.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Para trazer paz ao seu coração

 


Três orações contemplativas para trazer paz ao seu coração
 
Inicie o processo de relaxamento com os olhos fechados, e comece a perceber como está sua respiração, com atenção na maneira como o ar entra e sai pelas narinas.
Concentre-se nesses movimentos e, quando perceber que está relaxado, com a mente leve e sem pensamentos, faça o Sinal da Cruz, reze o Pai Nosso e, em seguida, repita um dos Salmos abaixo – escolha previamente aquela que condiz com o seu sentimento, se o que deseja é purificação, paz interior ou agradecimento.
No momento em que você pronunciar o Salmo escolhido, lembre-se de o fazê-lo com o coração aberto, ouça suas palavras e avalie o quão forte é o seu desejo de alcançar aquilo que pede a Deus.
 
PARA PURIFICAÇÃO:
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar. (Salmos 51,1-19)
 
PARA PAZ INTERIOR:
Em ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido.
Livra-me pela tua justiça.
Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa;/sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.
Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza;/assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
Tira-me da rede que para mim esconderam, /pois tu és a minha força.
Nas tuas mãos encomendo o meu espírito;/tu me redimiste, Senhor Deus da verdade.
Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas;/eu, porém, confio no Senhor. (Salmo 31,1-6)
 
PARA AGRADECER A DEUS
Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti.
Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra.
Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.
Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas.
Celebrarão os feitos do Senhor, pois grande é a glória do Senhor!
Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes.
Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras.
O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos! (Salmos 138:1-8)
 
Ao final: Reze mais uma vez o Pai Nosso e, em seguida, a Ave Maria, e finalize com o Sinal da Cruz.
 
Fonte: https://pt.aleteia.org/2020/03/15/tres-oracoes-contemplativas-para-trazer-paz-ao-seu-coracao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário