.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Quando fores orar, começa perdoando



Quando fores orar, começa perdoando.(Santo Agostinho)

Sempre quando rezava o Pai-Nosso, ao chegar naquele trecho “perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, eu ficava travada. A quem perdoei? Quando foi que perdoei? O que perdoei? E eu concluía a prece sem as respostas.
Veio-me, então, à lembrança uma exortação de Santo Agostinho: “Quando fores orar, começa perdoando.” Tentei. Tentei diversas vezes até perceber quão difícil era. Eu já crescera e não sabia mais como fazê-lo. Pedi a Deus que me iluminasse e me respondesse, e a resposta que me vinha era “Perdoe a si mesma primeiro, somente assim conseguirá perdoar ao outro”.
Dias e dias mergulhei nessa reflexão, um exercício profundo de introspecção para, aos poucos, conseguir ver um pouco de meu interior e o quanto necessitava me perdoar.
Roguei a Deus que me concedesse a graça de saber conceder o perdão. Depois disso, antes de rezar o Pai-Nosso, buscava me relaxar, concentrar-me na luz do Espírito Santo para então fazer o exercício de interiorização. Aos poucos fui conseguindo perdoar-me para não repetir as falhas de outrora. Sim, agora já rezo a oração que Jesus nos ensinou e o faço com mais segurança e amor no coração. Graças a Deus!

(Sandra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário