.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sábado, 31 de agosto de 2024

A parábola da menina e as duas maçãs


 

“Uma garota segurava em suas mãos duas maçãs. Seu pai entrou e lhe pediu com uma voz doce e um belo sorriso:
– Querida, você poderia dar uma de suas maçãs para o papai?
A menina levanta os olhos para seu pai durante alguns segundos, e morde subitamente uma das maçãs e logo em seguida a outra.
O pai sente seu rosto se esfriar e perde o sorriso. Ele tenta não mostrar sua decepção quando sua filha lhe dá uma de suas maçãs mordidas.
A pequena olha seu pai com um sorriso de anjo e diz:
– A mais doce é essa!”

Pouco importa quem você é, que você tenha experiência, seja competente ou sábio. Espere para fazer seu julgamento. Dê aos outros o privilégio de poder se explicar. Mesmo que a ação pareça errada, o motivo pode ser bom. Pense nisso.

10º Dia Mundial pelo fim do Especismo

 


“A mentira é o único privilégio do ser humano sobre todos os outros animais.”
Fiódor Dostoiévski (1821-1881)
 
SEXISMO, RACISMO, ESPECISMO: DAS IDEOLOGIAS INJUSTAS
Nas nossas sociedades, nosso relacionamento com os animais é baseado no especismo. Em analogia com o racismo e o sexismo, o especismo designa a ideologia que considera que a vida e os interesses dos animais podem ser simplesmente desprezados, porque eles são de uma outra espécie. O especismo é injustificável, pois os humanos não são os únicos a sentirem emoções e, por esta razão, nós devemos respeitar a vida e os interesses dos outros seres sensíveis que compartilham deste planeta.
 
Saiba mais nos sites abaixo:
https://end-of-speciesism.org/pt/
https://www.ecodebate.com.br/2024/08/28/dia-mundial-pelo-fim-do-especismo-31-de-agosto-de-2024/#:~:text=Dia%20Mundial%20pelo%20fim%20do%20Especismo%3A%2031%20de%20agosto%20de%202024
https://www.animal-ethics.org/uma-reflexao-no-dia-mundial-pelo-fim-do-especismo/



Oração de entrega ao Coração de Maria

 


Ó Virgem e Mãe de Deus, eu me entrego por vosso filho; e em honra e glória da vossa pureza, vos ofereço minha alma e corpo, potências e sentidos, e vos suplico me alcanceis a graça de nunca mais cometer nenhum pecado. Amém.
Minha Mãe, eis aqui o vosso filho.
Minha Mãe, eis aqui o vosso filho.
Minha Mãe, eis aqui o vosso filho.
Em Vós, minha Mãe dulcíssima, tenho posto toda a minha confiança; jamais ficarei confundido. Amém.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Quem planta tâmaras...

 


Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras.” Isso porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir o primeiro fruto.
Conta-se que certa vez um senhor de idade já bem avançada plantava tâmaras em sua rua. Então um jovem o abordou e perguntou:
- Por que o senhor perde tanto tempo plantando algo que nem vai colher?
O velho então virou a cabeça e calmamente lhe respondeu:
- Se todos pensassem como você, ninguém comeria tâmaras...
 
Ou seja, não importa o que você vai colher, o que importa é o que você deixará. Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você. Se o tempo não é tempo de colher, bem pode ser tempo de semear.

Dia Nacional do Perdão

 


Peçamos ao Senhor, que é rico em misericórdia e quis Ele primeiro nos dar o seu perdão, que nos ensine a perdoar, a sermos como Ele: “Lentos para a cólera e rápidos para a misericórdia” (Sl 103,8-9).
 
Oração
Senhor, nós Te pedimos que, à medida que formos percebendo em nós a necessidade de perdão, que se dilate também o desejo e a decisão de perdoar. Que, diante das situações mal resolvidas, a Tua luz tenha o poder de afugentar as trevas e nos conceder a força de buscar as resoluções necessárias: dar e receber perdão, rever a situação e rever-se diante dela, reconciliar, retomar, recomeçar. Senhor, que o “degrau” do perdão nos faça, de forma concreta, abraçar a Tua cruz. Senhor, eu Te peço que, nesta oportunidade que agora se revela, eu possa fazer essa experiência profunda de perdoar a mim mesmo, de recordando-me dos que me causaram alguma dor, ofensa ou mal, e eu os possa perdoar e amar. Também Te peço, Senhor, perdoa-me! Dá-me a coragem de buscar e dar o perdão. Que eu não o retenha. Amém.
 
Por Carla Picolotto, via Canção Nova

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Oração das mães aos anjos da guarda de seus filhos



Eu humildemente vos saúdo, ó fiel amigo celeste de meu filho! Dou-vos sinceros agradecimentos por todo o amor e bondade que mostrais. Em algum dia, no futuro, eu irei, com agradecimentos mais dignos do que posso dar agora, retribuir o cuidado para com eles, e, diante de toda a corte celeste, reconhecer minha dívida para com a vossa orientação e proteção. Providenciai, pois todas as suas necessidades do corpo e da alma. Oro, da mesma forma, por mim, para o meu esposo e por toda a minha família. Que todos possamos, um dia, nos encontrar alegres na vossa sociedade bem-aventurada. Amém. 

Ensina-me

 


Senhor, Ensina-me a Te ver em todos os instantes dos meus dias,
na primeira face que eu encontrar no caminho;
no primeiro olhar que me for dirigido;
na primeira voz que eu escutar;
no primeiro aperto de mão;
no vento que me toca de leve;
na água cristalina que me serve;
no sol que beija o meu rosto;
na beleza da noite silenciosa e amiga;
Pois só Tu és a minha paz.
Amém.
 
Sandra Medina Costa

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Espírito Santo, nosso guia

 


Espírito Santo, nosso guia
 
Guia íntimo, tu não nos indicas somente o exterior da vontade divina; tu a traduzes para nós em um esclarecimento interior. Ajuda-nos a acolher plenamente tuas diretivas.
Guia vigilante, tu nos inspiras a cada instante o que devemos pensar e fazer: ensina-nos a responder dócil e alegremente a todas as tuas sugestões.
Guia clarividente, tu nos conduzes segundo o grandioso desígnio de Deus, e organizas os detalhes de nossa existência em função de largos horizontes: faze-nos aceitar ser ultrapassados por tua sabedoria e seguir simplesmente o caminho que nos traças.
Guia seguro e infalível, tu não podes errar e nos engajas sempre numa rota ideal: estimula nossa confiança em abandonar-nos serenamente às tuas orientações.
Guia benévolo, consideras nossas fraquezas e procuras fazer-nos reparar os nossos passos em falso: faze-nos retomar coragem nos fracassos apoiando-nos sobre tua solicitude amorosa.
Guia respeitador da nossa pessoa, queres promover todas as nossas qualidades pessoais e desabrochá-las: incessantemente apelas para nossa liberdade e responsabilidade: torna-nos mais dignos da confiança que nos testemunhas.
Guia audacioso, desejas para nós uma vida maior feita à medida de Deus: faze-nos entrar na tua audácia para um desabrochamento do divino em nós.
 
Fonte: franciscanos.org.br

Santo Agostinho


 

Amando o próximo e cuidando dele, vai percorrendo o teu caminho... Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre.” Santo Agostinho
 
Santo Agostinho, rogai por nós!

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Encontrar paz

 


Prece para ajudar sua alma a encontrar paz
 
“Que minha alma não se perturbe, ó meu querido Salvador, e que eu não tenha medo. Eu acredito que vós, Senhor, sois o bem maior. Ajudai-me a encarar esse assunto à vossa verdadeira luz. Que vossa vontade seja feita na terra como no céu. Dai-me a graça de cumprir vossa vontade celestial. Eu me ofereço a vós e vos entrego a minha ansiedade atual. Aceitai-me, eu vos rogo, e suportai-me com isso e com todo cuidado mundano. Com a eternidade diante de mim, deixai-me ver as coisas em sua verdadeira luz. Concedei-me a paz verdadeira e permanente e ajudai-me a fazer todas as coisas para a vossa glória e, assim, ser admitido no descanso eterno. Amém.”

