.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 30 de junho de 2024

Bendito seja Deus!

 


“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!”

2 Cor 1,3-4


Desperta!

 


“Cada amanhecer vem sempre carregado de uma promessa, uma nova oportunidade, uma passagem da escuridão e do silêncio da noite à luz e aos rumores do novo dia. Cada noite tem as suas histórias condensadas com o cansaço dos dias, dos pensamentos e emoções vividas, coloridas em tons de amor e também de sofrimento. São as histórias de cada um de nós, que podemos contar e meditar no coração. Damo-nos conta que há amanheceres discretos e rotineiros, outros há que trazem consigo força e medo, mas há outros, únicos, que transcendem os dias passados e transfiguram aqueles que hão de vir.”
Pe. António Valério, sj
 
Desperta para esse dia que fez novas todas as coisas. Isto é um convite à contemplação transfigurada da vida, do mundo, das nossas relações, do trabalho de cada dia, através dos olhos da nossa alma.

sábado, 29 de junho de 2024

Oração de uma jovem mãe

 


Tempo não há, Senhor, para me ajoelhar. No entanto, preciso e quero estar unida a vós. Preciso renovar incessantemente as minhas forças e quero que meus trabalhos se tornem louvores. Por isso, compus este salmo singelo:
Sono interrompido, bendizei ao Senhor!
Mamadeiras e banhos, bendizei ao Senhor!
Sopinhas e teimosia de não comer, bendizei ao Senhor!
Falta de babá, bendizei ao Senhor!
Travessuras e brigas, bendizei ao Senhor!
Sorrisos e encantos, bendizei ao Senhor!
Sim, bendigo ao Senhor pelos problemas dos meus dias: Pela renúncia que exigem, pelas alegrias que me dão. Bendigo ao Senhor pelo filho que trago nos braços, e por aquele que promete vir...
É um salmo singelo, meu Deus, mas se tempo não tenho para melhor rezar, seja este o meu ato de amor:
Cada instante de meu dia... bendizei ao Senhor!
 
(desconheço a autoria)

São Pedro e São Paulo

 


Orações a São Pedro e São Paulo
 
SÃO PEDRO
Ó São Pedro, pedra viva da Igreja fundada por Jesus Cristo, Vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens,
Vós que dissestes: “Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna”, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus,
dando-me coragem para seguir o vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a Verdade a todos.
Ó São Pedro, Vós que fizestes a mais bela declaração de amor:
“Senhor, tu sabes que eu te amo”, ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço.
(Aqui se faz o pedido). Amém.
Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.
Glorioso São Pedro, rogai por nós!
 
SÃO PAULO
Ó glorioso e grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso, seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades,
dai-nos este espírito de apóstolo de vosso Mestre Jesus, a fim de que possamos dizer a todos – “Já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim”.
Iluminai a todos os povos com a luz do Evangelho, que com tanto amor testemunhastes, procurando estabelecer no mundo, o Reino da justiça e de amor do vosso Mestre.
Suscitai muitas vocações missionárias, que a vosso exemplo, levem Cristo a todos os povos. Amém.
Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.
São Paulo Apóstolo, rogai por nós!
 
Fonte: Portal Padre Alexandre Fernandes

sexta-feira, 28 de junho de 2024

A primeira oração humana é sempre uma recitação vocal

 


“Os lábios movem-se sempre em primeiro lugar. Embora todos saibamos que rezar não significa repetir palavras, no entanto a oração oral é a mais segura e pode ser praticada sempre. Os sentimentos, por mais nobres que sejam, são sempre incertos: vêm e vão, abandonam-nos e regressam. Não só, mas até as graças da oração são imprevisíveis: às vezes as consolações abundam, mas nos dias mais escuros parecem evaporar-se completamente. A oração do coração é misteriosa e em certos momentos falha. A oração dos lábios, aquela que é sussurrada ou recitada em coro, está sempre disponível, e é tão necessária quanto o trabalho manual. O Catecismo afirma: ‘A oração vocal é um elemento indispensável da vida cristã. Aos discípulos, atraídos pela oração silenciosa do seu Mestre, este ensina-lhes uma oração vocal: o Pai-Nosso’ (n. 2701). “Ensina-nos a rezar”, pedem os discípulos a Jesus, e Jesus ensina uma oração vocal: o Pai-Nosso. E naquela prece há tudo.
 
[...] Não se deve cair na soberba de desprezar a oração vocal. É a oração dos simples, a que Jesus nos ensinou: Pai nosso que estais no céu... As palavras que pronunciamos levam-nos pela mão; às vezes restituem o sabor, despertam até o mais adormecido dos corações; estimulam sentimentos dos quais tínhamos perdido a memória, e levam-nos pela mão rumo à experiência de Deus. E acima de tudo, de maneira segura, são as únicas que dirigem a Deus as perguntas que Lhe aprazem. Jesus não nos deixou na névoa. Disse-nos: ‘Eis como deveis rezar!’. E ensinou a oração do Pai-Nosso (cf. Mt 6, 9).”
 
