.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Liberte sua mente

 


Liberte sua mente
 
Ore entregando seus pensamentos a Deus (Salmos 139, 23-24).
Rejeite pensamentos contrários a Cristo (II Coríntios 10, 5).
Alimente pensamentos que agradam a Deus (Filipenses 4, 8).
Busque a mente de Cristo em oração (1 Coríntios 2, 16).
Leia a Bíblia buscando os pensamentos de Deus (Hebreus 4, 12). 

Santo Inácio de Loiola, presbítero

 


Oração de Santo Inácio de Loyola
Tomai, Senhor, e recebei toda minha liberdade.
A minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade.
Tudo que eu tenho e possuo, vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente o vosso amor, vossa graça, isso me basta.
Nada mais quero pedir.
Amém!
 
Inácio de Loyola encabeça o livro dos Exercícios Espirituais com a oração “Alma de Cristo”. Uma oração antiga, pois aparece em vários códices do século XIV, à qual ele tinha especial devoção.
Esta oração pode ajudar a nos situar na realidade mais profunda de cada um e, desse modo, estabelecer um diálogo sincero com Deus.
Com o coração aberto e a coragem de estar na presença do Pai Misericordioso, rezemos:
 
Alma de Cristo
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me afaste de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me e mandai-me ir para vós para que, com os vossos santos, vos louve por todos os séculos dos séculos.
Amém.

terça-feira, 30 de julho de 2024

Paciência e desprendimento

 


Procure dar exemplos de paciência e desprendimento, servindo a todos com bondade e dedicação. A verdadeira vida é a vida do amor e do serviço. Derrame seu amor sobre todas as coisas criadas, desde a tenra plantinha até as constelações que gravitam nos espaços sidéreos. Mas, sobretudo, seja paciente e desprendido com as criaturas humanas, que vivem a seu lado, como seus companheiros de jornada. Assim seja!


Dia Internacional da Amizade (ONU)

 


Uma bela oração para fazer por seus amigos
 
Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro” (Eclo 6, 14). Os verdadeiros amigos são realmente capazes de nos compreender à distância, mesmo quando não falamos nada, através de um simples gesto ou de uma expressão dos olhos. Eles se preocupam conosco e nos apoiam. Eles não são indiferentes às nossas emoções, problemas, sucessos, vitórias ou derrotas. Eles são os que sempre nos ajudarão em caso de preocupação e estarão ao nosso lado para acolher as nossas lágrimas. Com eles, você sempre pode rir e falar sobre tudo... ser você mesmo! E a melhor maneira de cuidar dessas pessoas é orar por elas. Neste dia internacional da amizade, em 30 de julho, recite esta linda oração por seus amigos:
 
Senhor, eu te agradeço por todos os amigos que me rodeiam.
Obrigado por colocá-los em meu caminho.
Faz com que essas amizades cresçam em verdade e em transparência sob o teu olhar.
Que os caminhos dos meus amigos e os meus me enriqueçam e me ajudem a progredir em minha vida cotidiana.
Ensina-me a servir-lhes, dar gratuitamente e perder tempo com eles.
Ajuda-me a não esperar do outro uma retribuição por coisas que eu fiz.
Guarda-me de toda inveja.
Ensina-me a ser misericordioso e justo com os outros.
Dá-me permanecer fiel apesar das distâncias que a vida ocasiona.
Senhor eu te agradeço pelos momentos compartilhados, pela ajuda mútua.
Obrigado, Senhor, pela alegria que tu me dás a cada vez que nos encontramos.
Ajuda-me a saber como te colocar no centro de minhas amizades e a sempre me voltar a Ti.
Dai-me simplicidade e humildade o bastante para pedir aos meus amigos que rezem por mim, e eu prometo sempre rezar por eles.
Amém.
 
Oração extraída do livro 100 orações em família do padre Ludovic Lécuru, monge beneditino, vigário em Larchmont, EUA, após ter sido vigário em paróquias da França.
Anna Ashkova

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Ser grato ou ser rancoroso?

 


Diante dos fatos (da vida), você tem a opção de ser grato ou ressentir-se. Depende de você. É uma escolha.
Sendo gratos, experimentamos a misericórdia de Deus que se comove diante da nossa pequenez. Oferecemos a Ele o que dele recebemos, para que Ele use os nossos dons segundo a sua vontade.
O que você pode agradecer hoje de maneira especial? Qual foi o último presente que você recebeu de Deus? Que tal fazer um pequeno ato de gratidão neste momento?
Agradecer nos torna pobres porque sabemos que nada nos pertence. Nos torna alegres, capazes de ver a beleza misteriosa escondida por trás do que é cinza. Nos torna livres, porque confiamos em que Deus continuará cuidando de nós e nos acompanhando sempre. Ele nunca nos deixou sozinhos. Nunca nos abandonará.
E então, o que você escolhe diante dos fatos da vida: agradecer ou magoar-se?
 
Excerto do artigo “A diferença entre ser grato e ser rancoroso”, de Carlos Padilla Esteban - Portal Aleteia

Santos Marta, Maria e Lázaro

 


38 Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. * 39 Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40 Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”. 41 Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42 no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.
Lucas 10, 38-42
 
-Jesus ao hospedar-se na casa de Marta e Maria surge a novidade: uma mulher senta-se aos pés do mestre em horário dos trabalhos domésticos. As palavras de Jesus embelezam o coração mediante os ouvidos atentos de Maria. Ela bebe do poço profundo do “novo” ensinamento.
Peça ao Senhor a graça de também estar atento à novidade que Ele sempre comunica com sua palavra...
 
-Jesus não censura Marta por trabalhar; o que Ele censura é a sua inquietação, a sua preocupação, o fato de andar agitada no seu “tarefismo”, “com um olhar atravessado” para sua irmã, a quem se queixa e clama uma intervenção de Jesus. A “melhor parte” não é somente a contemplação, é não ver Jesus. A melhor parte é olhar em direção a Ele, é termos o desejo orientado para o Senhor. E se nosso desejo é orientado para o Senhor, nós podemos ter momentos de contemplação e momentos de ação. Não são momentos opostos.
Peça ao Senhor a graça de discernir sempre a melhor parte.
 
-O Caminho de Jesus passa pela casa do seu coração.
Você tem a preocupação de acolher Jesus, de lhe abrir a porta do seu coração? Você cria condições para ouvir (escutar) Jesus?
 
- “... uma só coisa é necessária”, nos diz Jesus. Comentando este evangelho o Pe. Adroaldo Palaoro nos diz: “A cena de Betânia nos está dizendo: todos somos, ao mesmo tempo, Marta e Maria. Todos nos sentimos, com frequência, ansiosos, angustiados, dispersos e tentados a fazer da eficácia nossa principal preocupação. Mas, vivemos também a experiência do sossego e da unificação, que nos faz ordenar nossas prioridades e viver centrados no essencial. E, uma vez mais, somos convidados a saborear a Palavra que, no mais profundo de nós mesmos, se converte em uma fonte de assombro e de prazer e nos reenvia a um serviço mais generoso e mais livre.”
 
-Ore pedindo ao Senhor a graça de poder transformar a sua casa em nova Betânia: casa da acolhida, da amizade, da partilha solidária, da convivência sadia...
 
-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Fonte: Arquidiocese de BH
 
Senhor nosso Deus, cujo Filho chamou de novo Lázaro do sepulcro para a vida e aceitou a hospitalidade que Marta lhe ofereceu em sua casa, concedei-nos que, exercendo a Cristo em cada um dos nossos irmãos, mereçamos ser alimentados com Maria na meditação da sua Palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: www.pcormaria.com

domingo, 28 de julho de 2024

Oração da noite ao Santo Anjo da Guarda

 


Meu querido Santo Anjo, agora estou cansado.

As crianças vão dormir, também eu quero ser inteiramente uma criança, criança da Mãe Santíssima, Maria, criança do Pai Celestial.

Tirai de mim, Deus, tudo o que hoje não foi bom, e perdoai! Colocai o Vosso amor por cima, e Vós, Maria, Mãe do Céu, o vosso manto dourado!

Ajuda-me a dar graças, meu Irmão angélico, e segura a minha mão em Nome de Deus!

Amém.


IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

 


“A solidão é, infelizmente, a amarga companheira na vida de muitos idosos que são vítimas da cultura do descarte. Não podemos esquecê-los! Por isso, escolhi este tema para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: ‘Na velhice, não me abandones’ (Sl 71,9).”
Papa Francisco
 
A data – 28 de julho – foi instituída pelo Papa Francisco em 2021 e, neste ano, terá sua quarta edição. Ela é celebrada anualmente no último domingo de julho, próximo à festa de Sant’Ana e São Joaquim, comemorada no dia 26.
 
Leia a mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas no link abaixo. No texto, o Pontífice oferece uma reflexão proposta do Salmo 71, “Na velhice, não me abandones” (Sl 71, 9), voltando a tratar da rejeição na melhor idade, quando as pessoas enfrentam contextos de solidão e sentimentos de descarte.
 
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/nonni/documents/20240425-messaggio-nonni-anziani.html

Fonte: Vatican News

sábado, 27 de julho de 2024

Prece à Maria

 


Aqui estou, minha Mãe Santa, diante de Ti, para agradecer Tua presença em minha vida. Agradecer Tua intercessão junto a Deus e ao Teu Santíssimo Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, pela proteção à minha família e pelas graças e bênçãos a nós concedidas. Mesmo nos momentos mais difíceis de minha vida, nunca me imagino sozinha, pois sinto Tua presença quando, em Tua infinita misericórdia e bondade, guias meus pés, mãos e mente pelo caminho certo, no momento certo e aos aliados certos. Imensamente grata sou, minha Mãe, pelo Teu infinito amor. Amém!


A importância da virtude da gratidão

 


No capítulo 17 do Evangelho de São Lucas encontramos a passagem na qual Jesus cura dez leprosos. A narração mostra que, a caminho de Jerusalém, eles foram ao encontro de Jesus e pediram: “‘Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!’
Jesus viu-os e disse: ‘Ide, mostrai-vos ao sacerdote’. E, quando eles iam andando, ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: ‘Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?’ E acrescentou: ‘Levanta-te e vai, tua fé te salvou’.” (Lucas 17, 13-19).
Quantas vezes em nossa vida nos comportamos como os outros nove leprosos. Pediram pela graça e alcançaram aquilo que desejavam. Porém, não reconheceram a ação de Deus em suas vidas. Muitas vezes somos rápidos para pedir a Deus. Dependendo da nossa necessidade e da nossa urgência, fazemos promessas, rezamos novenas, pedimos que nossos amigos façam orações por nós. Mas depois que alcançamos a graça, seguimos nossa vida como se tudo o que aconteceu não tivesse sido por obra da misericórdia de Deus.
Jesus mesmo ensinou que Deus ouve a nossa oração e deseja atender nossos pedidos. “Pedi e recebereis. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, se abrirá” (Mateus 7, 7-8).
 
Agradecer
E Deus quer mesmo que recorramos a Ele em nossas necessidades. E se formos pensar bem, tudo nos é dado por sua bondade e por seu amor, “porque é Ele quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (Atos 17, 25).
Se temos o costume de agradecer às pessoas que nos ajudam, por que não cultivar também a gratidão a Deus? Não que Ele precise disso, mas como bem disse São João da Cruz “amor só se paga com amor”. E agradecer nos torna mais humildes, nos santifica, nos engrandece e nos torna cada vez mais dependentes de Deus.
Peçamos a Deus as graças que vão nos tornar pessoas melhores, e nunca nos esqueçamos de agradecer.
Na primeira carta aos Tessalonicenses São Paulo nos falou sobre a importância de agradecer. “Por tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em Cristo Jesus” (1Ts 5,18). E na carta aos Colossenses, ele também exortou dizendo “Perseverai na oração, vigilantes, com ação de graças (Cl 4,2).
 
Mário Scandiuzzi
Portal Aleteia

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Dia dos Avós


 

Que o seu dia seja repleto de alegria e amor, queridos avós. Vocês são a base de nossa família e o exemplo de amor e dedicação. Feliz Dia dos Avós!
 
Hoje é dia de expressar toda nossa gratidão aos nossos avós que, com sua sabedoria e experiência, nos guiam pelos caminhos da vida. Que neste dia, eles se sintam amados e valorizados como merecem. Um brinde àqueles que nos enchem de memórias doces e nos mostram o verdadeiro significado do amor incondicional.
 
O Dia dos Avós é comemorado anualmente em 26 de julho, Dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus.
No Brasil, a data é popularmente conhecida como Dia da Avó ou Dia da Vovó. Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.
Em 2021 foi comemorado o 1.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Essa data foi instituída pelo Papa Francisco e deverá ser comemorada todos os anos próximo do dia 26 de julho. Este ano, a data será comemorada em 28 de julho de 2024 e tem como tema “Na velhice, não me abandones.”

Santa Ana e São Joaquim

 


Oração a Santa Ana e São Joaquim
 
Senhor, por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, lembra-te daqueles a quem deste o dom da vida longa.
Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado perdoa-os por suas falhas. Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça, a fim de que sigam crescendo através dos desafios de seus últimos anos. Dá-lhes a vida eterna Contigo.
Senhor Jesus, peço-te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada, especialmente estes: (Diga os nomes, bem como sua intenção pelos idosos).
E a mim, Senhor, peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos. Sei que se Vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado.
Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas, porque cada dia é um passo rumo à Tua presença.
Senhor, por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço.
Aos que já são idosos, pedimos, Senhor, que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades.
Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama.
Amém.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

São Tiago Maior, apóstolo

 


Em 25 de julho a igreja faz memória do Apóstolo São Tiago Maior, também conhecido como: São Tiago Apóstolo, Santiago e Santiago de Compostela. É padroeiro dos cavaleiros, peregrinos, farmacêuticos, veterinários, dos químicos. Foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus.
Nos momentos mais importantes da missão de Jesus, como a Transfiguração, a ressurreição da filha de Jairo, a Santa Ceia entre outros, esse estava sempre presente. Primeiro entre os 12 Apóstolos a ser martirizado.
 
“Apóstolo São Tiago, és o grande protetor dos peregrinos; faz-nos fortes na fé e alegres na esperança, em nosso caminhar de peregrinos seguindo o caminho da vida de Cristo. Amém.”

São Cristóvão

 


Oração a São Cristóvão
 
“Tiveste a graça de ter o Menino Jesus no colo, meu glorioso São Cristóvão, e assim pudestes transportar com alegria e dedicação aquele que soube morrer na cruz e nos dar a vida pela Ressurreição. Dignai-vos, pelos poderes concedidos por Deus a vós, de abençoar e santificar nosso veículo. Fazei que o usemos de um modo consciente e que não causemos nenhum dano ao próximo por meio do volante. Se viajarmos, acompanhai-nos com vossa poderosa proteção. Falai a Deus por nós para que ele mande todos os anjos, potestades e milícias celestes para nos guiar e proteger. Na rua, transformai o nosso olhar como o da águia para que vejamos tudo com o máximo de cuidado e atenção. São Cristóvão protetor, seja nosso companheiro na direção, dai-nos paciência no trânsito e que consigamos servir sempre a Deus e aos irmãos, por intermédio do benefício de nosso veículo. Tudo isso vos pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

quarta-feira, 24 de julho de 2024

O amor de Deus

 


Deus é amor, e se participa da sua obra quando se ama com Ele e como Ele. Porquanto - diz São Paulo - o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (cf. Rm 5,5). E este é também o amor dado aos cônjuges no sacramento do matrimônio. É o amor que alimenta a relação, através das alegrias e das dores, momentos serenos e difíceis. É o amor que desperta o desejo de criar filhos, esperar por eles, acolhê-los, criá-los, educá-los. É o mesmo amor que, no Evangelho, Jesus manifesta às crianças: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas” (Mc 10,14).
 
Papa Francisco

Prece da manhã

 


“Senhor Jesus, que a Tua luz afaste do meu caminho as trevas que se projetam de mim mesmo; que a Tua inspiração me guie nas decisões que devo tomar para o dia de hoje; que eu não seja instrumento do mal para ninguém; que a Tua bondade me ensine a ser melhor e que o Teu perdão me incline à misericórdia para com meus semelhantes...”
 
Chico Xavier

terça-feira, 23 de julho de 2024

Invoque a Virgem Maria

 


Todos os dias, antes de sair de casa, passo em frente a uma bela imagem que ganhei de minha sobrinha. É a Virgem de Fátima. Eu inclino a cabeça e, entusiasmado, lhe digo:

“Eu te saúdo, Maria!”

Eu adoro honrar e bajular a nossa bela Mãe Celestial. E o faço depois de lembrar de uma história que li, certa vez, sobre São Bernardo.

No pátio interno do convento, havia uma imagem da Santíssima Virgem Maria. Bernardo tinha o costume de passar meditando pelo pátio e, quando estava perto da imagem, parava alguns segundos, sorria para ela e lhe dizia carinhosamente: “Eu te saúdo, Maria!”. Isso aconteceu durante anos, até que um dia a imagem tomou vida e lhe respondeu: “Eu te saúdo, Bernardo!”.

Vocês podem dizer: é só uma imagem, por que cumprimentá-la? E eu digo: pelo mesmo motivo que você tira uma foto de sua esposa ou de seus filhos da carteira e lhe dá um beijo. Você faz isso pelo que a foto representa para você. Ao vê-la, você se lembra do amor que tem pela sua família. A imagem é como uma foto. Ela nos lembra do amor que a Virgem tem por nós. Simples assim.

Os grandes santos de nossa Igreja foram grandes devotos da Virgem Maria. Ela sempre os ajudou em suas dificuldades, por piores que parecessem.

Há um cumprimento de São João Eudes que eu adoro:

“Eu te saúdo, Maria, Rainha dos mártires,
Eu te saúdo, Maria, Rainha do mundo,
Eu te saúdo, Maria, Rainha do meu coração,
Eu te saúdo, Maria, cheia de graça”.

Pelas manhãs, eu gosto de passar em frente a ela e pedir: Cumprimente este seu filho”. Este gesto simples me ajuda a ficar mais perto de Jesus e Maria. Desta forma, eu me entrego a seus cuidados e sua proteção. Preciso que a Virgem cuide de mim, pois sou desorganizado e distraído. E posso falhar quando eu descuido e abandono a oração. Somos fracos por natureza e precisamos dos cuidados da Mãe Celestial.

Eu fico encantado por saber que sou filho espiritual da santíssima. Minha mãe costumava falar para mim e para os meus irmãos: “Nunca se esqueçam de que vocês têm uma Mãe no céu”.

E você? Sente que não sabe como levar adiante a sua vida em meio a tantas dificuldades? Então, siga esta recomendação de São Bernardo:

“Nos perigos, nas angústias e nas dúvidas, lembre-se de Maria, invoque Maria”.

Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te cubra com o seu manto!

Força!

 

Cláudio de Castro


Oração pela unção dos enfermos

 


Pai de misericórdia, que grande mistério a fragilidade do corpo, a doença que nos enfraquece. Quantas vezes queremos escapar desta dor, porque não queremos sofrer nem ver sofrer. Sabemos que nada tem sentido sem ti e que, contigo, tudo pode ser ocasião de graça. Por isso, Senhor, queremos ser sinais de compaixão no meio da doença, dando força aos nossos irmãos e irmãs com a graça da unção dos doentes. Pedimos-te que o teu Espírito Santo renove em toda a Igreja e nos nossos corações o sentido profundo deste sacramento; para que o acolhamos como dom e tarefa no cuidado dos que estão doentes, de modo a alcançarem a paz e a cura que tu lhes concedes. Amém.
 
Fonte: Apostolado da Oração – RMOP

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Sejamos gratos. Somos abençoados!

 


Deus derramou seu amor em nossas vidas. E nós podemos ser mais agradecidos, capazes de ver como o Senhor nos carrega em seus braços. Quantas vezes reclamamos e acabamos ficando tristes? Desejamos coisas que não temos. A gratidão é uma das maiores fontes de alegria em nossa vida. [...]
Deus nos abençoa no que somos. Ele se alegra com as coisas que nos deu: talentos, pessoas que nos amam, nossa família. Ele pronuncia sua bênção sobre nós. Sempre pensa bem de nós. Olha para cada um com imensa alegria. Preenche com sua graça os cantos mais escondidos do nosso coração. Somos pobres e fracos. Sua bênção nos preenche.
Peçamos a graça de ser agradecidos por tantos dons que Deus colocou em nossa terra, de ter um olhar puro que saiba enxergar sua presença caminhando ao nosso lado.
Agradecer dilata o coração e coloca Deus no centro da nossa vida.
Recebemos tudo por amor. Se oferecermos tudo por amor também, Ele fará o incrível milagre e tomar o que somos e transformá-lo, inclusive as coisas de que não gostamos. Isso tem de nos encher de alegria. Somos abençoados!
 
Excerto do artigo “A diferença entre ser grato e ser rancoroso”, de Carlos Padilla Esteban - Portal Aleteia

Prece de bom dia

 


Senhor, perdoa-me por tudo que tenho feito, dito ou pensado que não seja agradável a Ti. Mantém- me seguro, afastado de todo o perigo. Ajuda-me a começar este dia com uma nova atitude e muita gratidão. Amém.


domingo, 21 de julho de 2024

Invocações ao Sagrado Coração de Jesus

 


Invocações ao Sagrado Coração de Jesus
 
Amor do Coração de Jesus, abrasai meu coração.
Bondade do Coração de Jesus, atrai meu coração.
Caridade do Coração de Jesus, derramai-vos em meu coração.
Ciência do Coração de Jesus, ensinai a meu coração.
Clemência do Coração de Jesus, consolai meu coração.
Domínio do Coração de Jesus, sujeitai meu coração.
Doçura do Coração de Jesus, penetrai meu coração.
Equidade do Coração de Jesus, regrai meu coração.
Eternidade do Coração de Jesus, enchei meu coração.
Fidelidade do Coração de Jesus, protegei meu coração.
Formosura do Coração de Jesus, cativai meu coração.
 
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Árvore da gratidão

 


Árvore da gratidão: uma maneira de ajudar sua família a aprender a dizer “obrigado”
 
Agradecer a alguém pelo favor que fizeram para nós, agradecer o bom tempo que passamos com as pessoas que amamos ou simplesmente expressar nossa gratidão pelas maravilhas da Criação: são atitudes que transformam os relacionamentos familiares.
“A gratidão é uma virtude que pode ser cultivada em família”, diz o padre Lionel Dalle em seu livro O milagre da gratidão (“Le miracle de la gratitude”, publicado em francês). Pe. Dalle oferece uma atividade simples e divertida chamada “A Árvore da Gratidão”. Funciona assim, segundo o sacerdote:
 
“Desenhe uma árvore e pendure-a na parede. Toda noite, cole na árvore o seu momento favorito do dia, escrito (em segredo) no verso de um bilhete. No domingo, leia [juntamente com a família] as alegrias da semana e louve ao Senhor pelas maravilhas de sua vida!”
 
Este é um excelente exercício para jovens e idosos, pois pode nos ajudar a aprender a reconhecer os muitos benefícios e dons que experimentamos todos os dias e a formar o hábito de agradecer aos responsáveis, seja cônjuge, filho, pai, mãe, ou ao próprio Senhor.
 
Quais são os efeitos? “Todo mundo fica feliz por ter seu tempo para falar e feliz por ouvir as pequenas alegrias do outro. É um tempo de qualidade para a família, que nos faz crescer”, diz uma família que Lionel Dalle cita no livro.
Além deste momento de união e alegria familiar, as relações entre os membros da família tendem a ser transformadas e fortalecidas. “Se cada cônjuge dedicar algum tempo para anotar todas as atenções e todos os esforços que o outro faz a cada semana para o bem comum, nós nos olharemos de maneira diferente”, diz Hugues Dollié.
“A gratidão cria um clima de alegria e paz, fazendo-nos prestar mais atenção aos outros e facilitar a comunicação. Incentiva a boa vontade e reduz a violência”, afirma o pe. Dalle. Na vida de um casal, a gratidão “ajuda cada cônjuge a estar mais disposto a se dar, uma virtude no coração do amor conjugal”.
E pensar que são necessários apenas alguns lápis e algumas notas adesivas!
 
Mathilde de Robien
Portal Aleteia

sábado, 20 de julho de 2024

Sobre a amizade

 


A verdadeira amizade, além de ser relação entre pessoas é ajuda mútua e caminho espiritual.

Se Jesus, que é Deus, quis precisar de amigos para seguir sua caminhada neste mundo; imagine nós? O ser humano não pode viver como uma ilha. É como afirmou São João Bosco em sua famosa frase: “Deus nos colocou no mundo para os outros”. Uma grande verdade! Inclusive, podemos dizer até que a partir de Cristo, a amizade tomou um novo sentido, o amigo é aquele que descobriu o valor e a dignidade do irmão, à luz do Evangelho.


Dia do Amigo

 


Orando pelos amigos
“Pai, o senhor falava com Moisés como um amigo fala com o amigo. Louvo e agradeço pela amizade que o senhor tem para comigo e para com todos. O Senhor sabe ser amigo, mesmo quando não sei corresponder a essa amizade. Venho ao Senhor para rezar pelos meus amigos, aqueles a quem quero tanto bem. Sei que o Senhor vai olhar para cada um com carinho. Peço que abençoe sua vida, sua família e seus empreendimentos. Sejam protegidos e amparados em suas necessidades. Que a alegria invada seus corações e vivam na paz. Que nossa amizade cresça sempre mais e sejamos amigos como o Senhor sabia ser amigo de Lázaro, Maria e Marta. Amém.”
(Diga o nome dos amigos e faça uma prece a cada um)
 
Fonte: Pe. Carlos Pessôa; Livro O poder da Oração - Rezar com o Espírito Santo (Editora Santuário)

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Como ter mais confiança nos planos de Deus

 


Muitas vezes, pensamos algo para nossa vida. Temos nossos desejos e nossas vontades. Planejamos, lutamos até alcançar determinado objetivo. Mas nem sempre conseguimos chegar exatamente naquele ponto que imaginávamos. Por isso, é importante ter em mente que nem sempre os planos de Deus são os mesmos que os nossos.
Não que podemos ficar em casa, sentados, aguardando Deus realizar, de forma milagrosa, tudo aquilo que Ele quer para nós. Devemos agir, ser agente ativo da própria vida, sempre pautado pelos ensinamentos de Jesus.
O que devemos é ter confiança em Deus, confiança nos planos de Deus. Se ainda não conseguimos aquilo que estamos sonhando, é porque talvez ainda não seja o momento certo, ou talvez aquilo que desejamos vai nos afastar do caminho de Deus.
Precisamos pedir ao Espírito Santo o dom do discernimento, para diferenciar aquilo que é para o nosso bem daquilo que não é, e confiar que nosso Pai quer a nossa salvação.
Como disse são Paulo, “sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8, 28).
Portanto sejamos perseverantes na fé e no amor para construir uma vida de amizade e confiança nos planos de Deus.
 
Mário Scandiuzzi
Portal Aleteia

Dia Nacional da Caridade


 

No dia 19 de julho é comemorado o Dia da Caridade no Brasil, com o intuito de reforçar o sentimento de solidariedade e altruísmo entre os brasileiros. A caridade consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, significando um amor sem segundas intenções; não é invejosa, não é interesseira, não é presunçosa, nem se incha de orgulho, como nos escreve São Paulo na primeira carta aos Coríntios 13, 1-13.
 
“A caridade é dom, que dá sentido à nossa vida e graças ao qual consideramos quem se encontra na privação como membro da nossa própria família, um amigo, um irmão. O pouco, se partilhado com amor, nunca acaba, mas transforma-se em reserva de vida e felicidade.”
Papa Francisco
 
“Nós temos de fazer tudo para que todos tenham igualmente seus direitos reconhecidos e a sua oportunidade de vida. Todos, sem distinção, todos os seres humanos. A caridade vai nessa direção. E isso é ética. Ética é reconhecer a dignidade do ser humano e agir segundo a dignidade inviolável de cada ser humano. E a caridade ainda inclui justiça social, solidariedade e tudo aquilo que ajuda a promover as pessoas, a libertar as pessoas de todas as suas opressões. No entanto, a justiça sozinha não consegue cuidar das pessoas. Porque a justiça cobra, mas, por essência, não perdoa. A caridade perdoa.”
D. Cláudio Hummes, em 2002, durante a conferência “Ética e Solidariedade - o verdadeiro conceito de caridade cristã”.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Oração dos 40 Pai-Nossos

 


Oração dos 40 Pai-Nossos
 
História
No Domingo de Páscoa, dia 18 de abril de 1936, escreve a irmã Imaculada Virdis: Jesus fala-me do amor que devo para com o Eterno e se queixa porque tantas almas não se interessam por Ele ou dedicam maior devoção aos santos. Depois continua dizendo-me.
“Quando necessitas de alguma graça, recorre ao Eterno Pai, como nas tuas necessidades materiais recorres ao teu pai terreno. Frequentemente rezarás em Sua honra o Pai-Nosso, e nas necessidades extraordinárias, rezarás quarenta, e Lhe oferecerás pelos quarenta dias de jejum que fiz, quando Eu estava sobre a terra”.
O Padre Rómolo Gasbarri, Diretor espiritual da Irmã Imaculada e Professor no Pontifício Seminário regional de Viterbo (Itália), organizou os quarenta “Pai Nossos” distribuindo-os em quarenta dezenas precedidas de um breve oferecimento. “Desejamos, escrevia ele, que ao menos almas boas, a exemplo da Irmã Imaculada, além de Jesus, comecem a amar sensivelmente o Eterno Pai e o Espírito Santo, infelizmente até agora tão esquecidos”.
Jesus ficou muito contente com isso e disse:
“Com esta oração os devotos alcançarão qualquer graça que pedirem: especialmente devem repeti-las as almas que desejarem progredir no espírito de mortificação. Existem muitas almas que não conseguem vencer os estímulos da gula: pois bem, com esta oração, tornar-se ão vencedoras”.
 
QUARENTA PAI-NOSSOS
40 dias de oração e libertação
 
NO INÍCIO:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
- Credo (na cruz).
- Pai-Nosso.
- Três Ave-Marias.
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 
1º Oferecimento:
Eterno Pai, humildemente prostrada diante de Vossa Divina Majestade, ofereço-Vos os merecimentos das cruciantes dores que o Coração Imaculado de Jesus sofreu, quando se retirou, por quarenta dias no deserto, a fim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais, para corresponder ao chamado divino, alcancem de Vós a força para vencer a separação e suportar tudo com santa paciência. Amém.
10 (dez) Pai-Nossos ...
 
2º Oferecimento:
Eterno Pai, humildemente prostrada diante de Vossa Majestade, ofereço-Vos os merecimentos de todo o grande sofrimento do Corpo Imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de quarenta dias no deserto, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazer as doentias exigências de seu mísero corpo. Amém.
10 (dez) Pai-Nossos...
 
3º Oferecimento:
Eterno Pai, humildemente prostrada diante de Vossa Divina Majestade, ofereço-Vos os merecimentos de todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações, a que submeteu o Imaculado Jesus, nos quarenta dias de jejum no deserto, para reparar o espírito de mortificação e desonestidades de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e possa abraçar de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes mandar. Amém.
10 (dez) Pai-Nossos...
 
4º Oferecimento:
Eterno Pai, humildemente prostrada diante de Vossa Divina Majestade, ofereço-Vos os merecimentos das cruciantes dores que o Coração Imaculado de Jesus sofreu, durante os quarentas dias de jejum no deserto, prevendo que, a maior parte da humanidade se entregaria à intemperança e aos prazeres dos sentidos.
10 (dez) Pai-Nossos...
 
PRECE:
Ó Maria Santíssima, ó Anjos benditos, Santos e Santas do Paraíso, alcançam-me da Santa e Augustíssima Trindade, as seguintes graças que eu suplico pelo preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo:
- Fazer sempre a vontade de Deus;
- Viver estritamente unido a Deus;
- Pensar santamente e incessantemente em Deus;
- Amar a Deus sobre todas as coisas;
- Fazer tudo por amor de Deus;
- Ser santificada pelo amor de Deus;
- Conhecer, cada vez mais, a vontade de Deus;
- Aqui pede-se uma graça particular (...).
 
NO FINAL, reza-se:
Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de sua Santíssima Mãe, lhe obtenham misericórdia e perdão. Amém.

Mandela Day

 


Dia Internacional de Nelson Mandela – Mandela Day
 
Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença.
Nelson Mandela
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra hoje, 18 de julho, o Dia Internacional de Nelson Mandela “em reconhecimento à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura de paz e liberdade”.
Advogado e líder rebelde da África subsaariana, o ícone foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e lutou contra o regime racista e segregacionista do apartheid, em 1962, onde ele foi preso por traição e condenado à prisão perpétua.
Em 1994, Mandela foi eleito e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul. A eleição de Nelson Mandela foi um marco divisório para a África do Sul e tinha como o objetivo reconciliar os oprimidos e opressores uns com os outros.
 
Leia mais em:
https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/nelson-mandela-icone-mundial-da-luta-contra-o-racismo

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Deus ouve nossas orações?

 


Eu parto da Palavra de Deus em Tiago 5, 16: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. A oração eficaz tem mais a ver com aquele que está orando do que com a oração que está sendo feita. Na verdade, o que diz a Escritura é exatamente isso, ou seja, muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Se somos justos e estamos na paz, certamente Deus ouvirá toda a nossa oração e toda ela será para nós cura e libertação.
 
Fonte: via Canção Nova

O Reino de Deus

 


O Reino de Deus
 
(Mc 4, 26-34)
O Reino de Deus não surge do nada, não cai do céu pronto e mágico. Mas ele necessita e começa com atitudes de amor, bondade e misericórdia. Por menor que seja o que podemos fazer, são essas escolhas que movem o mundo. Como a semente de mostarda, tão pequenina, mas que gera grandes hortaliças. Não se faz a semente germinar, é a terra que faz, e ninguém vê. Mas ela precisa ser plantada. Não vemos como, mas nossas atitudes se multiplicam nos corações e nos relacionamentos entre nós. Escolher perdoar ao invés de vingança; paciência e ternura em lugar de violência; justiça onde se poderia tirar proveito. Essas são as sementes do Reino. O que eu estou fazendo, são sementes de amor ou de injustiça?
 
Clauzemir Makximovitz
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

terça-feira, 16 de julho de 2024

Ave Maria Santíssima

 


Ave Maria Santíssima 
 
Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!
 
Cheia de graça e bondade,
É por vós que conhecemos
A eterna revelação
Da vida em seus dons supremos.
 
O Senhor sempre é convosco,
Mensageira da ternura,
Providência dos que choram
Nas sombras da desventura.
 
Bendita sois vós, Rainha!
Estrela da Humanidade,
Rosa mística da fé,
Lírio puro da humildade!
 
Entre as mulheres sois vós
A Mãe das mães desvalidas,
Nossa porta de esperança,
E Anjo de nossas vidas!
 
Bendito o fruto imortal
Da vossa missão de luz,
Desde a paz da Manjedoura,
Às dores, além da Cruz.
 
Assim seja para sempre,
Oh! Divina Soberana,
Refúgio dos que padecem
Nas dores da luta humana.
 
Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora,
A vossa missão sublime!
 
Ave Maria psicografada por Chico Xavier pelo espírito Amaral Ornelas