.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023


 

Viver a Quaresma cada vez com mais consciência, mediante gestos efetivos de união a Cristo no dia a dia: “um desapego por dia”.
O ponto de partida é simples: o desejo de vivermos a Quaresma direcionando tudo a Deus, mediante a entrega de todos os aspectos da nossa vida a Ele.
Junto com a oração e o jejum, de fato, o terceiro pilar da Quaresma em termos de ação prática é a esmola. E não se trata de esmola no sentido mundano de “dar alguma coisinha” por mero “desencargo de consciência”. Na verdade, o sentido cristão tradicional da esmola é o de compartilhar bens materiais realmente úteis com pessoas necessitadas que possam de fato aproveitá-los.
Portanto, não se trata necessariamente de dar dinheiro: podem ser doadas coisas úteis e em bom estado. Assim, além de ajudar os outros, nos desapegamos um pouco mais das coisas materiais de que não precisamos.
 
Proposta
1 – Durante os 40 dias da Quaresma, desapegue-se de 40 coisas
A sugestão é que seja uma por dia, das quais você não precisa mais (ou talvez nunca tenha precisado realmente...), mas que estejam em condições dignas para ser usadas por outras pessoas. Revise os armários, as gavetas, a cozinha, a despensa, a garagem!
2 – Encontre alguém ou algum lugar que precise desse objeto como doação
Sugestões: centros de acolhimento de gestantes, orfanatos, asilos, centros paroquiais etc.
 
Limpe também a mente e o coração!
Enquanto limpa os seus armários, você limpa também a sua mente e o seu coração, pensando e agindo em prol dos menos felizardos e sentindo-se grato por tudo o que você mesmo já recebeu.
 
“A esmola feita aos pobres é um testemunho de caridade fraterna; é também uma prática de justiça que agrada a Deus”.
 
Texto adaptado de: https://pt.aleteia.org/2021/02/17/desafio-quaresmal-desapegue-se-de-40-coisas-em-40-dias-2/
https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário