.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Nossa Senhora das Dores


 

Esta devoção remonta ao século XI e é celebrada um dia depois da Festa da Exaltação da Santa Cruz, conforme instituição do Papa Pio X. A memória da Virgem Dolorosa aponta para a participação da Virgem Maria nas dores de seu Filho, conforme profetizara Simeão, segundo o qual uma espada de dor traspassaria a alma de Maria. A Senhora das Dores é recordada como aquela que acompanha Cristo, e também todo cristão, em suas tribulações: ela é aquela que permanece de pé junto à cruz. Ela intercede pelos cristãos para que estes, vivendo unidos a Cristo, as tribulações deste tempo passem com Ele da morte à vida eterna no céu. Que Nossa Senhora das Dores ajude-nos a superar todo sofrimento com paciência e fé.
 
Frei Jorge Lisot, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus
................................
 
Oração:
Ó Mãe de Jesus e nossa Mãe, Senhora das Dores, nós vos contemplamos pela fé, aos pés da cruz, tendo nos braços o corpo sem vida do Vosso Filho. Uma espada de dor transpassou vossa alma como predissera o velho Simeão.
Vós sois a Mãe das Dores. E continuais a sofrer as dores do Vosso povo, porque sois Mãe, companheira, peregrina e solidária.
Recolhei em vossas mãos os anseios e as angústias do povo sofrido, sem paz, sem pão, sem teto, sem direito a viver dignamente. E com vossas graças, fortalecei aqueles que lutam por transformações em nossa sociedade.
Permanecei conosco e dai-nos o Vosso auxílio, para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegria.
Rogai por nós, ó Mãe, porque não sois apenas a Mãe das Dores, mas também a Senhora de todas as graças. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário