.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 31 de agosto de 2025

Tudo a seu tempo


 

Não é à toa que a palavra CALMA
tem uma ALMA dentro dela.
Toda alma inteira
precisa de uma paz verdadeira
para permanecer tranquila.
Não é à toa que a palavra CORAÇÃO
tem uma ORAÇÃO dentro dela.
Tudo que nos toca fundo
deve ser respeitado.
Não é à toa que o verbo AMAR
tem um MAR inteiro dentro dele.
É na calmaria do coração
que a oração se agiganta na alma
e nos leva e nos traz pelo melhor caminho.
Tudo a seu tempo.

Senhor, dá-nos a graça de um encontro contigo...


 

Senhor, dá-nos a graça de um encontro contigo...
Senhor, hoje procuramos a companhia do teu terno Coração, procuramos-te a ti, que tens palavras que fazem arder o peito, que derramas compaixão sobre os mais pequenos e pobres, os que sofrem, e sobre todas as misérias humanas. Desejamos conhecer-te melhor, contemplar-te no Evangelho, estar contigo e aprender de ti, da caridade com que te deixaste tocar por todas as pobrezas.
Dá-nos, Tu que nos mostraste o amor do Pai amando-nos sem medida com o teu Coração divino e humano, a graça do encontro contigo, de um encontro que mude, modele e transforme os nossos planos; para que só te busquemos a ti, em todas as circunstâncias, na oração, nos trabalhos, nos encontros e na rotina diária. Sê para nós fonte de onde brota toda a consolação.
Amém.
 
Fonte: RMOP – Rede Mundial de Oração do Papa

Templo vivo de amor a Deus


 

“Ergue, diariamente, um templo vivo de amor a Deus em teu espírito e rende-lhe preito incessante, através do serviço ao próximo, nas lutas de cada hora. Em todos os lances de nossa peregrinação para os cimos, lembremo-nos de Deus para que não estejamos esquecidos de nós.”

Meimei / Francisco Cândido Xavier

sábado, 30 de agosto de 2025

Oração do Papa Francisco a São José


 

Linda oração do Papa Francisco pedindo a São José a intercessão pelos relacionamentos familiares e fraternos.
 
“São José, vós que guardastes o vínculo com Maria e Jesus, ajudai-nos a cuidar das relações na nossa vida.
Que ninguém experimente o sentimento de abandono que vem da solidão.
Que cada um de nós se reconcilie com a própria história, com aqueles que nos precederam, e reconheça inclusive nos erros cometidos um modo pelo qual a Providência abriu o seu caminho, e o mal não teve a última palavra.
Mostrai-vos amigo para aqueles que mais lutam, e como apoiastes Maria e Jesus nos momentos difíceis, assim apoiai também a nós no nosso caminho. Amém.”
 
Fonte: https://pt.aleteia.org/2021/11/24/linda-oracao-do-papa-a-sao-jose-pelos-relacionamentos

Dia Nacional do Perdão


 

“Perdoar é o primeiro pilar que sustenta a comunidade cristã. O segundo é doar-se. Estar disposto a doar-se obedece a uma lógica coerente: na medida em que se recebe de Deus, se doa ao irmão, e na medida em que se doa ao irmão, se recebe de Deus.” (Papa Francisco)
 
“Para nós, quando conseguimos exercitar o perdão, isso gera uma situação de libertação, (...) Quem consegue se comprometer com o perdão imita as atitudes do próprio Deus.” (Pe. Inácio Medeiros)
 
Para que um dia dedicado ao perdão? Qual a motivação para esta lei?
Leia em:
https://www.a12.com/redacaoa12/espiritualidade/voce-sabia-que-hoje-e-o-dia-do-perdao-no-brasil

Prece a Maria


 

Nossa Senhora Aparecida, livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos e ao Vosso Santíssimo Filho Jesus. Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo, dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais, livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-Vos e amar-Vos na eterna glória. Amém.

Orar e orar e orar... persevere na oração!


 

“Se Jesus Cristo, mesmo sendo perfeito, sentia necessidade de orar constantemente ao PAI, imaginem nós, tão imperfeitos, o quanto dependemos dessa comunicação.”

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Não permita


 

Não permita que coisas sujas do passado poluam o seu presente
Depois de lacrar um saco de lixo, você o reabre para rever o que há lá dentro? Geralmente só remexemos o lixo se algo de valioso tiver sido perdido. Isso, porque lidamos com a hipótese de o termos lançado fora sem querer.
Se não é esse o caso, o que tiver ido para o lixo nós não mais veremos e sequer lembraremos de tudo que está ensacado e pronto para sair de nossa casa.
Se esse saco ficar conosco ainda por alguns dias e nós o reabrirmos por qualquer motivo, o cheiro estará insuportável, micróbios existirão aos montes e nossa saúde poderá estar sendo severamente ameaçada.
O mesmo acontece quando guardamos e remexemos tudo o que de ruim já passou por nossa vida. Sempre que deixamos que nossa mente se perca em más lembranças, nós estamos reabrindo um “saco de lixo”. É bem provável que esteja aí a causa de muitas doenças físicas e mentais.
Volte um pouquinho seus pensamentos para aqueles que já lhe fizeram algum mal e veja como você se sente. Reveja as mágoas, os ressentimentos, as raivas, os desapontamentos, as desilusões, as decepções e pense no “cheiro” que tudo isso tem.
É assim que você remexe os lixos guardados dentro de si.
Há quanto tempo eles estão guardados aí? Por quanto tempo você ainda os guardará? Pergunte-se: “Para que me serve toda essa sujeira?”
Observe honestamente a resposta.
Sujeira atrai mais sujeira, lixo atrai mais lixo, lembranças nocivas atraem miséria material, física e espiritual. É isso que você deseja para si mesmo?
Coloque seus pés no limpo chão do presente: ele é o caminho para um limpo e feliz futuro. Agarre-se às suas metas, busque realizar os seus sonhos, guarde os tesouros já recebidos. Você só merece ser feliz.
Por uma vida mais digna, por um futuro melhor, jogue o que é lixo no lixo. E queime o lixo !
 
Autora: Silvia Schmidt

Martírio de São João Batista


 

Martírio de São João Batista, o mártir da verdade
O Evangelho de Marcos (Mc 6,17-29) nos apresenta o relato poderoso da morte de João Batista, que, como profeta fiel, enfrentou a injustiça e a corrupção com uma coragem inabalável.
Ao meditarmos sobre o martírio de São João Batista, somos convidados a avaliar nossa própria fidelidade ao Evangelho. Estamos dispostos a proclamar a verdade e a justiça, mesmo diante de dificuldades? Somos capazes de colocar o Reino de Deus acima de nossos interesses pessoais?
Que o exemplo de João Batista nos inspire a viver nossa fé com coragem, humildade e fidelidade. Que possamos, assim como ele, preparar o caminho do Senhor em nossos corações e na vida de nossa comunidade, sempre apontando para Cristo, a verdadeira luz do mundo. Amém.
 
Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR) – CNBB
...............

Oração
“Aquele que Batizou o Cristo também testemunhou com sua própria vida, ajudai-nos a dar bom testemunho de Jesus nos lugares mais extremos. Tornai os seus devotos testemunhas da verdade e da caridade até as últimas consequências. Amém!”
São João Batista, rogai por nós!

A alegria do coração é a vida do homem


 

“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida.”

Eclo 30,22-23

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Recorda


 

Recorda que toda conversação está carregada de poder criativo.
Usa o verbo para o bem e faze com ele a felicidade de quantos te compartilham a vida.
Nada sucede à revelia da Providência Divina.
[...]
A árvore vigorosa não cresceu de improviso.
A cidade em que renasceste não se levantou de repente.
Tudo se desenvolve, minuto a minuto...
A vida impõe-te “agora” as consequências do “antes”.
Somos hoje, no espaço e no tempo, a projeção do que fomos...
Cumpramos, agora, os nossos iluminados deveres à face da Lei. Convertamos nossa experiência pessoal em serviço a todos, transformando as horas, que Deus nos empresta, em bênçãos de utilidade, beleza, graça e harmonia e o futuro constituir-se-á para nossa alma em abençoado e celeste caminho de ascensão.
 
Emmanuel
Livro: Caminho Iluminado - Francisco Cândido Xavier

Dia Nacional do Voluntariado


 O economista Amartya Sen, que se notabilizou, sobretudo, por seus estudos sobre justiça social e suas contribuições para os debates sobre o combate à pobreza, disse, em uma de suas célebres frases: “O crescimento econômico sem investimento no desenvolvimento humano é insustentável — e antiético.”
Esse pensamento do também filósofo indiano nos abre diferentes possibilidades de interpretação, podendo também ser lido como um chamado para que nossas sociedades construam políticas públicas inclusivas, que garantam direitos diversos a todos e a todas, de modo a permitir que as pessoas possam desenvolver suas capacidades, o que, inevitavelmente, irá reverberar positivamente na coletividade.
Para além das ações das instituições públicas, que têm importante papel a cumprir nesse processo, esse tem sido um esforço empreendido também por milhões de brasileiros e brasileiras. São pessoas que se dedicam de maneira voluntária, todos os dias, para garantir que aqueles que vivem em situações de vulnerabilidade tenham acesso não apenas ao mínimo existencial, mas também a condições que favoreçam o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.
A cada um desses voluntários e voluntárias, gostaríamos de levar, neste 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, nossos agradecimentos pelo empenho na edificação de comunidades mais justas e éticas.
Parabéns a todas e a todos!
 
Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Fonte: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/mensagem-dia-nacional-do-voluntariado.htm#

Santo Agostinho


 

Oração a Santo Agostinho
 
Ó Santo Agostinho, sê para nós mestre de vida interior; faze que nela recuperemos a nós mesmos e que, voltemos ao interior de nossa alma, e que então possamos descobrir, aí dentro, o reflexo, a presença e a ação de Deus. Dóceis ao convite de nosso verdadeiro ser, mais dóceis ainda ao mistério da sua graça, possamos alcançar a sabedoria com a verdade; com a verdade, o amor; com amor, a plenitude da vida que é Deus. Amém.
Santo Agostinho, rogai por nós!

Palavras de Jesus


 

“Eu rezo para vocês entenderem as palavras de Jesus: ‘Amai-vos como Eu vos amei’. Perguntem a si mesmos: ‘Como foi que Ele me amou? Será que eu realmente amo os outros da mesma forma?’. Sem esse amor, nós podemos nos matar de trabalhar, mas isso vai ser só trabalho, não amor. Trabalho sem amor é escravidão.”

Santa Me. Teresa de Calcutá

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Provérbio israelense


 

Um brilhante não fica polido sem esfregação; nem um homem fica perfeito sem provação.” Todos os adultos temos experiência das dificuldades ao longo da vida. O provérbio lembra que elas não são um mal, mas um modo de nos aperfeiçoar, de nos fazer mais compreensivos, mais amigos, de caráter mais firme. Ou seja: as dificuldades não atrapalham, mas ajudam. Algumas culturas falam da água que bate, bate centenas de vezes na pedra bronca e cheia de arestas até torná-la lisa e roliça. Devemos enfrentar as dificuldades não como inimigas ou empecilhos, mas como colaboradoras de nosso bem-estar e de nosso crescimento humano. Nesse sentido se entende a frase do Apocalipse na boca de Jesus: “Eu castigo aquele que amo” (Ap 3,19).
 
Fr. Clarêncio Neotti, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Santa Mônica


 

Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho e Padroeira das Mães Cristãs.
“Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade.”
Santo Agostinho
 
REFLEXÃO
Santa Mônica continua rogando pelas mães e por seus filhos, pelas esposas e seus maridos e por todos os pobres pecadores que necessitam de conversão. A fórmula de Mônica para evitar as brigas em casa era a seguinte: “Quando meu marido está de mal humor, eu me esforço para estar de bom humor. Quando ele grita, eu me calo. E como para brigar precisam de dois e eu não aceito a briga, nós não brigamos”. Milhares de mães e de esposas encomendaram-se em todos estes séculos a Santa Mônica, para que as ajude a converter a seus maridos e filhos, e conseguiram conversões admiráveis.
 
ORAÇÃO
Ó, Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu filho voltar ao bom caminho. Amém.
 
Fonte: https://conventodapenha.org.br/dia-de-santa-monica-a-padroeira-das-maes-cristas/

Suplicar a Deus


 

“Devemos suplicar a Deus que nos livre de todo perigo e sempre tire todo o mal. E o quão imperfeito seja o nosso desejo, esforcemo-nos em insistir nesse pedido. Que custa tanto pedir, se nos voltamos para o Todo-Poderoso?”

Santa Teresa d’Ávila

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Oração de Agradecimento


 

Senhor, obrigado pela água que bebo, pela comida que como, pelo ar que respiro.
Obrigado por eu poder ver, sentir, tocar, falar, andar e pensar.
Obrigado por me permitir trabalhar, por poder ajudar; pelo céu, terra e mar.
Obrigado pelo que me deste ontem, pelo que me dás hoje e pelo que me darás amanhã.
Obrigado por meu estado de saúde, pelos talentos e qualidades que me deste.
Obrigado pela minha família, pelos meus amigos, pelos que me querem bem e por aqueles a quem posso ajudar.
Obrigado pelo teu amor infinito, pelo teu perdão sem limites, por teres dado tua vida por mim.
Eu te amo e me entrego totalmente em tuas mãos. Faze de mim o que Tu queres. Amém!

O espírito que respiramos


 

Dependemos do ar que respiramos. Não o vemos. No entanto, ele aí está a cumprir sua admirável função. Gratuitamente, como que a dizer: “Sou todo teu!” Entendi por que Jesus, após sua ressurreição, “soprou” sobre os apóstolos, dizendo: “Recebam o Espírito Santo”. Como que a dizer: “De ora em diante, minha presença com vocês será assim, como o ar que não se vê”. Só 50 dias depois é que foram entender: O Ressuscitado continua presente, sim, porém agora invisível, como o ar. A esta forma invisível da presença do Ressuscitado deram um nome: Espírito – ruah/pneuma: ar, alento, sopro – Santo, como o ar que faz a pomba voar ou como o fogo que ele acende e faz queimar... Fantástico!
 
Fr. José Ariovaldo da Silva, OFM Guaratinguetá/SP
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Lembra-te de Deus


 

“Quando te sentires revoltado ante as misérias do mundo, lembra-te de Deus, cuja majestade permanece incorruptível, no próprio fruto podre, através da semente pura em que a planta se renovará exuberante e vitoriosa.”

Meimei / Francisco Cândido Xavier

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Terço da Divina Chama


 

Início:
Fazer o sinal-da-cruz e rezar o Credo e três Ave-Maria.
 
Nas contas grandes:
Rezar o Pai-Nosso.
 
Nas contas pequenas:
Vinde, Espírito Santo, sede a nossa força e o nosso entendimento.
 
Ao final:
Vinde, Espírito Santo, fazei de nós receptáculos de Vossos dons, para que possamos fornecer a nossos irmãos o caminho seguro nestes tempos confusos.
Em nome do Pai, do Filho e pelo Espírito Santo.
Amém.

Prece de gratidão


 

Prece de gratidão
 
1 Pelo apoio do lar;
2 pelo amparo da escola;
3 pela proteção do trabalho;
4 pela alegria de servir;
5 pela defesa da higiene;
6 pelo aviso da experiência;
7 pelo exercício da tolerância;
8 pela capacidade de ser útil;
9 pelo dom de discernir;
10 pela força da paciência;
11 pelo amigo que me socorre;
12 pelo adversário que me instrui;
13 pelos estímulos com que me conduzes;
14 pelas provações com que me esclareces;
15 pelas dificuldades com que me controlas;
16 pela energia da esperança
17 e por todas as bênçãos de amor que me proporcionas, através dos entes queridos que me confias,
18 Obrigado, meu Deus!...
 
Emmanuel
https://bibliadocaminho.com/ocaminho/TX/Acc/Acc27.htm

Reino de Deus


 

“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”

Lc 9,62

domingo, 24 de agosto de 2025

Oração pela vocação laical


 

Divina voz, que faze ressoar no meio da tua comunidade diversas vocações, ilumina os leigos e leigas da tua Igreja. Sejam eles discípulos-missionários em saída, como sal e luz. Senhor, que fecundas com dons e serviços o teu povo, fortalece o caminho dos catequistas e demais ministérios leigos. Faze-os grandes na fé e portadores de verdadeiro testemunho de amor por ti! Aumenta em todo o laicato a compreensão da importância da sua vocação batismal, saindo ao encontro daqueles que esperam uma mensagem de vida plena. Que esses homens e mulheres, em suas atividades pastorais e na vida em sociedade, demonstrem sempre o teu grande carinho pela humanidade. Amém!
 
Fr. Fábio Vasconcelos, OFM Petrópolis/RJ (Inspirada nas palavras do Papa Francisco)
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Quinze minutos em companhia de Jesus Sacramentado


 

Quinze minutos em companhia de Jesus Sacramentado
(texto adaptado)
 
“Não é necessário, meu filho, saber muito para agradar-me muito, basta que me ames com fervor. Fala-me, pois, com simplicidade, como falarias com o mais íntimo dos teus amigos ou como falarias com a tua mãe ou com o teu irmão.”
 
I. Precisas pedir-me alguma coisa em favor de alguém?
Diz-me o seu nome, quer seja o dos teus pais, quer o dos teus irmãos e amigos; diz-me em seguida o que quererias que Eu fizesse em favor deles hoje.
Pede muito, muito; não deixes de pedir, agradam-me os corações generosos, que chegam a esquecer-se de si próprios para atender às necessidades alheias.
Fala-me com simplicidade, com franqueza, a respeito dos pobres que queres consolar; dos doentes que vês padecer; dos extraviados que desejas reconduzir ao bom caminho; dos amigos ausentes que queres ver novamente ao teu lado. Diz-me por todos uma palavra de amigo, entranhável e fervorosa.
Recorda-me que prometi ouvir toda súplica que sair do coração. E não terá saído do coração o pedido que me dirigires por aqueles que o teu coração ama mais especialmente?
 
II. E para ti, não necessitas também de alguma graça?
Se quiseres, faz uma lista das tuas necessidades e lê-a na minha presença. Diz-me francamente que sentes em ti soberba, amor à sensualidade e ao conforto, que talvez sejas egoísta, inconstante, negligente... E pede-me depois que venha em auxílio dos esforços que fazes, poucos ou muitos, para afastar de ti tais misérias.
Não te envergonhes. No céu há tantos e tantos justos, tantos santos de primeira ordem, que tiveram esses mesmos defeitos! Mas pediram com humildade... , e pouco a pouco viram-se livres deles.
E também não duvides em pedir-me bens espirituais e temporais: saúde, memória, bom êxito nos teus trabalhos, negócios ou estudos; tudo isso posso dar-te e o dou, e desejo que me peças, desde que não se oponha, mas sim favoreça e ajude a tua santificação. Para já, de que precisas? Que posso fazer para o teu bem? Se soubesses como desejo favorecer-te! Tens no momento algum projeto em mãos? Conta-me tudo minuciosamente. O que te preocupa? Em que pensas? O que desejas?
E por mim? Não sentes desejos da minha glória? Não quererias poder fazer algum bem ao teu próximo, aos teus amigos, àqueles a quem amas muito e que talvez vivam esquecidos de mim? Diz-me o que mais te preocupa hoje, o que desejas mais vivamente e com que meios contas para consegui-lo.
Diz-me se os teus empreendimentos não saem bem, e Eu te direi as causas do teu fracasso. Não quererias que me interessasse um pouco em teu favor? Meu filho, sou dono dos corações e conduzo-os docemente, sem ferir a sua liberdade, para onde me apraz.
 
III. Por acaso sentes tristeza ou mau humor?
Conta-me, alma desconsolada, as tuas tristezas com todos os pormenores. Quem te feriu? Quem ofendeu o teu amor-próprio? Quem te desprezou?
Aproxima-te do meu Coração, que tem um remédio eficaz para curar todas as feridas do teu. Conta-me tudo, e acabarás em breve por dizer-me que, para imitar-me, perdoas tudo, esqueces tudo, e como prêmio receberás a minha bênção consoladora. Porventura tens medo? Sentes em tua alma aquelas vagas melancolias, que, mesmo que possam ser infundadas, nem por isso são menos angustiantes? Lança-te nos braços da minha Providência. Estou contigo: aqui, tu me tens a teu lado; vejo tudo, ouço tudo, não te desamparo em nenhum momento. Sentes indiferença da parte de pessoas que pouco antes te queriam bem, e agora, esquecidas, se afastam de ti, sem que lhes tenhas dado o menor motivo? Roga por elas e Eu farei com que voltem para teu lado, se não forem obstáculo à tua santificação.
 
IV. E não tens alguma alegria e consolação que queiras comunicar-me? Por que não me tornas participante delas, como bom amigo teu?
Conta-me o que te consolou e fez como que sorrir o teu coração desde ontem, desde a última visita que me fizeste. Talvez tenhas tido surpresas agradáveis, talvez tenhas visto dissiparem-se uns sombrios receios, talvez tenhas recebido notícias alegres, alguma carta ou sinal de carinho, ou então venceste alguma dificuldade, saíste bem de um apuro. Tudo isto é obra minha, e Eu dispus isso em teu favor; por que não hás de manifestar-me a tua gratidão por isto e dizer-me simplesmente como um filho ao seu pai: “Obrigado, meu pai, infinitamente obrigado”? O agradecimento traz consigo novos benefícios, porque agrada ao benfeitor ver-se correspondido.
 
V. Não terás também alguma promessa a fazer-me?
Leio, já sabes, no fundo do teu coração. Os homens são enganados facilmente, mas Deus não; fala-me, pois, com toda a sinceridade. Tens a firme resolução de não te expores mais àquela ocasião de pecado? De te privares daquele objeto que te prejudicou? De não leres mais aquele livro que avivou a tua imaginação? De não tratares mais com aquela pessoa que perturbou a paz da tua alma?... Voltarás a ser mais amável e condescendente com aquela outra, que até hoje consideras como tua inimiga só porque uma vez não te serviu?
 
Pois bem, meu filho, volta às tuas ocupações de costume, ao trabalho, à família, ao estudo... Mas não esqueças os quinze minutos de grata conversação que tivemos aqui, nós dois, na solidão do santuário... Sempre que puderes guarda silêncio, modéstia, recolhimento, resignação e caridade com o próximo. Ama a minha Mãe, que também é tua Mãe, e volta outra vez amanhã, com o coração mais amoroso ainda, mais entregue ao meu serviço. No meu encontrarás, a cada dia, novo amor, novos benefícios, novas consolações.
 
(Texto adaptado de “Quinze minutos diante do Santíssimo Sacramento”, de Padre Antônio Maria Claret, do livro Uma visita ao Santíssimo Sacramento, Ed. Canção Nova.)

Paixão de Cristo


 

“Ótima coisa é pensar na Paixão de Cristo e rezar sobre ela: assim, chega-se à união com Deus.”

São Paulo da Cruz

sábado, 23 de agosto de 2025

Sabedoria


 

Certa vez o Papa Francisco disse que “a sabedoria é uma graça que nos permite ver as coisas com os olhos de Deus, a sentir como Deus e a falar com suas palavras”.
Mas como podemos pedir sabedoria a Ele? Uma bela prece com essa petição foi feita pelo rei Salomão quando assumiu o trono no lugar de seu pai, Davi (I Reis 3, 6-9).
O Senhor apareceu em sonho, dizendo que Salomão poderia pedir o que quisesse. Ele, que ainda era um jovem, disse a Deus: “Eu não passo de um adolescente e não sei como me conduzir” (v. 8). E concluiu pedindo: “Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isto, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso?” (v. 9).
Diante deste pedido, Deus concedeu a Salomão um coração sábio e inteligente.
E no capítulo 9 do livro da Sabedoria encontramos uma oração inspirada no pedido de Salomão:
 
“Deus de nossos Pais, e Senhor de misericórdia, que todas as coisas criastes pela vossa palavra, e que, por vossa sabedoria, formastes o homem para ser o senhor de todas as vossas criaturas, governar o mundo na santidade e na justiça, e proferir seu julgamento na retidão de sua alma, dai-me a Sabedoria que partilha do vosso trono e não me rejeiteis como indigno de ser um de vossos filhos, porque qualquer homem, mesmo perfeito entre os homens, não será nada se lhe falta a Sabedoria que vem de vós”.
 
Que possamos fazer essa oração, pedindo a Sabedoria de Deus para tomarmos sempre as decisões que vão nos levar pelo caminho da salvação.
 
Mário Scandiuzzi
Artigo “Sabedoria: uma das melhores virtudes para pedir a Deus”, publicado no Portal Aleteia, em 07/11/21

“Fazei tudo o que Ele vos disser!”


 

(Jo 2,1-11)
Maria é aquela que vê a realidade e se compromete pelos necessitados, intercedendo e se colocando a serviço, por isso ecoa em nossos corações tanto o clamor a Jesus: “Eles não têm mais vinho!”, gerando confiança e ânimo, quanto o clamor aos empregados, que se estende a cada um de nós: “Fazei tudo o que Ele vos disser”! Somos tantos que recorremos à intercessão de nossa Mãe Aparecida! E ela continua nos respondendo serenamente: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” É seu Filho que nos atende, Ele que nos ama e nos salva! O exemplo de humildade e confiança da Mãe de Deus nos leva mais próximo do amor de Jesus, que sempre nos acolhe e ampara. Que nos façamos instrumentos do amor de Deus em nossas vidas!
 
Clauzemir Makximovitz
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Paz divina


 

“Na vontade de Deus, há grande paz.”

Santa Josefina Bakhita

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Espelho mental


 

Espelho mental
1 Somos sempre espelhos mentais uns dos outros.
2 Acende a luz da alegria no próprio olhar e traçarás sorrisos no semblante dos companheiros que, então, se mostram estimulados a servir e a vencer as mais graves crises.
3 Estampa o azedume na face e os melhores amigos te respondem com o rosto sombrio da ansiedade e da tristeza, induzidos para os desastres da irritação.
 
Emmanuel
Fonte: https://bibliadocaminho.com/ocaminho/TX/Acc/AccIndex.htm

Nossa Senhora Rainha


 

Oração de Santo Afonso a Nossa Senhora Rainha:

Ó grande, excelsa e gloriosíssima Senhora, prostrado aos pés do Vosso trono, nós Vos rendemos as nossas homenagens, daqui deste vale de lágrimas. Nós nos comprazemos na glória imensa, de que Vos enriqueceu o Senhor. Agora que já reinais como Rainha no céu e na terra, ah! não nos esqueçais, pobres servos Vossos. Do Vosso trono excelso em que reinais, volvei os Vossos olhos a nós miseráveis. Vós quanto mais vizinha estais da fonte da graça, tanto mais nos podeis delas prover.
No céu, descobris melhor as nossas misérias, portanto é preciso que tenhais maior compaixão de nós e mais nos socorrais. Fazei que sejamos na terra vossos fiéis servos, para podermos mais tarde bendizer-vos no Paraíso.
Neste dia em que fostes feita Rainha do Universo, nós nos queremos consagrar a vosso serviço. No meio da Vossa grande alegria, consolai-nos também, aceitando-nos hoje por vossos vassalos. Sois Vós a nossa Mãe. Ah! Mãe suavíssima, Mãe amabilíssima, Vossos altares estão rodeados de muita gente que vos pede: uns Vos pedem a cura de suas enfermidades, outros o Vosso auxílio em suas necessidades; outros, uma boa colheita; outros, a vitória em qualquer demanda. Nós, porém, Vos pedimos coisas mais agradáveis ao Vosso coração.
Alcançai-nos ser humildes, desapegados da terra, e resignados à vontade divina. Impetrai-nos o santo amor de Deus, uma boa morte, o paraíso. Senhora, mudai-nos, mudai-nos de pecadores em santos. Fazei este milagre, que Vos dará mais honra se désseis a vista a mil cegos e ressuscitastes a mil mortos.
Vós sois tão poderosa junto de Deus. Basta dizer que sois uma Mãe, a mais querida, cheia de sua graça: que Vos poderá Ele recusar? Ó Rainha, formosíssima nós pretendemos ver-Vos na terra, mas queremos ir ver-Vos no paraíso. A Vós compete alcançar-nos esta graça. Assim o esperamos decerto. Amém.
 
Retirado do livro: “Orações de Todos os Tempos da Igreja”. Prof. Felipe Aquino. Ed. Cléofas

Paz


 

“Somos interdependentes. Não vivemos em paz sem construir a paz dos outros.”

André Luiz

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Proverbio chinês


 

“Se o vento sopra de uma única direção, a árvore nascerá torta.” A sabedoria chinesa nos lembra a beleza e a necessidade da diversidade. Monótono seria o jardim com uma única flor de uma só cor. A diversidade mostra a riqueza da criação de Deus. Também em nossa formação humana são boas as diferentes influências que recebemos: do pai, da mãe, da professora, dos colegas de escola. São ventos que sopram de todos os lados e nos fazem crescer sadios. De um lado vem a brisa da ternura. De outro lado vem o rigor da responsabilidade. De um terceiro lado pode vir o aprendizado da socialização, ou seja, de que formamos uma comunidade. Todas as forças que nos pressionam nos ajudam a crescer retos, firmes, cheios de qualidades.
 
Fr. Clarêncio Neotti, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Oração para pedir o bom humor


 

Senhor, dai-me uma boa digestão e também algo para digerir. Dai-me a saúde do corpo e o bom humor necessário para mantê-la. Dai-me, Senhor, uma alma simples que saiba aproveitar tudo aquilo que é bom e que nunca se assuste diante do mal, mas, pelo contrário, encontre sempre uma maneira de pôr cada coisa no seu lugar. Dai-me uma alma que não conheça o tédio, as murmurações, as mágoas e as lamentações; e não permita que me preocupe excessivamente com aquela coisa complicada demais que se chama “eu”. Dai-me, Senhor, o senso do bom humor. Concedei-me a graça de apreciar tudo o que é divertido para descobrir na vida um pouco de alegria e também para partilhá-la com os outros. Amém.

São Thomas More

O Senhor é o Deus da sabedoria


 

“Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.”

1 Sm 2,3

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Oração para pedir o perdão de Deus


 

... Então peçamos, filhos e filhas, que o perdão cure os ressentimentos para que sejamos livres para amar a Deus e ao próximo, superando as desavenças e vivendo em paz e harmonia. Façamos um exame de consciência, rastreando quais os pecados que Deus nos mostra e peçamos perdão, rezando ao Senhor:
 
“Senhor, permito que trabalhes em mim.
Coloco-me como barro em Tuas mãos.
Permito, Senhor, que mexas em mim.
Aceito a presença do Teu Espírito Santo.
Dá-me, Senhor, a clareza das minhas feridas.
Dá-me, Senhor, a clareza das minhas amarguras.
Creio que vieste trazer vida em plenitude, dá-me esta vida.
Reconstrói-me Senhor, refaz-me no Teu amor.
Aceito ser trabalhado.
Aceito passar por essa transformação.
Quero, Senhor, sobre mim, Teu perdão.
Aceito esse bálsamo que cura.
Quero este bálsamo que vai cicatrizar minhas feridas.
Hoje, Senhor, me apropriarei da graça do perdão.
Hoje, Senhor, com a Tua graça, eu quero perdoar.
Perdoo aqueles que me feriram.
Sim, Senhor, porque me amaste primeiro, eu posso perdoar!
Hoje, Senhor, quero me libertar das mágoas.
Hoje, Senhor, quero buscar a felicidade.
Quero, preciso e, com a Tua graça, Senhor, conseguirei.
Amém.”
 
*Excerto do artigo “Para rezar e perdoar precisamos de um exame de confiança permanente”, de Pe. Reginaldo Manzotti, publicado no Portal Aleteia, em 09/11/2021.

Prece


 

Bênção irlandesa


 

Bênção irlandesa
 
Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente às suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos...
E, até que nos encontremos de novo,
Que Deus lhe guarde na palma de Suas mãos.

Persevere na oração


 

“Senhor, perdoa-me por tudo que tenho feito, dito ou pensado que não seja agradável a Ti. Mantém-me seguro, afastado de todo o perigo. Ajuda-me a começar este dia com uma nova atitude e muita gratidão. Amém.”

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Perdão e amor


 

Quem muito ama, muito perdoa. Portanto, quanto mais perdoarmos, mais o perdão de Deus sentiremos. Quanto mais perdoamos, mais o amor de Deus sentiremos. Um coração que se entrega ao Espírito Santo, um coração de filho que realmente reza ao Pai, consegue ter três atitudes que ninguém consegue a não ser pela fé: compaixão, purificar a memória e transformar a ofensa em intercessão. 
Então, a petição “assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” quer dizer perdoar a ponto daquilo que era mágoa, ferida, transformar-se em compaixão. Com este espírito de filho do Pai misericordioso conseguimos a purificação da memória, daquela lembrança dolorida, os registros negativos e traumas são purificados. A partir do momento que perdoamos e temos nossa memória purificada, o que era motivo de sofrimento transforma-se em motivo de intercessão, em oração por aquela pessoa.
 
*Excerto do artigo “Para rezar e perdoar precisamos de um exame de confiança permanente”, de Pe. Reginaldo Manzotti, publicado no Portal Aleteia, em 09/11/2021.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua


 

Agosto é o mês em que se marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Foi em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, que ocorreu o “Massacre da Sé”, talvez um dos dias mais violentos na vida da população em situação de rua. Nessa data, 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé, em São Paulo, como moradia improvisada, foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em sete mortos e oito feridos gravemente (1).
Infelizmente, pessoas em situação de rua viveram e seguem vivenciando diversos e recorrentes episódios violentos por parte do Estado, responsável por criar políticas públicas de proteção à vida e garantia de direitos. Na contramão desses princípios constitucionais, o Estado submete essas pessoas à violência, obrigando a retirada de seus pertences de vias públicas, em ações de “ordem pública”, numa política de sanitização e não de cuidados nem de redução de danos.
Portanto, este Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é um marco importante de busca por garantia de direitos das pessoas que vivem nessa situação, das instituições que trabalham promovendo ações de cuidado, dos agentes públicos que devem agir em prol da proteção dos direitos humanos e do cidadão, de forma equânime, e das organizações da sociedade civil que seguem pressionando para que sejam cumpridos.
Esse dia é também um dia simbólico, pois sinaliza que mesmo as pessoas que vivem nas situações mais extremas seguem sendo cidadãos capazes de se organizar e lutar por seus direitos e pela visibilidade que merecem ter em uma sociedade democrática. Na contramão dos discursos que tentam retirar a humanidade desses indivíduos, caracterizando-os para consolidar no imaginário coletivo a justificativa de recortá-los e subjugá-los de modo a parecer natural sua exclusão da sociedade, esses sujeitos mostram que são capazes de formular propostas, organizar um movimento e liderar ativamente sua presença cidadã.
 
Fonte: https://www.redesdamare.org.br/br/artigo/192/dia-nacional-da-populacao-em-situacao-de-rua-uma-luta-na-contramao-da-invisibilidade
 
Saiba mais em:
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2025/07/08/ce-aprova-dia-da-luta-da-populacao-em-situacao-de-rua-no-calendario-nacional
 
https://contratuh.org.br/dia-da-luta-da-populacao-em-situacao-de-rua-entra-no-calendario-nacional/

Uma breve oração para unir o seu coração ao de Jesus


 

Quando procuramos dedicar nossas vidas a Deus, pensamos primeiro nos vários hábitos externos que precisamos mudar. (...)
É o nosso coração que orienta a motivação de nossas atividades e influencia não apenas nossas ações, mas também nossos pensamentos e palavras.
Uma maneira de começar essa transformação do coração é consagrá-lo a Deus.
 
“Ó Sagrado Coração de Jesus, cheio de amor infinito, partido pela minha ingratidão, trespassado pelos meus pecados, mas ainda assim me amando, aceita a consagração que eu faço a Ti, de tudo o que sou e tudo o que tenho. Toma todas as faculdades da minha alma e do meu corpo e me atrai, dia após dia, cada vez mais perto do lado sagrado deles, e lá, enquanto eu puder suportar a lição, ensina-me Tuas maneiras abençoadas! Amém.”
 
*Excerto do artigo “Uma breve oração para unir o seu coração ao de Jesus”, de Philip Kosloski, publicado no Portal Aleteia, em 25/06/2021.