.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 16 de abril de 2014

QUARTA-FEIRA SANTA - Procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores


Na Semana Santa, em muitas paróquias, realiza-se na Quarta-feira Santa a “Procissão do Encontro” entre: o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Trata-se de uma devoção popular que muito valorizada pelos fiéis, especialmente nas cidades do interior. Os homens saem de uma igreja com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres de outra igreja com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Acontece então o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre, então, proclama o Sermão das Sete Palavras, rito no qual são lembradas as sete últimas palavras de Jesus, no Calvário:

§  1. Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. (Lc 23,34a);
§  2. Hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23,43);
§  3. Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe. (Jo 19,26-27);
§  4. Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?! (Mc 15,34);
§  5. Tenho sede. (Jo 19,28 b);
§  6. Tudo está consumado. (Jo 19,30 a);
§  7. Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. (Lc 23,46 b).

O sacerdote, diante das imagens de Jesus Cristo e da Virgem Maria, faz uma reflexão com estas passagens bíblicas, chamando o povo à conversão e à penitência. Entre as reflexões, há momentos de grande silêncio, em contemplação à imagem de Nosso Senhor dos Passos com a cruz às costas e a de Nossa Senhora das Dores, que compartilha as dores do seu Filho.


(Do site Canção Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário