.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 15 de março de 2019

O relógio da Quaresma



O TEMPO DE CONVERSÃO. É um chamado para redescobrir nossa origem. Para colocar nossa vida cristã a tempo. Não é tanto um esforço pessoal, mas sim, novamente, encontrar aquele que nos ama.

O TEMPO DA VERDADE. Nós não caminhamos em direção a nada. O tempo da Quaresma nos coloca em órbita para a Páscoa. Nosso final não é a grande mentira em que muitos homens vivem. Nós, porque Cristo nos assegurou com sua própria existência, sabemos que existe uma grande verdade: a vida de Jesus e suas promessas.

A HORA DA CARIDADE. Sem obras, nossa fé é manca. Mas nossas obras sem referência a Deus logo se esgotam. Elas podem derivar até mesmo de puro humanismo. A hora da caridade quaresmal nos centraliza naquele em que nasceu o paradigma do amor: Cristo.

A HORA DO SILÊNCIO. O silêncio é um bem escasso. Não é encontrado em qualquer lugar ou comprado em qualquer estabelecimento. Um sino, uma igreja aberta... pode ser um chamado para colocar em ordem o que podemos ter atrasado: a visita com o Senhor. A oração.

A HORA DA PALAVRA. Como podemos encontrar o caminho se não deixarmos o Senhor nos dizer? O relógio da Quaresma prontamente nos faz ouvir a Palavra. É um tempo de ouvir o que é santo, de capturar aquilo que é essencial para nossa fé.

A HORA DO JEJUM. Acostumado a olhar o relógio para o almoço, a Quaresma o paralisa. Isso nos faz entender que a ansiedade não é um bom conselheiro para estar com fome de Cristo. É um bom momento para jejuar de excessos, mau humor, blasfêmia, ódio, ingratidão, preocupações, críticas.

A HORA DA PENITÊNCIA. Nós gostamos da planície e, antes de uma estrada simples, preferimos a estrada. A Quaresma nos lembra que o sacrifício nos mantém fortes, assim como o treinamento faz um jogador de futebol grande e forte. A retificação é sábia e moderadora de certos comportamentos que podem nos levar a nos identificarmos mais com Cristo.

O TEMPO DE CONFISSÃO. Até as melhores roupas precisam, de tempos em tempos, ser levadas para uma boa lavanderia. Nossas almas, nas quais o selo dos Filhos de Deus é impresso, têm o direito de ser prontas. A hora da confissão nos dá um novo rosto: a alegria de nos sentirmos reconciliados com Deus e conosco mesmos.

A HORA DO IRMÃO. O encontro com Jesus empurra para o abraço com o irmão. Não podemos observar o relógio cristão e depois esquecer as amargas horas em que os que nos rodeiam vivem. Para preparar nossa vida cristã, precisamos ajudar as pessoas que ficaram para trás em felicidade, bem-estar ou amor.

A HORA DO CORAÇÃO. A pressa e o estresse, o estresse ou o ritmo da vida que levamos... eles colocam muita pressão na serenidade do nosso coração. O Relógio da Quaresma procura fazer o coração ir devagar, meditar, refletir, amar e oxigenar à sombra do Coração de Cristo.

A HORA DA MISSA. Muitas vezes apontamos para o relógio e perguntamos: e se tivermos um café? O Relógio da Quaresma nos desafia e por que não uma Eucaristia diária? Nunca, em tão pouco tempo, nos é oferecido tanto: bem-vindo, perdão, calor, palavras, força, silêncio, amor, paz interior e poder provar o que só Jesus pode nos dar: seu Corpo e seu Sangue.

(Tradução livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário