.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Relação com os idosos


 

Cada um de nós pode pensar hoje nos idosos da sua família: como eu me relaciono com eles, me lembro deles, vou visitá-los? Procuro ver se não falta nada para eles? Eu os respeito? Os idosos que estão na minha família: pensemos na mãe, no pai, no avô, na avó, tios, amigos. Eu os cancelei da minha vida? Ou eu vou até eles para tomar sabedoria, a sabedoria da vida? Lembre-se de que você também será idoso ou idosa. A velhice chega para todos. E como você gostaria de ser tratado ou tratada no momento da velhice, trate os idosos hoje. São a memória da família, a memória da humanidade, a memória do país. Proteger os idosos que são sabedoria.

Papa Francisco - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Novena a São Francisco de Assis – 6º dia


 

Novena a São Francisco de Assis – 6º dia

São Francisco, na contemplação e meditação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, encontrastes vigorosa motivação para vos entregardes a Deus numa vida desprovida de conforto e segurança. Submetestes vosso corpo a rudes penitências para experimentar uma parte dos padecimentos que Cristo enfrentou por amor de nós. A lembrança da Paixão do Senhor vos arrancava sentidas lágrimas de arrependimento e de gratidão. De vós quero aprender a grande lição do Crucificado: que, no sofrimento aceito livremente e por amor, atingimos nossa purificação.

Ensinai-me a aceitar os males e contrariedades que não posso evitar, para, por meio deles, expiar, com Jesus, os males que o pecado inflige ao mundo.

 

Meditação: Mc 9,25-30 ou Rm 8,9-13.

Dia da Bíblia


 

“Se eu a coloco (a Bíblia) abaixo de todos os livros, ela é a que mantém todos eles; se eu a coloco no meio dos outros livros, ela é o coração desses livros; e se eu a coloco em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca.”

Rui Barbosa

São Jerônimo


 

São Jerônimo foi o tradutor da bíblia do hebraico e grego para o latim. Da mesma forma que autores sagrados foram inspirados por Deus para escreverem os livros originais, com certeza ele foi inspirado por Deus e iluminado pelo Espírito Santo para traduzir os livros da bíblia para o latim. Ele é patrono dos estudos bíblicos.
Peçamos a São Jerônimo que interceda por nós e que, iluminados pelo Espírito Santo, possamos compreender os textos sagrados e traduzi-los para a nossa vida com o olhar da fé. Que possamos nutrir o mesmo amor pelas Sagradas Escrituras que São Jerônimo tinha.
(Excertos do artigo “São Jerônimo”, do Cardeal Orani João Tempesta, em 30/09/2022 – CNBB)
 
Oração:
“Grande tradutor e divulgador da Palavra de Deus, foste tão íntimo das escrituras e nos ensinaste esse belo caminho para a união com Cristo. Dá-nos amor à Palavra, dedicação em lê-la, rezá-la e meditá-la como tu mesmo tiveste. Amém.”
São Jerônimo, rogai por nós!

A Bíblia


 

“A Bíblia é a carta que Deus escreveu aos seus filhos que peregrinam longe da Pátria.”

“Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.

São Jerônimo

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Espiritualidade para a vida cristã


 

Existem espiritualidades boas e significativas, mas para o cristão elas não são um ritual mágico, não se encontram em substâncias que distraem. A espiritualidade cristã não é um mercado de itens religiosos ou de ofertas de reparação. A espiritualidade cristã procede de Cristo, como encontramos na Epístola aos Romanos 8,5-17, do “Espírito de Cristo”, o Senhor ressuscitado. Praticar a espiritualidade cristã é ter os mesmos sentimentos e comportamentos de Cristo. A espiritualidade torna-se então um estilo de vida, um modo de viver, uma identidade. Praticar a caridade, o acolhimento, a generosidade, o perdão, a misericórdia, a justiça e a paz são atitudes e sentimentos da autêntica espiritualidade cristã que nos humaniza e diviniza e nos faz caminhar na direção do Reino de Deus.

Frei Gilberto da Silva, OFM Petrópolis/RJ - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Novena a São Francisco de Assis – 5º dia


 

Novena a São Francisco de Assis – 5º dia

São Francisco, enviastes vossos primeiros discípulos pelo mundo inteiro, a fim de que apregoassem a Boa Nova do Reino de Deus. Alcançai-me do Senhor o espírito apostólico e o zelo missionário, para que me interesse por Sua obra e procure colaborar com a Igreja, a fim de que o Reino de Cristo se estabeleça na Terra.

Meditação: Mc 9,33-41.

Santos Arcanjos


 

Oração aos Santos Arcanjos
Ajudai-nos, ó grandes santos, irmãos nossos, que sois servos como nós diante de Deus. Defendei-nos de nós mesmos, de nossa covardia e tibieza, de nosso egoísmo e de nossa ambição, de nossa inveja e desconfiança, de nossa avidez em procurar a saciedade, a boa vida e a estima.
Desatai as algemas do pecado e do apego a tudo o que passa. Desvendai os nossos olhos que nós mesmos fechamos para não precisar ver as necessidades de nosso próximos e poder, assim, ocupar-nos de nós mesmos numa tranquila autocomplacência. Colocai em nosso coração o espinho da santa ansiedade de Deus para que não deixemos de procurá-lo com ardor, contrição e amor.
Contemplai em nós o Sangue do Senhor, que Ele derramou por nossa causa.
Contemplai em nós as lágrimas de vossa Rainha, que ela derramou sobre nós.
Contemplai em nós a pobre, desbotada, arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que deveríamos ser Sua vontade e Seu amor.
Ajudai-nos a conhecer Deus, a adorá-Lo, a amá-Lo e a servir-Lhe. Ajudai-nos no combate contra os poderes das trevas que, traiçoeiramente, nos envolvem e nos afligem.
Ajudai-nos para que nenhum de nós se perca e para que, um dia, estejamos todos jubilosamente reunidos na eterna bem-aventurança. Amém.
 
São Miguel, assisti-nos com vossos santos anjos;
Ajudai-nos e rogai por nós.
São Rafael, assisti-nos com vossos santos anjos;
Ajudai-nos e rogai por nós.
São Gabriel, assisti-nos com vossos santos anjos;
Ajudai-nos e rogai por nós.

A fé


 

A fé é como uma chama que precisa de combustível para se manter acesa. É como uma planta que precisa de água todo dia, sol e adubo, para crescer a cada dia.

domingo, 28 de setembro de 2025

O lar


 

“O lar é um templo silencioso. Que nesta noite, as vibrações espirituais renovem cada canto da sua casa, trazendo harmonia, reconciliação e cura.
Que os corações inquietos se aquietem. Que o amor encontre lugar entre as paredes e, sobretudo, dentro de cada um.
Amado Mestre, envolve meu lar com luz, e que a paz se estenda a todos os corações que habitam este espaço.”
 
(Fonte: Instagram “Letra Espírita”)

Novena a São Francisco de Assis – 4º dia


 

Novena a São Francisco de Assis – 4º dia

Ó São Francisco, vós vos tornastes um apaixonado do amor de Cristo e saístes pelo mundo a lamentar que “o Amor não é amado”, e vos apresentastes aos homens como o “Amante do Grande Rei”. Livrai-me da indiferença e comunicai-me vosso entusiasmo para que aprenda a amar a Nosso Senhor e saiba encontrá-Lo na natureza e nos acontecimentos de cada dia.

Meditação: Mc 16,1-8 ou Mt 28,1-10.

Fé e prática religiosa


 

26° domingo comum (Lc 16,19-31)

O evangelho de hoje faz um alerta a todas as pessoas religiosas: a vivência da fé não pode ser inconsequente. Fé e prática religiosa têm que ser coerentes, têm que se transformar em gestos concretos de solidariedade e partilha, principalmente com os mais pobres. Hoje, diante da insensibilidade reinante, corremos o risco de nos comportarmos como o rico do Evangelho (que nem nome tem), e nem percebemos. Quantos cristãos tratam melhor seus cães do que os pobres que estão à sua porta todos os dias?! O rico não é mau por ser rico, mas por colocar toda sua segurança e certeza nos seus bens, e por não se sensibilizar com o sofrimento do irmão. A verdadeira fé leva à transformação das estruturas injustas, criando um mundo mais fraterno e solidário.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

O último grau de amor


 

“O dar-se Jesus Cristo a nós como alimento foi o último grau de amor. Deu-se a nós para unir-se totalmente conosco como se une o alimento diário com quem o toma.”

São Bernardino de Sena

sábado, 27 de setembro de 2025

Oração de proteção para os bebês


 

“Ó Deus, que colocaste as criancinhas em nossos braços em total desamparo, sem proteção, exceto a do nosso amor, rogamos para que o doce apelo de suas mãozinhas de bebê não seja em vão.
Que nenhuma vida inocente em nossa cidade seja apagada em dor inútil, por nossa ignorância e pecado. Que nós, mães ou pais, procuremos ansiosamente unir a sabedoria ao nosso amor, para que o próprio amor não seja mortal quando não guiado pelo conhecimento.
Abençoa os médicos e enfermeiras e todos os amigos dos homens, que empregam sua habilidade e dedicação ao cuidado de nossas crianças. Se houver alguém que foi beijado por amor em sua própria infância, mas que não tem filho a quem possa retribuir, concede-lhe a simpatia em pagar integralmente sua dívida a todos os filhos que precisam deles.
Perdoa-nos, nosso Pai, pela falta de coração no passado. Concede-nos grande ternura por todos os bebês que sofrem e uma crescente percepção do mistério divino que paira na alma de cada criança. Amém.”

Novena a São Francisco de Assis – 3º dia


 

Novena a São Francisco de Assis – 3º dia

Grande patriarca Francisco, conta-se que, na igrejinha de São Damião, enquanto estáveis em oração, o crucifixo vos falou: “Francisco, vai e restaura a minha Igreja”. Foi uma ordem profética. Com vosso exemplo e com os numerosos seguidores que tivestes ainda em vida, nova aurora despertou para a Igreja. Pelo amor que tivestes à Igreja de Cristo, ensinai-me a ser-lhe fiel, vivendo em união com ele, apoiando-a por palavras e pelo testemunho da Igreja, levando uma vida de verdadeiro cristão.

Meditação: 1Cor 12,31;13,4-13.

São Vicente de Paulo


 

Ó São Vicente de Paulo, que olhaste fraternalmente para os pobres e miseráveis, e formaste mulheres e homens para o trabalho da evangelização dos pobres e da promoção humana, inspira-nos, pela tua intercessão ao nosso Deus, em nossa ação missionária dentro da presente realidade.
Faz com que vejamos a miséria humana em que vivem milhões de irmãs e irmãos nossos. Desperta em nossa vida o senso de paz e de justiça num mundo de tantas desigualdades sociais. Ensina-nos a humildade e a mansidão quando procuramos a grandeza e a fama à custa da exploração de nossos irmãos.
Fortalece nossas ações em favor das crianças abandonadas, dos jovens desnorteados, dos idosos solitários, dos desempregados, dos sem-terra e sem-teto, dos que sofrem por causa do nosso egoísmo, da multidão dos marginalizados e excluídos que passam fome e que não têm nem voz e nem vez em nossa sociedade.
Ajuda-nos a seguir Jesus Cristo “evangelizador dos pobres” e a deixarmos “Deus por Deus” quando servimos efetivamente nossos irmãos. Amém.

Nosso chamado


 

“Assim como uma gota insignificante é capaz de refletir a luz e a beleza do astro rei, cada um de nós, tão pequeno dentro do universo, é chamado a resplandecer a luz infinita e superior de Deus.”

Pe. Raul Plus

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Nunca pense que rezar é inútil


 

Ao encerrar a audiência geral de 26/01/22, o Papa Francisco reforçou a importância da oração: “A oração está sempre indissociavelmente ligada à caridade. Só quando unimos a oração com o amor, o amor pelos filhos, ou o amor ao próximo, somos capazes de compreender as mensagens do Senhor. José rezava, trabalhava e amava – três ações boas para os pais: rezar, trabalhar e amar – e por isso recebeu sempre o necessário para enfrentar as provações da vida. Confiemo-nos a ele e à sua intercessão”. Em seguida, Francisco fez esta oração, pedindo a intercessão de São José para nunca pensarmos que rezar é inútil:
 
“São José, vós sois o homem que sonha, ensinai-nos a recuperar a vida espiritual
como o lugar interior onde Deus se manifesta e nos salva.
Retirai de nós o pensamento de que rezar é inútil; ajudai cada um de nós a corresponder ao que o Senhor nos indica.
Que o nosso raciocínio seja irradiado pela luz do Espírito, o nosso coração encorajado pela Sua força e os nossos receios salvos pela Sua misericórdia.
Amém.”
Papa Francisco
 
Fonte: Portal Aleteia

Novena a São Francisco de Assis – 2º dia


 

Novena a São Francisco de Assis – 2º dia

Meu amigo e protetor São Francisco, o encontro com um leproso, a quem fostes beijar e a quem destes generosa esmola, num gesto de autossuperação, marcou o começo de vossa conversão e da vida maravilhosa, que, a partir de então, iniciastes, causando admiração ao mundo inteiro. Pelo vosso espírito de renúncia e penitência, ensinai-me a vencer as paixões e más inclinações, canalizando essas energias para o caminho do bem, a fim de que alcance minha plena realização humana, na perfeição a que Deus me chamou.

Meditação: Rm 8,18-22.

São Cosme e Damião


 

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e a da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do céu”.
São Cosme e Damião, rogai por nós.

Nosso Pai celeste


 

“Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.”

Mt 7,9-11

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Oração pelos filhos


 

“Com que palavras, Senhor da vida, com que palavras vamos Te agradecer?
Obrigado, Senhor, por nossos filhos queridos, presentes da Tua imensa bondade. Obrigado pelos diversos dons e capacidades que Tu colocaste em suas vidas.
Em Tuas mãos de ternura nós os confiamos. Que a ciência e o amor sejam para eles como asas de uma águia e lhes permitam alçar grandes voos em busca da felicidade verdadeira.
Dá-lhes a inquietude e junto com ela a interioridade, para que, explorando e descobrindo suas próprias potencialidades, aprendam também a contemplar e agradecer pelas obras da Tua criação.
Pai Santo querido, Tu que acompanhas nossos filhos desde a concepção, guia-os sempre pelo caminho da justiça.
Dá-lhes a serenidade para lidar com as circunstâncias adversas que a vida lhes impuser.
Que a paz e o bem os acompanhem por toda a vida.
Amém.”

Novena a São Francisco de Assis - 1º dia


 

Novena a São Francisco de Assis – 1º dia
De 25/09 a 03/10 - Reze e medite a novena a São Francisco de Assis
 
– Fazer o sinal da cruz;
– Rezar a oração para todos os dias;
– Rezar a oração de cada dia;
– Rezar 3 Pais-Nossos, 3 Ave-Marias, 3 Glórias ao Pai;
– Meditar e comentar um texto do Novo Testamento (ver sugestões);
– Rezar a oração e bênção de São Francisco.
 
Oração para todos os dias
Absolvei, Senhor, eu Vos suplico, o meu espírito, e pela suave e ardente força de Vosso amor, desafeiçoai-me de todas as coisas que existem debaixo do céu, a fim de que eu possa morrer por Vosso amor, ó Deus, que por meu amor Vos dignastes morrer.
 
Oração de São Francisco
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido, amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
 
Bênção de São Francisco
O Senhor vos abençoe e vos guarde.
O Senhor vos mostre a Sua face e se compadeça de vós.
Amém.
O Senhor volva Seu rosto para vós e vos dê a paz.
O Senhor vos abençoe.
Amém.
Que o Senhor Deus, pelos méritos de São Francisco,
vos conceda toda a paz e todo o bem.
Amém.
 
Novena a São Francisco de Assis – 1º dia
Meu amigo e protetor São Francisco, em vossa juventude, cantáveis alegremente pelas ruas de Assis, participando das boas alegrias dos jovens de vossa idade e fazendo grandes projetos de conquistas e aventuras, ensinai-me a encontrar a alegria que vem de Deus e fazer-me nela viver continuamente.
Afastai de mim toda a tristeza que me torna fechado ao próximo.
Que a minha alegria e o meu espírito comunicativo deem testemunho da alegre presença de Deus em minha vida.
 
Meditação: Jo 6,41-51

Bênção da família


 

Ó Deus, Tu que és Pai, Filho e Espírito Santo, abençoa a nossa família. Concede-nos que, à semelhança da Sagrada Família de Nazaré, o nosso lar seja um refúgio seguro, onde se partilha e vive a Tua Palavra.
Amém.

Anime-se!

Quando tudo estiver difícil e escuro, recordemos que, além das nuvens pesadas, o sol está sempre a brilhar. 

 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Elimine as palavras que machucam


 

Oração para eliminar as palavras que machucam

“São José, homem do silêncio,
vós que no Evangelho não proferistes palavra alguma,
ensinai-nos a jejuar de palavras vãs,
a redescobrir o valor das palavras que
edificam, encorajam, consolam e apoiam.
Estai próximo de quantos sofrem
por causa das palavras que ferem,
como as calúnias e as maledicências,
e ajudai-nos a unir sempre as ações às palavras.
Amém.”

Nossa Senhora das Mercês


 

Oração a Nossa Senhora das Mercês, Rainha e Mãe de misericórdia
“Mãe querida das Mercês, com a simples confiança de filhos, recorremos a Ti.
Vimos aos Teus pés de Rainha e Mãe de misericórdia suplicando o Teu poderoso auxílio.
O nosso mundo vive aprisionado em tantas formas de escravidão e opressão.
Nosso tempo não é menos atribulado que aquele em que Tu, compadecida da Terra, inspiraste a fundação de uma ordem religiosa destinada à redenção dos cativos cristãos.
Novas formas de escravidão social, política ou psicológica, que derivam, em última instância, da corrupção do pecado, surgem a cada dia.
Aqui nos tens, ó Mãe das Mercês, lutando para livrar-nos de tantas cadeias e opressões do nosso mundo.
Ajuda-nos com a Tua misericórdia para que possamos recuperar a feliz liberdade dos filhos de Deus.
Amém.”

Fazer o bem


 

“Não deixes de fazer o bem a quem merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.”

Pr 3,27

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Para ter mais ternura


 

Oração a São José para aprendermos a ter mais ternura
A ternura não é “uma questão de emoção ou sentimento”, mas “a experiência de se sentir amado e acolhido [...] em nossa pobreza e nossa miséria” (assegurou o Papa Francisco na audiência geral de 19/01/22).
Francisco lembrou que aceitar receber ternura não é fácil. Requer alguma abnegação. Da mesma forma, aceitar a ternura de Deus é colocar o coração em Suas mãos e consentir em deixar-se moldar em um coração de carne.
Por isso, o Papa Francisco convidou todos a “refletir-se” na paternidade de São José para deixar que Deus “nos ame com sua ternura, transformando cada um de nós em homens e mulheres capazes de amar”. Ao final da audiência, Francisco convidou os fiéis a dirigir esta prece ao pai adotivo de Jesus:
 
“São José, pai na ternura, ensinai-nos a aceitar que somos amados precisamente naquilo que é mais débil em nós. Concedei que não coloquemos qualquer obstáculo entre a nossa pobreza e a grandeza do amor de Deus.
Suscitai em nós o desejo de nos aproximarmos do Sacramento da Reconciliação, para que possamos ser perdoados e também que nos tornemos capazes de amar com ternura os nossos irmãos e irmãs na sua pobreza.
Estai próximo daqueles que erraram e que pagam o preço por isso; ajudai-os a encontrar, juntamente com a justiça, a ternura para recomeçar. E ensinai-lhes que a primeira maneira de recomeçar é pedir sinceramente perdão, para sentir a carícia do Pai. Amém.”
Papa Francisco
 
Fonte: Portal Aleteia

Fica comigo, Senhor!


 

Fica comigo, Senhor!
Oração de São Pio de Pietrelcina
 
Fica, Senhor, comigo, pois preciso da tua presença para não te esquecer. Sabes quão facilmente posso te abandonar.
Fica, Senhor, comigo, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.
Fica, Senhor, comigo, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.
Fica, Senhor, comigo, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.
Fica, Senhor, comigo, para me mostrar tua vontade.
Fica, Senhor, comigo, para que ouça tua voz e te siga.
Fica, Senhor, comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.
Fica, Senhor, comigo, se queres que te seja fiel.
Fica, Senhor, comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.
 
Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho. Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas.
 
Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.
 
Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti. Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão, a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.
 
Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.
 
Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não as mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!
 
Fica, Senhor, comigo, pois é só a ti que procuro, teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais.
 
Com este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade.
Amém.
 
São Padre Pio, rogai por nós!

Gratidão


Merecemos, sim, um pouco de leveza, pensamento desanuviado e fé de que a jornada há de ser cada dia melhor. Por isso o desejo é o de um vento soprando toda sorte e proteção no caminho, livre, aberto! O desejo é de paz e saúde, mas também de alegria e notícia boa na porta. Gratidão! 

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Deus nos concede o que precisamos


 

“Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.” (Mt 7,7-8)
 
Assim deve ser nossa oração a Deus, acreditando que o Pai vai nos conceder aquilo que precisamos para nosso crescimento e nossa salvação.
E em nossas orações nunca estamos sozinhos. Quando rezamos em grupo, o próprio Cristo disse que “se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18, 19-20).
Portanto, rezemos sempre, pedindo a Deus que nos conceda as graças que tanto precisamos. E Ele, em sua infinita misericórdia, está sempre pronto a nos atender.
 
Mário Scandiuzzi
Excertos do artigo “Por que nunca devemos hesitar em pedir a Deus a graça que precisamos”, de Mário Scandiuzzi, publicado no Portal Aleteia, em 30/11/21.

Oração da primavera


 

Rapidamente o ano vai terminando; em meio à correria dos dias e das horas eu te peço: dá-me, Senhor, um coração agradecido. Livra-me de todo orgulho e de toda insensibilidade. Ao contrário, hoje e sempre, dá-me olhos e ouvidos capazes de notar a tua presença e, mais ainda, um coração capaz de te agradecer. Obrigado, Senhor! Obrigado pelos dias que já se foram e pelos dias que ainda virão. Obrigado por todo bem que me fizeram e por todo o bem que pude fazer. Obrigado por todas as coisas boas que me aconteceram, mesmo as mais pequeninas, as mais banais. E assim, sensível à tua presença e cheio de gratidão, possa eu oferecer-te as flores e os frutos de uma vida permeada pelo teu amor e pela tua paz. Amém.

Pe. Marcos Ramalho - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Bondade


 

“Pequeninas sementeiras de bondade geram abençoadas fontes de alegria. Todo dia é tempo de semear, pois todo dia estamos colhendo.”

Emmanuel

domingo, 21 de setembro de 2025

A quem servimos?


 

25° Domingo Comum (Lc 16,1-13)

O centro da liturgia da Palavra desse fim de semana é a pergunta: A quem servimos? Com essa pergunta podemos nos questionar sobre a nossa forma de apego, sobre a nossa forma de lidar com o dinheiro (ter), com o desejo de grandeza (ser) e com a vontade de satisfazer somente nosso ego, subjugando os outros (poder). Os bens materiais, de modo especial aqueles adquiridos de forma injusta, proporcionam a ideia de segurança. O dinheiro causa a falsa impressão de poder fazer tudo, mesmo que contra os princípios aprendidos no seio familiar ou na comunidade de fé. Dessa forma, pouco a pouco, se começa a relativizar as coisas, as pessoas e finalmente Deus. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, nos alerta o Evangelho, pois um dos dois ficará de lado.

Frei Wagner José da Rosa, OFM - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Dia Internacional da Paz


 

Dia Internacional da Paz
Aja agora por um mundo pacífico
 
Em um momento de turbulência, tumulto e incerteza, é fundamental que todos tomem medidas concretas para se mobilizar pela paz.
De soldados da paz na linha de frente de conflitos a membros da comunidade e alunos em salas de aula ao redor do mundo, todos têm um papel a desempenhar. Devemos nos manifestar contra a violência, o ódio, a discriminação e a desigualdade; praticar o respeito; e acolher a diversidade do nosso mundo.
Há muitas maneiras de agir agora. Inicie conversas sobre a necessidade urgente de compreensão, não violência e desarmamento. Seja voluntário em sua comunidade, ouça vozes diferentes da sua, questione a linguagem discriminatória no seu local de trabalho, denuncie bullying online e offline e reserve um tempo para verificar os fatos antes de publicar nas redes sociais.
Você também pode expressar suas escolhas, optando por comprar itens de marcas com consciência social ou doando para organizações que promovem a sustentabilidade e os direitos humanos.
As Nações Unidas também trabalham em cada uma dessas áreas, liderando esforços globais para promover os direitos humanos, combater as mudanças climáticas e prevenir e responder a conflitos.
 
Leia mais em:
https://www.un.org/en/observances/international-day-peace.

São Mateus, apóstolo e evangelista


 

Celebremos com alegria a festa do apóstolo São Mateus, ele que foi martirizado por não negar a sua fé em Cristo. Que possamos ir até as últimas consequências no nosso amor a Deus e não desistir daquilo que acreditamos. O nome “Mateus” significa “dom de Deus”, sejamos também nós dom de Deus para quem encontrarmos.
Oremos:
“Senhor nosso Deus, que, na vossa infinita misericórdia escolhestes o publicano Mateus para vosso Apóstolo, concedei-nos que, ajudados pelo seu exemplo e intercessão, Vos sigamos fielmente e nos entreguemos a Vós de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém.”
 
ORAÇÃO A SÃO MATEUS
“Tu que conhecestes Jesus de modo tão profundo, e a partir disso soubeste relatar seus mistérios. Que o sentido da nossa vida seja conhecer o Cristo e testemunhá-lo, assim como tu fizeste. Que sejamos fiéis seguidores e adoradores do Senhor. Amém!”
São Mateus, apóstolo e evangelista, rogai por nós!

Paciência e tolerância


 

“Onde encontres qualquer fagulha de discórdia, auxilia a extingui-la nas fontes de paciência e da tolerância.”

Meimei

sábado, 20 de setembro de 2025

Transcendência


 

As cores desfilavam formosas, exuberantes, cada qual orgulhosa de seus brilhos:
o verde identificando-se com as florestas,
o azul com a beleza celestial,
o vermelho com o fogo poderoso
e, assim, todas as demais realçavam suas virtudes.
Enquanto isso, o cinza, humilhado, sem brilho, retraía-se num canto obscuro.
Um dia, um pobre e velho peregrino entrou na região das cores e, extenuado, pediu ao cinza que o protegesse com sua sombra.
Inicialmente, o cinza espantou-se com a solicitação, mas logo aquiesceu, cobrindo o velhinho com um confortável crepúsculo. E ali permaneceu, em vigília, resguardando seu sono reparador.
As demais cores riam da cena, julgando-a ridícula.
Mas, o cinza experimentava uma indizível alegria por se sentir valorizado no servir.
Ao acordar, o peregrino agradeceu com um beijo e foi-se pela estrada.
Para espanto geral das cores, o cinza foi adquirindo uma extraordinária luminosidade e prateou-se.
Deus havia adormecido sob sua sombra.
Há em todo Ser Humano uma inefável beleza interior à espera de quem a pressinta, acredite e a desperte.
 
Vilmar dos Santos

Nossa Senhora das Alegrias


 

As sete alegrias de Maria são representadas por alguns momentos:

- Anunciação;

- Visita à sua prima santa Isabel;

- Nascimento de Nosso Senhor;

- Adoração dos Reis Magos;

- Encontro do Menino Jesus no Templo;

- Ressurreição de Nosso Senhor;

- Assunção e Coroação como Rainha dos Céus e da Terra.

 

No início do século XV na Itália, na época de São Bernardino de Sena (1380-1444), surge entre os franciscanos uma devoção que recorda esses episódios felizes. É a chamada “Coroa Franciscana” ou as “Sete Alegrias da Santíssima Virgem Maria”. Em cada uma das “Sete Alegrias” roga-se à Maria que se alegre, porque Deus a favoreceu de várias maneiras.

A coroa franciscana, o grande historiador franciscano, Pe. Luke Wadding, definiu como origem da devoção às alegrias de Maria e da coroa franciscana, o ano de 1422.

O modo de se fazer as orações é o seguinte:

- Reza-se um “Pai Nosso” e dez “Ave Maria” por cada uma das Sete Alegrias.

- Nas orações finais, mais duas “Ave Maria”, para totalizar 72.

(O número 72 tem um significado especial: faz referência à tradição pela qual Nossa Senhora teria vivido 72 anos aqui na Terra)

- Para terminar, mais um “Pai Nosso” e uma “Ave Maria”, pelas intenções do Papa.

 

Rezemos: A COROA DAS SETE ALEGRIAS DE NOSSA SENHORA

1. Encarnação do Verbo divino - Nós vos acompanhamos, Virgem Santíssima, na alegria que tivestes quando... em Vossas puríssimas entranhas encarnou o Verbo Divino. Por este mistério vos peço que nos alcanceis o perdão dos nossos pecados e a graça de imitar as vossas santíssimas virtudes.

- 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona:

Meu Jesus, misericórdia; Virgem Maria, Mãe de Deus e mãe nossa, alcançai-nos do vosso amado Filho graça e misericórdia.

 

2. Visitação da Mãe de Deus à sua prima santa Isabel - Nós vos acompanhamos, Virgem Santíssima, na alegria que tivestes quando... visitastes a vossa prima Santa Isabel e foi santificado o glorioso Batista. Por este mistério vos peço que nos alcanceis o perdão dos nossos pecados e a graça de imitar as vossas santíssimas virtudes.

- 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona:

Meu Jesus, misericórdia; Virgem Maria, Mãe de Deus e mãe nossa, alcançai-nos do vosso amado Filho graça e misericórdia.

 

3. Nascimento de Jesus - Nós vos acompanhamos, Virgem Santíssima, na alegria que tivestes quando... vistes o vosso Divino Filho nascido no presépio. Por este mistério vos peço que nos alcanceis o perdão dos nossos pecados e a graça de imitar as vossas santíssimas virtudes.

- 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona:

Meu Jesus, misericórdia; Virgem Maria, Mãe de Deus e mãe nossa, alcançai-nos do vosso amado Filho graça e misericórdia.

 

4. Adoração prestada ao Divino Infante pelos três reis magos - Nós vos acompanhamos, Virgem Santíssima, na alegria que tivestes quando... vistes o vosso Divino Filho adorado pelos Magos do Oriente. Por este mistério vos peço que nos alcanceis o perdão dos nossos pecados e a graça de imitar as vossas santíssimas virtudes.

- 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona:

Meu Jesus, misericórdia; Virgem Maria, Mãe de Deus e mãe nossa, alcançai-nos do vosso amado Filho graça e misericórdia.

 

5. Encontro de Jesus no Templo - Nós vos acompanhamos, Virgem Santíssima, na alegria que tivestes quando... achastes o vosso Divino Filho entre os doutores. Por este mistério vos peço que nos alcanceis o perdão dos nossos pecados e a graça de imitar as vossas santíssimas virtudes.

- 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona:

Meu Jesus, misericórdia; Virgem Maria, Mãe de Deus e mãe nossa, alcançai-nos do vosso amado Filho graça e misericórdia.

 

6. Jubilosa Ressurreição do Salvador - Nós vos acompanhamos, Virgem Santíssima, na alegria que tivestes quando... vistes o vosso Divino Filho glorioso e ressuscitado. Por este mistério vos peço que nos alcanceis o perdão dos nossos pecados e a graça de imitar as vossas santíssimas virtudes.

- 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona:

Meu Jesus, misericórdia; Virgem Maria, Mãe de Deus e mãe nossa, alcançai-nos do vosso amado Filho graça e misericórdia.

 

7. Coroação da Virgem Imaculada no céu - Nós vos acompanhamos, Virgem Santíssima, na alegria que tivestes quando... fostes coroada Rainha dos Céus e da terra, da Santa Igreja de Cristo e advogada dos pecadores. Por este mistério vos peço que nos alcanceis o perdão dos nossos pecados e a graça de imitar as vossas santíssimas virtudes.

- 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona:

Meu Jesus, misericórdia; Virgem Maria, Mãe de Deus e mãe nossa, alcançai-nos do vosso amado Filho graça e misericórdia.

 

“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu salvador...! (Lc. 1, 46 – 47)