.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Dia Nacional da Caridade


 

No dia 19 de julho é comemorado o Dia da Caridade no Brasil, com o intuito de reforçar o sentimento de solidariedade e altruísmo entre os brasileiros. A caridade consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, significando um amor sem segundas intenções; não é invejosa, não é interesseira, não é presunçosa, nem se incha de orgulho, como nos escreve São Paulo na primeira carta aos Coríntios 13, 1-13.
 
“A caridade é dom, que dá sentido à nossa vida e graças ao qual consideramos quem se encontra na privação como membro da nossa própria família, um amigo, um irmão. O pouco, se partilhado com amor, nunca acaba, mas transforma-se em reserva de vida e felicidade.”
Papa Francisco
 
“Nós temos de fazer tudo para que todos tenham igualmente seus direitos reconhecidos e a sua oportunidade de vida. Todos, sem distinção, todos os seres humanos. A caridade vai nessa direção. E isso é ética. Ética é reconhecer a dignidade do ser humano e agir segundo a dignidade inviolável de cada ser humano. E a caridade ainda inclui justiça social, solidariedade e tudo aquilo que ajuda a promover as pessoas, a libertar as pessoas de todas as suas opressões. No entanto, a justiça sozinha não consegue cuidar das pessoas. Porque a justiça cobra, mas, por essência, não perdoa. A caridade perdoa.”
D. Cláudio Hummes, em 2002, durante a conferência “Ética e Solidariedade - o verdadeiro conceito de caridade cristã”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário