.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Santos Marta, Maria e Lázaro

 


38 Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. * 39 Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40 Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”. 41 Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42 no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.
Lucas 10, 38-42
 
-Jesus ao hospedar-se na casa de Marta e Maria surge a novidade: uma mulher senta-se aos pés do mestre em horário dos trabalhos domésticos. As palavras de Jesus embelezam o coração mediante os ouvidos atentos de Maria. Ela bebe do poço profundo do “novo” ensinamento.
Peça ao Senhor a graça de também estar atento à novidade que Ele sempre comunica com sua palavra...
 
-Jesus não censura Marta por trabalhar; o que Ele censura é a sua inquietação, a sua preocupação, o fato de andar agitada no seu “tarefismo”, “com um olhar atravessado” para sua irmã, a quem se queixa e clama uma intervenção de Jesus. A “melhor parte” não é somente a contemplação, é não ver Jesus. A melhor parte é olhar em direção a Ele, é termos o desejo orientado para o Senhor. E se nosso desejo é orientado para o Senhor, nós podemos ter momentos de contemplação e momentos de ação. Não são momentos opostos.
Peça ao Senhor a graça de discernir sempre a melhor parte.
 
-O Caminho de Jesus passa pela casa do seu coração.
Você tem a preocupação de acolher Jesus, de lhe abrir a porta do seu coração? Você cria condições para ouvir (escutar) Jesus?
 
- “... uma só coisa é necessária”, nos diz Jesus. Comentando este evangelho o Pe. Adroaldo Palaoro nos diz: “A cena de Betânia nos está dizendo: todos somos, ao mesmo tempo, Marta e Maria. Todos nos sentimos, com frequência, ansiosos, angustiados, dispersos e tentados a fazer da eficácia nossa principal preocupação. Mas, vivemos também a experiência do sossego e da unificação, que nos faz ordenar nossas prioridades e viver centrados no essencial. E, uma vez mais, somos convidados a saborear a Palavra que, no mais profundo de nós mesmos, se converte em uma fonte de assombro e de prazer e nos reenvia a um serviço mais generoso e mais livre.”
 
-Ore pedindo ao Senhor a graça de poder transformar a sua casa em nova Betânia: casa da acolhida, da amizade, da partilha solidária, da convivência sadia...
 
-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Fonte: Arquidiocese de BH
 
Senhor nosso Deus, cujo Filho chamou de novo Lázaro do sepulcro para a vida e aceitou a hospitalidade que Marta lhe ofereceu em sua casa, concedei-nos que, exercendo a Cristo em cada um dos nossos irmãos, mereçamos ser alimentados com Maria na meditação da sua Palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: www.pcormaria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário