.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quinta-feira, 6 de abril de 2023

SEMANA SANTA Quinta-feira Santa

 


Na Quinta-feira Santa, nós meditamos o mistério da Santa Ceia do Senhor, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés. Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, ele se considera o servo da humanidade. Esta é biblicamente a noite da agonia de Cristo no horto das Oliveiras. Noite em que Ele deu solenemente o sim ao Pai para beber o cálice da Paixão.
 
12Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: “Sabeis o que vos fiz? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. (Jo, 13,12-15)
 
No lava pés há um sinal do serviço e da doação. Jesus nos convida a revivermos os mistérios da Eucaristia – “fazei isso em memória de mim”. Nós, cristãos de hoje, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus, nos colocarmos a serviço de todos.
Revivemos, também, neste dia a promessa da Vinda do Espírito Santo como está em João 14,16: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.” (Jo 14,16)
 
Oração: Senhor, que estejamos cada vez mais fortalecidos na fé e que possamos, como família, viver o sentido da Eucaristia, que nos une à missão do Senhor, à sua intimidade. Que a Eucaristia nos faça capazes de estender a mão ao próximo, para que cada pessoa seja respeitada, amada e edificada em sua dignidade de filho de Deus, resgatada pelo sangue do Cordeiro, por nós imolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário