.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Festa no Interior



- É Natal! – me disseram. – É a Festa Maior! Vamos comemorar o nascimento de Jesus!
- Onde? Onde? Também quero ir. Como faço?


(...)

Passam todos. Passa o tempo.
Sou ponte ainda. E o sou na razão de possibilitar ao outro a passagem, a mudança de lugar, de estado, de servir de meio para conduzir o outro a um lugar melhor. (Submissão? A troco de quê? – me pergunto e não encontro resposta.)
Passa o tempo Passam todos. Drummond diria “Todos passarão e eu, passarinho...”.
E só depois de me pensar tanto tempo como ponte, descubro que é preciso eu ir sozinha, pois esta é uma festa no interior, no meu interior.

(...)

Dentro de mim, minha “casa” precisa, primeiro, estar limpinha. Começo, então, a faxina. – “Quão difícil, meu Deus, retirar aquela sujeira toda, que parece impregnada... São mágoas, sentimentos impuros, lágrimas cristalizadas por dores não choradas...”
Aos poucos, vou limpando a casa e posso, enfim, preparar minha árvore de Natal, o presépio para receber o menino Jesus e decidir sobre os presentes.
- Mas Deus já habita em cada um de nós através da ação do Espírito Santo! – voltaram a me dizer.
“Meu Pai! E eu que não cuidei de limpar a casa todos os dias?! E se houver algum escorpião? O menino Jesus corre perigo!” – Volto pra dentro de mim. Olho cada cantinho para me certificar de que já esteja tudo limpinho e em ordem.
Adormeço.
E nos sonhos, os sinais de Deus: o piscar de luzes, o repicar de sinos, Seu Filho que me acena sorrindo, a fome saciada, a alma em êxtase, um cântico de louvor... escuto ao longe alguém a pedir, tento ouvir, mas... acordo.
Uma sensação de paz me invade... a impressão de ter vivido a melhor festa de Natal de minha vida.

Sandra Medina Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário