.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 18 de outubro de 2009

O Tempo



Thereza di Buriasco

Faz bastante tempo que estamos juntos... ainda não nos conhecemos muito bem, mas já da para se ter uma idéia, não é? Meu pai dizia que para conhecer bem um pessoa é preciso comer um saco de sal junto. Naquele tempo o saco era de 60 quilos, era preciso muito tempo mesmo. Aprendi valorizar o meu tempo. Tenho sempre agendados meus atendimentos, mas não gosto de fazer planos ou programar o que quer que seja com antecedência. Quando me perguntam: o que vai fazer no fim de semana? Respondo: não sei se estarei viva até lá. Valorizo todo o tempo, o de trabalhar o de descansar, o de enviar e-mails, o de conversar... sigo o Eclesiastes 3:

Tudo tem seu tempo determinado e tudo tem seu propósito sob a face da terra:
Tempo de nascer e tempo de morrer
Tempo de plantar e tempo de colher
Tempo de construir e tempo de demolir
Tempo de chorar e tempo de rir
Tempo de espalhar pedras e tempo de juntar pedras
Tempo de abraçar e tempo de se afastar dos abraços
Tempo de buscar e tempo de perder
Tempo de guardar e tempo de jogar fora
Tempo de rasgar e tempo de coser
Tempo de estar calado e tempo de falar
Tempo de amar e tempo de aborrecer
Tempo de abraçar e tempo de se afastar dos abraços
Tempo de guerra e tempo de paz.


Não se deve dizer a um jovem: espera! Porque ele não tem noção do tempo, acredita que esperar significa demora. Também não se pode dizer a um velho: espera! porque ele tem noção do tempo, sabe que é pouco!
“Seu” Ari - o mundo perfeito!
Seu Ari é meu velho jardineiro, um sábio. Estávamos vendo o serviço terminado e ele encostado no muro me disse:
- Aqui é tão bonito, a gente vê as montanhas, as árvores com suas flores, tanto verde, tanto passarinho. Deus fez o mundo perfeito, só errou quando criou o homem, se fosse só bicho e mato, tava tudo bem direitinho.
Também penso que os bichos são mais sábios que nós. Por inúmeras razões e principalmente porque não se misturam. Boi anda com boi, carneiro com carneiro, cachorro com cachorro. Bicho só anda todo misturado nos desenhos animados... Nós deveríamos imitá-los e só caminhar com quem temos afinidades. Pode ser branco, preto, amarelo, verde, azul, importante é falar a mesma língua, mesmo que o idioma seja diferente. Podemos interagir com todos, mas conviver... é outro papo! O bonito de conhecer pessoas é que a diferença traz maior conhecimento, isto não implica em convivência diária. Conviver é uma arte e exige muito querer bem e muita vontade além de grande paciência. Entender isto também requer muito tempo...

Algumas vezes é preciso reler e repensar...

[imagem da web]

Nenhum comentário:

Postar um comentário