó Mãe do Senhor.
Amém!
 
(Do Instagram “Mensagem Ousada”)

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão


 

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão
Frei Galvão foi chamado “Bandeirante de Cristo”, porque tinha na alma a grandeza, o arrojo e fortaleza de um verdadeiro bandeirante. Renunciou a uma brilhante situação no mundo para servir a Jesus Cristo. Cheio do espírito de caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Foi considerado santo mesmo já antes de sua morte.
 
Oração:
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizestes. Peço-Vos, por tudo que fez e sofreu o Vosso servo Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém.
 
“Poderoso santo brasileiro que, através da tua intensa devoção mariana, alcançaste milhares de prodígios, sede o nosso protetor, nosso padroeiro, nosso pai espiritual. Dai a nós o mesmo amor a Maria para que sejamos santos como tu. Amém.”
Frei Galvão, rogai por nós!

Prece


 

“Maria, passa na minha frente.
Intercede por mim junto a Jesus.
Que a Cruz Sagrada seja a minha luz.”
Amém.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

A Verdade e a Mentira


 

Segundo uma lenda do século XIX, a Verdade e a Mentira se encontram um dia. A Mentira diz à Verdade: “Hoje é um dia maravilhoso!” A Verdade olha para os céus e suspira, pois o dia era realmente lindo. Elas passaram muito tempo juntas, chegando finalmente ao lado de um poço. A mentira diz à verdade: “A água está muito boa, vamos tomar um banho juntas!” A verdade, mais uma vez desconfiada, testa a água e descobre que realmente está muito gostosa. Elas se despiram e começaram a tomar banho. De repente, a Mentira sai da água, veste as roupas da Verdade e foge. A Verdade, furiosa, sai do poço e corre para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta.
O mundo, vendo a verdade nua, desvia o olhar, com desprezo e raiva. A pobre Verdade volta ao poço e desaparece para sempre sob sua vergonha. Desde então, a Mentira viaja ao redor do mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque, em todo caso, o Mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua.
 
(Jean-Leon Gérôme, 1896.)

Alma Gêmea - Música Espírita

Diálogo para a paz


 

No mundo e nas sociedades existe pouca paz, também porque falta diálogo e há dificuldade de sair do horizonte limitado dos próprios interesses, para se abrir a um confronto verdadeiro e sincero. Para que haja paz é preciso um diálogo persistente, paciente, forte e inteligente, com o qual nada está perdido. O diálogo pode vencer a guerra. O diálogo faz viver juntas pessoas de diferentes gerações, que muitas vezes se ignoram umas às outras; faz viver juntos cidadãos de diversas proveniências étnicas, de várias convicções. O diálogo é o caminho da paz, porque favorece o entendimento, a harmonia, a concórdia e a paz. Por isso, é vital que cresça, que se dilate no meio de pessoas de todas as condições e convicções, como uma rede que protege o mundo e os mais frágeis.

Papa Francisco - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Luz


 

Exercer a caridade e a benevolência é criar mais luz; disseminar a concórdia e o progresso é estender a luz e ampliá-la.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

A conversão


 

“[...] o menor esforço concreto, não pode ser feito sem a graça. A conversão é uma graça que devemos pedir sempre: ‘Senhor, dá-me a graça de melhorar. Dê-me a graça de ser um bom cristão’.”

Papa Francisco

 

Fonte: Vatican News (27/09/2020)

Respirai em mim


 

Respirai em mim
Pequena Oração de Santo Agostinho para pedir o Espírito Santo
 
Respirai em mim, ó Espírito Santo, para que todos os meus pensamentos possam ser santos.
Agi em mim, ó Espírito Santo, para que meu trabalho também possa ser santo.
Aproximai-vos do meu coração, ó Espírito Santo, para que eu só ame o que for santo.
Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu defenda tudo o que for santo.
Guardai-me, pois, ó Espírito Santo, para que eu sempre possa ser santo.
Amém.
 
Oração atribuída a Santo Agostinho de Hipona
Fonte: site Encontro com Cristo

A amizade


 

A amizade será sempre a primeira palavra do poema que Deus continuará a escrever cada manhã à humanidade, até que se surjam os novos céus e a nova terra.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Oração a São José


 

Oração a São José
 
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.
 
Papa Francisco
(Papa Francisco, “Patris Corde” – Vatican News)

São João Paulo II


 

Oração que João Paulo II rezava, todos os dias, desde criança:

Vinde Espírito Criador,
a nossa alma visitai
e enchei os corações
com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus
excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor,
a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons
e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós,
por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai,
os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai,
qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli,
e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais,
o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador,
por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor,
fazei-nos sempre firmes crer.

Glória a Deus Pai,
ao Filho, que ressuscitou dos mortos,
e ao Espírito Santo
por todos os séculos.
Amém!

 

Fonte: Vatican News

A vida


 

“Deus não pergunta a nenhum homem se deseja a vida. Não é essa a escolha. Você deve recebê-la. A sua escolha é: como viver a vida que Deus lhe deu.”

Rev. Henry Ward Beecher

terça-feira, 21 de outubro de 2025


 

“Ter fé é condição essencial para seguir, amar e colocar em prática os ensinamentos de Jesus. À luz da fé, o cristão se coloca à disposição para servir a todos, com o coração indiviso e gratuito, buscando colocar em prática a vontade de Deus. É pela fé que temos acesso ao coração de Deus, mas é preciso cultivá-la e fazê-la frutificar, na doação aos irmãos e irmãs.”

Irmã Jailda Rocha Caetité, CFA

Semeadura


 

Semeadura

Quem planta árvores, colhe alimento.
Quem planta flores, colhe perfume.
Quem semeia trigo, colhe pão.
Quem planta amor, colhe amizade.
Quem semeia alegria, colhe felicidade.
Quem planta a vida, colhe milagres.
Quem semeia verdade, colhe a confiança.
Quem semeia fé, colhe a certeza.
Quem semeia carinho, colhe gratidão.
No entanto, há quem prefira semear:
tristeza e colher amargura;
plantar discórdia e colher solidão;
semear vento e colher tempestade;
plantar ira e colher inimizade;
plantar injustiça e colher abandono.
Somos semeadores conscientes. Espalhamos diariamente milhões de sementes ao nosso redor.
Que possamos escolher sempre as melhores, para que, ao recebermos a dádiva da colheita farta, tenhamos apenas motivos para agradecer.
Que Jesus nos ensine a plantar a dádiva de evangelizar e a colher almas para Cristo.

Aquele que nos guia


 

“Mantenhamos nossos olhos fixos no Senhor, que nos guia, e não olhemos para trás.”

Santo Agostinho

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Fé e religião


 

Quando ouvimos os termos “fé” e “religião”, entendemos que as duas coisas estão interligadas, mas ao mesmo tempo não são a mesma coisa. Por “fé”, se entende o sentimento pessoal de crença, de adesão sentimental, afetiva, mas também racional a conteúdos que podem ser classificados como espirituais ou sagrados. Por “religião”, se entende o conjunto de estrutura institucional e sistemática, geralmente comunitária, a partir da fé. A instituição religiosa tem por base a fé e deve estar a serviço dela. Simplificadamente, pode-se dizer que a fé é o sentimento da crença, enquanto a religião é a organização institucional em torno da fé. Desta maneira é possível entender quem diz que tem fé, mas não tem religião.

Volney J. Berkenbrock - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Você sabe qual é a devoção para cada dia da semana?


 

A Igreja Católica, ao longo dos séculos, desenvolveu tradições espirituais diárias, associando cada dia da semana a uma devoção especial. Essas práticas ajudam os fiéis a crescerem na fé, aprofundando a vivência da oração e da espiritualidade no dia a dia.
Conhecer essas devoções nos permite santificar cada dia da semana, voltando nosso coração a Deus de forma mais intensa e intencional. Vamos conhecer cada uma delas!
 
Segunda-feira: AS ALMAS DO PURGATÓRIO
A segunda-feira é tradicionalmente dedicada à oração pelas almas do purgatório, aquelas que ainda passam pelo processo de purificação antes de entrarem na glória do Céu.
É um pensamento santo e salutar rezar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados.” (2Mc 12,46)
Como viver essa devoção?
- Ofereça a Santa Missa pelas almas do purgatório.
- Reze o Terço pelas almas ou a oração de Santo Afonso de Ligório por elas.
- Faça sacrifícios e boas obras oferecendo por sua purificação.
 
Terça-feira: OS SANTOS ANJOS
Neste dia, honramos os Santos Anjos, nossos guardiões e mensageiros de Deus, que nos protegem e intercedem por nós.
O Senhor enviará seu anjo para te guardar em todos os caminhos.” (Sl 91,11)
Como viver essa devoção?
- Reze a Oração ao Santo Anjo da Guarda.
- Medite sobre a presença dos anjos na Bíblia.
- Peça proteção e discernimento ao seu anjo guardião.
 
Quarta-feira: SÃO JOSÉ
A Igreja dedica a quarta-feira a São José, modelo de pai, esposo e trabalhador. Ele é o guardião da Sagrada Família e patrono da Igreja.
José fez conforme o anjo do Senhor lhe ordenara.” (Mt 1,24)
Como viver essa devoção?
- Reze o Terço de São José ou a Oração das Mil Ave-Marias.
- Busque imitar sua obediência e confiança na providência de Deus.
- Peça sua intercessão pelas famílias e pelos trabalhadores.
 
Quinta-feira: A EUCARISTIA e O SACERDÓCIO
A quinta-feira é um dia especial de devoção ao Santíssimo Sacramento, pois recordamos a Última Ceia e a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.
Fazei isto em memória de mim.” (Lc 22,19)
Como viver essa devoção?
- Participe da Adoração ao Santíssimo Sacramento.
- Reze pelos sacerdotes, para que sejam santos e fiéis à sua missão.
- Medite sobre o dom da Eucaristia e sua importância em nossa vida.
 
Sexta-feira: A PAIXÃO DE CRISTO e o SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
A sexta-feira é um dia de penitência e lembrança da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. É também um dia dedicado à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que tanto nos ama.
Ele foi transpassado por nossas transgressões.” (Is 53,5)
Como viver essa devoção?
- Reze a Via-Sacra, especialmente na Quaresma.
- Pratique algum ato de penitência ou sacrifício em reparação pelos pecados.
- Faça a Oração ao Sagrado Coração de Jesus e a Consagração ao Seu Coração.
 
Sábado: NOSSA SENHORA
O sábado é um dia dedicado a Nossa Senhora, um gesto de amor e gratidão àquela que trouxe Jesus ao mundo e nos acompanha em nossa caminhada de fé.
Eis a tua Mãe!” (Jo 19,27)
Como viver essa devoção?
- Reze o Santo Rosário e medite os mistérios da vida de Cristo com Maria.
- Participe da Primeira Comunhão Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, como Nossa Senhora pediu em Fátima.
- Confie suas intenções à intercessão da Virgem Maria.
 
Domingo: A RESSURREIÇÃO DO SENHOR
O domingo é o Dia do Senhor, marcado pela alegria da Ressurreição de Cristo e pelo encontro da comunidade na Santa Missa.
Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 118,24)
Como viver essa devoção?
- Priorize a Santa Missa, que é o centro da vida cristã.
- Faça do domingo um dia de descanso e oração em família.
- Medite sobre a vitória de Cristo sobre a morte e renove sua esperança.
 
Santificando o Dia a Dia
Conhecer e viver as devoções diárias da Igreja nos ajuda a crescer espiritualmente e a manter um compromisso de fé ao longo da semana. Cada dia pode ser uma oportunidade para aprofundar nossa intimidade com Deus e com os santos.
E você, já tem uma devoção especial para cada dia da semana? Escolha uma e comece a praticá-la!
Que essa tradição da Igreja nos ajude a viver cada dia mais próximos do Coração de Deus!
 
https://cordemaria.com.br/voce-sabe-qual-e-a-devocao-para-cada-dia-da-semana/

Deus da minha salvação


 

“Eu olharei para o Senhor. Esperarei no Deus da minha salvação. O meu Deus me ouvirá.”

Miquéias 7,7

domingo, 19 de outubro de 2025

Oração para ser feita diante da imagem de Jesus


 

Esta prece foi composta pelo Beato Tito Brandsman quando ele estava na prisão passando fome e frio; Frei Tito foi um ferrenho opositor ao nazismo e morreu defendendo a sua fé.

 

“Ó Jesus, quando te contemplo,
Eu redescubro, a sós contigo,
Que te amo e que teu coração
Me ama como a um dileto amigo.

Ainda que a descoberta exija
Coragem, faz-me bem a dor:
Por ela me assemelho a ti
Que ela é o caminho redentor.

Na minha dor me rejubilo:
Já não a julgo sofrimento,
Mas sim predestinada escolha
Que me une a ti neste momento.

Deixa-me, pois, nessa quietude,
Malgrado o frio que me alcança.
Presença humana não permitas,
Que a solidão já não me cansa,

Pois de mim sinto-te tão próximo
Como jamais antes senti.
Doce Jesus, fica comigo,
Que tudo é bom junto de ti. Amém.”

 

Fonte: Frades Carmelitas e site Aleteia

Dia Mundial das Missões 2025


 

XCIX Dia Mundial das Missões 2025
O lema “Missionários de esperança entre os povos recorda a cada um dos cristãos e a toda a Igreja, comunidade dos batizados, a vocação fundamental de ser mensageiros e construtores da esperança nas pegadas de Cristo.
Neste místico “hoje” que se prolonga até ao fim do mundo, Cristo é o cumprimento da salvação para todos, especialmente para aqueles cuja única esperança é Deus. Na sua vida terrena, Ele “andou de lugar em lugar, fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos” pelo mal e pelo Maligno (cf. Act 10, 38), restituindo a esperança em Deus aos necessitados e ao povo. Além disso, experimentou cada uma das fragilidades humanas, exceto a do pecado, passando mesmo por momentos críticos, como na agonia do Getsêmani e na cruz, que podiam levar ao desespero. Porém, Jesus tudo entregava a Deus Pai, obedecendo com total confiança ao seu projeto salvífico em favor da humanidade, um projeto de paz por um futuro repleto de esperança (cf. Jr 29, 11). Deste modo, tornou-se o divino Missionário da esperança, modelo supremo de todos aqueles que, ao longo dos séculos, dão seguimento à missão recebida de Deus, mesmo no meio de provações extremas.
...
Renovemos, pois, a missão da esperança a partir da oração, sobretudo daquela que se faz com a Palavra de Deus e, de modo particular, com os Salmos, que são uma grande sinfonia de oração cujo compositor é o Espírito Santo (cf. Catequese, 19 de junho de 2024). Os Salmos educam-nos a ter esperança no meio das adversidades, a distinguir os sinais de esperança e a ter o constante desejo “missionário” de que Deus seja louvado por todos os povos (cf. Sal 41, 12; 67, 4). Rezando, mantemos viva em nós a centelha da esperança, que foi acesa por Deus para que se torne um grande fogo, iluminando e aquecendo todos os que nos rodeiam, também através de ações e gestos concretos inspirados pela mesma oração.
...
Papa Francisco
Roma – São João de Latrão, na Festa da Conversão de São Paulo, 25 de janeiro de 2025.
Fonte: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/20250125-giornata-missionaria.pdf

São Paulo da Cruz


 

Ó Jesus Crucificado, Vós que escolhestes São Paulo da Cruz para que fosse o apóstolo da Vossa Paixão, e suscitastes em Vossa Igreja a Memória do amor, através da Paixão pela vida, nós vos pedimos: iluminai as nossas mentes para que descubramos a força e a sabedoria da Vossa Cruz. Acendei em nossos corações a chama do amor do Pai revelada a partir da Cruz e fazei de nós testemunhas vivas da Vossa Paixão, Morte e Ressurreição. Amém!

São Paulo da Cruz, Servo Fiel de Maria, rogai por nós!

Prece de domingo


 

Senhor, obrigado por mais um domingo. Que este dia seja uma oportunidade de renovar minha fé e preparar meu coração para a semana que começa, sempre confiante em Tua proteção e amor. Amém.