Papa Francisco
Fonte: Portal Aleteia

Uma oração para hoje

 


Pai, obrigado por ser meu abrigo quando as tempestades da vida tentam tirar a minha paz. Mesmo eu não tendo as respostas, eu escolho confiar em Ti. Minha esperança não está nos homens, mas no Senhor que me dá paz e força para prosseguir. Obrigado por estar comigo todos os dias da minha vida! Em nome de Jesus. Amém.


quinta-feira, 27 de junho de 2024

A Sabedoria e o Bom Senso

 


Richard Simonetti
 
O sábio indiano passava com um discípulo às margens do Ganges. Em dado momento, viu um escorpião que se afogava no rio. Pressuroso, estendeu a mão e o retirou das águas. Previsivelmente, o escorpião picou sua mão. Não obstante a dor, o sábio, cuidadoso e paciente, o depositou em terra firme. Teimoso, o bicho voltou ao rio. O discípulo, admirado, viu seu mestre novamente, submetendo-se a nova agressão. O escorpião, que parecia orientado por vocação suicida, retomou às águas. Repetiu-se a cena. A mão do sábio intumescia, dor lancinante.
- Mestre - balbuciou, confuso, o discípulo -, não estou entendendo. Esse escorpião o atacou três vezes e o senhor continua empenhado em socorrê-lo? Ele sorriu.
- Meu filho, é da natureza dele picar; a minha é salvar!
 
Grande sábio, não é mesmo, leitor amigo? Se responder que não, concordo plenamente. Faltou-lhe um componente essencial à sabedoria: o bom senso, a capacidade de avaliar uma situação e fazer o melhor. Se o exercitasse, simplesmente apanharia um arbusto ou vareta, recolheria o escorpião e o deixaria longe do rio. Fácil, fácil, sem nenhum problema.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 


O belo poema de Santa Teresinha para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
 
1897 – A Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó Mãe querida, desde minha infância
Teu semblante encantou meu coração;
Lia em teu olhar tua ternura
E achava, junto de ti, felicidade
 
(estribilho)
Lá nas plagas [regiões] do céu, Virgem Maria,
Hei de ver-te, depois de meu exílio,
Mas, aqui nesta vida, tua imagem
É sempre meu socorro a toda hora!
 
(segunda estrofe)
Quando era boazinha e obediente,
Tinha a impressão de que sempre me sorrias.
Mas se era, às vezes, meio levadinha,
Eu cria ver-te sobre mim chorando!
 
(terceira estrofe)
Ao escutar minha oração tão simples,
Mostravas-me carinho maternal
E eu encontrava, ao ver-te sobre a terra,
Delícias de meu céu.
 
(quarta estrofe)
Enquanto luto, ó minha Mãe querida,
Tornas minh’alma forte no combate,
Pois sabes que, na tarde da existência,
Quero ofertar almas ao Coração de Jesus!
 
(quinta estrofe)
Doce Imagem de Mãe, eternamente,
Meu tesouro serás, minha alegria.
E quero, em minha hora derradeira,
Fixar ainda em ti o meu olhar.
 
(último estribilho)
Depois, voando às plagas [regiões] celestiais,
Vou assentar-me, ó Mãe, em teus joelhos
E aí, sem dividi-los com ninguém,
Receberei teus beijos de ternura!
 
Fonte: Portal Aleteia

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Oração a São José para nos guiar no caminho da vida

 


Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e defendei-nos de todo o mal. Amém.

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 9º dia

 


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 9º dia
 
Maria, porém, guardava todas as coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19).
 
Quantas vezes, ó Maria, meu coração fica triste, atribulado, cheio de dúvidas e angustiado. Isso acontece, porque não me recolho no silêncio da oração nem procuro ver o que Deus quer de mim. Não sei escutar o Senhor. Maria, peço-vos a graça de acreditar que Deus me ama sempre, mesmo na dor.
 
Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: passar o dia alegre e não se aborrecer.
 _____________
Professor Felipe Aquino
Fonte: cancaonova.com

Uma antiga oração hebraica diz...

 


Uma antiga oração hebraica diz:

"Que seus despertares te despertem. E quando você acordar, o dia que começa te excite. E que os raios de sol que se infiltram pela sua janela a cada novo amanhecer nunca se tornem rotina. E que você tenha lucidez para se concentrar e resgate o que há de mais positivo em cada pessoa que cruzar seu caminho. E não se esqueça de provar a comida com atenção, mesmo que seja só pão e água. E encontrar algum momento do dia, mesmo que seja curto e breve, para levantar o olhar e agradecer pelo milagre da saúde, aquele misterioso e fantástico equilíbrio interno. E que você seja capaz de expressar o amor que sente por seus entes queridos. E que seus abraços abracem. E deixe que seus beijos beijem. E que os pores do sol nunca deixem de surpreendê-lo. E que você chegue cansado e satisfeito ao anoitecer pela tarefa concluída durante o dia. E que seu sono seja calmo, repousante e sem intercorrências. E não confunda o seu trabalho com a vida, nem o valor das coisas com o seu preço. E não acredite que você é mais que qualquer outra pessoa porque nada mais somos do que respiração. E não se esqueça, nem por um momento, que cada segundo de vida é uma dádiva, e que se fôssemos realmente corajosos, dançaríamos e cantaríamos de alegria quando tomássemos consciência disso como uma pequenina homenagem ao mistério da vida que nos envolve e nos abençoa."


terça-feira, 25 de junho de 2024

Prece da noite

 


"Que neste instante Deus sopre em seus ouvidos a mais linda canção! Que ela sirva para trazer a paz que tanto precisa, que seja um incentivo para ultrapassar todos os obstáculos que a vida lhe impuser! Abençoado seja o nosso descanso!"
 
Rita Aguilar

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 8º dia

 


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 8º dia
 
“[…] olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1,48).
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quantas vezes me torno orgulhoso, vaidoso, confiante nas coisas que passam. Tudo isso pode ocupar o lugar de Deus em meu coração. Maria, livrai-me desta tentação de trocar Deus pelas coisas da terra e descuidar da casa d’Ele em mim. Bondosa Mãe, socorrei-me com a graça de Jesus.
 
Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: ouvir e conversar, bondosamente, com um idoso ou uma pessoa difícil.

Sobre os dias em que a vida é um verdadeiro ato de coragem

 


Há dias que são difíceis - e como! Dias que provam pouco a pouco, que a vida é um verdadeiro ato de coragem - talvez não aos olhos da maioria, mas aos olhos de quem sente. Aos olhos de quem está na pele. Coragem para encontrar o ânimo que foi embora, as cores da vida que os últimos tempos roubaram, e o sentido que vivemos buscando para dar sentido aos sofrimentos.
Existem dias em que viver - apenas viver - se torna um ato de coragem. Nestes dias, é difícil lidar com tudo aquilo que não deu certo, com as injustiças do mundo e com o silenciar de Deus diante do sofrimento. Há dias em que nós não nos compreendemos e não compreendemos o outro. Dias em que o outro não nos compreende, e temos que lidar com nossas dores sozinhos.
Arrisco dizer que dias assim nos roubam o pouco do fôlego que ainda resta para seguirmos em frente. Vivemos um tempo difícil, solitário, moroso. São dias chuvosos, e a tempestade, sinceramente, parece não passar. Contudo, não podemos esquecer, mesmo que a falta de ânimo e coragem ganhem de nós em alguns dias, que Jesus Cristo está no barco conosco e acalmará o mar tão agitado em nossos corações.
Só Jesus Cristo e só o fato de acreditarmos nele darão sentido a todo o sofrimento pelo qual estamos passando. Somente Ele restabelecerá o fôlego perdido em dias difíceis.
Portanto, tenha paciência consigo mesmo, tenha fé. Viva um dia de cada vez. Quando se levantar pela manhã, peça a Jesus Cristo que sopre em você toda a coragem necessária, para que você levante da cama e viva o melhor que você puder oferecer para você mesmo neste dia.
Não é sobre a tempestade que chega. Não é sobre o mar agitado. É sobre o seu ato de coragem diante da vida, e sobre Jesus Cristo caminhar ao seu lado.
 
Talita Rodrigues
Fonte: Portal Aleteia

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Senhor, eu sei que tu me sondas

 


Senhor, eu sei que tu me sondas.
Sei também que me conheces.
Se me assento ou me levanto,
conheces meus pensamentos.
 
Quer deitado ou quer andando,
sabes todos os meus passos.
E antes que haja em mim palavras,
sei que em tudo me conheces.
 
Senhor eu sei que tu me sondas...
Senhor eu sei que tu me sondas...
Senhor eu sei que tu me sondas...
Senhor eu sei que tu me sondas...
 
Deus, tu me cercaste em volta.
Tuas mãos em mim repousam.
Tal ciência, é grandiosa.
Não alcanço de tão alta.
 
Se eu subo até o céu,
sei que ali também te encontro.
Se no abismo está minh'alma,
sei que aí também me amas.
 
Senhor eu sei que tu me sondas...
Senhor eu sei que tu me sondas...
Senhor eu sei que tu me sondas...
Senhor eu sei que tu me sondas...

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 7º dia

 


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 7º dia
 
Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).
Maria, sempre fizestes tudo o que Deus vos pediu. Para que eu também seja assim, ajudai-me a ouvir a Palavra de Deus, a meditar, a ouvir o que Jesus ensinou. Atendei meu pedido nesta novena e não deixai que fique acomodado na vida.
 
Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: ler Lc 1,39-56.

Natividade de São João Batista

 


“Preparai o caminho do Senhor” (Mt 3, 3).
Jesus disse: “Entre os nascidos de mulher, nenhum foi maior do que João Batista” (Mt 11,11).
 
Ao celebrar a Solenidade da Natividade de São João Batista, comemoramos o início do Mistério da Encarnação de Jesus Cristo e do Plano de Salvação para humanidade, onde a pessoa de São João Batista, o “Precursor”, insere a comunidade a vivenciar o testemunho da Palavra, através do batismo e da penitência.
“João é um precursor e a sua voz é precursora da Palavra de Deus, voz que encoraja e predispõe à salvação, voz que nos exorta a procurar a herança do céu” (São Clemente de Alexandria).
Que São João Batista interceda por nós, fortalecendo nossa fé e guiando-nos no caminho da santidade. Que sua natividade seja uma fonte de inspiração contínua para nós, e que, assim como ele, possamos nos tornar verdadeiros mensageiros do amor e da misericórdia de Deus.
 
ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA
São João Batista, fostes a voz que clamou no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo”. São João Batista, rogai por nós.
 
Fonte: CNBB

domingo, 23 de junho de 2024

Você já contou a sua história para você mesmo?

 


A importância de contar a sua história para você mesmo, sob a perspectiva do hoje.
 
Quando você vive uma situação difícil, ela automaticamente é gravada em seu coração e em seu cérebro. Cada sofrimento pelo qual você passa deixa um legado dentro de você quando você se permite aprender com ele.
Consequentemente, esse legado gera um grande aprendizado, mas também pode ser um gerador de dor e insegurança. Sem perceber, você fica mais blindado e reativo, o que te impede de se abrir para vivenciar o novo. E não se culpe por isso, é natural que estes bloqueios surjam, como forma de proteção. Como forma de proteger o seu coração.
E como é que você consegue mudar isso? Sabe como? Conversando com a sua história! Todos nós temos a nossa história, todos nós somos uma grande história. Quando você olha para a sua história, você consegue relê-la, e você consegue contar a sua história com o olhar do hoje.
 
A importância de recontar a própria história
Quando nos contamos a nossa história, não se esqueça, de alguma forma estamos “viciados” em manter a versão original, na mesma perspectiva talvez de anos atrás. Mas como seria você contar sua história para você, com um olhar do hoje?
Contá-la sob uma nova perspectiva, considerando todos os teus aprendizados, as tuas quedas e os teus sucessos. Como seria contá-la novamente a você mesmo, considerando que hoje você está mais íntimo de si mesmo?
Recontar a sua própria história a você mesmo, sob uma nova perspectiva, além de você ter mais respaldo, você não muda sua história. Mas você consegue acolhê-la, e perceber que aquilo que você não tinha lá atrás hoje você pode ter.
 
Vírgula ou ponto final?
É você quem decide se nos percalços de sua história, diante dos teus sofrimentos e dos legados deixados por eles, você colocará vírgula ou ponto final. Colocar uma vírgula é dar-se a chance de recontar e até mesmo ressignificar sua história sob uma nova perspectiva num futuro breve. Optar pelo ponto final é decretar a si mesmo que não é possível recontar a sua história sob uma nova perspectiva, e consequentemente receber o novo em sua vida.
Acolha a sua história do jeito que ela é. Não mude nenhum detalhe, afinal todos os detalhes fazem parte de você. Mas opte pela vírgula, e não pelo ponto final.
 
Talita Rodrigues
Fonte: Portal Aleteia

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 6º dia

 


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 6º dia
 
Vinde a mim, […] e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).
Pode a mãe esquecer seu filho? Sei, ó Maria, que não nos esqueceis, mas tenho medo de me esquecer de vós. Peço-vos nunca perder Deus nem a fé, e sempre confiar em vós. Ó Maria, feliz de quem vos conhece e a vós recorre como o filho à sua Mãe. Ajudai-me em minha prece.
 
Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: ir a uma igreja e rezar por alguém.

Sejamos luz!

 


(…) Enquanto ficamos aguilhoados pela revolta, reclamando, atacando uns aos outros, alimentando essa onda que causa angústia e medo, deixamos de fazer a única coisa que poderia ser verdadeiramente revolucionária.
Existir.
Ser a luz que somos.
Não importa a sombra que nos rodeie, estamos aqui para manifestar nossa luz.
Uma única vela acesa rompe a escuridão.
Se você for alguém influente na política, seja luz. Se você for influente na educação, seja luz na educação. Se for dono de um quiosque na praia, coloque amor ao preparar os sanduíches.
Onde quer que esteja, faça o seu melhor.
Pare de desperdiçar sua energia julgando, polarizando, atacando. Isso não resolve. Apenas aprofunda esse véu de separatividade e cega a todos nós.
Essa é a última tentativa da sombra de nos afastar de nós mesmos. Temos um poder imenso e tudo pode se transformar se formos sábios e corajosos para fazer a única coisa que nos cabe.
Não se deixe iludir pelo que vê à sua volta. Respire. Faça o seu melhor. Vibre a luz que você é. E confie!
Estamos a caminho!
“Almas são como velas, acendem-se umas nas outras.”
 
Texto da psicóloga Patrícia Gebrim

sábado, 22 de junho de 2024

Prece

 


Pai amado, Tu conheces a minha entrada e a minha saída! Me guarda e me fortalece, para que suporte firme as provações da vida, e que receba a coroa da vitória vinda de tuas mãos, por tua misericórdia e por tua graça! Sentir tua força quando estou fraco é para mim o maior consolo que possa receber! Sei que farás por mim muito mais que espero, que penso e que mereço! Eu oro em nome de Jesus, amém!


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 5º dia

 


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 5º dia
 
“[…] eu estou ali, no meio deles” (Mt 18,20).
Bondosa Mãe, como vivestes com Jesus e José em casa? Concedei-me amar meus irmãos e aceitar cada um no seu jeito de ser. Dai-nos a paz, compreensão, bondade e alegria para que o Espírito de Jesus permaneça conosco. Bondosa Mãe, pedi a Ele por nós.
 
Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: visitar alguém doente.

“Coração de Jesus, fonte de toda consolação”

 


... a palavra consolação encerra dois sentidos: por um lado, significa fortalecimento, novo vigor, novo alento; por outro, uma sensação de alegria, de suavidade, de unção do Divino Espírito Santo.
Em ambos os sentidos, o Sagrado Coração de Jesus é fonte de toda consolação, pois enche de júbilo e satisfação espiritual aqueles que se abrem para sua infinita bondade. Mas Ele é também nossa fortaleza. Assim, quando nos sentirmos débeis ou cansados, quando nos faltar coragem para praticar algum ato de virtude que o dever de católicos nos impõe, lembremo-nos: não estamos sozinhos, Jesus está a nosso lado! N’Ele encontraremos as forças necessárias para amar a Deus e ao próximo, cumprindo fielmente os divinos preceitos de sua Lei.
Sobretudo nessas horas, precisamos lançar-nos nos braços do Divino Mestre...
 
Padre Carlos Werner Benjumea
(Excerto do artigo “Sagrado Coração de Jesus: fonte de toda consolação”, de 02/06/2020 - Canção Nova)

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Perdoar

 


"Perdoar não é somente um ato de liberação amorosa para com o outro, mas, mais importante, é um ato de amor-próprio. O perdão é uma declaração estupendamente bela de sua própria autoestima. O perdão é necessário para entrar totalmente em seu autêntico poder, porque vocês não podem ser empoderados e vítimas ao mesmo tempo.”

(Arcanjo Gabriel)


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 4º dia

 


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 4º dia
 
“[…] foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40).
Mãe de Jesus e minha mãe, dai-me um coração generoso para ajudar o próximo e misericordioso para perdoar sempre. Dai-me um coração humilde e manso para suportar suas fraquezas. Jesus disse que faço a Ele o que faço aos outros, por isso, ajudai-me a melhor amar Deus e meus irmãos. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, socorrei-me na graça que vos peço.
 
Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: dar algo ao pobre.

Se, ao acordar...


 

Se, ao acordar, posso escolher uma roupa, posso escolher também o sentimento que vai vestir meu dia.
Se, no percurso, posso errar o caminho posso também escolher a paisagem que vai vestir meus olhos.
A mesma articulação que tenho para reclamar, tenho para agradecer.
E, se posso me adornar com a alegria, não é a tristeza que eu vou tecer.
Que hoje e sempre seja mais um belo dia!
 
Marla de Queiroz

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Uma sincera amizade, no verdadeiro sentido humano e cristão

 


“Essa é uma característica dos santos: cultivam a amizade, porque é uma das manifestações mais nobres do coração humano e tem em si algo de divino, como Tomás mesmo explicou em algumas quaestiones da Summa Theologiae, na qual ele escreve: ‘A caridade é a amizade do homem com Deus em primeiro lugar, e com os seres que a Ele pertencem’.”


Papa Bento XVI


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 3º dia

 


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 3º dia
 
“[…] seja feita a tua vontade […]” (Mt 6,10).
Bondosa Mãe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, compreendestes e sempre fizestes o que Deus queria, afastai de mim a dureza do coração, o orgulho e o egoísmo. Ajudai-me, bondosa Mãe, a seguir a vontade de Deus e concedei-me a graça que vos peço.
 
Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: antes de dormir, agradecer a Deus por tudo o que aconteceu no dia.

Dia Mundial do Refugiado

 


Oração pelos que fogem do próprio país - Rezemos para que os migrantes que fogem da guerra ou da fome, forçados a viagens cheias de perigo e violência, encontrem acolhimento e novas oportunidades de vida nos países que os recebem.
 
Pai amoroso, que acolhes todos os teus filhos e filhas: pedimos-te hoje pelos migrantes que fogem das guerras ou da fome. Que encontrem acolhimento e novas oportunidades de vida nos países que os recebem. O acolhimento é uma expressão do amor, desse dinamismo de abertura que nos impele a colocar a atenção no outro, a buscar o melhor para a sua vida. Sabemos que, com frequência, o imigrante é visto como um usurpador que não oferece nada, e, assim, chegamos a pensar ingenuamente que os pobres são perigosos ou inúteis e que os poderosos são generosos benfeitores. Ensina-nos a ser Igreja “hospital de campanha”, a viver cada vez melhor o acolhimento, a promover uma cultura do acolhimento que proteja e integre; a pensar e gerar um mundo aberto, a ter como critério não a utilidade do outro, mas sim o valor em si que a pessoa representa. E que os diferentes países do mundo sejam capazes de pensar não apenas como país, mas também como família humana, porque somente uma cultura social e política que incorpore o acolhimento gratuito poderá ter futuro. Amém.
 
Fonte: Apostolado da Oração – RMOP

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Pai Nosso que estais nos céus...

 


Pai Nosso que estais nos céus...
Que vosso abraço sagrado acolha nossas dores.
Não nos permitais cair na tentação da desesperança diante das atrocidades do mundo.
Que nossa Fé não mingue em tempos difíceis.
Que sejamos capazes de perdoar o outro (tão “pecador” quanto nós) e sobretudo a nós mesmos.
Que nossa coragem não sucumba ao desânimo.
Que o pão nosso de cada dia seja farto na mesa de cada filho vosso.
Livrai-nos dos maus sentimentos e pensamentos.
Livrai-nos das presenças ausentes.
Livrai-nos da ingratidão.
Livrai-nos da falta de Amor.
Que assim seja.

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 2º dia

 


Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 2º dia
 
“[…] meu espírito se alegra em Deus […]” (Lc 1,47).
Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-me a ser de Deus. Tudo passa como vento, Deus permanece. Quero ser d’Ele e, por isso, vos suplico: socorrei-me nessa vida, ajudai-me a não perder Deus nos sofrimentos e necessidades. Bondosa Mãe, aumentai a minha fé e confiança, socorrei-me com vosso amor.
 
Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: em casa, fazer o trabalho com amor.

Petição de paz

 


Senhor Jesus! Auxilia-nos a construir a paz onde estivermos. Faze-nos extinguir a discórdia pela prática do amor que nos ensinaste. Senhor, inspira-nos a palavra, a fim de desculparmos aos nossos semelhantes, para que sejamos desculpados, e a compreendê-los para que sejamos compreendidos. Auxilia-nos a entender que não estaremos tranquilos, sem servir-nos espontaneamente uns aos outros. Guia-nos para a aceitação de tuas diretrizes, de modo a reconhecermos que todos somos irmãos e filhos do mesmo Pai; e ampara-nos o coração de modo a sabermos que é possível usufruir a felicidade de estarmos contigo desde hoje, tanto quanto estás conosco, agora e sempre. Assim seja!


terça-feira, 18 de junho de 2024

O poder que está por trás do sinal da Santa Cruz

 


“Toda a nossa vida, as nossas palavras, ações e nossos pensamentos estão sob o sinal da cruz, ou seja, do amor de Cristo ao extremo. Fazer o sinal da cruz quando acordamos, antes das refeições, diante de um perigo, em defesa contra o mal, antes de dormir, significa dizer a nós mesmos e aos outros a quem pertencemos, quem queremos ser.” Papa Francisco
 
Sinal da Cruz
Pelo sinal da cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
 
O poder do Sinal da Cruz
Na testa, para nos conectarmos a Deus e abençoar a nossa mente, libertando-nos do mal.
Na boca, para abençoar as nossas palavras, que sejam para agradecer e edificar.
No coração, para que Deus abençoe nossos sentimentos, afastando o ódio e as tristezas.

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 1º dia

 


A exemplo de Jesus, também nós recorremos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro diante das angústias de nosso coração.
 
Preparação para todos os dias da novena:
– Recolher-se em oração em casa ou numa igreja;
– Fazer o pedido da graça que tanto deseja alcançar;
– Rezar a oração de cada dia;
– Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias;
– Praticar a boa obra de cada dia. Pode-se trocar por outra mais conveniente.
 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Eis a tua mãe” (Jo 19,27).
Bondosa Mãe do Perpétuo Socorro, que experimentastes a angústia da vida, acolhei o meu pedido. Sois Mãe e tendes o desejo de socorrer a todos, aqui está alguém que é pecador, mas que recorre a vós.

Rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias

• Boa obra: dar esmola a um pobre.

Respirai em mim, ó Espírito Santo

 


"Respirai em mim, ó Espírito Santo, para que seja santo o meu pensar. Impeli-me, ó Espírito Santo, para que seja santo o meu agir. Atraí-me, ó Espírito Santo, para que eu ame o que é santo. Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo. Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo. Amém."
 
Santo Agostinho 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Dez maneiras de amar a nós mesmos

 


1 - Disciplinar os próprios impulsos.
2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.
3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros.
4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.
5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.
6 - Evitar as conversações inúteis.
7 - Receber no sofrimento o processo de nossa educação.
8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.
9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.
10 - Repetir as lições edificantes, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos sem desanimar e colocando-nos a serviço do Divino Mestre, hoje e sempre.
 
André Luiz (Do livro Paz e Renovação, F. C. Xavier)

Paciência, coragem e sabedoria

 


“Ó Senhor, dai-me a paciência suficiente para suportar as longas esperas, para me adaptar aos imprevistos, para perseverar diante dos desgostos, para suportar quem me incomoda, para conviver com os meus limites. Dai-me a coragem necessária para exprimir as minhas convicções, para enfrentar a insensibilidade, para lutar contra as tentações, para enfrentar a adversidade, para crer naquilo que é possível. Dai-me a sabedoria indispensável para ponderar com equilíbrio, para orientar com discrição, para valorizar as coisas simples, para acolher o mistério de cada dia e confiar em vossa providência. Amém.”
 
Oração do padre camiliano Arnaldo Pangrazzi

domingo, 16 de junho de 2024

Um jeito diferente de olhar para o Salmo 23

 


O Senhor é o meu Pastor... Isto é relacionamento!
Nada me faltará... Isto é suprimento!
Caminhar me faz por verdes pastos... Isto é descanso!
Guia-me mansamente a águas tranquilas... Isto é refrigério!
Refrigera minha alma... Isto é cura!
Guia-me pelas veredas da justiça... Isto é direção!
Por amor de seu nome... Isto é propósito!
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte... Isto é provação!
Eu não temeria mal algum... Isto é proteção!
Porque tu estás comigo... Isto é fidelidade!
A tua vara e o teu cajado me consolam... Isto é esperança!
Unges a minha cabeça com óleo... Isto é consagração!
E o meu cálice transborda... Isto é abundância!
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida... Isto é bênção!
E eu habitarei na casa do Senhor... Isto é segurança!
Por longos dias... Isto é eternidade!

Oração para afastar pensamentos sombrios e depressivos

 


Preencha sua mente com a luz e a alegria de Deus através desta oração de Santo Efrém
 
Ó Senhor, afasta as trevas de nossas mentes com a luz da tua sabedoria, para que iluminados desta forma possamos servir a ti com pureza renovada. O início da passagem do sol pelo céu marca o começo da jornada de trabalho para nós mortais. Te pedimos, Senhor, que prepares em nossas mentes um lugar onde o dia que não conhece fim possa tudo iluminar. Que tenhamos dentro de nós esta luz, a vida da ressurreição, e que nada tire o nosso deleite de ti. Marca-nos com o sinal daquele dia que não começa com o movimento e o curso do sol, mantendo nossas mentes fixas em ti.
Pedimos-te: não tires de nossas mentes, Senhor, os sinais de tua presença espiritual e não retires de nossos corpos o calor e o deleite de tua presença. A natureza mortal de nosso corpo é uma fonte de corrupção dentro de nós. Permite que o derramamento do espírito de seu amor limpe o efeito da mortalidade de nosso coração. Concede, Senhor, que possamos nos apressar para nosso verdadeiro lar, e, como Moisés no topo da montanha, que possamos ter um olhar sobre ele.
 
Fonte: Portal Aleteia

sábado, 15 de junho de 2024

Três pequenas histórias

 


Certa vez, o povo de um vilarejo decidiu se reunir no centro do lugar para orar pedindo por chuvas... Mas apenas um garoto trouxe guarda-chuva. O nome disso é FÉ.
Quando você joga um bebê de um ano de idade para o alto, ele gargalha porque sabe que na queda alguém irá segurá-lo. O nome disso é CONFIANÇA.
A cada noite, antes de dormir, não temos garantia nenhuma de que estaremos vivos na manhã seguinte, mas, ainda assim, colocamos o despertador para tocar. O nome disso é ESPERANÇA.
Que nunca as percamos.

“Coração de Jesus, propiciação pelos nossos pecados”

 


Propiciar (do latim, propitiare) é tornar propício, tornar favorável por meio de um sacrifício, oferecer um sacrifício expiatório. Isso é o que fez Jesus, oferecendo-Se ao Pai como “expiação pelos nossos pecados” (1Jo 2,2).
E o Apóstolo do amor empenha-se em acentuar: “Nisso se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo seu Filho único, para que vivamos por Ele (…) para expiar nossos pecados” (1Jo 4, 9-10).
 
Padre Carlos Werner Benjumea
(Excerto do artigo “Sagrado Coração de Jesus: fonte de toda consolação”, de 02/06/2020 - Canção Nova)

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Sabedoria: uma das melhores virtudes para pedir a Deus

 


Certa vez o Papa Francisco disse que “a sabedoria é uma graça que nos permite ver as coisas com os olhos de Deus, a sentir como Deus e a falar com suas palavras”.
Mas como podemos pedir sabedoria a Ele? Uma bela prece com essa petição foi feita pelo rei Salomão quando assumiu o trono no lugar de seu pai, Davi (I Reis 3, 6-9).
O Senhor apareceu em sonho, dizendo que Salomão poderia pedir o que quisesse. Ele, que ainda era um jovem, disse a Deus: “Eu não passo de um adolescente e não sei como me conduzir” (v. 8). E concluiu pedindo: “Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isto, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso?” (v. 9).
Diante deste pedido, Deus concedeu a Salomão um coração sábio e inteligente.
E no capítulo 9 do livro da Sabedoria encontramos uma oração inspirada no pedido de Salomão:
 
“Deus de nossos Pais, e Senhor de misericórdia, que todas as coisas criastes pela vossa palavra, e que, por vossa sabedoria, formastes o homem para ser o senhor de todas as vossas criaturas, governar o mundo na santidade e na justiça, e proferir seu julgamento na retidão de sua alma, dai-me a Sabedoria que partilha do vosso trono e não me rejeiteis como indigno de ser um de vossos filhos, porque qualquer homem, mesmo perfeito entre os homens, não será nada se lhe falta a Sabedoria que vem de vós”.
 
Que possamos fazer essa oração, pedindo a Sabedoria de Deus para tomarmos sempre as decisões que vão nos levar pelo caminho da salvação.
 
Mário Scandiuzzi
Fonte: Portal Aleteia

Aproveite os primeiros raios do sol para meditar

 


Os primeiros momentos do dia, especialmente durante o nascer do sol, podem ser momentos profundos de oração. É fácil e prazeroso meditar sob a luz de Cristo e lembrar de como o Seu amor expulsou as trevas do pecado. Ao começar o dia, tente imaginar o calor da luz de Deus passando por você. Aqui está uma oração para ajudá-lo nesta meditação:

“Senhor Jesus, que sois o verdadeiro Sol do mundo, sempre nascendo e nunca se pondo; Vós, que com vossos raios vivificantes produzis, nutris e alegrais todas as coisas no céu e na terra; que vossa luz apareça sobre mim, que eleve minha oração a vós neste momento, e permita que esse brilho afaste de mim as nuvens do erro e a noite do pecado. Que eu possa levar esta bela luz para o meu interior e realizar toda a jornada da minha vida sem vos ofender; que eu ande ali sem cessar, como na plena luz do dia, pura e radiante, livre de todas as obras das trevas. Amém.”
 
Philip Kosloski
Fonte: Portal Aleteia

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Deus

 


No ventre de uma mãe havia dois bebês. Um perguntou ao outro:
- Você acredita na vida após o parto? O outro respondeu:
- Claro que sim. Deve haver algo depois do nascimento. Talvez estejamos aqui para nos preparar para o que virá depois.
- Que estupidez! diz o primeiro. Não há vida após o parto. Que tipo de vida seria essa? O segundo diz:
- Não sei, mas haverá mais luz do que aqui. Talvez possamos andar com nossas próprias pernas e comer com nossas bocas. Talvez tenhamos outros sentidos, que não podemos entender agora. O primeiro respondeu:
- Isso é um absurdo. Andar é impossível. E comer com a sua boca? Ridículo! O cordão umbilical nutre-nos e dá-nos tudo o que precisamos. O cordão umbilical é muito curto. A vida após o parto é impossível. O segundo insistiu:
- Bem, acho que há algo e talvez seja diferente do que está aqui. Talvez não precisemos mais deste tubo físico. O primeiro respondeu:
- Além disso, para ter realmente vida após o parto, então por que ninguém nunca voltou de lá? O parto é o fim da vida e no pós-parto não há nada além do escuro, do silêncio e do esquecimento. Ele não nos levará a nenhum lugar.
- Bem, eu não sei – disse o segundo –, mas certamente vamos nos encontrar com a mãe e ela cuidará de nós. O primeiro respondeu:
- A mãe? Você realmente acredita na mãe? Isso é ridículo. Se a mãe existe, então onde está ela agora? O segundo diz:
- Ela está ao nosso redor. Estamos cercados por ela. Somos dela. É nela que vivemos. Sem ela, este mundo não seria nada e não poderia existir. O primeiro diz:
- Bem, eu não posso vê-la, então, como é lógico, ela não existe. O segundo responde:
- Às vezes, quando você está em silêncio, se se concentrar e realmente ouvir, você será capaz de perceber a sua presença e ouvir a sua voz amorosa lá em cima.
 
Foi assim que um escritor húngaro explicou a existência de Deus.
Em tempos difíceis (e em todos os tempos), possamos praticar o silêncio, nos concentrarmos e sentirmos a presença de Deus, constante, em nossas vidas.