.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Salve sua vida



Restabelecer relacionamentos rompidos fará a sua vida melhor. Quando um relacionamento se rompe, a maioria das pessoas se preocupa em descobrir quem está errado. Quando somos feridos, procuramos logo o culpado, querendo que ele pague por isso. Mas as coisas só podem ser reparadas a partir do que damos aos outros, e não do que recebemos deles como forma de pagamento.
Para o psicólogo Mark Baker, nós nos salvamos restaurando os relacionamentos. “Somos profundamente influenciados pelos nossos relacionamentos com os outros. Precisamos deles para podermos ser saudáveis e completos. O fato de estarmos com raiva de uma pessoa não significa que cortamos o relacionamento com ela.”
“Não existe nada mais importante que a escolha deliberada e consciente de construir um relacionamento de amor com aqueles que nos cercam, por mais difícil que isso seja”, destaca Baker. Sua ideia baseia-se no fato de que nós, seres humanos, precisamos fundamentalmente das outras pessoas para podermos saber quem somos. Assim como necessitamos de espelhos que reflitam a nossa imagem física, que nos mostrem como parecemos fisicamente, precisamos que as outras pessoas nos retratem emocionalmente.
Isso vai contra o individualismo, a crença na autoconfiança. Aqueles que acreditam no individualismo enfatizam a realização e o sucesso pessoal sem precisar depender dos outros. São pessoas que sentem que têm o direito de alcançar a excelência pessoal a qualquer custo. Mas isso é um engano. O ser humano não consegue, na prática, funcionar dessa maneira. Ele realiza seu pleno potencial através da conexão com outras pessoas, e não por meio da competição.

(Elisângela Machado de Freitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário