.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Minha Decisão de Crescer


Geraldo Eustáquio de Souza

(...)
Hoje eu sei que pior do que carregar o peso é a pessoa nem saber que está carregando um peso, ou ter que fingir que não existe peso nenhum. Ao assumir minha "carga" eu estava assumindo a minha libertação. Abrace sua dor e ela o levará de volta para a superfície; tente afogá-la e ela levará você junto.

Foi assim que eu fiz a opção pela mudança, descartando o peso de tantas cargas inúteis que eu estivera carregando por tanto tempo. Àquela altura, eu tinha compreendido algumas verdades essenciais de Crescimento Pessoal, que eu acabei transformando no meu "credo existencial": 

1.     Que a minha vida é só minha e que ninguém vai poder vivê-la por mim ou no meu lugar.
2.     Que, diante do meu menor descuido, indecisão, inconsciência, dúvida a respeito de quem eu sou e do que eu quero aparecem candidatos de todo lado dispostos a assumirem o controle integral sobre a minha vida.
3.     Que cabe a mim - e tão somente a mim - decidir se eu quero, devo e posso seguir os padrões de comportamento que me são impostos pela sociedade.
4.     Que, ao romper com os padrões que eu julgo que não devo seguir estou renunciando aos "favores, prêmios, aplausos e presentes" que a sociedade normalmente reserva aos fiéis cumpridores dos dogmas de conduta que lhe são impostos.
5.     Que a liberdade de escolha é o maior bem de todos; não há nenhuma recompensa que compense a perda da minha liberdade.
6.     Que eu estou na vida para viver e não para provar para os outros o que quer que seja.
7.     Que o que os outros pensam de mim não é da minha conta, mas o que eu penso de mim é totalmente da minha.
8.     Que é através de atitudes e ações concretas que eu me torno, de fato, dono da minha vida.
9.     Que sem ousadia a vida fica um saco.
10.  Que a vida é muito passageira para ser levada tão a sério. 

Ainda me encontro na estrada, com muito chão pela frente, mas sei que também já caminhei um bocado e que tenho muito o que comemorar, principalmente por ter aprendido que: 

Eu sou o primeiro responsável pela minha felicidade.
Os rumos que a minha vida pode tomar
dependem essencialmente da minha própria vontade. 

Não sou vítima de nada
nem de ninguém, realmente.
Quem me obriga a fazer igual?
Quem me impede de fazer diferente? 

É desculpa esfarrapada
dizer que alguém está me obrigando,
ou que alguma coisa me prende:
- consciente ou inconsciente,
tudo que faço, faço voluntariamente. 

Sou eu que escolho a estrada
e que sigo - ou não - em frente

 [Imagem Google]

Nenhum comentário:

Postar um comentário