.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 21 de julho de 2024

Árvore da gratidão

 


Árvore da gratidão: uma maneira de ajudar sua família a aprender a dizer “obrigado”
 
Agradecer a alguém pelo favor que fizeram para nós, agradecer o bom tempo que passamos com as pessoas que amamos ou simplesmente expressar nossa gratidão pelas maravilhas da Criação: são atitudes que transformam os relacionamentos familiares.
“A gratidão é uma virtude que pode ser cultivada em família”, diz o padre Lionel Dalle em seu livro O milagre da gratidão (“Le miracle de la gratitude”, publicado em francês). Pe. Dalle oferece uma atividade simples e divertida chamada “A Árvore da Gratidão”. Funciona assim, segundo o sacerdote:
 
“Desenhe uma árvore e pendure-a na parede. Toda noite, cole na árvore o seu momento favorito do dia, escrito (em segredo) no verso de um bilhete. No domingo, leia [juntamente com a família] as alegrias da semana e louve ao Senhor pelas maravilhas de sua vida!”
 
Este é um excelente exercício para jovens e idosos, pois pode nos ajudar a aprender a reconhecer os muitos benefícios e dons que experimentamos todos os dias e a formar o hábito de agradecer aos responsáveis, seja cônjuge, filho, pai, mãe, ou ao próprio Senhor.
 
Quais são os efeitos? “Todo mundo fica feliz por ter seu tempo para falar e feliz por ouvir as pequenas alegrias do outro. É um tempo de qualidade para a família, que nos faz crescer”, diz uma família que Lionel Dalle cita no livro.
Além deste momento de união e alegria familiar, as relações entre os membros da família tendem a ser transformadas e fortalecidas. “Se cada cônjuge dedicar algum tempo para anotar todas as atenções e todos os esforços que o outro faz a cada semana para o bem comum, nós nos olharemos de maneira diferente”, diz Hugues Dollié.
“A gratidão cria um clima de alegria e paz, fazendo-nos prestar mais atenção aos outros e facilitar a comunicação. Incentiva a boa vontade e reduz a violência”, afirma o pe. Dalle. Na vida de um casal, a gratidão “ajuda cada cônjuge a estar mais disposto a se dar, uma virtude no coração do amor conjugal”.
E pensar que são necessários apenas alguns lápis e algumas notas adesivas!
 
Mathilde de Robien
Portal Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário