.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua


 

Agosto é o mês em que se marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Foi em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, que ocorreu o “Massacre da Sé”, talvez um dos dias mais violentos na vida da população em situação de rua. Nessa data, 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé, em São Paulo, como moradia improvisada, foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em sete mortos e oito feridos gravemente (1).
Infelizmente, pessoas em situação de rua viveram e seguem vivenciando diversos e recorrentes episódios violentos por parte do Estado, responsável por criar políticas públicas de proteção à vida e garantia de direitos. Na contramão desses princípios constitucionais, o Estado submete essas pessoas à violência, obrigando a retirada de seus pertences de vias públicas, em ações de “ordem pública”, numa política de sanitização e não de cuidados nem de redução de danos.
Portanto, este Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é um marco importante de busca por garantia de direitos das pessoas que vivem nessa situação, das instituições que trabalham promovendo ações de cuidado, dos agentes públicos que devem agir em prol da proteção dos direitos humanos e do cidadão, de forma equânime, e das organizações da sociedade civil que seguem pressionando para que sejam cumpridos.
Esse dia é também um dia simbólico, pois sinaliza que mesmo as pessoas que vivem nas situações mais extremas seguem sendo cidadãos capazes de se organizar e lutar por seus direitos e pela visibilidade que merecem ter em uma sociedade democrática. Na contramão dos discursos que tentam retirar a humanidade desses indivíduos, caracterizando-os para consolidar no imaginário coletivo a justificativa de recortá-los e subjugá-los de modo a parecer natural sua exclusão da sociedade, esses sujeitos mostram que são capazes de formular propostas, organizar um movimento e liderar ativamente sua presença cidadã.
 
Fonte: https://www.redesdamare.org.br/br/artigo/192/dia-nacional-da-populacao-em-situacao-de-rua-uma-luta-na-contramao-da-invisibilidade
 
Saiba mais em:
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2025/07/08/ce-aprova-dia-da-luta-da-populacao-em-situacao-de-rua-no-calendario-nacional
 
https://contratuh.org.br/dia-da-luta-da-populacao-em-situacao-de-rua-entra-no-calendario-nacional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário