.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

CÂNTICO DAS CRIATURAS




Altíssimo,
Onipotente,
Bom Senhor!
Teus são o louvor,
            a glória,
            a honra
            e toda a bênção.

Louvado sejas,
meu Senhor,
com todas as tuas criaturas,
especialmente o senhor irmão sol,
que clareia o dia
e que com sua luz
nos ilumina.
Ele é belo e radiante,
com grande esplendor,
de ti, altíssimo,
é a imagem.

Louvado sejas,
meu Senhor,
pela irmã lua
e pelas estrelas,
que no céu formaste,
claras,
preciosas
e belas.

Louvado sejas,
meu Senhor,
pelo irmão vento,
pelo ar e pelas nuvens,
pelo sereno
e todo tempo
com que dás sustento
às tuas criaturas.

Louvado sejas,
meu Senhor,
pela irmã água,
útil e humilde,
preciosa e casta.

Louvado sejas,
meu Senhor,
pelo irmão fogo,
pelo qual iluminas a noite.
Ele é belo e alegre,
vigoroso e forte.

Louvado sejas,
meu Senhor,
por nossa irmã, a mãe terra,
que nos sustenta e governa,
produz frutos diversos,
flores e ervas.

Louvado sejas,
meu Senhor,
pelos que perdoam,
pelo teu amor,
e suportam as enfermidades
e as tribulações.

Louvado sejas,
meu Senhor,
por nossa irmã,
a morte corporal,
de quem homem algum
pode escapar.

Louvai todos e bendizei
ao meu Senhor,
dai-lhe graças e servi-o
com grande humildade. 

São Francisco de Assis (1181-1226)

Nenhum comentário:

Postar um comentário