.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

RENOVAÇÃO DE VOTOS - Casamento


Dinâmica
A cada ano novo, réveillon, mil promessas feitas. É mais do que comum, em todo final de ano, declararmos que no ano seguinte iremos fazer várias coisas que não fizemos no anterior e que não faremos outras tantas que sempre fizemos e continuamos a fazer. "Vou parar de fumar", "Vou ler aquele livro", "Vou começar o regime..." e por aí vai. Parecidas, porém mais sérias, são as promessas, mais conhecidas como votos, que são feitas nas cerimônias de casamento.
Quem é casado ou quem já foi casado pode nos dizer quais foram os votos que fez no dia do seu casamento? “Ora, eu falei tudo o que o pastor, o padre,… disse para eu repetir. Aquelas coisas sobre: na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, na alegria ou na tristeza etc.” - provavelmente será essa sua resposta.
Convenhamos: muitos nem se lembram do que disseram naquele dia. Pois o nível de emoção é tão alto, que parece que ficamos anestesiados por um tempo, nem percebemos exatamente o que está acontecendo naqueles minutos durante a cerimônia.
Pensemos juntos: por que os noivos fazem votos na cerimônia de casamento? Será que é mesmo necessário afirmar diante de todos e, principalmente, diante do(a) amado(a) o que eles sentem e como pretendem agir com o outro durante a vida conjugal? E em momentos difíceis, será que a gente se lembra dos votos feitos no altar?
É preciso destacar que os bons valores devem brotar desde o início de um relacionamento, mesmo que, naquele período, ainda não se pense em casamento.
Votos são valores prometidos. Promessas de quem está se comprometendo em cumprir e declarações que asseguram que a união jamais será abalada, seja qual for a circunstância que surgir. Enfim, os votos que você fez um dia, ou fará, trazem como que um fortalecimento na confiança mútua e na expectativa de ambos. Mas, e se os votos não forem cumpridos, se não se confirmarem quando necessário? Como você acha que o seu cônjuge se sentirá?
Num breve exercício de pensar, e pelo tempo que conhecemos nossos irmãos [nomes] que hoje renovam os seus votos de casamento - ... anos, bodas de ................! - podemos imaginar (de olhos fechados):

- Sim, eu te amei naquele dia em que nos conhecemos;
- Sim, eu continuei te amando depois de nossa primeira briga;
- Sim, também te amei quando você elevou sua voz naquele dia - a gente só grita quando o coração se distancia um pouco;
- Sim, amei teu silêncio, amei teu olhar, amei tua voz;
- Sim, amei tua presença e força quando ........;
- Sim, compreendi o valor do nosso amor na fartura e na escassez, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença;
- Sim, tive certeza maior de meu amor quando ........;
- Sim, te amo cada vez que me vejo no(a) .......;
- Sim, nosso amor renasceu mais forte em ........;
- Sim, amo porque te amo, e isso me basta.

Quanto tempo o amor pode durar?
Saiba que os votos do seu casamento devem estar dentro de você, no seu coração, e não numa folha qualquer de papel para ser lida no dia do casamento e depois ser jogada fora ou guardada dentro de uma caixa como uma relíquia preciosa, mas que nunca mais será manuseada.
Sabe de onde a sua esposa, ou o seu marido, deve ouvir os seus votos conjugais, e isto durante todos os dias de sua vida conjugal? Dos seus olhos e não de seus lábios, porque, normalmente, os olhos transbordam e denunciam tudo o que está dentro da alma.
Não é necessário esperar a comemoração das próximas bodas, sejam elas de quantos anos forem, para que vocês possam renovar os seus votos. Na verdade, isto deve ser feito em qualquer momento. Basta olhar diretamente nos olhos e deixar o seu coração transbordar. Na verdade, sempre é momento de renovarmos os votos que fizemos ou até mesmo fazermos novos votos, trazendo novidades ao casamento. Aquilo que o nosso cônjuge consegue receber de nós durante os dias de nossa convivência é o que traz segurança ao casamento.
Para concluir, todos aqui esperamos que os seus votos sejam sinceros, para que o poder das palavras que foram ditas naquele dia, e que serão ditas hoje, por seus lábios e por seus olhos, fortaleçam o casamento de vocês cada vez mais.
Respondam aos votos abaixo. Juntos.

·         Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do(a) seu(sua) amado(a), lembrando sempre que ele(a) não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
·         Promete saber ser amigo(a) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena um(a) e outro(a), sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
·         Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
·         Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e, portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
·         Promete se deixar conhecer?
·         Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
·         Promete que fará sexo sem pudores? Garante que fez seus filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperavam de você, e que os educou para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguardava?
·         Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
·         Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com a própria solidão, que casamento nenhum elimina?
·         Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os mais que marido e mulher: declaro-os maduros.

(texto adaptado - Mario Quintana)
Deus abençoe o seu casamento.


VEJA AS PRINCIPAIS BODAS DE CASAMENTO

05 anos: de madeira
10 anos: de estanho
15 anos: de cristal
20 anos: de porcelana
25 anos: de prata
30 anos: de pérola
35 anos: de coral
40 anos: de rubi
45 anos: de platina
50 anos: de ouro
55 anos: de ametista
60 anos: de jade (ou de diamante)


Nenhum comentário:

Postar um comentário