Santa Mônica

 


Oração à Santa Mônica
 
“Vós que fostes uma mãe intercessora, incansável na salvação de seus filhos, ajudai as mães para que não desanimem dessa missão e, rezando, possam ser pontes para que sua família chegue ao céu. Amém!”
Santa Mônica, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Oração pelos líderes políticos

 


Jesus, contemplar-te no Evangelho faz-nos vibrar, caminhar e estar contigo. Vemos-te a falar com autoridade, levando consolação e claridade aos corações, servindo de joelhos e acolhendo a todos; lavando os pés aos discípulos, ensinaste-nos a partilhar pães e peixes para sermos alimento uns para os outros. Disseste-nos que, se queremos ser os primeiros, devemos aprender a ocupar os últimos lugares. Deste-nos o teu exemplo de cuidado e respeito pelas mulheres e as crianças, os frágeis do teu tempo. Dá aos políticos que conduzem o teu povo um coração parecido com o teu, para que exerçam a sua tarefa política como uma missão ao serviço dos teus irmãos e irmãs, com abnegação, entrega e gratuidade. Que os nossos líderes façam dos mais frágeis a prioridade e, acima de qualquer outro interesse, ponham no centro a pessoa. Amém.
 
Fonte: https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2024/8

Oração

 


Falar amavelmente não fere a língua. Que eu não deixe, portanto, o meu irmão morrer à míngua de uma palavra ou gesto de amor.

Dar graças a Deus por razões infindas. Que eu me lembre disso por toda a vida, pois o anúncio do Evangelho traz entusiasmo e vigor.

Orar como quem tem um arco-íris na alma. Pois se assim não fora, como viver em calma? meus olhos não teriam lágrimas, nem o coração, amor.


domingo, 25 de agosto de 2024

A quem iremos, Senhor?

 


21º Domingo Comum
(Jo 6,60-69)
 
Muitos discípulos se escandalizavam com Jesus se apresentando como o Pão descido do céu, eles não entendiam. Jesus promete voltar ao céu (Ascenção), o que comprovará sua Palavra. Mas não é a sabedoria humana que leva a compreender, mas sim a ação do Espírito. Alguns ainda não aceitam e deixam de ser discípulos, mas Pedro dá voz ao anseio de cada um de nós: “A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna!” “E nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus.” É difícil ser cristão... mas necessário recusar o caminho mais fácil de tirar proveito; defender paz, misericórdia e perdão sempre, isso é ser cristão. Para termos força, Deus é o próprio Pão que nos alimenta.
 
Clauzemir Makximovitz
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Um punhado de sal

 


“O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
- Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
- Ruim. - disse o jovem sem pensar duas vezes.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse junto com ele ao lago. Os dois caminharam em silêncio, e quando chegaram lá o mestre mandou que o jovem jogasse o sal no lago. O jovem então fez como o mestre disse. Logo após o velho disse:
- Beba um pouco dessa água.
O jovem assim o fez e, enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?
- Bom! - o jovem disse sem pestanejar.
- Você sente o gosto do sal? - perguntou o Mestre.
- Não. - disse o jovem.
O Mestre então se sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem em detrimento ao que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de ser copo, para tornar-se um lago.”

Prece da manhã

 


Senhor, obrigado por este dia de renovação espiritual. Que eu possa começá-lo e vivê-lo com um coração cheio de fé e esperança, sempre buscando Tua vontade. Amém.


sábado, 24 de agosto de 2024

Tá difícil ser uma boa pessoa?



Tá difícil ser uma boa pessoa? Então tente rezar esta oração
 
[...] Se você quer crescer em bondade, mas encontra muitos obstáculos no caminho, pode rezar com fé e sinceridade:
 
Senhor, quero te entregar a ferida que se repete. Minha vontade é que as pessoas que se sentiram feridas por mim não se lembrem disso. Espero compensar o mal com o bem, mas nem assim isso se remedia. O pior é que continuo caindo, continuo ferindo.
Às vezes me é quase impossível ver a bondade em mim, tua própria bondade. E sinto que é incompatível ser ao mesmo tempo miséria e bondade.
Não sei o que queres com isso, Senhor, mas sei o que buscas ao mostrar-me tudo de maneira tão clara. Parece que teu objetivo é que eu me aceite completamente. Mas nem isso eu sei fazer.
Porém, tenho consciência da minha miséria, inclusive desses becos nos quais nem me atrevo a entrar. Sei que Tu também estás presente neles. E isso me consola.
Ajuda-me, Senhor.
Ensina-me, Senhor.
Dá-me a tua graça.
 
Vejo minha miséria e meu anseio pela santidade. Meu pecado e o mal que faço. A desproporção entre o que sonho e o que consigo. É forte o desejo de fazer o bem. Como dizia São Paulo, “não faço o bem que quero, mas o mal que não quero” (Rm 7, 19).
No fundo, queremos fazer o bem... Ainda que nossos atos não sejam tão naturais no começo, façamos o bem, esforcemo-nos por fazer coisas boas. Nunca devolva o mal a quem lhe fez bem. Não cause danos por inveja, ciúme, rancor.
Olhe para Maria. Peça-lhe que lhe ensine a agir com um coração bom. A aliança de amor com Ela é um seguro de vida. Maria é exemplo de bondade e tem muito a nos ensinar.
Quando você sentir que seu coração endureceu, que está cheio de rancor, então peça a Maria que lhe ensine a renovar seu coração. Não se deixe limitar por uma atitude egoísta. Seja sincero em sua oração com Deus, peça a ajuda de Maria...
 
Carlos Padilla Esteban – Portal Aleteia 

Coração de Maria



Oração filial e apostólica ao Coração de Maria

Ó Virgem e Mãe de Deus, a vós eu me entrego como filho vosso.
Entrego-me ao vosso amor materno, para que em mim formeis Jesus, o Filho enviado pelo Pai e ungido pelo Espírito Santo para anunciar a Boa Nova aos pobres.
Ensinai-me a guardar, como vós, a divina Palavra no coração, até me converter em Evangelho vivo.
Pedi em meu favor a força do Espírito, para que eu seja testemunha de Jesus Cristo entre os homens.
Infundi em mim vosso amor materno, para que a todos eu revele o Pai e todos sintam a alegria de filhos de Deus, na comunhão fraterna da Igreja.
Mãe, aqui tendes vosso filho: formai-me.
Mãe, aqui tendes vosso filho: enviai-me.
Mãe aqui tendes vosso filho: falai por mim.
Amai por mim e guardai-me; não aconteça que, anunciando a outros o Evangelho, fique eu excluído do Reino.
Em vós, minha Mãe, tenho colocado toda a minha confiança: jamais ficarei decepcionado.
Amém. 

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

São Paulo, na Epístola aos Filipenses


São Paulo, na Epístola aos Filipenses (Fl 2, 5-11), oferece-nos um resumo de teologia, convidando-nos a imitar a Cristo:

 

“Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.”

 

Os frutos do Espírito Santo



A Caridade, segundo São Tomás, é o fruto mais importante. Pela caridade o Espírito Santo nos faz semelhantes a Deus, que é amor. Ele é o Amor do Pai para com o Filho, e do Filho para com Pai. Quando uma alma é cheia do fruto divino da Caridade, o amor a transforma por completo. Assim acontece com os santos. A caridade nos leva a amar o bem e detestar o mal. “Amarás a teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 39). Para Santo Agostinho, “o amor ao próximo é como o princípio do amor a Deus”. E “não há degrau mais seguro para subir ao amor de Deus que a caridade do homem para com seus semelhantes”.
 
