.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sábado, 9 de março de 2019

Cartão de identidade para a Quaresma


Há mais de vinte séculos, uns homens escolheram o poder para humilhar a Jesus, a violência para pregá-lo em uma cruz… Hoje, 2.000 anos depois, os que nos declaramos cristãos temos Jesus como modelo de referência, sua identidade é para nós exemplo de entrega e doação.

Convido-o a que, neste tempo da Quaresma, revise a sua vida como cristão, como discípulo de Cristo. Este cartão de identidade que, a seguir, eu lhe mostro vai ajudá-lo a percorrer com Jesus o caminho do Calvário... Somente assim você poderá, alguns dias depois, reconhecê-lo no caminho de Emaús e desfrutar de sua companhia para sempre.

Converta-se. De coração. Não se preocupe com o que está fora, a embalagem. Jesus o conhece muito bem; não tente persuadi-lo com "penitências infindas". Rasgue seu coração, não suas roupas.

Localize-se. Utilize para isso "o GPS dos Evangelhos". Em particular, a passagem de Lucas (4,1-13). Vá para o deserto onde muitas dúvidas e tentações esperam por você. Mas não fuja, Jesus não o deixará sozinho, se confia nEle, você será vitorioso.

Jejue. Levante-se todos os dias com fome de justiça. Vá para o seu trabalho com fome de solidariedade. Relacione-se com seus irmãos com fome de fraternidade. Aceite as provações e os problemas com fome de fé e deite-se no final do dia com fome de Deus. Você verá como vai acabar dando a si mesmo um banquete de amor, de amor do bem.

Reze. Feche as portas da apatia, do barulho, da pressa, do "cumprimento". E, ali, no oculto, no interior do seu coração, ame, ore e fale com Deus dos homens e aos homens de Deus; pois nada sabe de oração aquele que não ama e nada sabe de amor aquele que não ora.

Ouça. Precisamente porque Deus lhe deu uma boca e dois ouvidos, ouça o dobro do que você fala. Coloque sua língua em "quarentena" e ouça a linda melodia que Deus, por meio de seus irmãos, coloca todos os dias em seu coração.

Santifique-se. Deus, neste tempo de graça, envia-lhe uma mensagem: "A cruz é em primeiro lugar uma declaração de amor." Mesmo que haja pessoas ao seu redor que preferem um cristianismo de poltrona, aposte em um cristianismo de cruz. Lembre-se que uma pessoa santa não é aquela que nunca cai, mas a que sempre se levanta.

Olhe. Ao seu redor. A Quaresma não é um tempo para caminhar sozinho. Ao seu lado, Jesus segue caindo uma e outra vez sob o peso da cruz. Somente aqueles que têm olhos podem ver as necessidades dos outros e converterem-se em cireneus de tantas pessoas que continuam a trilhar o caminho do Calvário dia após dia.

Ame. Pois sem amor, desista de entender a Deus, porque Ele é isso, precisamente Amor. Combata as dúvidas, os fracassos, as cruzes, a dor... com base no amor. Não esqueça que se sofrendo aprende-se a amar, amando se aprende a sofrer. Se você ama, a Páscoa, a ressurreição, a felicidade de um Deus Amor brotará, e como! em sua vida e na de seus irmãos... Faça o teste!

(Tradução livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário