.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 25 de abril de 2025

A poderosa devoção às Cinco Chagas de Jesus


 

“Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados.”
(1 Pedro 2, 24)
 
Onde podem os fracos encontrar firme segurança e paz a não ser nas chagas do Salvador?
(São Bernardo de Claraval)
 
As Chagas de Cristo, obviamente, eram numerosas, devido à brutal violência dos açoites, da coroação de espinhos, dos golpes que os soldados Lhe deram, das feridas e quedas durante a subida rumo ao Calvário e da própria crucificação e retirada da cruz, mas, com o tempo, a devoção passou a representar a totalidade das feridas de Jesus mediante as cinco principais: as das duas mãos, as dos dois pés e a do lado perfurado. (...)
 
O Papa Francisco, no ângelus de 18/03/2021, fez a seguinte reflexão:
Não se esqueçam disto: olhem para o crucifixo, mas para dentro dele. Existe a linda devoção de rezar um pai-nosso para cada uma das cinco chagas: enquanto rezamos esse pai-nosso, procuramos ir entrando pelas feridas de Jesus até bem profundamente no Seu coração. E lá conheceremos a grande sabedoria do mistério de Cristo, a grande sabedoria da cruz”.
Pela devoção às Cinco Chagas de Cristo, reconhecemos a grande dor que Ele sofreu por cada um de nós e invocamos a Sua misericórdia para lavar os nossos pecados.
 
Philip Kosloski
(Excertos do artigo “A poderosa devoção às Cinco Chagas de Jesus”, publicado no site Aleteia, em 13/04/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário