.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Salmo 37


(Heb. 38)
1 Salmo de Davi. Para servir de lembrança.
2 Senhor, em vossa cólera não me repreendais,
em vosso furor não me castigueis,
3 porque as vossas flechas me atingiram,
e desceu sobre mim a vossa mão.
4 Vossa cólera nada poupou em minha carne,
por causa de meu pecado nada há de intacto nos meus ossos.
5 Porque minhas culpas se elevaram acima de minha cabeça,
como pesado fardo me oprimem em demasia.
6 São fétidas e purulentas as chagas,
que a minha loucura me causou.
7 Estou abatido, extremamente recurvado,
todo o dia ando cheio de tristeza.
8 Inteiramente inflamados os meus rins,
não há parte sã em minha carne.
9 Ao extremo enfraquecido e alquebrado,
agitado o coração, lanço gritos lancinantes.
10 Senhor, diante de vós estão todos os meus desejos,
e meu gemido não vos é oculto.
11 Palpita-me o coração, abandonam-me as forças,
e me falta a própria luz dos olhos.
12 Amigos e companheiros fogem de minha chaga,
e meus parentes permanecem longe.
13 Os que odeiam a minha vida, armam-me ciladas;
os que me procuram perder, ameaçam-me de morte;
não cessam de planejar traições.
14 Eu, porém, sou como um surdo: não ouço;
sou como um mudo que não abre os lábios.
15 Fiz-me como um homem que não ouve,
e que não tem na boca réplicas a dar.
16 Porque é em vós, Senhor, que eu espero;
vós me atendereis, Senhor, ó meu Deus.
17 Eis meu desejo: “Não se alegrem com minha perda;
não se ensoberbeçam contra mim, quando meu pé resvala;”
18 pois estou prestes a cair,
e minha dor é permanente.
19 Sim, minha culpa eu a confesso,
meu pecado me atormenta.
20 Entretanto, são vigorosos e fortes os meus inimigos,
e muitos os que me odeiam sem razão.
21 Retribuem-me o mal pelo bem,
hostilizam-me porque quero fazer o bem.
22 Não me abandoneis, Senhor.
Ó meu Deus, não fiqueis longe de mim.
23 Depressa, vinde em meu auxílio,
Senhor, minha salvação!


É o terceiro dos salmos penitenciais. Confissão de faltas e aceitação de sofrimentos como consequência do pecado, mas o salmista pede a Deus que o perdoe, porque seus inimigos são mais culpáveis ainda. (Bíblia Sagrada Ave-Maria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário