.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 8 de março de 2009

Depressão e Medo


A depressão está geralmente envolvida a algumas perdas que tivemos, como perda de um parente, fim de um relacionamento, baixa auto-estima, desemprego ou medo de perder o emprego, desapontamento, frustrações graves e doloridas, problemas emocionais (sendo os mais comuns).

Eliminando hábitos errados no modo de pensar:
Foi exatamente isso que aconteceu com o apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Filipenses. Estava preso dentro de um calabouço romano, escuro e úmido. Com certeza era uma forte razão para um grande desapontamento e tristeza. O ativo e incansável batalhador do Evangelho estava agora confinado entre paredes geladas de pedra. Dali escreve uma carta de ânimo aos filhos na fé. Filipenses começa e termina invocando a graça divina sobre todos eles. Paulo não deixou seus pensamentos afundarem na escuridão das circunstâncias. Não permitiu que a ansiedade, o ressentimento e a raiva o dominassem.
Paulo colocou sua situação depressiva nas mãos de Deus. Ele apontou seu problema na direção do Céu e quando fez isso, começou a ver a luz iluminando a masmorra fria e insalubre. Ele viu que a graça de Deus podia fazer coisas positivas por ele. Que era capaz de reverter os seus problemas, mágoas e tristezas. E ainda conseguiu escrever estas palavras, que estão registradas em sua carta aos Filipenses:

As coisas que me aconteceram contribuíram para o progresso do Evangelho. Filipenses 1:12.
Dou graças ao meu Deus quando me lembro de vós. Filipenses 1:3
Regozijai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, regozijai-vos. Fil. 4:4
Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filip 4:13
Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo. Filipenses 3:13 e 14

Na cela solitária poderia relembrar o passado e abominar o presente, mas resolveu acreditar no futuro. Decidiu ser alegre e agradecer. Reverteu todo o quadro da depressão e mergulhou nas promessas divinas a ponto sentir-se feliz mesmo ali onde estava. Conseguiu desfocar o problema pungente, para enaltecer as vitórias do Evangelho:
“Com isto me regozijo, disse ele, sim, sempre me regozijarei.” Filipenses 1:18

Depressão:
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar. Salmo 42.5-6

Medo:
Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro. Salmo 4.8

A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Jeremias 1.4-9

Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Romanos 10.8-15

Fonte:
www.abbapai.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário