.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Novena dos Salmos - Sl 48



1Ao mestre de canto. Salmo dos filhos de Coré. 2Escutai, povos todos; atendei, todos vós que habitais a terra, 3humildes e poderosos, tanto ricos como pobres. 4Dirão os meus lábios palavras de sabedoria, e o meu coração meditará pensamentos profundos. 5Ouvirei, atento, as sentenças inspiradas por Deus; depois, ao som da lira, explicarei meu oráculo. 6Por que ter medo nos dias de infortúnio, quando me cerca a malícia dos meus inimigos? 7Eles confiam em seus bens, e se vangloriam das grandes riquezas. 8Mas nenhum homem a si mesmo pode salvar-se, nem pagar a Deus o seu resgate. 9Caríssimo é o preço da sua alma, jamais conseguirá 10prolongar indefinidamente a vida e escapar da morte, 11porque ele verá morrer o sábio, assim como o néscio e o insensato, deixando a outrem os seus bens. 12O túmulo será sua eterna morada, sua perpétua habitação, ainda que tenha dado a regiões inteiras o seu nome, 13pois não permanecerá o homem que vive na opulência: ele é semelhante ao gado que se abate. 14Este é o destino dos que estultamente em si confiam, tal é o fim dos que só vivem em delícias. 15Como um rebanho serão postos no lugar dos mortos; a morte é seu pastor e os justos dominarão sobre eles. Depressa desaparecerão suas figuras, a região dos mortos será sua morada. 16Deus, porém, livrará minha alma da habitação dos mortos, tomando-me consigo. 17Não temas quando alguém se torna rico, quando aumenta o luxo de sua casa. 18Em morrendo, nada levará consigo, nem sua fortuna descerá com ele aos infernos. 19Ainda que em vida a si se felicitasse: Hão de te aplaudir pelos bens que granjeaste. 20Ele irá para a companhia de seus pais, que nunca mais verão a luz. 21O homem que vive na opulência e não reflete é semelhante ao gado que se abate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário