.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 11 de julho de 2018

MEMÓRIA - Técnicas para “bombar”



Velocidade da memória
1. Pense nos dias da semana e fale os nomes deles em ordem inversa (começando pelo sábado). Repita esse exercício até dominá-lo. Depois, recite os nomes em ordem alfabética.
2. Faça esses mesmos exercícios (ordenar inversa e alfabeticamente) com os nomes dos 12 meses do ano.

Memória episódica
1. Anote todos os detalhes sobre determinado acontecimento (a cor da roupa que você usou numa festa, por exemplo). Sete dias depois, relembre esse evento e faça novamente uma descrição dele. Compare os dois textos e assinale as diferenças. Repita o exercício, com outros eventos, até minimizar o seu grau de erro.

Nomes e endereços
1. Transforme endereços em símbolos. Exemplo: a rua Maestro Torquato Amore vira uma nota musical, um 4 inclinado e um coração.
2. Feche os olhos e pense em alguém. Mentalize a imagem dessa pessoa - com o nome escrito na testa dela, como se fosse uma tatuagem. Repita esse processo com todas as pessoas que você conhece.

Memória visual
1. Observe o ambiente onde você está e imagine uma linha diagonal que o atravessa. Feche os olhos e tente se lembrar dos objetos que passam por essa linha imaginária.
2. Olhe ao redor e ache 5 coisas que caberiam no seu bolso - e 5 que não caberiam. Feche os olhos e tente se lembrar de cada uma.

Esqueça menos!
Algumas dicas para você melhorar a memória:
Preste atenção nos detalhes das informações recebidas para gravar os nomes, os rostos e os fatos.
Coloque seus objetos pessoais, como chaves e óculos, sempre no mesmo lugar. Essa é a melhor maneira de evitar que eles sejam perdidos.
O sono é fundamental, pois é nesse período que as informações são fixadas.
Pratique atividades que exigem concentração: leia, escreva, jogue xadrez ou damas, faça palavras cruzadas, conte para alguém o enredo de um filme.
Associações de ideias costumam dar resultado. Uma imagem, uma cor, um som ou um cheiro podem fazer você se lembrar de algo que precisa ser memorizado.
Repita, mentalmente ou em voz alta, o número de telefone, o endereço ou o conceito a ser lembrado.
Com uma dieta equilibrada, o sangue flui sem problemas e o cérebro funciona melhor. A memória ganha com isso.
Quando as emoções estão envolvidas, é mais difícil esquecer. Aquele teste de física se tornará inesquecível se o professor o pegou colando na prova.
(Desconheço a autoria)

2 comentários:

  1. MUITÍSSIMO BOM, vou fazer porque estou muito esquecida, tenho certeza que dará certo.

    ResponderExcluir
  2. MUITÍSSIMO BOM, vou fazer, tenho certeza que dará certo.

    ResponderExcluir