.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

terça-feira, 30 de julho de 2013

A noite


"Para lidar consigo mesmo, use a cabeça.
Para lidar com os outros, use o coração" – Karl Rahner

A beleza das estrelas só é vista quando noite chega. Esta frase me faz lembrar de quantas noites enfrentamos na vida. Quantos momentos difíceis passamos. Mas também me lembra da possibilidade de descobrirmos coisas belas nessas horas. Como o brilho, a beleza das estrelas, que só podem ser vistas à noite.
É verdade que o sofrimento nos faz andar mais devagar e leva-nos a pesar nossos motivos e atitudes. Mas ele também abre os nossos olhos para entendermos quais as nossas forças. Pode ser uma grande dor, um desapontamento amargo ou uma derrota esmagadora. Ou uma aflição que parecia tão insignificante, mas que persiste incansavelmente.
O fato é que o sofrimento, a noite da vida, revela capacidades que ignorávamos. Podemos ser aperfeiçoados. E a partir disto, nos erguemos para uma vida mais rica, mais profunda, mais estável. Aprecio o comentário selecionado de Lettie Cowman: “Geralmente, não são as pessoas que nunca sofreram que são fortes e têm paz. Sua estrutura nunca foi testada e essas pessoas não sabem como irão se portar ante o mais leve choque. O marinheiro mais seguro não é o que jamais viu a tempestade.”
Da mesma forma, quando perguntaram a Jorge Müller qual a maneira de se possuir uma fé tão vigorosa e sentir tanta segurança, ele respondeu: “É suportar grandes aflições”. Ou seja, quando somos tentados a retrair-nos é que devemos avançar e perceber que é possível crescer nesses momentos! Entenda que, como certas flores, algumas pessoas abrem-se com maior beleza nas sombras da vida.
A .B. Simpson ponderou que há duas maneiras de sair de um problema. Uma é simplesmente procurar ficar livre dele e respirar fundo quando tudo passou. Outra é acreditar e aceitá-lo como um desafio de Deus que nos levará a tomarmos posse de uma grande bênção.
Assim foram os grandes nomes da humanidade que nunca são esquecidos. Eles não foram formados através de circunstâncias aprazíveis, mas, de sofrimento. Talvez o grande diferencial seja este: uma coisa é ser ferido e outra é sentir-se abalado porque foi ferido. É uma questão de decidir entre ficar paralisado, se entregar, ou aproveitar a oportunidade para ascender, fortalecer o caráter, vencer!

Elisângela Machado de Freitas

[Imagem Google]

Nenhum comentário:

Postar um comentário