A Alegria é estar sempre junto de Deus, que vence toda tristeza. A alegria é um fruto do amor, pois quem ama se alegra por estar unido ao amado. Por isso, pôde São Paulo dizer: “Estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações” (II Cor 7, 4). “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos” (Fil 4,4).
 
A Paz é o fruto de quem vive abandonado e obediente a Deus. São Tomás diz que “a perfeição da alegria é a paz”. Mesmo nas tribulações, o cristão tem paz. Jesus é o Príncipe da Paz e nos deixou a sua Paz. “Dou-vos a minha Paz…”
 
A Paciência nos leva ao céu, pois vence as tribulações, as dificuldades, as tentações e tudo que nos afasta de Deus. É virtude dos fortes, dos santos. Segundo Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja, a paciência é a “rainha posta na torre da fortaleza, que vence sempre e nunca é vencida”. Jó venceu pela paciência; tendo perdido as riquezas, os filhos e a saúde, continuava glorificando a Deus: “O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1,21). Não se trata de uma espera passiva, mas de uma coragem que torna forte a alma. É como Santa Mônica, que rezou, sem desanimar, por 20 anos, até ver a conversão do seu Agostinho.
 
A Bondade é a virtude que nos faz agir bem com todos, sem inveja nem discriminação. Ela nos leva a fazer o bem a todos. “Fazer o bem sem olhar a quem”. E, como fazer o bem, faz bem, ela nos faz feliz. A bondade nos leva a vencer também a preguiça, pois desperta em nós a compaixão pelos que precisam de nós. A bondade nos faz querer o bem, a benignidade nos leva a realizá-la.
 
Mansidão nos leva a dominar a raiva, a ira e o mal desejo de vingança, a suportar com serenidade os males recebidos dos outros sempre com o desejo de perdoar como Jesus mandou. Não é fácil perdoar. É preciso a ação do Espírito Santo em nós. Nunca pagar o mal com o mal, mas com o bem. Amar os inimigos e abençoar os que nos amaldiçoam.
 
O fruto da Fidelidade nos ajuda a manter a palavra dada, cumprir as obrigações assumidas, os contratos assinados, os votos feitos etc.
 
A Temperança ou modéstia é o fruto que nos leva a ser moderados e prudentes em tudo o que dizemos e fazemos. Faz-nos vigiar os nossos olhos, boca, risos, movimentos, roupa, tudo! e vencer as paixões desordenadas.

Santo Agostinho recomenda particular cuidado com a modéstia exterior, que tanto pode edificar quanto escandalizar os outros. A castidade nos refreia em relação ao que é ilícito, e a continência ao que é lícito. A alma que produz o fruto da castidade torna-se angélica, dizem os santos. O casto já antegoza o Céu na terra. A continência fortalece a vontade para resistir às concupiscências desordenadas. “Os que fazem tudo que é permitido acabarão por fazer o que não é permitido”.
Enfim, assim como o ferro no fogo, aos poucos, brilha como a chama, também a alma repleta do Espírito Santo se torna semelhante a Ele.
 
Prof. Felipe Aquino 

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Rito de passagem



Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?
O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho. O filho se senta sozinho no topo de uma montanha durante toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem. Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele não remove a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo de ele se tornar um homem.
Finalmente... Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.
 
Nós também nunca estamos sozinhos! Mesmo quando não percebemos, Deus está olhando para nós, “sentado ao nosso lado”. Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo.
 
Moral da história:
Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele não esteja conosco. Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material. E evite tirar a sua venda antes do amanhecer... 

Nossa Senhora Rainha


Nossa Senhora Rainha,
Doçura de mãe tão minha,
Bendigo a Deus por teu amor.
Ó mãe de Nosso Senhor!
 
Nesta manhã abençoada,
Rogo-te saúde e paz na lida.
Agradeço por ser amada.
Agradeço por ser ouvida.
 
Sandra Medina Costa

 

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

O silêncio

 


Onde quer que você esteja, seja a alma deste lugar...
Discutir não alimenta. Reclamar não resolve. Revolta não auxilia. Desespero não ilumina. Tristeza não leva a nada. Lágrima não substitui suor. Irritação intoxica. Deserção agrava. Calúnia responde sempre com o pior.
Para todos os males, só existe um medicamento de eficiência comprovada. Continuar na paz, compreendendo, ajudando, aguardando o concurso sábio do tempo, na certeza de que o que não for bom para os outros não será bom para nós...
Pessoas feridas ferem pessoas. Pessoas curadas curam pessoas. Pessoas amadas amam pessoas. Pessoas transformadas transformam pessoas. Pessoas chatas chateiam pessoas. Pessoas amarguradas amarguram pessoas. Pessoas santificadas santificam pessoas.
Quem eu sou interfere diretamente naqueles que estão ao meu redor.
Acorde... Cubra-se de Gratidão, encha-se de Amor e recomece... O que for bênção pra sua vida, Deus te entregará, e o que não for, ele te livrará! Um dia bonito nem sempre é um dia de sol... mas com certeza é um dia de Paz.
 
Chico Xavier

Todos somos chamados

 


“Todos somos chamados a multiplicar os Valores de Deus em nossas mãos, porque, onde estivermos, somos todos nós de Deus, dentro da Vida e do Universo, aprendendo, pouco a pouco, a refletir Deus, criando o bem que é a luz permanente da Vida, em favor de nós mesmos. Sigamos adiante. E conservemos a certeza de que unicamente pela Ação do Bem de Todos conseguiremos traçar a senda para o Mais Alto, onde a Luz Divina nos reunirá e abençoará para sempre.”
 
(Francisco C. Xavier)

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Não há barreiras

 


Sei que os problemas vão surgir,
sei que provações virão.
Ponha tua fé no intercessor que é Jesus
que sempre te estende a forte mão.
 
Sei que as muralhas do temor
hão de intimidar teu ser.
Ponha tua fé no intercessor que é Jesus
e as barreiras tu irás romper.
 
Pois não há barreiras
para aquele revestido do poder
que vem de Deus,
destruindo todo mal e dor.
As mais altas barreiras
tu irás transpor.
 
Sei que não há nada nem ninguém,
que consiga separar
o cristão de Deus e de uma vida mais além
no céu onde os temores vão cessar.
 
É intransponível esse amor
que Jesus tem pelos seus,
dando livramento em plena luta em plena dor.
Jesus é o nosso grande intercessor.
 
Pois não há barreiras
para aquele revestido do poder
que vem de Deus,
destruindo todo mal e dor.
As mais altas barreiras
tu irás transpor.
 
Álvaro Tito

Gratidão

 


Esteja em atitude de gratidão dia e noite, noite e dia... A cada segundo, esteja em gratidão. Porque a gratidão é muito mais que um ato. A gratidão é uma consciência que se cria, é a lucidez que todos nós precisamos para fazer a vida fluir. Observe sua vida como uma escola, você é um aprendiz na direção da lição de compreender o que é realização pessoal e felicidade. Tudo, tudo, acontece para colocar você nessa direção. Abra seus olhos para essa realidade, saia da ansiedade de querer fazer tudo acontecer do seu jeito e mergulha no mistério. Agradeça a cada passo que der e essa gratidão vibrará na mais alta Frequência. E realmente explodindo nesse insight, você vai passar seus dias sorrindo, pois terá compreendido que quanto mais agradece, mais motivos terá para agradecer. Lei da Atração.
 
(D.a.)

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Para guardar na mente e no coração

 


Para fortalecer o seu espírito, leia e conscientize-se da importância das afirmações abaixo. Mentalize e repita-as a si mesmo sempre que necessário.
 
PACIÊNCIA para as dificuldades
TOLERÂNCIA para as diferenças
BENEVOLÊNCIA para os equívocos
MISERICÓRDIA para os erros
PERDÃO para as ofensas
PRUDÊNCIA para as ilusões
EQUILÍBRIO para os desejos
SENSATEZ para as escolhas
SENSIBILIDADE para os olhos
DELICADEZA para as palavras
DISCERNIMENTO para os ouvidos
RESIGNAÇÃO para a escassez
RESPONSABILIDADE para a fartura
CORAGEM para as provas
FÉ para as conquistas
AMOR para todas as ocasiões

Comece o dia na luz da oração

 


Comece o dia na luz da oração.
O amor de Deus nunca falha.
Aceite qualquer dificuldade sem discutir. Hoje é o tempo de fazer o melhor. Trabalhe com alegria.
O preguiçoso, ainda mesmo quando se mostre num pedestal de ouro maciço, é um cadáver que pensa.
Faça o bem quanto possa.
Cada criatura transita entre as próprias criações.
Valorize os minutos.
Tudo volta, com exceção da hora perdida.
Aprenda a obedecer no culto das próprias obrigações.
Se você não acredita na disciplina, observe um carro sem freio. Estime a simplicidade.
O luxo é o mausoléu dos que se avizinham da morte. Perdoe sem condições.
Irritar-se é o melhor processo de perder. Use a gentileza, mas, de modo especial, dentro da sua própria casa.
Experimente atender aos familiares como você trata as visitas.
Em favor de sua paz, conserve a fidelidade a si mesmo.
Lembre-se que, no dia do Calvário, a massa aplaudia a causa triunfante dos crucificadores, mas o Cristo, solitário e vencido, era a causa de Deus.
 
André Luiz

domingo, 18 de agosto de 2024

Oração da serenidade

 


Oração da serenidade
Santa Teresa de Ávila
 
Nada te perturbe,
nada te assuste,
tudo passa.
Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem a Deus tem
nada lhe falta.
Só Deus basta.
Amém.

Decálogo da serenidade

 


1-Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez.

2-Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim.

3-Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.

4-Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

5-Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

6-Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.

7-Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.

8-Só por hoje me farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.

9-Só por hoje ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.

10-Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade. Durante doze horas de um dia posso fazer bem o que me desanimaria se pensasse que teria que fazê-lo durante toda a minha vida.

 

(via No colo de Maria)


sábado, 17 de agosto de 2024

Jogue o que é lixo no lixo

 


Não permita que coisas sujas do passado poluam o seu presente.
Depois de lacrar um saco de lixo você o reabre para rever o que há lá dentro?
Geralmente só remexemos o lixo se algo de valioso tiver sido perdido. Isso, porque lidamos com a hipótese de o termos lançado fora sem querer. Se não é esse o caso, o que tiver ido para o lixo nós não mais veremos e sequer lembraremos de tudo que está ensacado e pronto para sair de nossa casa.
Se esse saco ficar conosco ainda por alguns dias, e nós o reabrirmos por qualquer motivo, o cheiro estará insuportável, micróbios existirão aos montes e nossa saúde poderá estar sendo severamente ameaçada.
O mesmo acontece quando guardamos e remexemos tudo o que de ruim já passou por nossa vida.
Sempre que deixamos que nossa mente se perca em más lembranças, nós estamos reabrindo um “saco de lixo”. É bem provável que esteja aí a causa de muitas doenças físicas e mentais.
Volte um pouquinho seus pensamentos para aqueles que já lhe fizeram algum mal e veja como você se sente. Reveja as mágoas, os ressentimentos, as raivas, os desapontamentos, as desilusões, as decepções e pense no “cheiro” que tudo isso tem.
É assim que você remexe os lixos guardados dentro de si. Há quanto tempo eles estão guardados aí? Por quanto tempo você ainda os guardará? Pergunte-se: “Para que me serve toda essa sujeira?” Observe honestamente a resposta.
Sujeira atrai mais sujeira, lixo atrai mais lixo, lembranças nocivas atraem miséria material, física e espiritual. É isso que você deseja para si mesmo?
Coloque seus pés no limpo chão do presente: Ele é o caminho para um limpo e feliz futuro. Agarre-se às suas metas, busque realizar os seus sonhos, guarde os tesouros já recebidos. Você só merece ser feliz.
Por uma vida mais digna, por um futuro melhor, jogue o que é lixo no lixo. E queime o lixo!
 
Silvia Schmidt

Charles de Foucauld e Nossa Senhora

 


Ao meditar sobre o Evangelho de São João 19,26-27, Charles de Foucauld escreve sobre a Mãe:
“(…) ‘Eis aí o seu filho’. Essas palavras se dirigem à santíssima Virgem. Nosso Senhor lhe confia todos os seres humanos como filhos, mandando que ela tenha coração de mãe para com todos... Ela cumpriu, e na eternidade continuará cumprindo, com perfeição incomparável, essa ordem de Deus, como a todas as outras ordens. Estamos, portanto, absolutamente certos de que ela tem coração materno para com todos os seres humanos. E nos dirigimos a essa Mãe dileta e tão poderosa em todas as nossas necessidades, com tanta confiança quanto é grande a confiança que uma criança tem na própria mãe. E nos dirigimos a esta mãe que ama infinitamente mais do que possa amar qualquer mãe terrena, a esta mãe que pode alcançar de Deus absolutamente tudo o que é verdadeiramente útil para nossa alma…”.
 
Sobre nós, os filhos, diz:
“‘Eis aí a sua mãe’. Essas palavras se dirigem a cada alma. Todos nós que devemos tratar a santíssima Virgem como nossa mãe, cumprir para com ela os deveres que o bom filho tem para com sua mãe: afeto, honra, serviço, confiança, numa palavra, tudo o que Nosso Senhor mesmo tributava à santíssima Virgem. Vamos ter por ela amor, vamos honrá-la, fazendo-lhe uma coroa, entretendo-nos com ela na oração, prestando serviço a ela, colaborando, da melhor maneira que nos for possível, com todas as obras que ela nos concede fazer, com todas aquelas que são assumidas em sua honra. Tenhamos nela confiança absoluta, e a invoquemos, sem hesitar, com toda essa confiança, em todas as nossas necessidades, em todos os nossos desejos, em todas as nossas ações. Em poucas palavras, façamos por ela tudo o que fazia Nosso Senhor quando estava neste mundo, na medida em que nos for possível. Demonstremos a ela que somos filhos muito ternos, lembrando-nos de que este é o ponto essencial da obediência a Jesus e da imitação de Jesus. Sim, da obediência, pois é ele quem assim nos ordena, de maneira tão clara e tão solene, do alto da cruz. Sim, da imitação, porque ele foi sempre, para com sua mãe, o modelo de todos os filhos... (É evidente, por outro lado, que nós, aspirando a ser irmãos de Jesus, tais não podemos tornar-nos, se não nos mostrarmos verdadeiramente filhos de Maria. Para sermos irmãos de Jesus, é absolutamente necessário que sejamos filhos de Maria.)”
 
(Meditações sobre a Paixão do Senhor. São Paulo: Paulus, 2016, p. 62-63).
 
Que Nosso Senhor, por intercessão de Sua Mãe, nos faça ardorosos imitadores de Foucauld na devoção à Virgem Maria. Amém!
 
Vanderlei de Lima
Fonte: pt.aleteia.org

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Importante!

 


Importante
 
Não tens o que possuis,
tens aquilo que dás.
Acima do que sabes,
vale aquilo que és.
Sobre a própria palavra,
olha as ações que crias.
Mais além do que podes,
importa o que toleras.
De tudo quanto crês,
vale mais o que fazes.
Em tudo quanto sofras,
guarda a fé viva em Deus.
 
Francisco C. Xavier - Emmanuel

São Roque

 


Oração a São Roque

“São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, dai-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Por isso, hoje, rezo especialmente por uma pessoa muito querida (dizer o nome da pessoa), para que fique livre do seu mal. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajudar-lhes em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento.  São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos da doenças e dos perigos. Amém.”


quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Nossa Senhora da Saúde

 


Oração a Nossa Senhora da Saúde
 
À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos.
Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades e livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita, Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa. Com vosso Filho reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos.
Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós.